Se você não é muito familiarizado com alguns recursos tecnológicos, principalmente relacionados a operações bancárias, já deve ter se perguntado “o que é internet banking”? 

Esse ambiente digital é uma ferramenta frequente na vida de quem precisa fazer movimentações financeiras no dia a dia, mas ainda é motivo de desconfiança por parte de algumas pessoas.

Isso acontece, muito em função das dúvidas de como funciona a plataforma e se é realmente seguro utilizá-la. 

A seguir, vamos tentar esclarecer esse assunto, mostrando o que é internet banking, como funciona e as práticas que podem ser adotadas para navegar com mais segurança. Continue com a gente e saiba mais!

Mulher em uma cafeteria pagando uma conta usando o internet banking em um celular Mulher em uma cafeteria pagando uma conta usando o internet banking em um celular

O que é internet banking?

É um ambiente virtual bancário, onde as operações e transações financeiras podem ser feitas pelos usuários. Todos os bancos contam com essa plataforma, para gerar mais praticidade e agilidade para seus clientes, evitando com que eles tenham que se deslocar até uma das agências físicas para realizar transações.

Os bancos digitais, por exemplo, sequer possuem agências físicas para atendimento presencial. Os clientes realizam suas operações todas de maneira online, seja pelo computador, acessando o internet banking, ou até mesmo pelo aplicativo instalado no smartphone.

Como funciona o internet banking?

O recurso funciona como uma agência, só que virtual. Por ele, você pode realizar a maioria das operações feitas nos pontos físicos, porém, sem a necessidade de se deslocar até uma unidade e enfrentar filas pelo atendimento presencial. 

Alguns dos recursos oferecidos pela plataforma, são:

  • Transferências;
  • Pagamentos;
  • Aplicações em investimentos;
  • Consulta de saldo e extrato;
  • Aquisição de produtos e serviços;
  • Atendimento online;
  • Entre outros.
Mulher segurando cartão do banco enquanto acessa sua conta do banco no celular Mulher segurando cartão do banco enquanto acessa sua conta do banco no celular

Como usar o internet banking?

O uso dessa plataforma vai depender muito de qual banco você é cliente. O acesso é feito, na maioria das vezes, através de um login e senha. Nos bancos tradicionais, esse processo é realizado apenas presencialmente. Para as instituições digitais, o procedimento é feito todo online, pelo próprio aplicativo. 

De volta ao computador, em alguns bancos será exigido que você baixe um módulo de segurança antes de conseguir acessar as funções digitais. Após finalizada a instalação, basta utilizar o login e senha criados e acessar sua área virtual.

A partir desse ponto, a maioria das transações — como transferências e pagamentos — vão exigir que você informe a senha do seu cartão para ser concluída. Portanto, guarde bem esses códigos para não correr o risco de esquecer e bloquear o acesso a sua conta, o que pode acontecer ao digitar errado três vezes.

Como acessar o internet banking pelo celular?

O procedimento para utilizar o serviço pelo celular é bastante parecido com o computador. Para isso, siga os procedimentos abaixo:

  1. Abra o navegador do seu celular;
  2. Digite o site do banco em que você tem conta;
  3. Acesse a área de login e senha;
  4. Preencha com suas informações;
  5. Informe o código ou token, se for solicitado;
  6. Navegue pelos menus para realizar as transações.

Alguns bancos podem não permitir o acesso ao internet banking pelo celular. Nesses casos, o site vai te direcionar para a loja de aplicativos, para que você baixe a versão mobile desenvolvida pela instituição. Depois de baixar, basta você fazer seu cadastro e realizar o login. 

Pessoa usando o celular para fazer um pagamento Pessoa usando o celular para fazer um pagamento

Vivo Pay: a conta digital da Vivo

Uma opção de internet banking que te dá inúmeros benefícios enquanto usa, é a Vivo Pay. A plataforma é uma carteira digital e está disponível para Android e iOS. Por ela, você pode realizar diversas transações, comumente feitas por bancos tradicionais, tais como: 

  • Pagar contas;
  • Compras online;
  • Transferências;
  • Recargas;
  • Utilizar Pix;
  • Entre outros.

Essa conta pode ser criada, inclusive por quem não é cliente da operadora. Porém, as vantagens exclusivas não serão as mesmas, se comparadas a quem já utiliza os serviços da Vivo. Alguns dos benefícios que a plataforma oferece, são:

  • Recurso “Gigaback”, que dá bônus de internet para sua linha Vivo, à medida que você faz transações pela plataforma;
  • Cartão pré-pago digital e grátis, para fazer compras online;
  • Cadastro de cartão de crédito para compras nessa modalidade;
  • Fazer recargas pré-pagas para aplicativos, como: Uber, Spotify, Google Play Store etc.;
  • Bônus de internet para recarga rápida do seu número Vivo.

Como abrir uma conta Vivo Pay?

Para abrir a sua conta Vivo Pay, siga o procedimento abaixo:

  1. Baixe o aplicativo para Android ou iOS;
  2. Leia e avance as introduções;
  3. Informe sua operadora;
  4. Preencha seu número de telefone e CPF;
  5. Clique em “Abrir conta Vivo Pay”;
  6. Informe seu email;
  7. Leia e aceite os termos da empresa;
  8. Realize os processos de confirmação de identidade, enviando fotos do documento e selfies;
  9. Finalize a operação e comece a utilizar os recursos que a plataforma oferece.

Internet banking é seguro?

Sim! Os bancos brasileiros investem regularmente em proteção aos seus usuários e são, inclusive, referência mundial no assunto.

Existe uma política de segurança por trás das operações, que torna o processo de homologação das ferramentas utilizadas dentro da plataforma bastante criterioso e demorado, tudo para garantir o máximo de eficiência possível.

São módulos de segurança, informações criptografadas, navegadores específicos criados pelas instituições e diversos outros aparatos tecnológicos que envolvem a segurança digital, criados para preservar as informações dos usuários.

Qual o risco de acessar a conta do banco pela internet?

Toda solução digital que acessa a internet para transmitir e receber informações possui alguns riscos. O principal fator que pode causar prejuízos são os ataques de cibercriminosos que roubam informações confidenciais e fazem uso indevido delas, geralmente vendendo para terceiros em operações fraudulentas.

E, em algumas oportunidades, o próprio usuário facilita esse acesso, cometendo falhas de segurança, seja por desatenção ou falta de conhecimento — ao clicar em algum link suspeito ou acessar um e-mail na caixa de spam, por exemplo.

Mas, quando as recomendações de segurança são seguidas corretamente, dificilmente o usuário vai passar por situações que coloque a integridade de suas informações em risco. 

Pessoa segurando o celular com uma mão e usando o notebook com a outra Pessoa segurando o celular com uma mão e usando o notebook com a outra

Como usar o internet banking com segurança?

Apesar de todos os recursos fornecidos pelos bancos para manter a segurança durante o uso desse serviço, existem algumas práticas que você pode adotar como medidas de proteção para evitar que seus dados sejam roubados.

Muitas vezes, os cibercriminosos voltam sua atenção ao usuário, esperando que você cometa algum erro que permita o acesso às suas informações. 

A tática mais utilizada é o ataque de Phishing, que consiste em disparar links falsos ou informações clicáveis para o máximo de usuários possível — seja por e-mail, SMS, WhatsApp etc. 

Ao clicar nesses links, o criminoso poderá ter acesso aos seus logins e senhas, podendo causar grandes transtornos. Para combater esse método, o ideal é sempre verificar se o site que está acessando é o oficial da instituição e não clicar em conteúdos suspeitos que cheguem por e-mail ou qualquer outra ferramenta de comunicação.

Outra dica é nunca fornecer suas informações de login e senha para terceiros. Além disso, deve-se ficar atento às ligações que pedem essas informações, pois os bancos deixam claro que, em hipótese alguma, seus funcionários fazem esse tipo de solicitação durante os atendimentos.

Para garantir ainda mais segurança, evite acessar seu internet banking em redes Wi-Fi públicas, pois elas costumam ter um nível de proteção muito baixo. Fora isso, a frequência de acessos em uma rede pública é enorme e as chances de ter algum criminoso virtual à espera de uma oportunidade são grandes.

Qual a melhor internet para acessar a conta bancária?

Para que você possa acessar com mais segurança o internet banking pelo celular, o ideal é que você tenha uma rede privada, evitando que muitas pessoas acessem o mesmo canal que o seu dispositivo, reduzindo as chances de ser hackeado. 

E, para isso, contar com uma internet móvel de qualidade é fundamental para que você não tenha que utilizar a rede pública.

E a Vivo oferece diversos planos de internet móvel, com preços acessíveis e inúmeras vantagens, para que você possa navegar com segurança durante suas transações bancárias. 

Você pode escolher a configuração que mais se encaixe em suas necessidades e usufruir de benefícios como: 

Com as informações apresentadas, ficou mais fácil entender o que é internet banking e como navegar em segurança para realizar suas operações bancárias? 

Seguindo esses métodos, você fica muito mais protegido de criminosos virtuais e consegue fazer as transações do dia a dia, sem se preocupar em ter as suas informações acessadas sem autorização.

Até a próxima!

Leia também: