Você sabe quais são os pontos que definem os melhores celulares? Com tanta variedade no mercado, é normal ter dúvidas na hora de comprar um aparelho

Basicamente, para um smartphone ser considerado um bom dispositivo, o consumidor precisa ficar atento a algumas informações como, por exemplo, tela, desempenho, bateria, entre outras. 

Pensando nisso, abaixo, listamos e explicamos tudo o que você precisa levar em consideração para escolher o melhor celular. Vamos lá?

Como escolher os melhores celulares

Tela

Ilustração representando as camadas que compõem a estrutura de uma tela Amoled de celular.

Os melhores celulares têm as telas mais bonitas. Geralmente, usam a tecnologia OLED/AMOLED que é a mesma usada nas TVs de ponta. 

Esse tipo de display garante uma superprecisão de cores e traz o preto profundo. Ou seja, ao usar o Modo Noturno no celular, você economiza mais bateria, pois os pixels da tela ficam todos apagados e aí o celular gasta menos energia.

Os melhores celulares também trazem telonas e alguns até contam com altas taxas de atualização, o que garante uma experiência mais suave em jogos em tempo real.

Por exemplo, dois celulares que preenchem esses requisitos de tela incrível são:

  • Lenovo Legion 5G
  • Samsung Galaxy S21

O Lenovo Legion traz tela AMOLED de 6,6 polegadas, taxa de atualização de até 144 Hz para o público gamer, 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno. É uma especificação de ponta mesmo. 

Já o Samsung Galaxy S21 pode ter uma telona de até 6,8 polegadas no modelo Ultra, com 16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento interno. Esse smartphone traz taxa de atualização de até 120 Hz. Inclusive, esse é um dos aparelhos que preenchem todas as caixinhas do que faz um celular ser considerado o melhor. 

Desempenho

Imagem de um processador de celular. Lê-se: "Qalcomm snapdragon. 865/5G"

Se você é daqueles usuários que passam o dia inteiro com o smartphone na mão, é fundamental que o aparelho tenha um bom desempenho. E, para isso, é preciso ficar de olho em duas coisas: qual é o processador e quanto de RAM o celular tem.

Essa dica vale principalmente para os smartphones Android, tá? O Motorola Edge, por exemplo, conta com o processador da Qualcomm, o Snapdragon 865. Ele também vem com 6 GB de RAM, mais do que suficiente para lidar com as diversas tarefas do dia a dia e também para jogar muito. 

A série 800 de processadores da Qualcomm é considerada a melhor e equipa os smartphones top de linha, seguido pela série 700 que é quase tão boa quanto. 

Já a RAM é a quantidade de memória que o celular tem para desempenhar tarefas como abrir várias abas de internet, permitir que você mude entre um aplicativo e outro sem precisar ficar carregando todo o app de novo etc.

Nesse sentido, um dos melhores celulares, que acaba de chegar no Brasil, é outro Motorola, o Moto G100. O aparelho tem suporte a 5G, processador Snapdragon 870 e 12 GB de RAM. É muita potência combinada com beleza.

Conjunto de câmeras

Imagem do aparelho Apple iPhone 12

Não tem jeito, os melhores celulares precisam ter as melhores câmeras e aí é muito comum o consumidor já pensar no iPhone. E não é sem motivo, não é mesmo? As câmeras dos aparelhos da Apple são lindas para tirar fotos, gravar vídeos e fazer Stories no Instagram. Pode ver, a maioria dos criadores de conteúdo usam iPhone!

Por isso, uma opção que trazemos aqui é a câmera de ponta do iPhone 12. Ele conta com uma lente principal de 12 MP, uma lente ultra-grande angular de 12 MP e a câmera frontal também traz a mesma superqualidade de 12 MP.

O iPhone 12 grava em 4K, usa a tecnologia de HDR Inteligente 3, que garante que a foto pareça o mais natural possível e ainda conta com várias funções incríveis, como o Modo Retrato, Iluminação de Estúdio e Modo Noite. 

Ah! Uma coisa que gostamos no iPhone é que basta abrir a câmera e sair fazendo os seus cliques que as fotos sempre saem lindas, não tem erro.

Agora, se você quer dar um passo além, o iPhone 12 Pro Max traz mais algumas vantagens. Por exemplo, o sensor principal de 12 MP consegue absorver 87% mais luz que o seu antecessor. 

Isso significa que ele é muito melhor para fotos em ambientes com baixa luminosidade e você precisa segurar por menos tempo o celular em fotos usando o Modo Noite.

Também traz zoom de até 10x e uma câmera telefoto de 12 MP para quem curte se aproximar mais dos objetos. 

O iPhone 12 Pro Max ainda traz um formato de foto chamado “ProRAW” que permite que você edite uma imagem de forma bruta no Photoshop, igual as câmeras profissionais. Isso traz mais opções para deixar as fotos um espetáculo.

LEIA MAIS:

Bateria

Ícone de bateria carregando em cor púrpura neon sobre fundo preto.

Outro ponto que não pode faltar na hora de nomear os melhores celulares é a bateria. E os usuários querem mesmo é bateria gigante. 

Por sorte, a Motorola é uma das campeãs nesse quesito. O Motorola Moto G9 Power, por exemplo, traz 6.000 mAh de bateria, o que garante aí mais de um dia de uso sem precisar conectar o celular na tomada tranquilamente. 

O melhor é que se você precisar carregar o celular, ele conta com a tecnologia Fast Charge (o carregamento rápido) que traz até 50% de bateria em 30 minutos. É muita comodidade. 

Um modelo mais de entrada, mas que também conta com uma bateria de fazer inveja é o Motorola Moto E7 Power com 5.000 mAh. Ele tem uma telona de 6,5 polegadas, vem em vermelho ou azul e é uma excelente pedida para quem quer uma bateria potente. 

Quem também não faz feio é o Samsung Galaxy A52 5G. Com 4.500 mAh, este smartphone tem outras vantagens, como resistência à água e à poeira, câmera de 64 MP com Super Estabilização, e uma telona de 6,5 polegadas com taxa de atualização de 120 Hz. É um celular premium na categoria intermediária.

A Vivo te ajuda a escolher os melhores celulares

Imagem de um rapaz usando um telefone celular.

Na Loja da Vivo, você confere uma seleção com os melhores celulares do mercado atualmente. Para isso, basta ficar de olho nas dicas que acabamos de dar. O que é mais importante para você em um celular? É a tela, o desempenho, a câmera ou a bateria? Ou é tudo isso junto?

O que não faltam são opções para você escolher o melhor celular. Ah! E sabe como podemos ajudar ainda mais? Você consegue um baita desconto dependendo do plano que escolher fazer na hora de comprar um celular na Loja da Vivo.

Com um celular novinho, cobertura de internet no país inteiro, WhatsApp ilimitado e planos que são a sua cara, fica ainda mais fácil aproveitar o que há de melhor no mercado de smartphones. Dá uma passadinha na Loja da Vivo e confira a seleção que separamos para você.

Agora, se o que você está buscando é um celular gamer, recentemente fizemos um conteúdo especial dando dicas de como escolher o melhor. É só clicar e descobrir tudo sobre essa categoria.

Gostou dessas dicas? Então, até a próxima!

Leia também: