Quer saber a previsão do tempo, as principais notícias do dia, o significado de alguma palavra, se tem trânsito em seu trajeto, consultar sua agenda, realizar uma busca no Google, acionar o ar-condicionado ou ouvir sua playlist do aplicativo de música favorito? Basta perguntar ou dar o comando em voz alta. Quem executa é o Google Nest Mini, uma caixinha de som smart, compatível com assistente que fala e entende português. 

Não é de hoje que os chamados smart speakers ganharam espaço no mercado, mas, atualmente, eles se tornaram facilitadores da rotina e até companhias, de certa forma. Quem não se anima a ter um gadget desses?

Ainda não se convenceu? Então, continue a leitura para saber mais sobre o dispositivo e quais vantagens ele pode proporcionar para os usuários.

Imagem de Google Nest Mini Imagem de Google Nest Mini

O que é Google Nest Mini?

É uma caixa de som com sistema inteligente, desenvolvida pela gigante da tecnologia. 

O smart speaker chegou ao Brasil no final de 2019 e, atualmente, é um dos modelos com o melhor custo-benefício do mercado.

Para que serve o Google Nest Mini?

Basicamente, serve para controlar outros dispositivos através de comando de voz. Dessa forma, é possível:

  • Controlar a TV;
  • Acender e apagar as luzes;
  • Ligar, desligar e regular o ar-condicionado;
  • Ativar o aspirador de pó robô.

Porém, o uso não se destina a apenas essas funções. A caixa de som do Google também pode ser usada para tocar músicas, ler notícias, planejar as atividades do dia e organizar as tarefas a serem realizadas.

Como funciona o Google Nest Mini?

O aparelho é dotado de três microfones de longo alcance, podendo te ouvir a alguns metros de distância, sem que você precise se aproximar da caixinha. 

Outra boa sacada é o ajuste do volume automaticamente segundo o som ambiente. Digamos que você esteja ouvindo uma música e ligue um aspirador de pó barulhento. Imediatamente, o dispositivo reconhece o ruído e aumenta o volume para que o som fique audível para você. Demais, não acha?

E a caixa de som inteligente ainda consegue reconhecer até seis vozes diferentes, ou seja, outras pessoas que vivem na mesma casa podem acessar o gadget também. 

E o funcionamento é bem simples:

  • Basta ligar na tomada;
  • Ter acesso ao Wi-Fi ou acionar o Bluetooth;
  • Vincular a uma conta no Google;
  • Baixar o aplicativo Google Home no smartphone e comandar o dispositivo.
Mulher deitada na cama Mulher deitada na cama

Qual a diferença entre Google Home Mini e Google Nest Mini?

O Google Nest Mini é o sucessor do Google Home Mini, versão lançada no final do ano de 2017. 

De lá para cá, algumas melhorias foram feitas no dispositivo, sendo uma delas a evolução na reprodução de sons graves. A potência também aumentou, sendo 15W contra 9W do predecessor.

Qual a potência do Google Nest Mini?

A potência é de 15W, o que permite ouvir os sons com clareza e detalhes. Considerando o padrão de caixas de som, podemos dizer que ela está na média, já que esse indicador pode variar entre 3W e 40W.

Por outro lado, apesar da boa qualidade do som, o volume pode deixar um pouco a desejar se você pretende ter um smart speaker que funciona mais alto.

Como ativar o Google Nest Mini?

Para ativar, basta seguir o passo a passo:

  1. Instale e configure o aplicativo Google Home com a sua conta do Google em seu smartphone;
  2. Ligue o dispositivo a uma tomada;
  3. Vá em “Adicionar”, depois em “Configurar” e “Novo Dispositivo”;
  4. Aceite as permissões que são solicitadas pelo app.

Para ativar as funcionalidades, diga “Ok Google”. Esse é o comando que vai despertar o equipamento. Em seguida, diga o que deseja fazer.

Quais as funcionalidades do Google Nest Mini?

Muito fáceis de usar, eles trazem o mundo para dentro da nossa casa com um simples comando de voz. Do enorme repertório de tarefas que executam, as funções mais usadas são:

  • Consultas e pesquisas no Google (clima, agenda, trânsito, hora, dados de todos os tipos);
  • Reprodução de música;
  • Acionamento de dispositivos conectados a ele;
  • Chamadas de voz. 
Mulher usando smartphone na cozinha Mulher usando smartphone na cozinha

Como controlar a casa com o Google Nest Mini?

Você pode simplesmente pedir para acender e apagar as luzes, abrir e fechar cortinas, acionar a banheira, ligar a TV, aumentar a temperatura do ar-condicionado, ligar o aspirador de pó robô, entre outros comandos. 

Tudo isso dependerá dos dispositivos inteligentes compatíveis que você tiver na residência. O comando de voz ainda aciona as playlists de música e os conteúdos de seus aplicativos, mesmo se seu celular estiver longe.

E, mesmo fora de casa, é possível acionar o gadget. Imagine que anoiteceu e você vai chegar no escuro. Se o seu smartphone tiver o Google Assistente integrado ao Google Nest Mini, basta acioná-lo e pedir para ligar a luz de fora do imóvel. Boa, não é? 

Inteligente, o equipamento ainda permite configurar suas rotinas. Por exemplo, ao anoitecer, você dá o comando e ele inicia uma série preestabelecida, como apagar as luzes, ativar o alarme despertador do dia seguinte e dar início a uma sessão de meditação

De manhã, quando o chamar, o dispositivo pode apresentar sua agenda do dia, falar sobre o trânsito local e dar as principais notícias para você se preparar. Tudo a apenas um comando de voz. 

Segundo o Google, é possível controlar mais de 50 mil dispositivos inteligentes usando o aparelho.

Não deixe de investir em uma boa internet

Quando falamos de dispositivos conectados a uma rede, ter uma internet de qualidade é fundamental. Afinal, eles dependem dela para executar os comandos e operar as funcionalidades com agilidade. 

Que tal investir na Vivo Fibra? Assim, você alia qualidade e rapidez em um só serviço. O que é essencial para aproveitar ainda mais seus dispositivos, jogos, filmes e séries, entre outros.

Google Nest Mini com balão de fala de uma pessoa pedindo para ser lembrada e Google confirmando Google Nest Mini com balão de fala de uma pessoa pedindo para ser lembrada e Google confirmando

O Google Nest Mini é seguro?

Sim. Porém, é importante lembrar que ele utiliza um microfone que capta suas informações (como é o caso de quem controla agenda e atividades, por exemplo). 

A ideia é que ele colete dados de voz apenas quando o comando de despertar for dado (o “Ok Google”). 

No entanto, se você se sente pouco confortável com o dispositivo, basta evitar mantê-lo ligado o tempo todo ou compartilhar dados mais sensíveis em relação a você e sua família.

Por que investir? Conheça as vantagens

Agora que você já sabe mais sobre as configurações e características desse aparelho, está na hora de conhecer as vantagens do gadget para a sua rotina. Confira a seguir:

Google Nest Mini aprende com você

Compatível com Bluetooth 5.0 e Wi-Fi, o equipamento é discreto, com 9,8 cm de diâmetro, levinho, com média de 180 gramas, e ainda vem com Chromecast integrado. 

A saída de áudio é 360º, fazendo com que o som seja direcionado para todos os lados, gerando mais amplitude sonora. O dispositivo está em sua segunda geração, uma nova versão com um update da qualidade do áudio. 

Além disso, conta com suporte para parede, para que você o deixe no melhor lugar, em qualquer ambiente, e LEDs que se acendem indicando os controles de volume toda vez que alguém se aproxima. 

Quer mais? O equipamento possui tecnologia de machine learning, ou seja, a assistente virtual vai aprendendo sobre você, seus gostos e hábitos, e acaba sugerindo respostas cada vez mais personalizadas ao longo do tempo de uso. 

O aparelho ainda tem uma pegada sustentável: o tecido que o reveste é 100% feito de garrafas plásticas recicladas. 

Só vale reforçar um ponto de atenção: é preciso sempre estar perto de uma tomada, porque ele não tem bateria interna. Porém, o fio que o acompanha tem 1,5 metro de comprimento, facilitando o uso.

Google Nest Mini em cima de um móvel escrito Ok, Google, ligue a TV acima Google Nest Mini em cima de um móvel escrito Ok, Google, ligue a TV acima

Não há perda de privacidade com o dispositivo ligado

A empresa garante que a caixinha de som não fica ouvindo tudo o que se passa em sua casa. Ele é acionado apenas quando você dá o comando, dizendo antes: "Ok, Google".  

Entretanto, se mesmo sabendo disso não se sentir confortável, basta desligar o aparelho no botão quando ele não estiver em uso. 

Além disso, o alto-falante está conectado a sua conta do Google, e a empresa assegura que dispõe dos mesmos cuidados que tem com as contas vinculadas ao celular, por exemplo. 

Entretanto, você tem a opção de analisar, mover e excluir seus dados. Para saber mais, é possível acessar as políticas de privacidade e segurança do Google.

Excelente custo-benefício

Por fim, eis mais um ponto-chave nesse gadget. Com tudo o que entrega, consegue ser uma das caixas de som inteligentes mais baratas do mercado.

Está aí um excelente ponto de por que vale a pena investir no aparelho, não acha?

Onde comprar o Google Nest Mini?

Na Loja Vivo, o aparelho Google Nest Mini (nas cores carvão ou giz) sai por um preço que cabe no seu bolso e ainda tem frete grátis. É só aproveitar!

Agora que você já conhece todas as funcionalidades do Google Nest Mini e como esse dispositivo pode ser uma solução interessante para otimizar a sua rotina, basta adquirir o seu e começar a aproveitar todos os recursos que a caixinha tem a te oferecer, ajudando sua casa a se tornar automatizada. 

Até breve!