O PlayStation 5 é a última geração de console da Sony, e chegou com um hardware robusto e de dar inveja em muito PC gamer por aí.

Em duas versões que agradam quem prefere a mídia digital ou jogos físicos, o PS5 inaugura uma nova fase de consoles. Segundo a própria Sony, a combinação da CPU AMD Zen 2 de 3,5 GHz e a memória SSD ultra-rápida personalizada de 825GB podem render a alcunha de "console mais rápido do mundo".

Imagem do Playstation 5 com dois controles Imagem do Playstation 5 com dois controles

Entenda a diferença das versões do PS5

Antes de mais nada você precisa saber que o o PlayStation 5 possui duas versões: a Edição Digital ou Digital Edition, que não possui leitor de disco e você deve comprar e salvar os jogos na memória do seu console; e a Padrão, que possui o leitor de disco físico.

O PS5 Digital Edition é um pouco mais barato do que a versão Padrão. Mas lembrando que como os jogos do PS4 rodam no PS5, pode valer a pena investir um pouco mais e manter a sua biblioteca. Além disso, o PlayStation 5 também lê Blu-Ray Discs, então ainda dá até para assistir filmes e séries nessa mídia.

Como todos os jogos precisam ser instalados na memória SSD do console para garantir a fluidez do jogo, as duas versões permanecem empatada, com o diferencial sendo mesmo a presença do leitor de disco.

Mas essa é a única diferença, porque a potência continua igual para os dois. Então, você vai contar com:

  • Armazenamento SSD ultrarrápido de 825 GB;
  • Processador AMD Zen 2 de oito núcleos;
  • Processador gráfico de 10,28 Teraflops;
  • Jogabilidade de até 120 FPS com suporte para saída de 120Hz em telas 4K;
  • Sistema de áudio 3D Tempest Engine, com alta fidelidade e qualidade de som.

Um videogame como você nunca viu antes

O Play 5 procura deixar os ambientes mais realistas através do Ray Tracing, que é um suporte para tornar as sombras e reflexos mais realistas. Ele ainda consegue deixar e as cores mais vibrantes que combinadas com uma jogabilidade de 120 fps e saída 120 Hz nos jogos compatíveis, tornam toda a experiência em algo mais incrível e imersivo.

Para melhorar ainda mais os gráficos, é possível ativar a taxa de atualização variável (VRR), que com telas compatíveis melhora a renderização dos gráficos e evita pausas nesse momento. Já o Modo Automático de Baixa Latência para reduzir o lag entre o console e a TV.

E para não perder nada e melhorar a sua experiência, você pode aproveitar o modo multitarefas, onde é possível alternar entre vários jogos e aplicativos sem perder o seu progresso; e a interface do usuário do PS5 simplifica a localização e acesso aos seus jogos e recursos preferidos.

Veja todo o poderio do PlayStation 5 em ação

Jogos mais imersivos com o novo Controle sem fio DualSense

Aprimorando a experiência do DualShock 4, o controle DualSense do PS5 tem um exclusivo feedback tátil avançado, onde o controle tem uma resposta mais refinada do ambiente e dos acontecimentos ao jogo para você se sentir dentro da tela.

Já o sistema de gatilhos adaptativos permitem que você controle a intensidade e o tempo do aperto do botão de acordo com a ação que deseja, seja puxar um arco ou pisar no freio. Tudo isso colabora para que sua experiência seja mais imersiva.

Além disso, o controle DualSense ainda tem um microfone embutido, e uma entrada para headset caso queira usar,  e o botão "Criar", para você gravar e compartilhar seus melhores momentos nos jogos.

 

Imagem lateral do controle DualSense para Playstation 5 na cor púrpura.

Quantos jogos você tem para aproveitar no Play 5?

Se a Sony se mostrou mais modesta com relação a quantidade de títulos lançados juntamente com o console, em novembro de 2020 — com apenas 11 jogos no total —, o mesmo não pode ser dito sobre os meses seguintes à distribuição do PlayStation 5.

Do lançamento para cá, os anúncios passaram a ser cada vez mais frequentes e, atualmente, a empresa conta com mais de 400 jogos, entre exclusivos e que performam bem no console. Dentre eles, diversos títulos famosos e muito aguardados pelo público.

E, ao que tudo indica, a Sony pretende continuar investindo pesado para entregar cada vez mais games para a galera que joga o console da nova geração e também para atrair quem ainda não comprou o seu.

Se você é uma dessas pessoas, não se preocupe. Apesar da fabricante estar apostando em diversos títulos exclusivos, muitos desses jogos são lançados também para a versão anterior (PlayStation 4), já que a procura pelo console continua em alta.

Falando nisso, um dos assuntos interessantes para quem atualizou o seu console: a retrocompapatibilidade.

Quais jogam do PS5 rodam no PS4?

Para o console da nova geração, a Sony apostou em uma tecnologia chamada "retrocompatibilidade", que permite que os jogos lançados para PlayStation 4 possam ser utilizados no PlayStation 5.

Segundo a empresa, praticamente todos os games poderão ser jogados na nova versão. Por exemplo, alguns dos títulos que não são compatíveis com essa função, são:

  • Afro Samurai 2: Revenge of Kuma (Volume One);
  • TT Isle of Man: Ride on the Edge 2;
  • Just Deal With It!;
  • Shadow Complex: Remastered;
  • Robinson: The Journey;
  • We Sing;
  • Hitman Go: Definitive Edition;
  • Shadwen;
  • Joe’s Diner.

É, o PS5 em retrocompatibilidade não deixa a desejar. Além disso, alguns dos títulos de PS4 contarão com o recurso “Game Boost”, que promete melhorar a performance dos games por meio de otimizações na resolução e nas taxas de quadro.

É importante frisar que essa função não vai promover uma melhora gráfica, mas sim um aperfeiçoamento no desempenho do jogo.

Tela azul escrito: Playstation Plus e o ícone das setas do controle em amarelo. Tela azul escrito: Playstation Plus e o ícone das setas do controle em amarelo.

PlayStation Plus: sua assinatura online de games

Para você ter ainda mais opções de jogos, a PlayStation tem uma plataforma que funciona como uma Netflix dos jogos, a PlayStation Plus. Você escolhe um dos planos disponíveis, faz sua assinatura e tem acesso a uma biblioteca incrível de jogos gratuitos, além de preços especiais de lançamentos, descontos e também acesso àqueles games inesquecíveis que se tornaram clássicos.

Ainda tem o Jogo Mensal, onde todo mês um jogo gratuito é disponibilizado. Assim, você pode conhecer diferentes estilos e tipos de games.

Você também tem liberado o multiplayer online, para chamar a galera para curtir e jogar junto.

Também há a opção de baixar alguns jogos direto no seu console, para jogar sempre que quiser, desde que siga as regras da PlayStation Plus quanto à liberalidade de cada jogo.

Quais os principais jogos para PS5?

Mesmo após lançar seu console mais recente, a Sony segue investindo em diversos jogos exclusivos para PS5. Inclusive, muitos deles estão recebendo uma chuva de críticas positivas, além de indicações ao The Game Awards.

Veja, a seguir, alguns jogos exclusivos que ganharam o coração dos jogadores e são essenciais para quem quer tirar o máximo do poderio do console:

Horizon Forbidden West

Um jogo de encher os olhos e fazer o coração bater mais forte. Esta é a melhor definição de “Horizon Forbidden West”, sequência de Horizon Zero Dawn, de 2017.

Lançado em fevereiro de 2022, foi desenvolvido pela Guerrilla Games e publicado pela Sony Interactive Entertainment. Isto é, só pode ser jogado no PS4 ou PS5.

Através do modo single player, você controla a caçadora Alloy por um mundo aberto, ambientado em uma Califórnia pós-apocalíptica que está sendo governada por máquinas.

Em outras palavras, para quem gosta de jogos de luta em terceira pessoa, com elementos de RPG e dispensa um multiplayer, “Horizon Forbidden West” é uma excelente opção!

Imagem do jogo Horizon Frobidden West

Saga The Last of Us

A franquia de jogos The Last of Us é um dos títulos mais ovacionados dos últimos tempos. O game é uma mistura de ação, aventura e survival horror, que chama a atenção pelo foco no enredo, personagens e em suas histórias e relações. Em The Last of Us, você encontra uma versão pós-apocalíptica da Terra, onde a humanidade foi atingida por uma mutação de um fungo e se transformaram em criaturas hostis.

Aclamado pela crítica e vencedor de dezenas de prêmios, The Last of Us e a sua sequência The Last os Us Parte II são obrigatórios para qualquer gamer que se preze.

Imagem do jogo The Last Of Us

Spider-Man: Miles Morales

Spider-Man: Miles Morales” também foi um dos títulos lançados juntamente com o PS5, em novembro de 2020.

Aqui, acompanhamos a saga de Miles Morales, que tenta dominar seu poder aranha repleto de particularidades sob os ensinamentos do personagem mais famoso da série: Peter Parker.

O jogo conta com excelentes gráficos, com destaque para a representação impecável da cidade de Nova York, com uma riqueza de detalhes impressionante. Além disso, o sistema de jogo está bem fluido, fazendo com que a experiência de “voar” entre os prédios e enfrentar os inimigos seja um fato marcante.

Não à toa, Homem-Aranha e PS5 viraram sinônimo.

Imagem do jogo Marvel Spiderman Miles Morales

God of War Ragnarök

Kratos, o espartano deus da guerra, retorna em God of War Ragnarök para explorar os Nove Reinos nórdicos e ajudar seu filho, Atreus, a descobrir mais sobre quem ele é, os segredos que o rodeiam e o seu papel no Ragnarök, o fim do mundo nórdico.

Explore novos reinos e derrote novos deuses e monstros com amigos conhecidos: o Machado Leviatã, as Lâminas do Caos e o Escudo Guardião. Aproveite todo o poder do PS5 e seu controle DualSense para acompanhar Kratos e Atreus em sua odisseia para defenderem sua família.

Imagem do jogo God Of War Ragnarok

Grand Turismo 7

Gran Turismo 7 reúne o melhor da franquia em um jogo onde você pode escolher entre os diferentes modos: Campanha GT, GT Sport, Arcade, Escola de Pilotagem e o Modo de Simulação GT. 

Jogue no tipo campanha solo ou duele com outros pilotos para desenvolver suas habilidades. Libere e colecione os mais de 400 carros disponíveis e curta as mais de 90 pistas, incluindo algumas clássicas para matar as saudades, com condições climáticas dinâmicas para tirar o melhor da sua direção.

Imagem do jogo Grand Turismo 7

Internet para PS5: o que levar em consideração?

Como gamer, outra informação importante, além dos melhores jogos para PS5 e de como adquiri-los, é em relação a uma internet capaz de acompanhar a exigência, tanto do console quanto dos títulos.

Em outras palavras, você não deve investir em uma internet pensando somente na velocidade, mas, também, na qualidade da conexão, principalmente tratando-se de estabilidade.

Outro ponto relevante é o acesso fácil e rápido à assistência técnica que o contrato oferece. Afinal, é essencial que você tenha um suporte disponível em diversos canais, seja por aplicativo ou visita técnica com agendamento prévio.

Assim, você terá certa independência em relação ao serviço contratado e poderá resolver problemas de uma forma prática. Considerando estas três qualidades: velocidade, qualidade e assistência técnica, a Vivo Fibra, desenvolvida especialmente para gamers, é uma excelente opção.

Dê uma olhada e monte o combo perfeito para o seu bolso!

Leia também: