Não se assuste! A pergunta pode até parecer complicada, mas na verdade a resposta é bem simples. O Índice de Velocidade de Conexão da Netflix nada mais é do que um sistema desenvolvido pela empresa para medir mês a mês o desempenho do streaming durante o horário de pico (das 18h às 24h) nos provedores de internet.

A tecnologia não mede o desempenho global de outros serviços ou dados em uso. Ou seja, o Índice de Velocidade de Conexão da Netflix mensura somente o período em que o streaming está sendo usado.

Para que serve o Índice de Velocidade de Conexão da Netflix?

Com essa tecnologia, você consegue verificar como está a velocidade do seu provedor para poder assistir a suas séries e filmes favoritos sem precisar lidar com  interrupções, lentidão na reprodução do conteúdo ou mesmo imagens de baixa  qualidade.

A regra é: quanto mais veloz o desempenho, melhor é a sua experiência na plataforma. Com isso, fica muito mais prático na hora de escolher qual é o melhor plano de internet para você.

Imagem de home assistindo por ipad

Como é feita essa medição nos provedores de internet

Desde janeiro de 2021, o Índice de Velocidade de Conexão da Netflix passou a ser mensurado de uma nova maneira.

Se antes dois provedores de internet, com a mesma oferta de MB, poderiam proporcionar experiências de qualidades diferentes de acordo com o dispositivo utilizado para assistir ao conteúdo, agora a medição está mais atualizada.

A nova medida de desempenho inclui essas diferenças na análise e também os planos Netflix de cada assinante, o que não ocorria antes.

Descubra a velocidade do seu aparelho

Só conhecer o Índice de Velocidade de Conexão da Netflix não é suficiente para definir qual é o melhor plano de internet para você. O mais indicado é testar a rapidez da banda larga por meio de um medidor de velocidade.

Há vários disponíveis na internet, entre eles o Fast Speed Test. Para utilizá-lo, há duas possibilidades: digitar fast.com direto no seu navegador ou baixar o aplicativo Fast Speed Test (iOS ou Android) no celular.

As duas alternativas são bem simples e nem mesmo pedem qualquer tipo de informação pessoal para permitir o acesso. Além de indicar a velocidade atual, o medidor também disponibiliza outras métricas:

  • Download: é a métrica que indica a rapidez com que um arquivo é “extraído” de um servidor para seu dispositivo. Não há uma velocidade de download mais indicada, pois tudo depende do objetivo de uso da internet. É para assistir séries, é só para papear no WhatsApp ou é para jogos online?
  • Upload: esse é o dado que mostra a capacidade da internet de enviar imagens, áudios e vídeos, entre outros arquivos, para a rede de computadores. Deve ser acima de 10 Mbps (megabytes por segundo) para ser considerada uma boa velocidade.
  • Latência: é o “atraso” que uma solicitação gasta para levar a informação de um ponto até o outro. O ideal é que esteja sempre abaixo de 30 ms (milissegundos).

Como analisar o resultado? Acesse para verificar o Índice de Velocidade de Conexão da Netflix e escolha o país que você quer ter acesso.

Imagem de Índice de velocidade

A velocidade ideal para assistir à Netflix

Agora que você conseguiu descobrir a velocidade da sua conexão, será que ela é a melhor opção para curtir seus momentos de lazer sem estresse?

Tudo vai depender do que você quer. Se assistir aos programas online com a qualidade do sinal padrão (SD) é suficiente para você, a própria Netflix recomenda no mínimo 1,5 MB de velocidade.

Já se você é do time HD (high definition), 5 MB é a velocidade mínima ideal indicada pelo streaming.

LEIA MAIS:

Com 5 MB de internet vai ser tudo perfeito?

Não é bem assim. 5 MB é realmente uma boa velocidade. Porém, é importante lembrar que há outros fatores que podem comprometer a qualidade de transmissão da plataforma de vídeos, prejudicando a mensuração do Índice de Velocidade de Conexão da Netflix, como:

  • Wi-Fi: a distância entre o roteador e seu celular impacta diretamente na velocidade da conexão. Uma opção é ter mais de um roteador em casa, em diferentes pontos. Outra alternativa é colocar o aparelho em um local mais alto, como em uma estante;
  • Senha de Wi-Fi fraca: se a sua senha for muito simples, é muito mais fácil de aquele seu vizinho espertinho surrupiar sua internet. E aí, dependendo do que ele estiver fazendo, vai prejudicar bastante sua diversão. Por isso, pense em senhas mais complexas, com números, letras maiúsculas, minúsculas e algum sinal gráfico. A intenção é dificultar mesmo;
  • Múltiplos usuários: se você estiver assistindo a um filme, sua mãe a um vídeo no YouTube e seu irmão jogando online com os amigos, é bem provável que a qualidade da velocidade fique comprometida. Nesse caso, pode conectar um dos dispositivos diretamente no roteador por meio de um cabo Ethernet.

LEIA MAIS:

Imagem de Vivo Selfie Netflix

Netflix e a arte do entretenimento

O serviço de streaming, que começou em 2007 nos Estados Unidos, hoje conta com mais de 200 milhões de assinantes no mundo todo. A ideia de oferecer filmes e séries dos mais variados para você assistir a hora que quiser, com direito a pausas e até downloads para assistir offline, se tornou um enorme sucesso.

Quer saber tudo sobre as maravilhas que a Netflix tem para oferecer? Leia mais neste guia que preparamos.

Vivo Selfie com assinatura Netflix

Se você é daquelas pessoas que não gostam de ficar de fora quando os amigos começam a falar sobre os filmes e séries do momento, o plano pós Vivo Selfie + Netflix é uma boa opção para você.

Com ele, você tem 50 GB de internet, sendo 25 GB para usar como quiser e os outros 25 GB para curtir o streaming. Lembrando que, após a contratação do Vivo Selfie + Netflix, é preciso ativar ou vincular à assinatura da plataforma de vídeos.

Vivo Guru

Netflix: como usar?

Assista ao vídeo e aprenda a usar o aplicativo da Netflix para curtir filmes e séries usando o seu celular.

Um mundo de streaming para você aproveitar

Que a Netflix é um sucesso todo mundo já sabe. Mas a boa notícia é que ela não é o único streaming disponível no mercado.

Amazon Prime, Telecine, HBO Go e Vivo Play são alguns exemplos de serviços de vídeo sob demanda que têm um vasto catálogo de filmes, séries e documentários para você assistir onde e quando quiser.

Aproveite para conhecer todos os benefícios que a Vivo oferece para assinantes desses outros serviços digitais!

Leia Mais:

Leia também