Quando a gente vai se exercitar, ter um dispositivo que monitore as atividades realizadas é um diferencial, concorda? Esse é o objetivo da smartband: acessório cada vez mais utilizado por quem prioriza a saúde e qualidade de vida.

Mas, afinal, como funciona esse aparelho? É a mesma coisa que um smartwatch? Se você também tem essas dúvidas, vai gostar de acompanhar esse artigo que preparamos para você.

Então, continue a leitura, conheça em detalhes a smartband e saiba ainda como escolher o modelo ideal para você. Vamos lá?

Braço masculino com o pulso levantado, tocando no smartband. Braço masculino com o pulso levantado, tocando no smartband.

O que é uma smartband?

Também chamada de pulseira inteligente, é um acessório que traz recursos para monitorar sua saúde, exercícios físicos e até mesmo outras atividades diárias. 

É um dispositivo vestível, compacto e leve, ideal para que você acompanhe seus movimentos de um jeito bastante interativo.

Aliás, a pulseira pode até mesmo ser um incentivo para deixar o sedentarismo de lado, pois você pode acompanhar as melhorias no seu desempenho na hora de caminhar ou correr, por exemplo.

Para que serve uma smartband?

É um gadget para acompanhar sua saúde, porque ela pode monitorar diferentes tipos de exercícios, alguns detectados automaticamente pelo aparelho, outros programáveis.

Então, por meio da tela touch, você pode verificar seu nível de estresse, a pressão arterial e monitorar seu sono.

Alguns modelos permitem ainda verificar distância percorrida, quantidade de passos, além de verificar a frequência cardíaca e calorias gastas durante a atividade. 

Além disso, funciona como um relógio, cronômetro e, em alguns modelos, existe um marcador do clima, mostrando a temperatura.

Mulher com roupa de atividade física na esteira configurando seu smartband no pulso. Mulher com roupa de atividade física na esteira configurando seu smartband no pulso.

Como funciona uma smartband?

Ela tem o formato de uma pulseira com um design ergonômico para que você não se incomode de utilizá-la ao realizar as atividades físicas. 

O carregamento de bateria é feito com o cabo original que acompanha o produto adquirido, que você pode conectar no carregador do celular ou notebook. Falando em bateria, a da smartband tem boa autonomia, podendo, em alguns casos, ultrapassar 15 dias de uso do dispositivo sem precisar recarregar.

A pulseira também se conecta ao seu celular por Bluetooth: então, você faz o download do app correspondente ao acessório e pode parear os equipamentos, permitindo configurá-la com data, hora e informações pessoais, como peso e altura, bem como os exercícios que costuma treinar.

Há modelos que suportam ainda notificações do celular, como chamadas e mensagens recebidas. 

Quais as vantagens de uma smartband?

Entre as vantagens dessa tecnologia, está a quantidade de recursos que oferece para sua qualidade de vida. Sem falar que é uma pulseira compacta, com uma bateria de longa duração. 

Existem modelos que também são à prova d 'água, permitindo que você faça atividades físicas aquáticas sem danificá-la.

Outro diferencial é o valor mais acessível quando comparado a um smartwatch, que apresenta algumas funções semelhantes.

Por fim, é um acessório com um design incrível, sendo que algumas marcas permitem a troca da pulseira para você combinar o gadget com o seu estilo.

Quais os recursos mais utilizados em uma smartband?

Descubra, a seguir, os recursos mais utilizados no dispositivo:

  • Pedômetro (contador de passos);

  • Cronômetro;

  • Medidor da frequência cardíaca;

  • Distância percorrida;

  • Controle do nível de estresse;

  • Monitoramento do sono;

  • Calorias gastas na atividade física.

Qual a diferença entre a smartband e o smartwatch?

Uma confusão muito comum entre as pessoas é achar que os dois são o mesmo dispositivo. 

Na verdade, o relógio inteligente é um equipamento mais completo, que tem diferentes funcionalidades que se conectam com seu celular: alguns permitem até atender chamadas e responder mensagens, já que ele conta com um software mais robusto. 

Já a smartband, apesar de conectar algumas funções com o seu smartphone, é um equipamento mais simples que o smartwatch, sendo direcionada para o monitoramento da sua atividade física. A pulseira inteligente pode até receber alertas do seu celular, mas você só consegue visualizá-los e não responder.

Como escolher uma smartband?

Na hora de comprar o seu equipamento, é importante ficar ligado em diferentes aspectos, tais como:

Compatibilidade com o sistema operacional do seu celular

O primeiro ponto é verificar se a pulseira inteligente é compatível com o sistema operacional do seu celular (Android ou iOS), já que você precisa baixar o aplicativo no smartphone para parear os dispositivos e configurar seu gadget.

Funcionalidades oferecidas

A proposta do dispositivo é fazer o monitoramento da atividade física, mas os recursos oferecidos podem variar entre as marcas e modelos. Então, vale dar uma conferida na lista das funcionalidades para comprar aquela que se adequa às suas necessidades.

Mulher em pé com roupa de exercício, tocando no smartband no braço. Mulher em pé com roupa de exercício, tocando no smartband no braço.

Resistência à água

Caso tenha a intenção de utilizá-la para fazer atividades aquáticas, verifique se ela é resistente à água, inclusive qual é a profundidade suportada pelo dispositivo. 

Dessa forma, você fica mais tranquilo e pode até mesmo utilizar a pulseira caso tenha que treinar com chuva.

Duração da bateria

Por último, um detalhe que pode fazer a diferença é a duração da bateria. Esse dispositivo oferece uma bateria durável, mas é legal verificar o quanto de autonomia o modelo escolhido oferece.

Importante destacar que quanto mais recursos de monitoramento estiverem ativos na pulseira, menor será a autonomia. Até porque, normalmente, os fabricantes compartilham a autonomia somente com os recursos mais básicos do dispositivo. 

Quais os melhores modelos de smartband?

Agora que você já sabe o que considerar para comprar a sua pulseira inteligente, precisa conhecer os melhores modelos do dispositivo. Dá uma olhada na lista que preparamos para você:

Smart Band Tóquio Átrio Android/IOS

Smartband preto toquio atrio Smartband preto toquio atrio

Pulseira inteligente compatível com os sistemas Android e iOS. Entre as funcionalidades estão: 

  • Pedômetro;

  • Distância percorrida;

  • Calorias gastas;

  • Monitor cardíaco. 

O modelo da Tóquio Átrio tem ainda um alerta para sedentarismo, função para “achar o dispositivo”, bateria que dura até 20 dias e resistência à água.

Pulseira Inteligente Mi Smart Band 4 Xiaomi preta Bluetooth

 Smartband preto xiomi 4  Smartband preto xiomi 4

A Mi Smart Band 4 Xiaomi possui tela AMOLED colorida, permitindo ao usuário personalizá-la, bateria com duração de 20 dias e resistência à água (até 50 metros de profundidade). É compatível com Android e iOS e faz o monitoramento de natação e de mais 10 esportes.

Pulseira Inteligente Xiaomi Mi Band 5 1.1”

Smartband preto xiomi 5 Smartband preto xiomi 5

Tem display com tela colorida AMOLED e proteção 2.5D com vidro temperado. Faz o monitoramento da sua frequência cardíaca, pressão arterial e qualidade de sono. Para as mulheres é possível ainda controlar o ciclo menstrual com o app Mi Fit.

A  pulseira inteligente Xiaomi Mi Band 5 1.1” é compatível com Android e iOS e, além de atividades físicas mais tradicionais, tem os modos yoga, pular corda e ciclismo indoor. A bateria suporta até 14 dias de uso intenso.

Pulseira Inteligente Xiaomi Mi Band 4C 1.08”

 Smartband preto xiomi 4  Smartband preto xiomi 4

Compatível com Android e iOS, tem display touch e bateria com autonomia de até 14 dias. Vem com o contador de passos, distância e calorias gastas, além do monitor de frequência cardíaca e alerta de ociosidade. 

A pulseira inteligente Xiaomi Mi Band 4C 1.08” é resistente à água em até 50 metros de profundidade e traz 5 modos esportivos.

O dispositivo permite ainda visualizar as chamadas recebidas na tela e as notificações dos seus apps favoritos.

Pulseira Inteligente Xiaomi Mi Smartband 6 + Película Protetora

Smartband preto xiomi 6 e tela protetora. Smartband preto xiomi 6 e tela protetora.

Tem tela AMOLED de 1.56", boa resolução de tela e bateria que pode durar até duas semanas. Monitora 30 atividades físicas, faz o rastreamento da saturação de oxigênio no sangue, frequência cardíaca e rastreamento de sono, mostrando a qualidade da respiração enquanto você dorme. 

A Xiaomi Mi Smartband 6, compatível com Android e iOS, oferece também as funções para controle de estresse e do ciclo menstrual.

Pulseira Inteligente Galaxy Fit2 Samsung Vermelho/Bluetooth 5.0

 Smartband vermelho da sansung  Smartband vermelho da sansung

Tem um design ergonômico, display colorido e grande, de 1.1". A pulseira Galaxy faz o controle da qualidade do sono e monitora seus exercícios (sendo possível programar 90 tipos de atividades). 

É compatível com Android e iOS, permite receber e responder suas notificações de chamadas e mensagens do celular, tem bateria que pode durar até 21 dias e resistência à água, de até 50 metros de profundidade, e poeira.

Vai se exercitar e quer uma tecnologia para acompanhar as atividades e seu desempenho? Conte com a smartband e tenha diferentes recursos para monitorar sua saúde e bem-estar!

Busca as pulseiras inteligentes das melhores marcas? Dá uma passadinha na Loja Vivo e Vivo Shopping.

Até breve!

Leia Mais: