O mercado de games e criptomoedas são setores que vêm crescendo, atraindo muitos investidores que querem ganhar dinheiro e jogadores em busca de diversão. E você sabia que existe um meio de unir essas duas condições e ganhar moedas virtuais jogando?

Essas moedas são chamadas de gamecoins e são coletadas por meio de NFTs (tokens não-fungíveis) durante as partidas de jogos blockchain e que, posteriormente, podem ser trocadas por dinheiro de verdade.

A seguir, vamos explorar mais esse assunto, explicando em detalhes o que é gamecoin, como funciona esse sistema e quais os principais jogos que dão dinheiro de verdade.

O tema te interessou? Então, siga com a gente e tire suas dúvidas!

Moça comemorando gamecoins ganhadas em um jogo Moça comemorando gamecoins ganhadas em um jogo

O que é gamecoin?

É o nome dado às criptomoedas presentes em jogos blockchains, que funcionam com a mesma tecnologia das moedas virtuais, como o Bitcoin e Etherium.

Para conseguir ganhar dinheiro, é necessário conquistar cada vez mais ativos no jogo, fazendo a troca por dinheiro de verdade. 

Você também pode apostar na valorização da criptomoeda no próprio mercado do game, conseguindo lucro sem nem precisar jogar e podendo sacar o dinheiro no período determinado pela desenvolvedora.

De uma maneira ou de outra, caso você consiga se sair bem, pode obter um bom retorno financeiro.

Quanto vale um gamecoin?

Cada jogo blockchain tem sua própria gamecoin, e esses valores não são padronizados. O que vai determinar o preço de cada moeda é o mercado interno do game. 

Em alguns casos, se o mercado estiver muito aquecido, a criptomoeda pode valorizar em mais de 1000% em pouco tempo. 

Um exemplo dessa situação foi a gamecoin ILV, do jogo Illuvium, que entre os meses de junho e setembro de 2021 obteve uma valorização de 1741%, chegando a valer US$ 607,74. Tudo isso antes de seu lançamento.

Basicamente, o sistema é semelhante ao que encontramos na Bolsa de Valores. Ou seja, sofre variações diárias, podendo valorizar ou desvalorizar na mesma velocidade. 

E isso exige atenção e expertise do jogador/investidor para que não acabe perdendo seus investimentos.

Portanto, cabe a você decidir o quanto vale a pena investir, fazendo um estudo do mercado de gamecoin e criando uma perspectiva de retorno de acordo com a situação atual do game e do seu modelo de jogo.

Jovem com punho fechado comemorando gamecoin recebidas no jogo NFT Jovem com punho fechado comemorando gamecoin recebidas no jogo NFT

Como funciona?

A gamecoin funciona por meio dos NFTs, que são itens digitais exclusivos dentro do game. Por conta dessa exclusividade, o mercado do jogo passa a ficar escasso, fazendo com que os itens sigam em uma crescente valorização.

Dessa forma, favorece a lei da oferta e demanda, o que permite que você troque seus ativos por dinheiro real, de acordo com o valor da conversão no momento da venda.

Mas não pense que tudo são flores. Para conseguir se dar bem, é necessário estudar o jogo escolhido e ficar por dentro das perspectivas do game para que seu investimento não seja perdido.

O ideal é encontrar um jogo promissor, que está ainda no início e com poucos usuários. Assim, você pode “farmar” o máximo de gamecoin que conseguir com mais facilidade e deixá-los guardados para vender quando o mercado estiver favorável.

Quais são as principais gamecoins?

Com o aumento da adesão a esse modelo de jogo, várias desenvolvedoras de games blockchain surgiram, dando ainda mais opções aos jogadores e investidores. 

Como este é um mercado de grande variação, fica difícil afirmar com exatidão quais as principais gamecoins e os melhores jogos blockchain para investir. 

Porém, é possível acompanhar essas variações em tempo real pelo site do CoinMarketCap. Lá, há uma lista com as gamecoins, conforme o valor de mercado atual, apresentando o histórico do jogo nos últimos sete dias, além de outras informações.

Como comprar gamecoin?

Basicamente, a maneira de farmar gamecoin é adquirindo o jogo de sua escolha e jogando. À medida que você supera os desafios, vai acumulando seus NFTs ativos. Assim, quando o mercado estiver em alta, basta vendê-los.

Dentre esses jogos, existem os pagos — dos quais você deve comprar uma licença para jogar — e as opções de jogos free-to-play, os quais basta baixar e dar início à sua jornada por gamecoin. 

Quais os jogos que dão dinheiro de verdade?

Atualmente existem várias opções de jogos blockchain nos quais você pode conquistar gamecoin. 

Porém, para que você não perca seu investimento, é necessário conhecer bem o título e buscar informações sobre sua solidez e perspectivas para o futuro. 

A seguir, conheça a lista que preparamos com alguns dos principais jogos que dão dinheiro de verdade:

1. Axie Infinity

Axie Infinity é um dos jogos de maior destaque nessa categoria. Ele já está no mercado há algum tempo e conta com vários jogadores em busca de gamecoin. Por isso, sua moeda se valoriza rapidamente. 

Os NFTs do game são as pequenas criaturas chamadas de “axies”, que você controla para cumprir as mais variadas tarefas, por meio de diversos métodos disponibilizados pelos desenvolvedores.

Cena de abertura do jogo Axie Infinity

2. Light Nite

Light Nite é um jogo pago que pode ser adquirido pela Steam. Seu estilo battle royale é um diferencial dentro dos jogos NFT. 

Nele, você é inserido em um mapa e deve ser o último sobrevivente, derrotando os adversários. Sua aparência meio “cartunesca” chama a atenção por lembrar o “Fortnite”. 

Cena do jogo Light Nite

3. Bomb Crypto

Quem é mais saudosista já deve ter ouvido falar no clássico “Bomberman”. Para quem conhece, vai notar de cara as semelhanças com Bomb Crypto, não só na aparência, mas também na jogabilidade.

Neste jogo, você deve minerar os blocos de pedra presentes nos labirintos para abrir caminho e receber as recompensas. Sendo assim, quanto mais personagens realizando essa tarefa, mais chances você tem de conquistar ótimos itens.

Cena de abertura do jogo Bomb Crypto

4. Gods Unchained

Em Gods Unchained, você controla deuses e guerreiros poderosos para derrotar seus adversários. Este jogo é um card-game, onde nem sempre vence quem tem o melhor deck, mas sim quem tem as melhores estratégias.

Você pode combinar cartas para aumentar seu poder, fortalecer suas defesas ou aplicar feitiços em seus inimigos, potencializando mais ainda seus personagens. 

Cena do jogo Gods Unchained

5. Blankos

O game Blankos fica hospedado em um metaverso com diversos ambientes projetados pelos próprios jogadores. Por lá, você pode adquirir novos personagens, além de personalizá-los com itens NFT e vender seus ativos, como vestimentas e acessórios.

Um fato interessante desse game é que ele conta com um sistema chamado unboxing de Blankos, no qual você valoriza ainda mais seu personagem à medida que você o mantém dentro da caixa.

Cena do jogo Blankos

6. CryptoBlades

CryptoBlades é um jogo no estilo RPG (Role-Playing Game), no qual você precisa desenvolver seus personagens o máximo possível. Para isso, será preciso ganhar experiência durante as batalhas, além de se equipar com as melhores armaduras e armas para derrotar seus adversários.

Um diferencial deste game é que você pode forjar suas próprias armas e aprimorá-las. É possível, também, contratar personagens adicionais para aumentar seu poder de luta.

Cena do jogo CryptoBlades

Como você pôde ver, gamecoin é um tipo de moeda que veio para ficar, e a tendência é que seja muito mais explorada nos próximos anos, se tornando uma boa fonte de investimento. Afinal, quem não gostaria de ganhar dinheiro se divertindo, não é mesmo?

Portanto, se você também quer entrar nesse mercado, escolha seu jogo favorito e comece agora mesmo a minerar suas moedas.

Boa diversão e até mais!

Leia também: