Uma coisa é certa: jogos com tema natalino não são tão comuns quanto programas de TV ou filmes, mas se você quiser entrar no clima enquanto espera a data mais colorida do ano chegar, há algumas boas opções disponíveis. 

Por esse motivo, separamos uma lista com cinco jogos de Natal para você aproveitar no PC ou console. Bora conferir?

Imagem de duas crianças jogando videogame com roupas de natal Imagem de duas crianças jogando videogame com roupas de natal

Quais as principais características de um jogo de Natal?

Independentemente do gênero e do orçamento, as duas principais características desse tipo de game são: narrativa e ambientação. Enquanto uma indica a história que os personagens viverão e como eles atuarão a partir dela, a segunda reforça o período temporal em que ela ocorre. 

Assim sendo, espera-se que um jogo de Natal possua uma ambientação repleta de símbolos que sustentam a cultura natalina, como luzes, árvores, figuras características, entre outros. 

No entanto, vale lembrar que um dos principais símbolos que caracteriza esses jogos — e que aparecerá com frequência na lista que preparamos — não faz muito sentido para os brasileiros: a neve. 

Isso se dá porque a América Latina não possui uma participação massiva na indústria de videogames, logo, acabamos consumindo um conteúdo que difere-se um pouco da nossa realidade. De qualquer forma, com uma internet de qualidade, dá para entrar no clima e se divertir.

Quais os melhores jogos de Natal?

Separamos cinco opções que rodam em console, seja PS4 ou Xbox, e PC gamer para você aproveitar a comemoração da melhor forma: jogando. 

1. Batman: Arkham Origins

Plataformas: PS3, Xbox 360, Windows, Wii U e Xbox One via retrocompatibilidade.

Imagem do jogo Batman Arkham Origins Imagem do jogo Batman Arkham Origins

Impossível falar sobre o tema sem mencionar “Batman: Arkham Origins”, bem como a DLC “Cold, Cold Heart” de 2013 e 2014, respectivamente. Afinal, o jogo da trilogia Arkham colocou o Batman para encontrar o Coringa na véspera de Natal. 

Entretanto, apesar do Coringa ser um personagem essencial e esperado na narrativa, é importante esclarecer que um duelo homérico entre os dois não é a premissa do jogo. 

A jogabilidade de “Batman: Arkham Origins” começa quando Máscara Negra oferece determinada quantia de dinheiro para quem capturar o Cavaleiro das Trevas — no caso, você — e, a partir disso, diversos super vilões começam a caçá-lo. Ou seja, um jogo de ação e aventura single-player, com modo multiplayer.

Ademais, o título é ambientado em Gotham coberta por neve, decorada com luzes de Natal, e a narrativa foi, em parte, inspirada no filme Die Hard (Duro de Matar, em tradução livre), de 1988, que também ocorre durante a comemoração.

2. Marvel: Spider-Man Miles Morales

Plataformas: PS4 e PS5.

Imagem do jogo Marvel Spider Man Miles Morales Imagem do jogo Marvel Spider Man Miles Morales

Já que falamos de personagens da DC Comics, nada mais justo do que falar de personagens da Marvel. Por esse motivo, o segundo título da lista de jogos de Natal não é antigo, como “Batman: Arkham Origins”, mas é tão especial quanto.

Lançado em novembro de 2020, o novo jogo da franquia Spider-Man ocorre ao longo das férias de final de ano dos Estados Unidos e, como o nome sugere, você joga com o querido Miles Morales enquanto Peter Parker, seu mentor, está fora de Nova York.

Além de se aventurar por Manhattan e proteger o bairro onde mora, o Harlem, a narrativa de Miles possui ceia e presentes de Natal, bem como uma skin temática. Ou seja, um pacote natalino completo.

E aí, curtiu o jogo? Spider-Man: Miles Morales está disponível para PS4, na Loja da Vivo. Não só ele, mas o Funko Pop do Miles Morales também. Ou seja, um excelente combo para presentear qualquer gamer fã da Marvel no Natal. 

3. Dead Rising 4

Plataformas: PS4, Windows e Xbox One.

Lançado em 2016, na quarta edição da série Dead Rising, você retoma o papel de Frank West, fotojornalista que volta para Willamette, Colorado, durante a temporada natalina para fazer o seu melhor: matar zumbis espalhados pela cidade. 

Por esse motivo, o jogo, desenvolvido pela Capcom Vancouver, ocupa a terceira posição da lista temática. Além disso, segundo a GN Brasil, o game faz crítica ao comportamento consumista natalino. 

Ainda em relação à ambientação de Natal, durante o jogo, você encontra inimigos vestidos de Papai Noel e pode utilizar armas como guirlandas e enfeites natalinos que, na verdade, são granadas. 

Apesar de ser um título muito esperado pelos fãs da série, na época do lançamento, as críticas foram medianas. De qualquer forma, os gráficos são bonitos e a trilha sonora e sons ambientes são extremamente envolventes. A título de informação, as interações entre Frank e Vick são hilárias, sério.

Para quem nunca jogou Dead Rising, trata-se de um título de Survival Horror de ação e aventura, com modo multiplayer. Em outras palavras, um jogo sério que não se leva a sério.

4. Marvin's Mittens

Plataforma: Windows.

Imagem do jogo Marvin's Mittens Imagem do jogo Marvin's Mittens

Depois dos grandes jogos de Natal, no estilo Triple A, chegou a vez de mencionarmos um título indie fofíssimo, desenvolvido pela Breakfall, que possui análises muito positivas e é perfeito para quem deseja aproveitar o Natal jogando com a criançada.

No título, você controla Marvin, um garotinho que perdeu uma de suas luvas de inverno e deseja recuperá-la. Para tanto, ele sai de casa para encontrá-la antes que a sua mãe o chame de volta.

A ambientação é bastante natalina, típica canadense, e a jogabilidade bastante relaxante, uma vez que o jogo é livre de inimigos e perigos. Para aumentar a suas habilidades, basta coletar flocos de neve mágicos e utilizar o trenó para explorar novas áreas de uma forma mais rápida.

Vale mencionar que os gráficos em 2D são encantadores e a trilha sonora é muito bem feita. O único ponto negativo é que não existe versão em português do jogo, apenas em inglês.

5. South Park: A Fenda que Abunda Força

Plataformas: Xbox One, PS4 e Windows.

Imagem do jogo South Park A Fenda Que Abunda Força Imagem do jogo South Park A Fenda Que Abunda Força

Já pensou como seria se o Natal não fosse comemorado em um dia específico do ano e, sim, em todos? Em “South Park: A Fenda que Abunda Força”, essa questão é abordada com aquele humor ácido e, ao mesmo tempo, grotesco, típico da série. 

Lançado em outubro de 2017, a narrativa segue os eventos do título antecessor, “South Park: The Stick of Truth”, e é um jogo do gênero RPG, produzido pela Ubisoft São Francisco, em um visual 2.5D. 

No jogo, você é o New Kid (novato, em tradução livre) e as batalhas, entre duas facções de super-heróis rivais, ocorrem em uma ambientação típica americana: com muita neve, luzes e casas devidamente decoradas.

Atualizações de Fortnite, Free Fire e PUBG

Além desses games, certamente títulos consagrados, principalmente do gênero battle royale, como Fortnite, Free Fire e Playerunknown's Battlegrounds (PUBG) vão receber atualizações natalinas. 

Assim sendo, fique ligado para conseguir uma skin customizada, novos modos e desafios, além de explorar uma ambientação bem típica com vestimentas temáticas. 

Além dos battle royale, é possível que jogos que possuem um histórico de preparar conteúdos específicos para o Natal façam o mesmo, como:

  • Rocket League;
  • Overwatch;
  • Super Mario Odyssey;
  • Pokémon GO.

Portanto, se você é fã de algum desses jogos, fique ligado.

E aí, gostou da lista de jogos de Natal? Então, não perca tempo e aproveite para divertir-se com eles. 

Bons jogos e até próxima!

LEIA MAIS: