Trabalhar em casa depende de uma boa conexão de internet por um motivo bem simples: praticamente todas as atividades profissionais que fazemos hoje em dia precisam dela. Pense, por exemplo, nas videochamadas e no uso de softwares que ficam alocados na nuvem. Você vai precisar estar online para acessá-los, não é mesmo? Por isso, o plano escolhido deve ser estável, eficiente e estar de acordo com as suas necessidades atuais.

Desde o início da pandemia, sobretudo na fase mais crítica da crise sanitária, a adoção de plataformas digitais cresceu bastante. Isso porque a necessidade de isolamento social fez do home office uma solução para dar continuidade às tarefas, mesmo à distância. 

Com a retomada presencial, entretanto, o modelo híbrido — que mistura as duas modalidades —, mostrou que veio para ficar em muitos negócios. Daí a necessidade de ter as ferramentas adequadas para o trabalho fluir perfeitamente, sem nenhum tipo de surpresa indesejada.

Nesse sentido, a internet de fibra ótica é uma das tecnologias mais eficientes, principalmente por sua disponibilidade e agilidade. Ao contrário de outras opções existentes, como a via satélite, ela não sofre interferências eletromagnéticas. Ou seja, assegura muito mais rapidez e estabilidade para fazer tudo o que é preciso no dia a dia.

Quer mais detalhes de cada uma das vantagens da fibra ótica? Continue conosco neste artigo.

Imagem de uma pessoa mexendo na fibra ótica. Imagem de uma pessoa mexendo na fibra ótica.

Por que a fibra ótica é a melhor opção para trabalhar em casa?

A internet fibra ótica é vantajosa para quem trabalha em casa por ser estável, ágil e eficiente. Isso porque o fluxo de dados percorre uma infraestrutura composta por tubinhos de vidro transparentes e flexíveis, do tamanho de um fio de cabelo. Essa malha garante que a transmissão das informações aconteça em uma grande velocidade.

O sinal é conduzido através de reflexões de raios laser ao longo de todo o cabo, característica que garante a altíssima capacidade de transmissão. Ou seja, você terá:

  1. Maior agilidade para baixar e enviar arquivos, desde os mais leves aos pesadíssimos;
  2. Estabilidade para realizar as suas tarefas diárias, como as reuniões por vídeo ou o uso de softwares de gestão de projetos;
  3. Melhor performance em geral.

Ao escolher essa tecnologia para ter em casa, é possível trabalhar com maior tranquilidade e rapidez. Trata-se de uma transmissão de banda larga a longas distâncias com extrema qualidade, sem instabilidades. 

A seguir, detalhamos tudo o que você consegue fazer com ela no home office. Vem com a gente!

Imagem de uma mulher fazendo uma reunião via video conferência. Imagem de uma mulher fazendo uma reunião via video conferência.

1. Participe de reuniões

As videochamadas são essenciais em nosso dia a dia de trabalho. Por isso, uma das vantagens da internet estável é justamente permitir que elas aconteçam sem interrupções. Uma boa conexão garante agilidade, eficiência e tranquilidade (ninguém gosta quando tudo trava e não conseguimos nos apresentar direito, né?).

Há diferentes softwares disponíveis e cada empresa adotou um específico para o trabalho remoto. Esse tipo de recurso permite, além das reuniões, um contato mais próximo com todos os colaboradores da equipe. Tal integração é muito importante no modelo híbrido, principalmente por viabilizar a troca de ideias e impressões.

2. Baixe documentos importantes

O envio e o recebimento de documentos acontece diariamente no mundo corporativo e uma das vantagens da fibra ótica é poder baixá-los rapidinho. Para quem trabalha com arquivos mais pesados, como vídeos e imagens, uma excelente conexão é ainda mais importante.

Dá para resolver tudo com maior agilidade, sem travar ou comprometer as atividades das outras pessoas da equipe ao sobrecarregar a internet.

3. Suba tudo na nuvem

Uma internet de qualidade permite utilizar soluções em nuvem com mais rapidez e facilidade. É possível transferir, em questão de segundos, todos os arquivos desejados para plataformas alocadas em cloud. Além disso, o desempenho dos softwares utilizados na esfera virtual também passa a ser muito melhor.

Inclusive, o uso da nuvem vem em uma crescente. Segundo a consultoria Gartner, a expectativa é de que esse tipo de recurso ganhe ainda mais espaço no mercado de trabalho. 

Nesse sentido, as principais tendências destacadas pela instituição para os próximos anos são:

  • Onipresença na nuvem;
  • Ecossistemas regionais;
  • Sustentabilidade;
  • Automatização de sistemas.
Imagem de notebook com informações na nuvem. Imagem de notebook com informações na nuvem.

4. Mantenha contato com clientes

Uma boa comunicação é essencial para qualquer negócio. Uma internet de qualidade faz com que o contato com clientes, parceiros e fornecedores aconteça da melhor maneira, estreitando relações e garantindo maior agilidade nas tomadas de decisão. 

Ou seja, você usará ferramentas essenciais, como WhatsApp e Skype, sem interrupções.

5. Seja eficiente na gestão de projetos

Existem diversos softwares de gestão de projetos e tarefas. Esse tipo de ferramenta dá uma visão ampla de todas as entregas, metas, objetivos e atribuições. 

Eles têm sido um recurso cada vez mais essencial para organizar o trabalho. Para utilizá-los, entretanto, é preciso ter uma boa conexão de internet. 

Tais plataformas permitem criar listas de tarefas, sinalizar os responsáveis e acompanhar todas as entregas. Tudo prático e rápido.

6. Aumente a sua produtividade

Interrupções e falhas podem influenciar diretamente a produtividade, o que torna a internet um elemento essencial para otimizar o dia a dia de trabalho. 

Uma boa conexão viabiliza o uso de ferramentas adequadas que, consequentemente, favorecem o cumprimento de prazos e objetivos. Ou seja, garante maior fluidez e resultados positivos. 

Imagem de um homem fazendo uma reunião com a equipe via video conferência. Imagem de um homem fazendo uma reunião com a equipe via video conferência.

7. Trabalhe em equipe

As ferramentas digitais possibilitam a realização de trabalhos simultaneamente. Dessa forma, toda a equipe pode colaborar em um documento ou projeto ao mesmo tempo. 

Isso é essencial para quem trabalha em casa. Com a fibra ótica, as tarefas podem ser feitas com maior fluidez e estabilidade.

Quais as vantagens do Vivo Fibra?

A Vivo, por exemplo, oferece planos específicos para diferentes situações e necessidades. Para se ter uma ideia, as opções Vivo Fibra contam com ultravelocidade e Wi-Fi grátis. E o melhor: ao contratá-las, é possível montar combos com TV, internet e telefone, de acordo com as demandas do seu trabalho (e pessoais também). 

Além de uma conexão rápida e eficiente, ao escolher um dos planos também é possível aproveitar descontos para ter acesso a filmes, séries, esportes e programações para toda a família.

Outra vantagem do Vivo Fibra é a possibilidade de gerenciar a internet a partir do aplicativo Smart Wi-Fi. É possível, por exemplo, usar a plataforma para medir a velocidade e a potência do sinal, bloquear e desbloquear dispositivos, alterar o nome e a senha da rede e descobrir quem está conectado, entre outras vantagens.

Gostou da ideia? Quer saber o que fazer para contratar? Primeiro, basta acessar o site da Vivo, analisar as características de cada pacote e escolher o plano que deseja. Em seguida, clique na opção "Assine já" ou em "Monte o seu combo". Prontinho!

Conclusão

Entre as principais vantagens da fibra ótica, a otimização das atividades no home office aparece, sem dúvidas, no topo da lista. Isso porque esse tipo de conexão garante maior estabilidade e disponibilidade para as demandas do dia a dia, evitando que haja interrupções no meio das tarefas do seu trabalho. 

Além disso, o serviço possibilita o uso de ferramentas essenciais à rotina, como softwares de videoconferência para fazer reuniões e plataformas de gestão. Tudo com bastante fluidez e eficiência. O resultado é uma produtividade ainda maior.

Se convenceu de que a fibra ótica é a melhor opção para o seu momento atual? Garantimos que os resultados serão os melhores. 

Aproveite também para entender como configurar o seu Wi-Fi e obter uma performance ainda melhor.

Até a próxima!

Leia também: