Contar com uma internet móvel para notebook é uma ótima solução para dar mais praticidade ao seu dia a dia, principalmente se você precisa utilizar o dispositivo em ambientes que não tenham internet residencial.

Esse procedimento é possível por meio da rede 4G, que será conectada ao seu equipamento e permitirá que você utilize a franquia de dados contratada junto à operadora. Assim, você pode acessar de qualquer lugar em que seu chip tenha cobertura.

Mas, você sabe como fazer isso e qual é o melhor equipamento para otimizar esse acesso? É o que vamos explicar a seguir, mostrando um passo a passo e apresentando um dispositivo ideal, que oferece o máximo de qualidade e estabilidade para o usuário.

Quer saber mais? Então, continue com a gente e tire suas dúvidas!

Homem sentado em área externa usando a internet móvel em seu notebook Homem sentado em área externa usando a internet móvel em seu notebook

Como ter internet móvel no notebook?

É necessário que você conte com uma conexão de rede 4G, que deve ser redirecionada para o dispositivo, possibilitando que você acesse sua franquia de dados de qualquer lugar dentro da área de cobertura.

E isso pode ser feito por mais de um caminho, seja utilizando o próprio celular para rotear a internet ou um modem específico para replicar esse tipo de conexão. 

Além da escolha de uma dessas soluções, é necessário que você tenha um plano de internet móvel compatível com a sua necessidade de uso e que permita que você acesse a rede de maneira mais frequente. 

Se o seu consumo de rede for alto, ao contratar o Pré-Pago, por exemplo, dificilmente você conseguirá usá-lo por muito tempo. No entanto, quando os créditos acabarem, você pode contratar pacotes adicionais para navegação.

Já um plano móvel Pós-Pago pode ser mais adequado. Com ele, você pagará um valor fixo por mês e terá direito a uma franquia de dados maior.

Basta escolher a melhor opção para você, para que comece a usar sua internet móvel para notebook.

Como usar a internet no notebook?

Você precisará escolher um o meio de transmissão que mais atenda suas necessidades. A seguir, conheça melhor cada uma das possibilidades:

1. Roteamento do celular

Nessa opção, você pode usar a internet móvel do seu celular para replicá-la no notebook. Assim, seu aparelho se tornará um ponto de Wi-Fi, no qual o computador conseguirá se conectar, por meio de um nome de usuário e senha.

Porém, ao fazer esse roteamento, você sofrerá com perdas na transmissão de dados, já que o smartphone não é um dispositivo otimizado para realizar essa função de forma eficiente. As consequências serão as quedas de conexão e navegação lenta.

Portanto, essa escolha é indicada como um paliativo para momentos de emergência, em que você precisa acessar a internet rapidamente para executar alguma tarefa que não exija tanta banda, como acessar suas redes sociais.

2. Modem Wi-Fi portátil

É um equipamento específico para quem precisa de uma internet portátil para notebook. Ele pode ser encontrado tanto no modelo de roteador convencional quanto em pen drive USB.

O dispositivo já conta com todos os componentes necessários para que a conexão seja transmitida com estabilidade e velocidade, permitindo que você trabalhe ou estude em diferentes lugares com facilidade.

Para utilizar essa solução, além da aquisição do aparelho, você precisará contratar um plano de internet móvel para ele. Ou seja, você deverá instalar o SIM Card para que o modem distribua o sinal no ambiente.

Como conectar a internet portátil ao notebook?

Depois de escolher qual das soluções é a melhor para você, basta replicar a internet para o notebook e começar a usar. Veja como fazer isso:

Pelo roteador do celular

Para transformar o seu celular em um roteador, é necessário que a versão do seu aparelho tenha acesso a esse recurso. 

Quanto mais novo e atual for o dispositivo, maiores serão as chances de você contar com um sinal de qualidade.

A seguir, confira o passo a passo de como se conectar:

  1. Desbloqueie seu aparelho e vá até as “Configurações”;

  2. Clique na opção referente às “Configurações de rede”;

  3. Essa opção também pode estar dentro da aba de “Wi-Fi” ou como “Hotspot portátil”;

  4. Depois de encontrar o caminho, vá até as “Configurações de roteador”;

  5. Cadastre ou troque o nome da rede e senha do seu hotspot;

  6. Volte e ative a função de roteador;

  7. Após seu celular replicar o sinal, vá até o notebook e busque pelas redes disponíveis;

  8. Clique no nome da rede que você cadastrou no smartphone;

  9. Coloque a senha cadastrada e espere a conexão ser realizada.

Homem configurando o modem wifi no celular para o notebook. Homem configurando o modem wifi no celular para o notebook.

Pelo modem Wi-Fi

Para conseguir acessar a internet portátil para notebook utilizando o modem Wi-Fi, primeiramente você deve adquirir o produto junto à operadora. 

É importante destacar que ele é um dispositivo otimizado para essa função e que oferece:

  • Mais qualidade no sinal;

  • Maior alcance;

  • Permite que a internet seja utilizada em sua velocidade completa.

Depois de ter o modem em mãos, você deve inserir o chip com o pacote de dados contratado. 

Caso o modelo seja convencional, você deverá ligá-lo na tomada e acessar a rede Wi-Fi referente a ele no seu notebook.

Porém, se você adquiriu o dispositivo USB, basta plugá-lo na entrada do seu PC, aguardar as configurações serem realizadas e começar a usar sua internet portátil para notebook.

Qual é o melhor modem para notebook?

Ao optar pelo modem, você pode escolher entre duas opções: o Modem Wi-Fi 4G da Vivo ou o Vivo Box. A seguir, veja mais detalhes de cada um:

Vivo Box

O Vivo Box é uma solução voltada a quem pretende utilizar internet portátil em qualquer lugar. Porém, devido à necessidade de estar ligado a uma tomada elétrica para funcionar, esse modelo proporciona menos liberdade. 

Por isso, ele é mais indicado para locais fixos, como:

  • Escritórios;

  • Casa de fim de semana;

  • Hotéis.

Modem Wi-Fi

Esse serviço é para quem quer mais flexibilidade na hora de utilizar uma internet portátil para notebook. 

Como é um dispositivo semelhante a um pen drive, que se conecta ao seu PC por meio de uma entrada USB, você não necessita de rede elétrica para ligá-lo. Isso permite que o dispositivo seja usado em qualquer lugar: na rua, ônibus, shopping etc.

Além disso, ao adquirir uma das duas soluções, você pode contratar um plano de internet exclusivo para esses equipamentos, com muitos gigas para navegar e acesso gratuito a serviços digitais da Vivo. É ou não é a combinação perfeita?

Utilizar a internet móvel para notebook não é tão complicado quanto parece. Escolhendo um dos meios apresentados aqui, você conseguirá navegar à vontade, seja para trabalhar, estudar ou até nos seus momentos de lazer.

Portanto, basta que você escolha qual equipamento atende melhor às suas necessidades, adquira um plano da Vivo e não passe mais dificuldade quando usar o notebook em locais que não ofereçam conexão Wi-Fi.

Até logo!

Leia também: