De uns tempos para cá, os jogos retrô vêm tomando conta novamente das prateleiras e mídias digitais de quem é apaixonado por games. 

E não estamos falando somente dos mais saudosistas, que curtem as coleções mais antigas. A galera mais nova também vem buscando esse conteúdo e revivendo um tipo de jogabilidade quase em extinção nos títulos atuais.

Por isso, preparamos um conteúdo explicando o que é retrogaming, além de apresentar os principais títulos que estão renascendo e caindo, de vez em quando, nas graças dos jogadores de todas as idades. 

Vamos explicar, também, como você pode ter acesso a esses games para poder aproveitar horas de diversão. Vamos nessa?

Imagem de um menina jogando com um videogame retro Imagem de um menina jogando com um videogame retro

O que é um jogo retrô?

São aqueles games considerados “ultrapassados” pela geração mais atual. Geralmente, eles tiveram seu auge a 10, 20 ou até 30 anos atrás e eram utilizados em videogames, computadores e até mesmo máquinas de arcade (os famosos fliperamas) da época. 

A jogabilidade desses jogos funcionava de maneira bastante diferente dos atuais e os gráficos não eram tão trabalhados e realistas quanto hoje em dia, devido às limitações dos consoles e tecnologia da época. 

Porém, apesar dessas características, eles proporcionavam horas de diversão e reuniam um grande número de pessoas nos estabelecimentos voltados para esse universo.

No início dos anos 2000, por exemplo, as lan houses costumavam organizar campeonatos frequentemente e, para os mais assíduos, rolava até competições que duravam a madrugada inteira — o famoso “madrugadão”.

Hoje, essa cultura ficou um pouco esquecida, muito pelo fato dos avanços tecnológicos, que permitem que você possa jogar online, com uma ou mais pessoas, no conforto do seu quarto, inclusive com jogadores que estão do outro lado do mundo. Isso acabou limitando a interação presencial aos grandes campeonatos anuais de e-sports promovidos pelas gigantes do setor.

Imagem de um controle de videogame retro Imagem de um controle de videogame retro

O que caracteriza um jogo retrô?

Eles têm como principais características os anos em que tiveram o seu auge, além dos gráficos mais pixelados e as limitações de cenários, ambientações etc. 

Na década de 1980 e 1990, por exemplo, os jogos que faziam sucesso eram, em sua maioria, no formato de 8-bits e 16-bits, com apresentação na tela em 2D.

Outra característica marcante dos jogos retrô era a jogabilidade mais desafiadora, se comparados a maioria dos games dos consoles da nova geração, que faziam com que o player precisasse até mesmo repetir a mesma fase inúmeras vezes para conseguir avançar na história. 

À medida que o poder de processamento dos consoles foi aumentando, esses jogos foram evoluindo. Com isso, videogames que suportavam esse formato antigo também foram saindo de linha e dando lugar a versões mais atuais. 

Alguns exemplos foram o Nintendo 8/16-bits — que hoje está na sua versão Switch — e o PlayStation, que acabou de lançar a sua 5ª geração.

Onde jogar jogos retrô?

Com o ressurgimento dessa categoria, a procura pelos jogos retrô aumentou bastante nos últimos anos. 

Para poder atender a demanda, diversas empresas passaram a fabricar equipamentos capazes de rodar esses games, através de emuladores — já que seus respectivos consoles saíram de linha a anos. 

Eles podem ser encontrados na internet e em lojas especializadas no assunto, com diversos jogos antigos e design retrô. 

Ainda é possível baixar esses emuladores da internet e instalá-los no computador, celular e até em alguns consoles — como é o caso do PlayStation 4 e Xbox One.

Outra opção é buscar nos sites e páginas de vendas de produtos usados, anúncios de pessoas que estejam vendendo os consoles originais. 

Geralmente, quem coleciona e ama os consoles antigos costuma mantê-los em excelente estado de conservação, tanto a carcaça quanto os jogos e seu funcionamento.

Para quem faz questão de contar com um console original e novo, algumas fabricantes reeditam suas versões antigas e os adaptam aos novos aparelhos de TV. 

Assim, é possível manter o design original, além da compatibilidade com os games. Além disso, algumas dessas empresas permitem que os jogos retrô possam ser jogados em seus consoles atuais, como é o caso do PlayStation 4.

Qual o melhor retrô game?

Alguns títulos fizeram e voltaram a fazer sucesso atualmente, outros nunca perderam seus postos de jogos preferidos na comunidade gamer, sendo sempre lembrados nas resenhas. Conheça alguns deles a seguir:

Donkey Kong Country

Imagem do jogo Donkey Kong Country Imagem do jogo Donkey Kong Country

Um jogo em plataforma 2D que fez muito sucesso na década de 1990, disponibilizado para o console Super Nintendo. 

A história gira em torno do personagem Donkey Kong e seu sobrinho Diddy Kong, que saem em busca de seu tesouro de bananas roubado pelos Kremlings. 

Durante a aventura, eles passam por diversas regiões do continente “Donkey Kong Island”, enfrentando vários inimigos e desafios cada vez mais difíceis para chegarem ao seu objetivo: confrontar o King K. Rool, principal vilão da saga.

Super Mario Kart

Imagem do jogo Super Mario Kart Imagem do jogo Super Mario Kart

O Super Mário é um dos personagens mais famosos do universo gamer, que conta com inúmeros jogos em sua série, com a grande maioria sendo de grande sucesso. Um deles é o Super Mário Kart

Ele foi desenvolvido, originalmente, para o Super Nintendo, mas teve outras versões criadas para os consoles seguintes da fabricante.

Nesse game, a ideia é fazer com que seu personagem passe primeiro na linha de chegada, mesmo que você tenha que atrapalhar os demais competidores para alcançar o objetivo. 

Os cenários são diversos e repletos de riquezas visuais, muito bem trabalhados para a época. Além disso, a jogabilidade é muito boa e divertida, garantindo horas de diversão.

Super Mario World

Imagem do jogo Super Mario World Imagem do jogo Super Mario World

Ainda seguindo essa série famosa, temos o Super Mario World. Jogo desenvolvido em plataforma 2D e com uma mecânica bastante parecida com os títulos anteriores da saga — porém, com diversos outros elementos que o diferencia dos demais. 

O jogo segue a trama de Mario, Luigi e Yoshi (que aparece pela primeira vez nos games), que precisam salvar a princesa Peach das garras do vilão Bowser e ajudar a salvar a Terra dos Dinossauros, dominada pelo antagonista. 

O game conta com diversas fases em mapas diferentes, cada um deles com inimigos específicos do local e chefes que devem ser derrotados nos castelos de cada continente. 

A jogabilidade é boa e os personagens podem executar diversos comandos, como: 

  • Correr;

  • Pular;

  • Saltar em giro;

  • Voar.

Alladin

Imagem do jogo Alladin Imagem do jogo Alladin

Outro game da década de 1990 que teve seu sucesso iniciado no Super Nintendo, mas que, pouco tempo depois, foi lançado para outros consoles — como o Master System e o Mega Drive (Gênesis). Isso aumentou mais ainda sua visibilidade e ele acabou se tornando um dos jogos mais queridos pelos fãs.

A história é baseada no filme de mesmo nome da Disney, em que o ladrão (porém de bom coração) Aladdin luta para impedir que Jafar obtenha a lâmpada mágica, que concede três desejos a quem conquistá-la. 

Ao mesmo tempo, ele tenta salvar a princesa Jasmine, pela qual é apaixonado e foi aprisionada pelo vilão.

Os gráficos e ambientação são muito ricos em detalhes e a jogabilidade é desafiadora, com fases cada vez mais difíceis, além de diversos inimigos para derrotar e obstáculos para ultrapassar.

International SuperStar Soccer (Deluxe)

Imagem do jogo International Super Star Soccer (Deluxe) Imagem do jogo International Super Star Soccer (Deluxe)

Um dos jogos de futebol mais jogados nos consoles da antiga geração. Esse título traz a sensação de nostalgia a todos que gostavam de esportes e frequentavam as locadoras da época. 

Essa versão foi lançada, inicialmente, para o Super Nintendo e, posteriormente, para o Mega Drive e até para o PlayStation One.

O game oferecia aos seus jogadores diversas formações e estratégias para montar os times, além de contar com 36 seleções mundiais, com jogadores que podiam ser reconhecidos facilmente — apesar dos nomes originais não serem utilizados. 

Para diversificar ainda mais a jogabilidade, era possível participar de campeonatos e customizar suas próprias ligas.

Inclusive, esse jogo foi o pontapé inicial para o que conhecemos hoje como jogo de futebol, tais como:

Top Gear

Imagem do jogo Top Gear Imagem do jogo Top Gear

Quem não se lembra daquela musiquinha nostálgica que dava início a um dos jogos de corrida mais conhecidos da década de 1990? 

Top Gear marcou gerações no Super Nintendo e já reuniu inúmeros players nas locadoras de games, que passavam horas competindo para ver quem ultrapassava primeiro a linha de chegada.

O jogo contava com passagens por oito países e, para se classificar para as etapas seguintes, era preciso chegar entre os cinco primeiros colocados.

Você podia usar turbo durante as voltas para ultrapassar seus adversários ou distanciar-se mais ainda, caso estivesse à frente.

Portanto, esse jogo foi o precursor dos games de corrida. Graças a ele, hoje, podemos jogar algo como:

Mortal Kombat II

Imagem do jogo Mortal Kombat II Imagem do jogo Mortal Kombat II

Um dos jogos de luta que revolucionou o gênero e faz sucesso até hoje, inclusive com competições internacionais todos os anos. 

A saga Mortal Kombat foi um divisor de água no mundo dos games, em especial a sua 2ª edição, que trazia mais personagens, além de novos movimentos e sistemas — como os famosos fatalities, em que os personagens finalizavam seus oponentes de maneira brutal.

O jogo contava com cenários sombrios, onde os heróis escolhidos para proteger a Terra lutavam pelo planeta em uma batalha mortal para evitar que ela fosse controlada pelos exércitos de outros mundos, em especial o temido Shao Kahn.

A versão atual do jogo é Mortal Kombat XL para Xbox One, vale a pena conferir!

Outros jogos

Imagem do jogo Final Fantasy VI Imagem do jogo Final Fantasy VI

Além desses games que marcaram uma geração, haviam muitos outros que também fizeram história entre os apaixonados por jogos, tais como:

  • Final Fantasy VI: lançado em 1994, para Super Nintendo;
  • Top Gear 3000:  lançado em 1995, para Super Nintendo;
  • The Legend of Zelda: A Link to the Past:  lançado em 1991, para Super Nintendo;
  • Ultimate Mortal Kombat III: lançado em 1995, para máquinas Arcade e Super Nintendo;
  • Street Fighter II: lançado em 1991, para sistema Arcade e Super Nintendo e hoje temos o Street Fighter V Champion Edition;
  • SimCity:  inicialmente, lançado em 1989 para computador e, em 1991, para Super Nintendo.

Onde comprar jogos retrô?

A Loja Vivo conta com diversos jogos para os principais consoles da atualidade, além de títulos retrô para quem quer ter a experiência de encarar os desafios de um game antigo. 

Lá, você encontra várias opções e pode escolher a que mais te agrada, para voltar aos tempos de ouro do universo gamer e se divertir por horas.

Como você pôde ver, os jogos retrô voltaram a fazer parte da vida dos apaixonados por games. Portanto, não fique de fora da experiência incrível que é jogar algum desses títulos das gerações passadas. 

Basta escolher o seu preferido e se preparar para encarar os desafios.

Até breve! 

LEIA MAIS: