Para definir quais são os melhores celulares, é necessário considerar vários fatores que envolvem o aparelho. E com tantas novidades que surgem diariamente, fica até difícil criar uma opinião sobre qual deles é o ideal para suas necessidades, tornando a tarefa de comprar um smartphone mais difícil ainda. 

Algumas das características que devem ser analisadas, são: 

  • Tela;

  • Desempenho;

  • Bateria;

  • Design;

  • Entre outras. 

É necessário escolher bem para conseguir um celular com a melhor relação custo-benefício possível. 

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo, com os principais pontos que devem ser levados em consideração para que você faça uma escolha que valha seu investimento. Se quiser saber mais, continue com sua leitura!

Mulher sorridente com celular na mão Mulher sorridente com celular na mão

O que é considerado um celular bom?

Um celular pode ser considerado bom se ele atender às suas necessidades. Para isso, você deve definir qual será o principal uso do aparelho: 
 

Tudo isso é determinante na hora da escolha, pois você poderá buscar por dispositivos que tenham o foco na sua preferência.

Em contrapartida, quanto mais recursos ele tiver — que funcione de uma maneira otimizada — aliado aos melhores preços, mais será considerado um ótimo aparelho. Assim, você não fica limitado a utilizar apenas o que era sua prioridade, mas também outras funções que considera interessantes. 

Por exemplo: se você procura um aparelho para tirar fotos, é fundamental que ele tenha um bom conjunto de câmeras, para que as imagens tenham a melhor qualidade possível. 

É interessante que ele também seja otimizado para o Instagram, assim, você pode publicar as fotografias que tirou a hora que desejar, mantendo o mesmo padrão de qualidade das imagens que está na galeria.

Outro fator que deve ser encontrado nos melhores celulares, é a capacidade de reproduzir aquilo que se propõe com excelência. 

Não adianta nada comprar um aparelho que promete rodar os jogos mais pesados, mas que não tem memória e processador suficientes para “aguentar o tranco”.

Como escolher os melhores celulares?

Os melhores celulares conseguem entregar todas as características com o melhor desempenho possível. 

Ou seja, você o terá não apenas para usar com o objetivo principal, mas também para diversos outros recursos.

Sendo assim, confira a lista de itens que devem ser considerados na hora de escolher o smartphone ideal.

Tela

Ilustração representando as camadas que compõem a estrutura de uma tela Amoled de celular. Ilustração representando as camadas que compõem a estrutura de uma tela Amoled de celular.

Os melhores celulares têm as telas mais bonitas e eficientes, que trabalham tanto na economia de bateria quanto na saúde ocular, forçando menos as vistas. 

As melhores tecnologias utilizadas atualmente são as telas de OLED e AMOLED, a mesma que vem sendo utilizada nas Smart TVs de ponta. 

Esse tipo de display garante uma super precisão de cores e traz o preto profundo. Ou seja, ao usar o “Modo Noturno” no celular, você economiza bateria, pois os pixels da tela ficam todos apagados, fazendo com que o aparelho gaste menos energia.

Alguns dos melhores dispositivos contam ainda com telas maiores que as comumente encontradas no mercado. Juntamente com o recurso de borda infinita, a experiência é muito mais agradável na hora de assistir algum conteúdo ou jogar em tempo real. Abaixo, conheça dois modelos que não vão te deixar na mão quanto a essa característica:

Lenovo Legion 5G

Celular deitado, preto, marca lenovo. Celular deitado, preto, marca lenovo.

O Lenovo Legion traz tela AMOLED de 6,6 polegadas, taxa de atualização de até 144 Hz para o público gamer, 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno. 

É uma especificação de ponta, principalmente para quem curte uma maratona de jogos. 

Samsung Galaxy S21 Ultra

Celular marca Samsung, modelo galaxy s21 colorido Celular marca Samsung, modelo galaxy s21 colorido

Já o Samsung Galaxy S21 Ultra tem uma telona de 6,8 polegadas, com 16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento interno. 

Esse smartphone traz taxa de atualização de até 120Hz. Inclusive, esse é um dos aparelhos que preenchem todas as caixinhas do que faz um celular ser considerado o melhor. 

Desempenho

Se você é daqueles usuários que passam o dia inteiro com o smartphone na mão, é fundamental que o aparelho tenha um bom desempenho. E, para isso, é preciso ficar de olho em uma característica muito importante: o processador do aparelho.

E quando esse é o assunto, os smartphones Android contam com diversas opções no mercado, sendo até difícil decidir qual é o melhor. Mas a gente facilita para você! Vamos te mostrar dois dos melhores modelos, que com certeza, garantem um excelente desempenho. Confira:

Xiaomi Mi 11

Celular preto, marca xiomi Celular preto, marca xiomi

Que os aparelhos da Xiaomi são um dos queridinhos dessa nova geração, todos nós sabemos. A fabricante consegue entregar um ótimo desempenho, sempre aliado à beleza e preços competitivos. 

Com o modelo Mi 11 não é diferente. E o grande destaque fica por conta do seu potente Snapdragon 888, sendo o primeiro aparelho lançado no Brasil com esse processador. 

Ele conta com oito núcleos que trabalham a 2.2GHz e, juntamente com seus 8GB de memória RAM, garante uma maior velocidade de processamento.

Moto G100

Celular marca Motorola, modelo motog100 colorido com cabo USB Celular marca Motorola, modelo motog100 colorido com cabo USB

A linha Moto G sempre esteve entre os aparelhos com ótimo custo-benefício do mercado, fator que sempre o fez ser muito vendido. E um dos melhores aparelhos em questão de processamento é o Moto G100

Ele é muito recomendado para quem quer um aparelho que suporte bastante intensidade, já que seu processador Snapdragon 870 — que também conta com oito núcleos de 2.2 GHz e pode chegar a 12 GB de RAM —, permitindo que você consiga utilizá-lo durante a maior parte do dia, sem sofrer com travamentos ou algo do tipo.

Conjunto de câmeras

Celular marca iphone, modelo com câmeras atrás, cor rosa Celular marca iphone, modelo com câmeras atrás, cor rosa

Não tem jeito, quem busca os melhores smartphones certamente já tem uma das principais prioridades, que são as câmeras. E o primeiro modelo que vem na cabeça dos consumidores é o iPhone

As câmeras dos aparelhos da Apple são lindas para tirar fotos, gravar vídeos e fazer stories no Instagram. Não à toa, a maioria dos criadores de conteúdo usam esses aparelhos. 

Por isso, uma opção que trazemos aqui é a câmera de ponta do iPhone 13. Ele é o modelo mais recente da Apple e conta com uma lente principal grande-angular, uma ultra-grande angular e a nova lente teleobjetiva — com zoom de até 3x —, todas de 12 MP. 

A câmera frontal também traz a mesma superqualidade de 12 MP. As versões apresentam um suporte a estilos fotográficos, que possibilita criar perfis para que as imagens saiam no estilo que você deseja. Além disso, o “Modo Noite” também está disponível nessa nova linha.

O iPhone 13 grava em 4K a 30 quadros por segundo — nos modelos com maior capacidade de armazenamento —, usa a tecnologia de HDR Inteligente 4 e conta com o “Modo Cinema”, que dá mais profundidade de campo para as gravações. 

Ah! Uma coisa que gostamos no iPhone é que basta abrir a câmera e sair fazendo os seus cliques que as fotos sempre saem lindas, não tem erro.  

Agora, se você quer dar um passo além, o iPhone 13 Pro Max traz mais algumas vantagens. Por exemplo, o sensor principal de 12 MP consegue absorver 2,2x mais luz que seu antecessor. 

Isso significa que ele é muito melhor para fotos em ambientes com baixa luminosidade, e você precisa segurar por menos tempo o celular em fotos usando o “Modo Noite”.

O iPhone 13 Pro Max ainda traz um formato de foto chamado “ProRAW” que permite a edição de uma imagem de forma bruta no Photoshop, igual às câmeras profissionais. Isso traz mais opções para deixar suas fotos um espetáculo

LEIA MAIS:

Bateria

Ícone de bateria carregando em cor púrpura neon sobre fundo preto. Ícone de bateria carregando em cor púrpura neon sobre fundo preto.

Outro ponto que não pode faltar na hora de nomear os melhores celulares é a bateria. E os usuários querem mesmo é bateria gigante. 

Confira alguns exemplos de aparelhos com bastante autonomia:

Motorola Moto G9 Power

Celular preto, marca motorola, modelo G9 Celular preto, marca motorola, modelo G9

A Motorola é uma das campeãs nesse quesito. O Motorola Moto G9 Power, por exemplo, traz 6.000 mAh de bateria, o que garante mais de um dia de uso sem precisar conectar o celular na tomada. 

O melhor é que, se você precisar carregar o celular, ele conta com a tecnologia Fast Charge (carregamento rápido) que recarrega até 50% de bateria em 30 minutos, dando mais comodidade ao usuário.

Asus Rog Phone 2

Celular preto, marca asus Celular preto, marca asus

O Asus Rog Phone 2 também conta com uma bateria potente, de 6.000 mAh, e foi desenvolvido especialmente para o público gamer, que curte maratonar horas de diversão pelo celular.

Por ter um processador muito eficiente, com capacidade de resfriamento — que garante velocidade e economia —, é possível que se utilize o aparelho por bastante tempo antes de precisar carregá-lo novamente.

Motorola Moto E7 Power

Celular preto, marca motorola, modelo Ae7 Celular preto, marca motorola, modelo Ae7

Para quem busca um modelo mais de entrada, mas que também conta com uma bateria de fazer inveja, a opção é o Motorola Moto E7 Power, que tem 5.000 mAh. 

Ele tem uma telona de 6,5 polegadas, vem em vermelho ou azul e é uma excelente pedida para quem quer autonomia.

Samsung Galaxy A02s

Celular preto, marca Samsung, modelo A02s Celular preto, marca Samsung, modelo A02s

Ainda na linha de entrada, temos o Samsung Galaxy A02s, que tem uma das melhores baterias dessa categoria com preços mais baixos, com 5.000 mAh. 

Além disso, ele conta com câmera traseira tripla — uma com 13 MP e outras duas com 2 MP cada, além da frontal de 5 MP.

Outro ponto positivo é seu processador octa-core, que permite um processamento rápido e eficiente das informações, sem forçar muito a bateria, fazendo com que ela dure mais ainda. A tela infinita também chama atenção na hora de assistir conteúdos ou jogar.

Memória

A memória também é fundamental para definir os melhores celulares. Sem uma boa capacidade, dificilmente o usuário terá um desempenho otimizado, podendo sofrer com travamentos ou lentidão no aparelho. 

Conheça alguns dos smartphones que não deixam nada a desejar nesse quesito, a seguir:

Motorola Edge 20 Pro

Celular azul, marca Motorola, modelo Edege Celular azul, marca Motorola, modelo Edege

O Motorola Edge 20 Pro é um dos melhores aparelhos quando o assunto é armazenamento. Ele conta com uma memória RAM de 12 GB, garantindo bastante velocidade de processamento. Dificilmente esse aparelho vai travar em qualquer uma das operações que você faça nele. 

Essa performance permite que o usuário consiga usar com eficiência um recurso bastante interessante: a gravação em 8K, com sua super câmera de 10 MP de resolução — que conta com um zoom de até 50x. 

Além disso, esse modelo tem capacidade de armazenamento de 256 GB, para que você não fique na mão na hora de salvar seus arquivos mais pesados.

Samsung Galaxy Z Fold3

Celular dobrável, marca Samsung, modelo Fold3 Celular dobrável, marca Samsung, modelo Fold3

O Galaxy Z Fold3 é outro aparelho com muita memória (12 GB) e com um excelente desempenho na utilização de seus recursos. 

O celular já tem suporte a tecnologia de internet 5G e conta com uma bateria de 4.400 mAh, durando muito tempo antes de precisar carregá-lo.

Além da memória RAM, que é uma das maiores do mercado, o dispositivo se destaca também por sua tela dobrável de 7,6 polegadas. 

Imagine assistir seus programas favoritos ou jogar em uma resolução dessa!

Armazenamento

A capacidade de armazenamento também tem que ser uma prioridade para quem busca os melhores aparelhos

Celulares com as câmeras mais potentes, boas velocidades e que suportam aplicativos ou jogos pesados dependem desse fator para que o usuário tenha espaço suficiente para guardar tudo. E algumas das melhores opções do mercado, são:

Samsung Galaxy A52s

Celular, marca Samsung, modelo A52s Celular, marca Samsung, modelo A52s

O Galaxy A52s é um excelente smartphone no quesito armazenamento. Com seus 128 GB de memória interna, é possível salvar diversos arquivos pesados, sem travar o aparelho ou ter a necessidade de desinstalar algum aplicativo para instalar outro.

Portanto, se você é uma pessoa que adora tirar fotos ou fazer vídeos, vai poder salvá-las em seu dispositivo tranquilamente, sem precisar ficar escolhendo a todo momento a sua preferida, para excluir as demais. 

Para quem joga, poderá baixar seus games favoritos, mesmo que eles sejam pesados, garantindo muito mais diversão.

Samsung Galaxy Z Flip3

Celular dobrável, marca Samsung, modelo Fllip3 Celular dobrável, marca Samsung, modelo Fllip3

E se você precisa de ainda mais capacidade, o Galaxy Z Flip3 pode ser a solução, pois ele conta com 256 GB de armazenamento. É quase um computador na palma da sua mão. 

Assim como a linha Fold, esse aparelho também tem a tela dobrável e de 6,7 polegadas. 

Com essa memória interna, você pode baixar filmes e séries tranquilamente, para utilizar ao máximo os recursos dessa tela espetacular.

Onde comprar os melhores celulares?

Para encontrar os melhores dispositivos, você deve procurar pelas melhores lojas do mercado. E na Loja Vivo, você confere uma seleção com os aparelhos mais eficientes em todos os pontos apresentados acima. 

São muitas opções na plataforma, para que você encontre o aparelho que mais se encaixe em suas necessidades. 

Além disso, comprando na Loja Vivo, você tem acesso a diversas ofertas e descontos em smartphone ao contratar um dos planos da operadora. Vale a pena dar uma passadinha por lá e conferir as promoções!

Agora que você já conhece as principais características dos melhores celulares, basta analisar quais são as prioridades que você busca em um aparelho. Aproveite nossas dicas e saia da Loja Vivo com um novinho e com vários benefícios incríveis, como WhatsApp ilimitado e planos flexíveis que a Vivo tem a oferecer.

Gostou das dicas? Então, até a próxima!

LEIA MAIS: