Além do amor pelo universo dos videogames, há uma semelhança entre gamers assíduos e pessoas que jogam de forma esporádica. Todos, em algum momento da vida, já refletiram sobre a seguinte questão: “como saber se um jogo roda no meu PC?”. 

A verdade é que existem várias maneiras de responder a essa pergunta, graças às infinitas variações técnicas dos computadores e à complexidade exigida pelos jogos. De qualquer maneira, se você quiser saber se a sua máquina é capaz de rodar um jogo que você curte, continue a leitura.

Isso porque nós reunimos algumas dicas para você saber identificar se o seu computador possui os requisitos mínimos e recomendados para rodar um título, sem correr o risco de enfrentar problemas de jogabilidade. Além disso, você confere quatro jogos que rodam em qualquer PC

Menina com expressão de brava ao verificar se o jogo que gostaria de jogar roda em seu notebook. Menina com expressão de brava ao verificar se o jogo que gostaria de jogar roda em seu notebook.

Como saber se um jogo roda no meu PC?

Em primeiro lugar, você deve conhecer as especificações técnicas do seu computador para fazer uma correlação com os requisitos mínimos e recomendados pelo jogo. Para isso, foque nos principais componentes quando falamos de PC gamer

Caso você não se lembre dessas informações, não se preocupe. Você não precisará ligar para o fabricante e perder boa parte do seu tempo para conseguir informações simples, basta utilizar o prompt de comando do Windows para obtê-las. Olha só:

  1. Aperte as teclas Windows + R;

  2. Assim que a janela “Executar” se abrir, digite “cmd” e aperte “Enter”;

  3. Uma tela preta irá aparecer;

  4. Digite o comando “systeminfo” e pressione “Enter” novamente;

  5. Pronto! O computador irá mostrar todas as especificações do sistema. 

Depois de ter acesso às informações sobre a máquina, é hora de compará-las com as de um jogo. Para tanto, no caso de uma mídia digital, vamos utilizar o exemplo de um jogo que se encontra na plataforma Steam. 

Ao acessar a página principal do título, seja para fazer download ou adquiri-lo, você encontrará uma área dedicada aos requisitos do sistema. Assim sendo, basta você fazer uma rápida comparação para checar se o seu computador dispõe do necessário.

Tratando-se de uma mídia física, como as editoras estão cada vez mais preguiçosas na hora de publicar os jogos, não dá para garantir que você encontrará os requisitos do sistema na caixa. 

Portanto, nesse caso, é importante que você faça o mesmo processo de verificação da sua máquina e, antes de comprar a mídia física, procure por informações na internet. 

Inclusive, uma das formas mais eficazes de saber se um jogo roda no seu PC é por meio de vídeos no YouTube. Calma, nós vamos explicar! 

Procure por vídeos no YouTube

Existem canais no YouTube, como o WePC, que se dedicam a testar jogos em computadores com as mais diversas especificações. 

Dessa forma, basta você procurar pelo jogo que deseja até encontrar um vídeo em que ele esteja sendo testado em um PC que possui especificações técnicas iguais ao seu ou inferiores. 

O único possível impedimento dessa solução está no fato de que a maioria dos vídeos são produzidos em inglês. Logo, se você não possui conhecimento acerca do idioma, pode passar por alguns apertos, principalmente na hora de buscar por um conteúdo.

No entanto, lembre-se que o “tecniquês" é o mesmo utilizado no Brasil e, além disso, o que você precisa analisar são as imagens do jogo em execução. Por fim, mas não menos importante, você pode utilizar o site Can You Run It.

Imagem do site Can You Run It, serviço gratuito que verifica se seu PC é capaz de rodar um jogo. Imagem do site Can You Run It, serviço gratuito que verifica se seu PC é capaz de rodar um jogo.

O que é o site Can You Run It?

O Can You Run It é um serviço gratuito que verifica, em segundos, se o seu PC é capaz de rodar um jogo. Além disso, ele oferece um relatório com informações acerca de atualizações pendentes de drivers e investimentos em hardwares que você pode fazer para melhorar as especificações técnicas da máquina e, assim, rodar o jogo desejado. 

Apesar da comunicação estar em inglês e o layout não ser muito atrativo, o site é intuitivo e fácil de usar. De qualquer forma, segue abaixo um rápido passo a passo:

  1. Acesse o site Can You Run It;

  2. No campo “Search for a game”, digite o nome do jogo que você deseja descobrir se roda no seu PC e selecione-o;

  3. Em seguida, clique em “Can You Run It?”;

  4. Feito isso, o site solicitará permissão para verificar as configurações do seu computador e fará isso utilizando um arquivo detectável;

  5. Faça download do arquivo e coloque-o para rodar;

  6. Pronto! O Can You Run It mostrará se o seu PC possui os requisitos mínimos que o jogo exige para apresentar uma boa jogabilidade. 

Imagem do site Can You Run It, serviço gratuito que verifica se seu PC é capaz de rodar um jogo. Imagem do site Can You Run It, serviço gratuito que verifica se seu PC é capaz de rodar um jogo.

Além do mais, você pode utilizar uma segunda funcionalidade, a “How many games can I run?”. A diferença entre as duas está no fato de que ao clicar na opção “How many games can I run?”, o site faz uma análise técnica do computador e o relaciona com 8,5 mil jogos. Feito isso, ele gera uma lista de possibilidades para você.

O PC não atende aos requisitos mínimos: e agora?

Se após realizar vários testes, você descobrir que o seu computador não atende os requisitos mínimos para que o jogo possa rodar, respire fundo: nem tudo está perdido.

Isso porque existem ferramentas, como o Game Mode no Windows 10 e a Razer Game Booster que, de certa forma, otimizam o sistema para que sua máquina possa ter mais espaço para rodar um título. 

Vale ressaltar que cada caso é um caso. Logo, não podemos dar certeza de que uma delas vai ser efetiva para você, mas a tentativa é válida. E se mesmo assim você obtiver um resultado desagradável, pode contar com jogos que rodam em qualquer PC.

Quais jogos rodam em qualquer PC?

1. Call of Duty: United Offensive

“United Offensive” é a expansão do primeiro jogo “Call of Duty”, um dos mais conhecidos first-player shooter do mercado. Inclusive, o jogo publicado pela Activision foi pioneiro na inserção de diversos elementos no modo multiplayer, que caracterizam a franquia até hoje.  

Com diversas missões para serem exploradas, bem como várias armas à disposição do jogador, o “United Offensive” é uma excelente alternativa para quem tem um PC menos potente, mas não quer deixar de se divertir por conta disso.

Imagem do jogo Call of Duty: United Offensive, soltados em ação.

2. GTA San Andreas

Mesmo com um PC simples, você pode aproveitar uma das franquias mais famosas do universo dos games. Lançado em 2004, “GTA San Andreas” é o quinto título principal da série “Grand Theft Auto”.

O jogo se passa em San Andreas, um estado fictício. E, em uma perspectiva em terceira pessoa, você controla Carl Johnson, um personagem que luta em guerras de gangues e se envolve em confrontos policiais. 

Se você curte sair atirando pela cidade enquanto dirige, vai zerar “GTA San Andreas”.

Imagem do jogo GTA San Andreas,  homem atirando de dentro de um carro tunado na cidade.

3. Half-Life 2

 

“Half-Life 2” é um first-player shooter. No entanto, ele mistura elementos de ficção científica e survival horror. Lançado pela Valve Corporation em 2004, o título sucede “Half-Life” e pode ser jogado no modo single player.  

Apesar de estar há quase 20 anos no mercado, ocupa, até hoje, a segunda posição na lista dos melhores games de todos os tempos na categoria PC, de acordo com o Metacritic.

Imagem do jogo Half-Life 2

4. Portal

Tal como “Half-Life”, o jogo “Portal” também foi desenvolvido pela Vale Corporation. Inclusive, as semelhanças não param por aí, pois tanto “Portal” quanto o seu sucessor, “Portal 2”, estão situados no universo de “Half-Life”.

Ambos focam na história de Chell, uma mulher submetida a vários testes dentro do Aperture Science Enrichment Center, supervisionados pelo GLaDOS, um computador com inteligência artificial. Ou seja, “Portal” é uma espécie de narrativa expandida, ou um spin-off, de “Half-Life”. 

Imagem do jogo portal, arma apontando com o laser para um sofre em um buraco na parede.

E aí, gostou das dicas de como saber se um jogo roda no seu PC? Com elas, você não precisará mais sentir-se limitado por conta do seu computador e poderá aproveitar diversos jogos, pelo menos até juntar uma grana para comprar ou montar um PC gamer. 

Até o próximo artigo!

Imagens: Steam, Getty Images e print do site Can You Run It.

Leia também: