19.05.21

Conheça o Vivo Shopping e as vantagens do t-commerce

Tenha conteúdos exclusivos, produtos de primeira e muito mais, tudo em um só lugar.

O que é o t-commerce?

Você já ouviu falar de t-commerce? Essa tendência do marketing digital junta duas coisas que todo mundo gosta: a internet, com as vendas online, e a experiência da televisão. 

Funciona assim: com conteúdo sob demanda das plataformas de streaming, como Disney+ ou Netflix, por exemplo, você tem uma experiência mais personalizada. Se a isso juntarmos estratégias de publicidade mais individualizadas, aí temos o t-commerce.

Em outras palavras, você pode aproveitar os conteúdos que ama e ainda receber sugestões de produtos que importam no seu dia a dia. Não é demais?

Quando surgiu o t-commerce?

Antes de falar sobre quando o t-commerce surgiu, é importante falar do e-commerce, do m-commerce, do s-commerce e do c-commerce.

O e-commerce é um  termo mais familiar para as pessoas e que nada mais é do que o comércio eletrônico. Ele surgiu nos anos 1970 nos Estados Unidos e começou a dar os primeiros passos no Brasil nos anos 1990, com uma grande rede de livros e logo depois com o Submarino.

O m-commerce é o mobile commerce, ou seja, é o comércio por dispositivos móveis. Com a disseminação dos smartphones e celulares, nada mais natural do que as compras também ocorrerem por esses aparelhos. Dessa forma, o m-commerce é a oportunidade de conquistar clientes conectados em dispositivos móveis. 

O s-commerce é o comércio social, onde as mídias sociais são usadas como canal de compras. A modalidade nasceu após Facebook e Instagram lançarem, nos últimos anos, funcionalidades em suas plataformas (que estão entre as maiores no mundo) que permitem a venda de produtos entre os usuários. 

O c-commerce ou conversational commerce é a interação entre aplicativos de mensagens e de compras. Ou seja, é a interação do público com as empresas por meio de aplicativos como Facebook Messenger, Telegram e WhatsApp ou ainda por comando de voz, como Alexa da Amazon e Google Home do Assistente Google. 

Portanto, é quando você conversa com representantes da empresa, obtém suporte ao cliente, recomendações personalizadas, faz perguntas e compras sem sair do aplicativo de mensagens. 

Já o t-commerce é um braço do e-commerce, só que nesse caso, ele precisou amadurecer junto com as TVs digitais e os conteúdos sob demanda para fazer sentido. É só com a grande adesão da internet nos centros urbanos, o amadurecimento dos serviços de streaming e da publicidade que esse comércio eletrônico que tem a TV digital como base pôde surgir e começar a virar uma tendência.

Como funciona o t-commerce?

Diferente do que ver uma propaganda de TV, que não necessariamente você está interessado, no t-commerce, além da inserção de banners nos vídeos, há todo um planejamento por trás para que essa publicidade case com a página em que está. 

Isso garante propagandas menos invasivas e comerciais mais assertivos para você e suas necessidades.

Para o t-commerce funcionar é preciso um casamento entre TV interativa e configuração de um provedor de TV a cabo ou por satélite. De modo que se possa fazer um cruzamento de dados e oferecer produtos relevantes para um público específico.

Afinal, a intenção do t-commerce não é só oferecer propagandas/comerciais, mas trazer produtos relevantes para o seu dia a dia.

Porém, mais do que produtos relevantes, o t-commerce é um novo canal de vendas que deve evoluir cada vez mais em usabilidade e novas formas de pagamento.

Ilustração de casal assistindo tv

As vantagens do t-commerce

É uma modalidade do e-commerce, mas o objetivo de marketing está na finalização da venda usando a TV.

Essa modalidade traz um conceito muito maior e a grande vantagem é que há uma união entre a TV e a internet em uma relação de mão dupla com o público.

Como os serviços de streaming fazem tanto sucesso, a TV voltou a ser o foco, mas nada disso adianta se a propaganda não avançar e inovar. É por isso que o t-commerce é visto com bons olhos e altas expectativas.

Outro benefício dessa modalidade é a possibilidade de criar processos automatizados para oferecer interações personalizadas em larga escala. 

Nós, como consumidores, mais que receber conteúdos, queremos relações. Dessa forma, as empresas podem explorar isso de forma positiva para ambos os lados. 

Como o t-commerce é usado

Um dos exemplos mais famosos de estratégia de t-commerce é o programa semanal da Globo, “É de Casa”, em parceria com as Casas Bahia.  

Nele, o telespectador podia explorar nos cenários do programa os produtos vendidos pela varejista. Aí, caso se interessasse em algo, era só apontar a câmera do celular para o QR Code na tela e saber mais sobre a mercadoria.

Portanto, uma mão na roda para você, que estava assistindo aquela programação e se interessou por algo do cenário e quer comprar, quanto para a rede de varejo e para a emissora que fecham mais negócios. Todos saem ganhando.

Imagem de um cadeado

T-commerce é seguro?

A resposta é sim, desde que seja bem implementado. 

O objetivo final do t-commerce é realizar a venda. Afinal, é quando a empresa sabe que uniu o bom conteúdo com a propaganda correta para você. Por isso, a hora de pagar precisa ser segura, ágil e prática.

No caso do exemplo da Globo, que traz uma experiência televisiva, o programa te levava, por meio de um QR Code, para uma página conhecida, no caso as Casas Bahia. 

Um site conhecido, reconhecido e com todos os protocolos de seguranças, aí é muito mais tranquilo finalizar uma compra, não é mesmo?

Vivo tem o próprio t-commerce! Conheça o Vivo Shopping

O Vivo Shopping foi lançado em abril de 2021 para juntar uma plataforma de compra online em TVs digitais. É a conveniência de ter os produtos Vivo disponíveis em mais um canal. 

A Vivo, usando a sua plataforma de TV e vídeos, o Vivo Play, combina todos os benefícios que você precisa com o serviço de streaming que você já conhece e gosta.

Com o Vivo Play, por exemplo, você, assinante da TV a cabo, pode conferir a TV ao vivo com os seus programas favoritos, escolher programas específicos e até mesmo alugar filmes clássicos e lançamentos do cinema.

Além de tudo isso, a plataforma oferece diversas comodidades. Lá é possível conhecer os melhores planos de telefonia móvel ou comprar os melhores smartphones e diversos produtos para a sua casa por um precinho daqueles e com facilidades no pagamento. 

Para fazer a compra, você navega pelo catálogo de produtos, assiste a um vídeo demonstrativo e com o celular em mãos escanea o QR Code exibido na tela da TV. Em seguida, será encaminhado para página do produto, disponível na loja online ou no marketplace da Vivo para concluir o processo. E uma vez no site da Vivo, tá tudo bem, é 100% seguro.

E, em breve, olha só, vamos dar um spoiler, será possível finalizar o pagamento na fatura Vivo e com cartão de crédito. Arrasou!

Como aproveitar o Vivo Shopping

Digamos que você está navegando na plataforma do Vivo Play na sua TV, escolhendo seu filme ou série e vê uma propaganda do Vivo Selfie

Você, que já estava pesquisando sobre como mudar de plano móvel, interessa-se pela publicidade e clica para saber mais sobre esse serviço. 

Na página do Vivo Selfie, que abre na sua própria televisão, você descobre que é um plano que junta WhatsApp, mensagens e ligações ilimitadas, mais o dobro da internet para curtir o Spotify, Disney+ ou outras soluções incríveis em uma única cobrança. 

O plano é perfeito! Justamente o que você buscava, então, para efetuar a compra, você  assiste ao vídeo demonstrativo e pelo celular escaneia o QR Code exibido na tela da TV. Após esse processo, é encaminhado à página do produto, disponível na loja online ou no marketplace da Vivo e conclui o processo. Simples assim. 

E isso foi só um exemplo, digamos que você esteja querendo trocar de celular. No Vivo Shopping é possível encontrar todos os queridinhos do momento, como o Galaxy S21, o Moto G9 Plus e o Galaxy S20 FE. E a melhor parte é justamente você poder conhecer mais sobre o produto antes de ser levado à página dele. 

Ou seja, tem tudo explicadinho para você conhecer todas as vantagens do produto e escolher aquele que faz todo sentido na sua vida!

Imagem de pessoa segurando controle remoto

Mais soluções da Vivo pro seu dia a dia

Para aproveitar o t-commerce, o Vivo Play e o Vivo Shopping, é importante ter uma boa internet em casa. 

Preparamos um conteúdo especial para te ajudar a decidir o quanto de internet é necessário para cada momento da sua vida. Saiba tudo sobre os planos de internet residencial aqui.

E já que você sabe tudo sobre as tendências do momento, já pensou em controlar a sua casa por aplicativos no celular? Pois é! Hoje dá pra acender as luzes de casa, lavar roupa e controlar a temperatura do ambiente com apenas alguns cliques no smartphone. Vem saber os principais aplicativos para fazer isso.

Ah! E se você quiser saber como baixar apps na Smart TV para aproveitar todas as funcionalidades inteligentes dela, explicamos certinho o que você precisa fazer para ter tudo o que você ama em um único lugar. Dá uma olhadinha.
Viu como a Vivo tem as soluções pensadas para sua comodidade e bem-estar? 
Agora que você sabe tudo sobre t-commerce e como ele pode combinar conteúdos de TV com produtos que te interessam, não se esqueça de dar uma passadinha e aproveitar o Vivo Shopping.

Até a próxima!