Você sabe o que é cloud gaming? Se você é fã de videogames, já deve estar por dentro dessa tendência. A ideia é deixar todo o trabalho pesado feito por hardwares de consoles de jogos e PCs para um servidor na nuvem, o que torna os jogos mais independentes das plataformas, podendo ser rodados em diferentes dispositivos e sistemas operacionais.

Mas, caso você não entenda bem como funciona essa tecnologia e queira saber do que se trata para poder aproveitar também, encontrou o artigo certo. Por aqui, a gente vai explicar por que aderir aos jogos na nuvem é uma boa pedida, além de dar algumas dicas para você curtir os games online. Confira!

Imagem de uma linha do tempo explicando as etapas de Cloud Gaming Imagem de uma linha do tempo explicando as etapas de Cloud Gaming

O que é cloud gaming?

Cloud gaming é um serviço que permite que os usuários joguem videogames a partir da tecnologia da nuvem em diversos dispositivos, dispensando a necessidade de ter um PC gamer ou um console de jogos. 

Essencialmente, o cloud gaming é como um serviço de streaming de vídeo, como Netflix, só que interativo, já que os comandos são enviados pela rede. Não ficou muito claro? No próximo tópico, a gente explica melhor.

Como funcionam os jogos na nuvem?

Como você deve saber, “nuvem” é a expressão para processos de computadores remotos, na aplicação mais ampla do conceito. Quando o assunto se refere a videogames, significa que o poder de renderização e processamento do jogo é realizado remotamente, e que o jogador usufrui apenas o streaming de vídeo e áudio da sua própria sessão de jogo.

Em outras palavras, não é preciso rodar um arquivo baixado, nem acessar um disco físico com processadores específicos quando você quiser jogar o seu game favorito. Isso porque o jogo é executado nos servidores da operadora, em um data center.

Então, é como assistir às séries no Amazon Prime ou aos vídeos no YouTube: os arquivos de imagens e sons são transmitidos em tempo real para a tela do usuário, da mesma maneira como os comandos inseridos pelo jogador no teclado e no mouse são transmitidos para os servidores do fornecedor do jogo.

Portanto, não é preciso montar um PC Gamer ou comprar consoles de jogos, porque a tecnologia de nuvem dá mais flexibilidade para que sejam executados em diferentes dispositivos eletrônicos e sistemas operacionais, basta que você acesse a sua conta.

Assim como você não precisa carregar a sua smart TV embaixo do braço para curtir filmes e séries da Netflix ou Apple TV onde quiser, o cloud gaming permite que você acesse suas sessões de jogos em qualquer lugar, a hora que desejar, com a diferença de ser interativo.

Imagem de duas amigas jogando e se cumprimentando para comemorar Imagem de duas amigas jogando e se cumprimentando para comemorar

Quais são as vantagens do cloud gaming?

Você já deve ter achado bem vantajoso esse tal de cloud gaming, não é mesmo? Se ainda não, veja só alguns motivos para dar uma chance à tendência:

  • Não é preciso investir muito para começar, nem para atualizar o hardware: se o trabalho pesado é feito na nuvem, você não precisa adquirir nem atualizar seu PC ou console;

  • É possível reproduzir os jogos em qualquer dispositivo e sistema operacional: o cloud gaming tornou os jogos mais independentes, podendo ser rodados em PCs e tablets com MacOS, Windows RT, Linux, ChromeOS, iOS, Android etc. (antes, a maioria dos jogos de alta tecnologia só rodavam em consoles ou Windows);

  • Dá para reproduzir os jogos em TVs: já existem no mercado algumas TVs inteligentes com o suporte para o cloud gaming. Não é necessário um hardware muito poderoso, basta que a TV tenha o software e o controlador adequado;

  • O jogo é instantâneo: esperar o download de 10 ou 20 GB antes de jogar um game é coisa do passado com o cloud gaming. O servidor já tem o jogo instalado, você só precisa acessá-lo.

Por que cloud gaming é uma tendência?

A partir das vantagens que os jogos na nuvem apresentam, fica fácil entender por que o cloud gaming é uma tendência, certo? 

Além dos benefícios para os usuários, as empresas também têm redução de seus custos, especialmente no que se refere à largura da banda e ao espaço no servidor, que as empresas de jogos pagam somente os recursos que estão utilizando.

Por outro lado, a indústria dos games não vai abandonar os PCs, muito menos os consoles gamers por um bom tempo. Isso porque, como você deve imaginar, para ter uma boa experiência com o cloud gaming, é necessário dispor de um bom plano de internet.

Com uma internet rápida ainda não é a realidade para muitos usuários, as formas mais tradicionais de jogar videogame ainda seguirão em alta. Apenas não se pode negar que o cloud gaming está causando uma transformação na indústria dos jogos, não é?

Imagem de uma menina jogando videogame pelo celular Imagem de uma menina jogando videogame pelo celular

Exemplos de jogos na nuvem

Bateu a curiosidade e quer ver alguns exemplos de jogos na nuvem? Veja só algumas das plataformas de cloud gaming que selecionamos para você conferir:

Qual é a melhor internet para cloud gaming?

Chegando até aqui, você deve ter imaginado que o conceito de cloud gaming não é lá uma supernovidade, certo? Afinal, não é de hoje que usamos a tecnologia em nuvem, concorda? 

De fato, a ideia não é especialmente nova. Acontece que, até recentemente, algumas restrições técnicas limitavam os recursos desses serviços, comprometendo a experiência dos jogadores.

As conexões de internet muito lentas ou instáveis impedem uma experiência plena com os games, já que causam problemas de latência, interferindo na fluidez e na jogabilidade. 

Então, atente: se a ideia é ter um espaço em casa para jogar na nuvem, não é só com a cadeira gamer que você deve se preocupar.

Aliás, com a rede 5G e as tecnologias da Vivo Fibra, você não precisa se preocupar com nada, mesmo! Isso porque, para aproveitar ao máximo a experiência do cloud gaming, é preciso ter uma internet rápida e estável, como a que a fibra ótica oferece.

Montando o combo ideal para o seu perfil de gamer, você compreende na prática o que é o cloud gaming e desfruta — sem aborrecimentos — os serviços e as vantagens dos jogos na nuvem. Bacana, não é? 

Além disso, temos diversos planos de internet para o celular, para você acessar seus jogos quando está fora de casa também. Então, é só escolher o headset gamer perfeito e aproveitar totalmente a imersão com o cloud gaming.

Até a próxima!

LEIA MAIS: