A indústria gamer é um segmento que não aperta o pause. Afinal, todos os anos os eventos de games têm cada vez mais participantes e público pelo mundo. Hoje, existem torneios e eventos de vários jogos e é possível encontrar festivais que agradem pessoas de todas as idades e gostos.

Para ajudar você a se organizar e acompanhar os eventos gamers, nós separamos um calendário com algumas dos principais eventos anuais. Ah, tem também uma novidade: um campeonato feminino de Free Fire patrocinado pela Vivo. 

Mas atenção: o calendário pode sofrer alterações e pode ser acompanhado por plataformas de streaming de games. Continue com a gente para saber mais!

Índice

O que são eventos de games?

Se você ainda é iniciante no mundo gamer precisa saber mais sobre os eventos em si. Eles são festivais organizados por empresas que fazem parte do universo gamer, como uma produtora, para promover seus games, unir a comunidade de fãs, apresentar novidades e, claro, ter muita diversão. 

E os festivais e eventos reúnem fãs de todos os tipos, além de serem onde os principais campeonatos de e-sports acontecem. Existem ainda competições de cosplay, shows e apresentações de celebridades conhecidas no mundo dos jogos e da tecnologia. 

Os eventos gamers ainda são uma oportunidade para você conhecer games indies e produtoras menores divulgarem seus jogos. Afinal, nem só de LoL vive um gamer.

É lá que a comunidade gamer pode delirar com as novidades, vendo trailers de jogos que serão lançados, conhecer os novos consoles em primeira mão e também torcer pela sua equipe favorita no torneios.

 

Um pouco de história: quando surgiram os eventos de games?

Oficilmente, dizem que o primeiro evento para gamers foi em 19 de outubro de 1972, nos Estados Unidos, e feito pela Universidade Stanford. O evento foi chamado de "Olimpíadas Intergalácticas de Spacewar" e o prêmio era uma assinatura anual da revista Rollung Stones. 

Depois disso, a Atari organizou um evento de Space Invaders, em 1980, que reuniu cerca de 10 mil participantes de diversas cidades norte-americanas para a competição. 

Depois do sucesso, outras empresas passaram a organizar seus próprios eventos, com estruturas cada vez maiores, para receber um grande número de pessoas, além de etapas em vários municípios, como foi o caso da “Nintendo World Championship'', que teve sua primeira edição em 1980.

A partir dos anos 2000, os eventos de games se tornaram mais frequentes, devido ao crescimento do segmento e do acesso mais facilitado à internet, que permitia que as pessoas pudessem jogar online

E hoje nós temos eventos gigantescos, com as principais empresas da indústria com suas próprias celebrações; além de campeonatos que rodam o mundo e reúnem milhares de pessoas.

Calendários dos principais campeonatos de e-Sports

Os campeonatos de e-sports são bastante aguardados pelos gamers, principalmente para quem participa das competições profissionalmente. 

Os torneios reúnem diversas equipes nacionais e internacionais, e a premiação para os vencedores são boas quantias em dinheiro, além de reconhecimento internacional para o time. Conheça as principais competições que rolam anualmente e algumas novidades:

Vivo Girlz On: o campeonato feminino de Free Fire

Para incentivar e aumentar a participação das mulheres gamers no mundo dos eSports, a Vivo vai patrocinar um campeonato feminino de Free Fire.

Mais do que uma competição, o torneio vai reunir amadoras e profissionais para não só duelar pelo prêmio de R$ 50 mil, mas também para trocarem experiências e criarem uma comunidade de garotas gamers.

O Vivo Girlz On acontece em novembro, e vai ser dividido em etapas, além de contar com a participação de algumas pro-players que vão se dividir em equipes juntas com as outras participantes para competir.

As inscrições vão de 25/10 até 12/11/2023.

Menina de frente com expressão concentrada  jogando em seu computador.

Mais torneios de Free Fire

Um dos jogos preferidos dos brasileiros, o Battle Royale da Gangrena, o Free Fire tem seus campeonatos organizados pela própria desenvolvedora. Eles têm ligas de acordo com as regiões do mundo e um campeonato mundial: o FFWS (Free Fire World Series), que é o mais importante e principal competição.

Mas confira algumas outros torneios:

  • LBFF (Liga Brasileira de Free Fire);
  • C.O.P.A Free Fire;
  • Liga NFA, o maior campeonato independente do mundo de Free Fire;
  • Vivo Girlz On; campeonato feminino;
  • Free Fire World Series, o Campeonato Mundial de Free Fire.

É claro que alguns campeonatos podem mudar, assim como as datas, então é imporante acompanhar para não perder nenhum evento.

Counter-Strike 2

O principal campeonato de Counter-Strike do mundo é produzido pela ESL, o ESL Pro Tour. Ele é dividido em etapas: ChallengerMasters Championship, onde as equipes de jogadores são divididas pelos seus pontos.

  • Challengeracontece duas vezes por ano, e são divididos em macrorregiões (Europa; América do Norte, América do Sul, Ásia, Austrália e Nova Zelândia). Eles servem de porta de entrada para os times menores subirem para a categoria Masters;
  • Masterssão os eventos IEM e os dois ESL Pro League do ano;
  • Championships: acontece duas vezes por ano, geralmente no começo e no meio do ano, com as melhores equipes do mundo e cada um tem uma premiação de cerca de US$ 1 milhão.

As datas e locais da maioria dos torneios são decididas no final do ano anterior, então vale a pena ficar de olho no site da ESL para saber em primeira mão.

Imagem de dois jogadores competindo em uma partida de e-sports.

EA Sports FC, o antigo FIFA

Desenvolvido pela EA Sports, FIFA é uma das franquias mais famosas e duradouras dos videogames. Remotando dos anos 1990, FIFA faz parte da história, assim como reflete a evolução dos consoles.

Porém, em 2023 a EA Sports anunciou o fim da parceria com a Fifa, a entidade máxima do futebol. A partir de 2024, a franquia de games passa a se chamar EA Sports FC. Eles negociaram licenças de jogadores, clubes e campeonatos diretamente, evitando associar-se com a Fifa.

A expectativa é que os torneios se mantenham, mas que mudem de nomes.

League of Legends

LoL é um dos mais populares jogos dos gamers. Não à toa, o MOBA (Multiplayer Online Battle Royale) desenvolvido pela Riot Games, tem um campeonato exclusivo para os pro-players brasileiros.

Os principais torneios de League of Legends durante um ano comum são:

  • CBLoL: com dois splits durante o ano e que dá vaga para o Worlds;
  • MSI (Mid-Season Invitational): campeonato internacional de meio de temporada; 
  • Superliga ABCDE: campeonato independete feito pela Associação Brasileira de Clubes de Esports e sem envolvimento da Riot Games;
  • Worlds: é a Copa do Mundo de LoL, onde as melhores equipes do planeta se encontram.

O mundial de League of Legends se tornou tão grande que a Riot Games fez uma parceria com a Tiffany & Co para fazer o design da Summoner's Cup, ou Copa do Invocador, que celebra o campeão mundial do ano. 

Homem negro sentado na cadeira mexendo no computador. Parece utilizar um tipo de teclado gamer

eFootball, o antigo PES

Outra franquia duradoura de jogos esportivos é o PES. Lançada em 1998, a linha de jogos da Konami é sucesso garantindo. Hoje chamada de eFootball, o game também tem seus próprios campeonatos e pro-players devotados:
  • eFootball Championship Open: torneio classificatório que vale vagas para o torneo principal patrocinado pela própria Konami;
  • eFootball Championship Pro: é o campeonato oficial com equipes parceiras da desenvolvedora Konami;
  • eBrasileirão: o torneio é uma parceria entre a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e a própria Konami, sendo o mais importante dos torneios de eFootball no Brasil.

Onde assistir aos eventos de eSports?

Hoje, a maioria dos eventos de eSports e eventos games é online ou tem transmisssão online. E as principais plataformas são o YouTube e a Twitch.

O YouTube é uma rede de fácil acesso para todos, então mesmo quem não é gamer hardcore consegue acompanhar os torneios e também ficar por dentro dos lançamentos e eventos que acontecem.

Já a Twitch é a preferida para as transmissões de eSports e streaming de jogos; porém ela também passou a contar com a presença das desenvolvedoras transmitindo seus eventos pelos seus canais na plataforma.

Quais os maiores eventos de games atualmente?

Além dos campeonatos de e-sports, no calendário gamer existem diversos eventos que reúnem as novidades nos mundos dos jogos online e atrai fãs do mundo todo. Conheça os principais:

Brasil Game Show

Brasil Game Show, conhecida como BGS, é o maior evento de jogos da América Latina e acontece anualmente no Brasil, em São Paulo. As datas costumam ser no mês de outubro, perto do Dia das Crianças e reúnem cada vez mais gamers a cada edição — a última edição com público presencial reuniu mais de 300 mil pessoas.

Nesse evento, também é possível encontrar diversas empresas renomadas no assunto, que fazem a apresentação de seus novos produtos e os principais títulos que serão lançados. As formas de entretenimento são diversas, que vão de estandes de produtos e souvenirsambientes temáticos, até competições de cosplay e campeonatos de e-sports. 

Apesar de acontecer no mês de outubro, a edição de 2021, assim como a do ano anterior, foi adiada para outubro de 2022, devido à pandemia de Covid-19. 

Os produtores do evento anunciaram que não colocariam em risco a saúde de seus participantes, tendo em vista que a feira reúne um número muito grande de pessoas, o que dificultaria o controle dos protocolos de segurança.

Imagem de mulher jogando com volante

Gamescom

Gamescom acontece anualmente em Colônia, na Alemanha, e é considerada um dos maiores evento de games da Europa. Nessa feira, diversas empresas apresentam lançamentos de jogos, ideias inovadoras e os novos hardwares.

O evento reúne milhares de fãs todos os anos e disponibiliza diversas formas de entretenimento:

  • Estandes de jogos;
  • Campeonatos de e-sports;
  • Competições de cosplay;
  • Venda de produtos.

E3

Considereado o evento de games mais importante do mundo para o universo do e-sports, a E3 (Electronic Entertainment Expo) reúne novidades e tendências do mercado gamer e tecnológico todos os anos. A feira acontece em Los Angeles, na Califórnia, e recebe inúmeros fãs de jogos de todo o mundo.

O evento acontece, geralmente, no mês de junho, mas não conta mais com a presença das grandes desenvolvedoras, que agora possuem seus próprios eventos. Porém, a E3 ainda é palco de anúncios e divulgação de desenvolvedoras menores de jogos indies.

Eventos feitos pelas grandes empresas

PlayStation Showcase

O evento da Sony sempre apresenta as novidades para o seu próprio console, o PlayStation, como novos jogos e também o lançamento de um novo console, quando é o caso.

Xbox Games Showcase

Feito pela Microsoft, showcase da Xbox Games apresenta as novidades das suas franquias de games, além de mostrar os lançamentos para PC.

Nintendo Direct

Mario, Link, Pokémon e mais. A Nintendo apresenta em seu evento as novidades dos seus principais títulos, assim como outros jogos que irão para os consoles Nintendo. 

Steam Next Fest

A festa online da Steam. Aqui, fãs de todo o mundo podem jogar demos de lançamentos, assistir lives e até conversar com alguns desenvolvedores.

Internet para quem é fã dos games

Se você gosta de jogar ou acompanhar os campeonatos de e-sports por streaming, precisa de uma internet estável e veloz. E a Vivo Fibra garante a qualidade que você precisa para não perder nenhum momento dos seus eventos favoritos. 

Por não sofrer com interferências eletromagnéticas no caminho até seu modem, essa tecnologia entrega mais velocidade e estabilidade a sua rede, evitando que você sofra com travamentos e quedas na conexão.

Seja para quem gosta de competir ou para quem quer ficar por dentro dos principais lançamentos anuais de jogos e tecnologias, os eventos de games são o melhor ambiente para quem é fã desse universo. 

Durante a feira, certamente você vai encontrar a forma de entretenimento que mais te agrada e se divertir bastante.

Bons eventos e até a próxima!

Imagem de um homem comemorando uma vitória no videogame.

Leia também: