“Perdi meu celular! E agora, como localizar meu dispositivo?”

Primeiro, mantenha a calma. Agora é só seguir o nosso passo a passo.

Passo 1: Como rastrear celular roubado ou perdido

Hoje em dia, os sistemas operacionais possuem um rastreador de celular, que ajuda a localizar os dispositivos perdidos ou roubados. Você também poderá bloquear, limpar e formatar seus dados do aparelho, evitando que outra pessoa tenha acesso às suas informações.  

Tudo isso pode ser feito de maneira remota a partir de qualquer aparelho conectado à internet (desktop, tablet ou smartphone).  

Siga as instruções de cada dispositivo:  

Localizar Iphone perdido ou roubado

Localizar Android perdido ou roubado

Localizar Windows Phone

O Google também tem um serviço que ajuda a localizar seu dispositivo de qualquer sistema operacional. Saiba mais sobre o Find My Phone!  

Perdi meu celular no Uber. O que eu faço?

Caso você tenha perdido seu dispositivo no Uber, a maneira mais rápida de tentar encontrar o celular é usando outro telefone para entrar em contato com o motorista parceiro por meio do próprio app. Siga as instruções abaixo: 

  1. Entre em sua conta.  

  2. Abra o aplicativo. No canto superior esquerdo da tela, clique em “Menu” 

  3. Clique em “Ajuda”. 

  4. O aplicativo irá exibir sua última viagem. Clique em “Itens perdidos” 

  5. Clique em “Entrar em contato com o motorista sobre um item perdido” 

  6. Preencha o campo com o número de telefone DDD e clique em “Enviar 

  7. A Uber entrará em contato com o motorista. Você irá ouvir uma mensagem automática e deverá digitar 1.  

Se você não conseguir entrar em contato com o motorista, volte no menu, clique em “Ajuda” e depois “Entrar em contato com a Uber sobre um item perdido”. Preencha todas as informações necessárias.  

O que posso fazer se perdi meu celular no Cabify?

Se você acha que deixou seu celular em um Cabify, será preciso preeencher um formulário de objetos perdidos. Veja como fazer isso:

Pelo app:

  1. Selecione "Viagens" e depois "Anteriores"
  2. Selecione a viagem na qual acha que perdeu seu objeto
  3. Clique em “Comunicar um problema" e em seguida em "Problema com uma viagem ou cobrança"
  4. Clique em "Objeto perdido " preencha o formulário.

Pelo site:

  1. Acesse www.cabify.com e inicie sessão com seu usuário e senha.
  2. Clique em "Viagens" e depois em "Anteriores"
  3. Selecione a viagem na qual acha que perdeu seu objeto
  4. Clique em “Comunicar um problema" e em seguida e em "Problema com uma viagem ou cobrança"
  5. Clique em "Objeto perdido " preencha o formulário.

Depois de preencher o formulário, a Cabify entrará em contato para informar como proceder e como recuperar o objeto caso tenha sido encontrado.

Passo 2: Comunique sua operadora

Se não encontrar o celular perdido, é importante avisar a sua operadora sobre o ocorrido. Peça para que bloqueiem o chip imediatamente. Isso ajudará a preservar sua privacidade. 

Para bloquear um chip Vivo roubado ou perdido: 

Ligue na Central de Relacionamento com o Cliente, através do *8486 de um celular Vivo ou 1058 de qualquer telefone e solicite ao atendente o bloqueio do Vivo Chip.  

Se você já for cadastrado no Meu Vivo, acesse agora com seu login e senha para bloquear sua linha. Basta acessar o Meu Vivo Web e clicar em Meu Plano. Depois, clique em “Bloqueio de linha”, selecione o motivo do bloqueio e clique em “Ativar”.  

Passo 3: seu celular foi roubado ou furtado? Faça um BO

Se seu celular foi roubado (ou seja, houve ameaça ou violência durante o ato), é importante ir a uma delegacia e registrar um Boletim de Ocorrência o mais rápido possível.  

Se foi furtado (você não recebeu nenhuma ameaça), você poderá fazer um BO on-line (Boletim de Ocorrência). Busque no Google "Delegacia Eletrônica" + o nome do seu estado para encontrar a página correta. 

Passo 4: faça o bloqueio do IMEI do celular perdido ou roubado

Agora que você já tem o Boletim de Ocorrência, é importante bloquear o celular para impedir que ele seja utilizado com outro chip. Para isso, você precisa saber o número de série de seu aparelho, o IMEI. 

Consulte a nota fiscal ou caixa do aparelho e, com o número em mãos, entre em contato com aCentral de Relacionamento com o Cliente Vivo, ligando para *8486 de um celular Vivo ou 1058 de qualquer telefone e solicite o bloqueio do aparelho. 
 
Não sabe o IMEI do seu aparelho? É simples, basta você ligar na “Central de Relacionamento com o Cliente Vivo” e solicitar ao atendente que o bloqueio do aparelho seja feito. Neste caso, você só precisa informar o número do seu Vivo Chip, sem a necessidade de fornecer o IMEI do aparelho. 

Passo 5: bloqueie o WhatsApp

Para evitar que seu WhatsApp seja usado por outras pessoas, solicite um bloqueio da conta. Entre em contato com o WhatsApp pelo e-mail “support@whatsapp.com”. No e-mail, você deve explicar que teve seu celular roubado ou perdido e informar o número de telefone no qual está cadastrada a conta. 

Passo 6: Faça o logout e mude as senhas das redes sociais

Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Gmail... É muito importante mudar sua senha em todas os sites onde você estava logado no celular.  

Passo 7: recupere os dados e fotos do celular perdido ou roubado

Se você tinha um Android ou Iphone, acesse sua conta Google ou do iCloud para verificar se há algum backup do celular perdido ou roubado. Você só precisa inserir os dados de sua conta em um novo smartphone ou no desktop e acionar a formatação e restauração automática, além da sincronização. 

Passo 8: compre um aparelho com desconto

Nessas horas, economizar na compra do novo aparelho é uma ótima oportunidade. Você sabia que a Vivo tem planos Pré, Controle e Pós que dão desconto nos aparelhos?

Saiba mais sobre os planos VIVO 

E ainda existem serviços para proteger o seu celular de roubos e danos acidentais com o Vivo Protege.