A conexão sem fio veio para facilitar ainda mais nossa vida no mundo virtual e físico. Já imaginou poder transferir arquivos e se conectar a diversos dispositivos mesmo sem ter acesso à internet? Isso é possível com o Wi-Fi Direct.

Com o Wi-Fi Direct, dá para compartilhar dados e arquivos com Smart TVs, impressoras, smartphones e outros aparelhos que tenham a mesma tecnologia, ainda que não estejam conectados à internet, e sem utilizar bluetooth.

Apesar dessa solução ter se popularizado atualmente, muitos ainda não sabem como funciona esta tecnologia. Para te ajudar, preparamos um conteúdo especial com as principais informações sobre o assunto.

Portanto, se quer saber mais sobre o Wi-Fi Direct, fique com a gente e tire suas dúvidas! 

Jovem sentada no sofá de casa com o controle remoto numa mão e o celular em outro. Jovem sentada no sofá de casa com o controle remoto numa mão e o celular em outro.

O que é o Wi-Fi Direct?

Enviar arquivos de um dispositivo para outro é possível devido a um protocolo interno que está presente em cada um deles, permitindo que se conectem por meio de uma “conversa” em código.

A regra funciona da mesma maneira para todos os aparelhos que são capazes de realizar uma conexão wireless, já que carregam, em sua composição, uma antena e um controlador. 

O Wi-Fi Direct é um sistema virtual de conexão que possibilita a troca de informações, dados e arquivos entre dois dispositivos, dispensando o uso de roteador e internet para realizar o pareamento.

O contato é feito utilizando as portas de rede de cada aparelho e, ainda que sejam de marcas distintas ou utilizados para diferentes funcionalidades, caso possuam a opção de Wi-Fi Direct, é possível conectá-los sem maiores dificuldades.

Para que serve o Wi-Fi Direct?

O Wi-Fi Direct serve para transmitir arquivos e conectar dispositivos, mesmo quando não houver acesso à internet. Para isso, basta que o outro aparelho com o qual deseja realizar o pareamento também esteja com o Wi-Fi Direct ativado. 

Ao utilizar essa tecnologia, também é possível identificar Smart TVs, impressoras, smartphones e outros dispositivos que possuam a mesma função disponível e que estejam próximos a você.

Essa é uma das semelhanças com o sistema Bluetooth, mas que foi melhorada no Wi-Fi Direct, já que, nesse caso, é possível enviar e receber arquivos maiores e de forma mais rápida.

Como funciona o Wi-Fi Direct?

Homem sorrindo com headphone sentado em uma cadeira segurando um celular e com um notebook no colo. Homem sorrindo com headphone sentado em uma cadeira segurando um celular e com um notebook no colo.

Para garantir a segurança dos dados, o Wi-Fi Direct utiliza os mesmos protocolos de redes Wi-Fi normais (WPS e WPA/WPA2). Dessa forma, a funcionalidade é amplamente aceita em muitos dispositivos, tornando possível a criação de uma rede sem fio em que é permitido transferir arquivos rapidamente.

De forma simplificada, podemos imaginar que você tem um smartphone e uma impressora com Wi-Fi Direct ativado e deseja enviar um arquivo para que seja impresso. Em seu celular, basta localizar o dispositivo de impressão e enviar o documento para o outro aparelho.

Outro exemplo prático do uso do Wi-FI Direct é a possibilidade de transferir para a sua Smart TV a exibição de um filme ou vídeo que você tenha no seu telefone. Nesse caso, bastaria ativar o Wi-Fi Direct dos dois, identificar a TV desejada e dar o comando para iniciar o compartilhamento do conteúdo.

Qual é a diferença do Wi-Fi e do Wi-Fi Direct?

O Wi-Fi é uma das maneiras mais comuns e populares que existem para conectar dispositivos fixos ou móveis à internet. Por meio dele, smartphones, laptops e outros equipamentos podem ter acesso à rede.

Utilizando um roteador wireless, essa tecnologia permite que os usuários naveguem online, além de se conectarem a aparelhos que tenham outras finalidades, como caixas de som e impressoras.

Existem opções mais e menos seguras de conectar-se à rede Wi-Fi. As redes públicas, por exemplo, não são recomendadas para realizar transferências bancárias ou para o repasse de informações pessoais, já que o nível de segurança delas não costuma ser muito elevado e existe o risco de vazamento de dados.

Já no Wi-Fi Direct, o objetivo é conseguir transferir arquivos de um dispositivo para outro sem a necessidade de estar conectado à internet. A funcionalidade desse sistema é parecida com a do Bluetooth e, para que a transmissão aconteça sem problemas, os dois aparelhos devem estar com o recurso ativado.

Com essa nova opção, as informações são enviadas ou recebidas com uma velocidade superior à do Bluetooth, sendo possível enviar arquivos maiores e com um nível de segurança mais elevado.

Como se usa o Wi-Fi Direct?

Além de oferecer a possibilidade de compartilhar arquivos sem internet, o Wi-Fi Direct pode ser utilizado para realizar outras atividades. Basta confirmar que os dois aparelhos que serão interligados possuam a mesma disponibilidade de função.

A seguir, confira diferentes tarefas que podem ser realizadas com essa tecnologia.

Impressão sem fio

Os fabricantes de impressoras têm inserido em suas unidades mais recentes a tecnologia Wi-Fi Direct. Com isso, o processo de impressão de fotos e documentos torna-se mais facilitado, já que é possível enviá-los diretamente do seu tablet, computador ou smartphone.

Mulher sentada no sofá espelhando o celular na TV Mulher sentada no sofá espelhando o celular na TV

Compartilhamento de tela

Com o auxílio do padrão Miracast — tecnologia que permite espelhar o conteúdo de dispositivos móveis para a TV —, juntamente com o Wi-Fi Direct, é possível compartilhar a transmissão de áudio e vídeo de um aparelho para outro.

Jogos multiplayer offline

Em jogos de celulares mais interativos, existe a possibilidade de conectar vários jogadores em uma mesma rede de Wi-Fi Direct. Se o seu telefone tiver essa funcionalidade liberada, você poderá se conectar com outros participantes, mesmo quando não estiver acessando a internet.

Como ativar o Wi-Fi Direct?

Cada fabricante pode definir uma maneira específica de ativar a função Wi-Fi Direct nos dispositivos. Mas, em aparelhos Android, o passo a passo costuma ser bastante parecido:

  1. No seu aparelho Android, abra o “Menu” e clique em "Configurações";
  2. Depois, na aba “Wi-Fi”, ache “Wi-Fi Direct” e clique sobre a opção;
  3. Em alguns aparelhos, essa opção pode ser encontrada em “Configurações Adicionais”;
  4. Agora, aguarde enquanto o dispositivo realiza a busca por outros com a mesma função.

Como enviar arquivos por Wi-Fi Direct?

O processo de transferência de dados por Wi-Fi Direct é parecido com o já conhecido sistema Bluetooth. Mas, como mencionamos anteriormente, essa nova forma realiza a transmissão das informações de maneira mais ráṕida e segura. 

Além disso, possibilita também que múltiplos dispositivos se conectem ao mesmo tempo. Veja, a seguir, como enviar arquivos por Wi-Fi Direct.

  1. Ative o Wi-Fi Direct em seu aparelho;
  2. Selecione o arquivo que deseja enviar e clique no ícone de compartilhamento;
  3. Aguarde a busca por aparelhos pŕóximos terminar;
  4. Após isso, clique sobre aquele que com o qual deseja realizar o pareamento;
  5. Por fim, confirme a operação para prosseguir com o envio.

Planos de internet para a sua casa

O Wi-Fi Direct pode facilitar bastante nossa vida, já que não necessita de acesso à internet para transferir arquivos, porém, é uma funcionalidade que só pode ser utilizada caso o outro aparelho com quem deseja manter a conexão esteja por perto.

Ao aliar essa função a uma rede Wi-Fi, é possível otimizar mais ainda seu dia, tendo em vista que, além da transferência de dados offline, você poderá navegar pela internet e acessar diversos outros recursos. 

Para contar com esses benefícios, é importante contratar um bom plano de internet para sua casa.

Vivo Fibra

A Vivo Fibra é um plano de internet residencial que oferece ultravelocidade para os assinantes, permitindo que você baixe arquivos, assista a vídeos em HD e jogue online, tudo ao mesmo tempo e sem lentidão ou quedas.

Os pacotes disponíveis são ofertados com tecnologia 100% fibra ótica, a mais moderna do mercado e que garante muito mais estabilidade, já que é mais resistente a inte fatores externos, como alterações climáticas ou interferência de redes elétricas.

Os planos podem ser personalizados, possibilitando que você adicione outros serviços, como plataformas de streaming, telefonia móvel e fixa ou TV com o Vivo Play.

E, agora que você já sabe o que é Wi-Fi Direct e para que serve, aproveite para começar a utilizar esta função em seus dispositivos e transferir rapidamente arquivos para outros aparelhos, mesmo quando não estiver conectado à internet.

Até a próxima!

Ilustração de fibra da vivo com logo Vivo Fibra na frente

Leia também: