A verdade é que jogos de simulação são fascinantes. Além de serem variados, são uma excelente maneira de viver diversas experiências e compreender o motivo da indústria de videogames ser tão envolvente. 

Afinal, você pode ter a dimensão da complexidade que é pilotar um avião, sem ao menos entrar em um, através de “Flight Simulator”, tal como apenas se divertir com uma narrativa boba, como no caso de “I am Bread''.

Além disso, dependendo do título, é possível descobrir novas competências que podem afetar a sua vida e, quem sabe, até motivar você a mudar de carreira — ou escolher uma. 

Em outras palavras, sempre quis trabalhar com computadores? “PC Building Simulator” pode ser uma ótima forma de testar se você leva jeito para essa profissão. 

Por esses e outros motivos, reunimos uma lista com vários jogos de simulação, bem como um pouco da história do gênero, seja para você se divertir ou descobrir novas habilidades. Prepare-se!

Mulher pilotando em um cockpit de simulação usando um headphone Mulher pilotando em um cockpit de simulação usando um headphone

Qual foi o primeiro jogo de simulação?

No senso comum, o primeiro jogo do gênero foi um simulador de cidades, o “SimCity”, de 1989, desenvolvido pelo aclamado Will Wright. Na época, o título tornou-se um sucesso comercial e estampou páginas do The New York Times.

Nele, quem jogava podia assumir o papel de prefeito e, a partir daí, construir e gerenciar centros urbanos, mas sempre em uma perspectiva norte-americana.  

Depois de três versões, em 2014, a série SimCity chegou ao fim com uma última versão chamada “SimCity Buildit”, bem como alguns spin-offs como “Sim City: The Card Game” e “Sims Ville”. 

A partir daí, Will Wright direcionou seus esforços e conhecimento para desenvolver “The Sims'', uma das séries mais conhecidas de todos os tempos. 

No entanto, não podemos deixar de mencionar que, para alguns, o título vai para “The Sumerian Game'', um game de simulação econômica mainframe, de 1964, escrito por Mabel Addis e programado por McKay. 

Para terminar, vale lembrar que cada categoria de jogos de simulação possui o seu primogênito. Em outras palavras, no caso do automobilismo, podemos nomear o “Pole-Position”, de 1982. 

Quais jogos eletrônicos são simuladores da vida real?

Capa do jogo The Sim 4 para Xbox One Capa do jogo The Sim 4 para Xbox One

Já que mencionamos Will Wright, a série “The Sims” continua sendo uma das maiores referências quando o assunto são jogos que simulam a vida real. Na maioria das versões, não há um objetivo específico a ser atingido, o que os qualifica como sandbox

Para jogar, você monta um avatar e, a partir daí, deve administrar suas necessidades, bem com um humano que inclui desejos, humores, relacionamentos e por aí vai. 

No mercado desde fevereiro de 2000, “The Sims'' intitula-se como um “simulador de vida” e dispensa maiores apresentações, uma vez que atraiu uma legião de fãs, de diferentes idades, durante todos esses anos. 

Inclusive, em 2013, junto com Mario e GTA, The Sims foi considerado uma das franquias mais vendidas de todos os tempos, de acordo com o TechTudo.

Desenvolvido pela Maxis e publicado pela Electronic Arts, o “The Sims 4”, versão mais recente do jogo, está disponível para PS4, macOS, Xbox One e PC. Além disso, há uma versão mobile do game, intitulada “The Sims Mobile”, baseada na quarta versão.

Qual o melhor jogo de simulação de animais?

Capa do jogo Animal Crossing para Nintendo Switch Capa do jogo Animal Crossing para Nintendo Switch

Atualmente, “Animal Crossing: New Horizons” é o melhor jogo de simulação de animais. Desenvolvido pela Nintendo Entertainment Planning & Development e publicado em março de 2020, é o principal título da série Animal Crossing. 

Ao jogá-lo, é como se você estivesse tirando férias dos problemas do mundo real e seu único objetivo é explorar uma ilha virtual, fazer amizade com animais antropomórficos e criar aquela casinha que sempre sonhou. Ou seja, é um título divertido, bem-humorado e que aquece o coração. 

O ponto negativo é que o game não está disponível para PC, apenas para Nintendo Switch. De qualquer maneira, “Animal Crossing: New Horizons” ainda deu um jeito de ganhar três prêmios:

  • BAFTA Video Game Award como Melhor Multiplayer em 2021;
  • BAFTA Video Game Award como Jogo Além do Entretenimento, também em 2021;
  • The Game Awards para Melhor Jogo para Família em 2020.

Qual o melhor simulador de caminhão?

Cena de abertura do jogo Euro Truck Simulator 2 com caminhão Scania em uma estrada Cena de abertura do jogo Euro Truck Simulator 2 com caminhão Scania em uma estrada

O “Euro Truck Simulator 2”, da série Euro Truck Simulator, é considerado por muitos críticos como um dos melhores jogos de simulação da atualidade — o melhor, tratando-se de caminhões. Desenvolvido e publicado pela SCS Software para Windows, Linux e macOS, chegou ao mercado em outubro de 2012.

Além de apresentar bons gráficos, os cenários são estradas da Europa, o que o torna um ótimo passatempo para quem não conhece as estradas europeias, tampouco dirigiu um caminhão e sonha em ter essa experiência.

O objetivo de “Euro Truck Simulator 2” é transportar cargas de uma cidade para outra, dentro de um limite de tempo. 

Ademais, conforme você avança no jogo, pode escolher transportar materiais que são mais rentáveis e, com o dinheiro, comprar veículos, garagens e até contratar motoristas para montar a sua própria frota.

Para tornar a jogabilidade mais realista, você pode investir em um volante gamer Multilaser, bem como uma cabine de pilotagem, conhecida como cockpit

Mas, antes, saiba quais informações são importantes na hora de investir em um volante, seja para jogos de corrida ou simuladores. 

Para finalizar, há um outro título pertinente na categoria simuladores de caminhão chamado “SnowRunner”. Lançado em abril de 2020, foi desenvolvido pela Sabre Interactive e publicado pela Focus Home Interactive. 

O game está disponível para PC, Xbox One e PS4 e a grande diferença entre “Euro Truck Simulator 2” é o fato de que “SnowRunner” apresenta percursos diferenciados — mais difíceis. 

Qual o melhor simulador de voo?

Foto da abertura do jogo Flight Simulator com vários aviões voando Foto da abertura do jogo Flight Simulator com vários aviões voando

Por ser extremamente complexo e detalhista, o “Flight Simulator'', da Microsoft, pode ser considerado um dos melhores jogos de simulação de voos já desenvolvido para PC e Xbox.  

No mercado desde 1982, a série conta com 14 títulos e, em agosto de 2020, recebeu uma versão atualizada que contém gráficos magníficos. Por consequência, no mesmo ano, “Flight Simulator'' levou o prêmio The Game Awards como Melhor Jogo de Simulação/Estratégia. 

Inclusive, falando em gráficos, se você decidir realizar um trecho curto, partindo do Aeroporto de Congonhas, São Paulo, para qualquer lugar, ficará admirado com a riqueza de detalhes do jogo. 

Isso é, enquanto pilota (ou tenta pilotar), é possível identificar pontos turísticos da cidade, tal como paisagens naturais. Não à toa, vários desenvolvedores participaram de “Flight Simulator”, como Microsoft, Asobo Studio, Xbox Game Studios, Aces Game Studio, entre outros. 

Como resultado, além de ser admirado pelo público gamer, o game da Microsoft também faz a cabeça de profissionais da área que, inclusive, costumam performá-lo com maior precisão.

Com o “Flight Simulator”, é possível controlar aviões leves, jatos grandes, bem como traçar rotas por diferentes lugares do mundo, em diferentes horários e aeroportos. 

O ponto negativo é que ele possui um tempo de loading significativo, devido aos 90 GB que o título exige.

No entanto, se você possui uma boa internet, como o Vivo Fibra, que oferece pacotes com ultravelocidade, você não vai passar por essa experiência desagradável. 

Qual o melhor simulador de carro?

Capa do jogo Forza Motorsport 7 para Xbox One Capa do jogo Forza Motorsport 7 para Xbox One

Existem vários jogos de simulação muito bons, como “Richard Burns Rally”, “IRacing” e “F1 2021”. De qualquer forma, vamos nomear o “Forza Motorsport 7”, da série Forza, como o melhor simulador de carro.

Isso porque, depois de falar da complexidade “Flight Simulator'', é um jogo acolhedor para quem não está acostumado com o gênero. Prova disso é que, na sua primeira corrida, o título apresenta várias assistências.    

Além disso, “Forza 7” recebeu, em 2017, o prêmio The Game Award para Melhor Jogo de Esportes ou Corrida por apresentar uma boa jogabilidade, bem como gráficos precisos e uma trilha sonora envolvente. 

Desenvolvido pela Turn 10 Studios e publicado pela Xbox Game Studios, “Forza Motorsport 7'' é exclusivo para Xbox One e PC, e você pode jogá-lo tanto no controle quanto com um volante.

“São mais de 700 veículos à disposição, desde carros clássicos a vans simples, até caminhões de reboque. Ele também possui várias pistas e locais, pinturas personalizadas e multiplayer ativo”, conclui o site The Gamer.

Quais os melhores jogos de simulação para PC?

Além dos títulos já mencionados, separamos uma lista com outros jogos de simulação para você conferir:  

Railway Empire

Abertura do jogo Railway Empire com um trem maria-fumaça Abertura do jogo Railway Empire com um trem maria-fumaça

Já falamos de jogos de simulação de carros, aviões e caminhões, portanto, nada mais justo do que começarmos a lista com “Railway Empire”, um simulador de trem. Desenvolvido pela Gaming Minds Studios e produzido pela Kalypso Media, a ambientação histórica é o ponto alto do título.

Isso porque o jogo se passa nos Estados Unidos, durante a era do Velho Oeste, e você possui toda a América do Norte para desbravar, comprar e liderar uma rede ferroviária em pleno século XX. 

Ou seja, Railway não é apenas um jogo de simulação, mas também coloca em teste as suas habilidades de gerenciamento e estratégia. 

Ademais, o videogame disponibiliza dezenas de trens correspondentes à época, e você pode pilotar e controlar qualquer um deles. 

Lançado em janeiro de 2018, “Railway Empire'' está disponível para:

Stardew Valley

Cena do jogo Stardew Valley Cena do jogo Stardew Valley

Lembra que comentando que “Animal Crossing: New Horizons” é relaxante? Pois bem, esse não é o caso de “Stardew Valley”. 

Desenvolvido por Eric Barone e publicado pela ConcernedApe e pela Chucklefish, neste título, você deve cultivar sua terra e transformá-la em uma fazenda altamente lucrativa. 

Assim, enquanto joga, você se percebe correndo contra o tempo pela cidade, realizando tarefas e até explorando minas — pelo menos os vizinhos são acolhedores. 

Falando em vizinhos, uma parte interessante do jogo é que existem estações do ano e, com elas, há sempre um novo festival a ser comemorado junto à comunidade.  

Curtiu? Saiba que o jogo está disponível para Nintendo Switch, Android ou iOS, PS4, Xbox One, macOS, Windows e Linux. 

Por fim, vale mencionar que “Stardew Valley” mistura simulação, RPG, estratégia, dentre outros gêneros que você descobre ao longo da narrativa. Além disso, você pode jogar no modo multiplayer ou single player.

Leia Mais:

I am Bread

Abertura do jogo I Am Bread com um pão de forma sobre uma bancada de cozinha Abertura do jogo I Am Bread com um pão de forma sobre uma bancada de cozinha

“I am Bread” (Eu Sou um Pão, em tradução livre) é um dos jogos de simulação da lista que não pode ser levado tão a sério. Em comparação com os títulos anteriores, chega ser uma piada, no entanto, uma piada divertida. 

Afinal, você é um pão e o objetivo é tornar-se uma torrada, além de manter-se comestível enquanto tenta chegar na torradeira. 

Assim, toda a vez que você cai no chão, na água, em insetos ou outros lugares sujos, a sua “gostosura” reduz lentamente e, ao atingir 0%, o jogo reinicia. 

Enfim, apesar da narrativa ser boba, a jogabilidade é relativamente difícil. No final do game, você descobre que a vida de um pedaço de pão pode ser muito, muito difícil. 

Lançado em 2015, foi desenvolvido e publicado pela Bossa Studios, mesma produtora de “Surgeon Simulator” e encontra-se disponível para PS4, Android, iOS, PC, macOS e Xbox One.

PC Building Simulator

Foto da abertura do jogo PC Building Simulator Foto da abertura do jogo PC Building Simulator

Se você se fascina por tecnologia e sempre sonhou em montar e desmontar um PC, acima de tudo, voltado para jogos, vai gostar de “PC Building Simulator”. Nele, você se transforma em um gênio das máquinas, capaz de resolver problemas de softwares, hardwares e até solucionar bugs

No entanto, como na vida real, você precisa lidar com clientes e entregar a melhor experiência possível. Portanto, não basta ser um mestre dos PCs, o título também coloca em teste sua habilidade para lidar com o público. 

Produzido pela The Irregular Corporation e desenvolvido por Claudiu Kiss, foi lançado em março de 2018 e está disponível para PC, PS4, Xbox One, Nintendo Switch e SteamOS.

E aí, gostou das indicações de jogos de simulação? Então, escolha o seu preferido e boa diversão!

Leia Também: