Você faz questão de ter um dos melhores celulares, então escolhe um iPhone. Além de todo o design diferenciado, os dispositivos mais recentes da Apple vêm com muita tecnologia, como o desbloqueio por reconhecimento facial. Mas o que fazer quando o Face ID não funciona?
Antes de se aborrecer pela dificuldade de desbloquear o celular, saiba que, na maioria das vezes, é simples resolver o problema para voltar a utilizar seu dispositivo com toda a facilidade da leitura biométrica facial.
Quer saber por que o Face ID não funciona? Vem com a gente, descubra o que pode estar acontecendo e o que fazer para solucionar o transtorno!
O que é Face ID?
Passamos muito tempo utilizando o smartphone e, além do entretenimento, guardamos informações pessoais, profissionais e arquivos importantes, como fotos e vídeos.
Logo, é preciso ter um sistema de segurança para que ninguém acesse esses dados, caso você perca ou tenha o dispositivo roubado.
Pensando nisso, a Apple desenvolveu um sistema avançado de autenticação, o Face ID, que desbloqueia o iPhone e iPad Pro por meio da leitura biométrica de reconhecimento facial.
Dessa forma, basta a pessoa posicionar o celular na frente do rosto, como se fosse fazer uma selfie, para que o aparelho seja desbloqueado.
Como funciona o Face ID?
É uma tecnologia que realiza uma autenticação intuitiva, utilizando a câmera TrueDepht, que faz o mapeamento preciso da geometria do rosto do usuário. Ela faz a captura de uma imagem infravermelha do rosto e coleta dados da face, projetando um mapa em profundidade com milhares de pontos.
A tecnologia transforma esses dados em uma representação matemática, assim, sempre que o usuário posiciona o celular em frente ao rosto, o sistema compara com as informações que estão registradas.
O mais legal é que o Face ID reconhece a pessoa mesmo se ela estiver com maquiagem ou com outras variações no visual, como barba, chapéu e óculos. O reconhecimento também é feito em ambiente externo e interno.
Além da praticidade de utilizar o Face ID para desbloquear o smartphone, a tecnologia também serve para autorizar compras na App Store e iTunes Store.
Com ela, o usuário pode ainda realizar pagamentos utilizando o Apple Pay. Alguns aplicativos também utilizam o reconhecimento facial da Apple.
Como ativar o Face ID?
Se você tem um modelo do iPhone ou iPad com o Face ID, precisa ativar o recurso. O passo a passo é muito simples. Acompanhe:
Entre em “Ajustes”;
Clique em “Face ID e Código”;
Vá em “Configurar Face ID”;
Caso seja solicitado, insira seu código de acesso;
Clique em “Começar”;
Posicione o celular na frente do rosto e siga as instruções;
O sistema faz dois escaneamentos da face do usuário.
Caso o dispositivo seja utilizado por duas pessoas diferentes, é possível configurar um Face ID alternativo.
Logo, esses dois usuários conseguem desbloquear o dispositivo por meio da leitura biométrica de reconhecimento facial.
Por que meu Face ID não funciona?
Dificilmente isso ocorre devido a um problema do iPhone ou iPad, já que o Face ID pode não funcionar direito devido a outros fatores. Confira:
1. Obstrução da câmera
Quando você vai fazer uma foto, é preciso que não haja qualquer obstáculo na câmera do celular, certo? Isso também é válido para o Face ID, dessa forma, o primeiro passo é verificar se há alguma sujeira, trinca na tela ou outra obstrução no sistema de câmeras TrueDepht, que ficam na parte superior da tela.
Veja também se a capinha do celular não está atrapalhando o visor, pois isso impede o aparelho de fazer o reconhecimento facial.
2. Opções de usos do Face ID
Ao configurar seu Face ID, você coloca em quais situações pretende utilizar o reconhecimento facial, como:
Desbloqueio do aparelho;
iTunes e Apple Store;
Carteira e App Pay;
Preencher senha;
Outros apps.
Então, verifique se a falha não está ocorrendo justamente por que você deixou de marcar a opção desejada para o uso da leitura biométrica facial.
3. Uso de acessórios
Apesar da autenticação com o Face ID funcionar com alguns acessórios, pode ser que alguns itens atrapalhem a biometria. Como ainda temos que utilizar a máscara em muitos ambientes, esse acessório pode atrapalhar também.
Pensando nisso, a Apple desenvolveu o Face ID que reconhece o usuário com máscara para o sistema iOS 15.4, iPhone 12 e versões posteriores.
4. Posicionamento incorreto do smartphone
Muitas vezes, o Face ID não funciona porque você não posicionou o aparelho de frente para o rosto da forma correta.
O ideal é manter o equipamento na vertical, cerca de 25 cm a 50 cm de distância.
5. Mudança radical de visual
Caso você tenha passado por uma mudança radical na aparência, pode ter falhas ao usar o reconhecimento facial da Apple. Nesse caso, você pode redefinir ou cadastrar um Face ID alternativo.
6. Atualização do sistema
Cada vez que o sistema operacional iOS é atualizado, ele passa por reformulações que corrigem falhas e melhoram a performance do aparelho.
Então, verifique se o seu dispositivo está atualizado:
Vá em “Ajustes”;
Depois em “Geral”;
E, por último, “Atualização do Software”.
7. Outras situações
Por fim, saiba que o Face ID não vai funcionar em algumas situações, como:
Ao ligar o dispositivo, caso a bateria tenha acabado, por exemplo, ou ao reiniciar o aparelho;
Deixar de desbloquear o aparelho há mais de dois dias;
Depois que você começou o processo de desligar seu iPhone;
O código de acesso não foi utilizado há mais de seis dias e você não utilizou o Face ID nas últimas quatro horas.
O que fazer se o Face ID parou de funcionar?
Caso você tenha testado todas as dicas anteriores e, mesmo assim, o Face ID não estiver funcionando, o recomendado é entrar em contato com o suporte da Apple.
Com isso, você pode detectar por que a tecnologia está apresentando falhas ou ser encaminhado para a assistência técnica.
Nada funciona? Considere um novo celular
Se estiver cansado de ter problemas com a autenticação por biometria do celular ou acha que está na hora de comprar um novo, anote a lista de sugestões com os melhores aparelhos da Apple:
iPhone 13 Pro Max
O iPhone 13 Pro Max vem com o chip A15 Bionic e 256 GB de memória interna. A tela é Super Retina XDR de 6,7 polegadas com ProMotion, sendo altamente resistente (Ceramic Shield).
Falando em resistência, o celular tem proteção à água, respingos e poeira. Apresenta o sistema de câmera Pro de 12MP e faz vídeos em 4K.
iPhone 13 mini
O iPhone 13 mini conta com o chip A15 Bionic, 512 GB de memória interna e tela Super Retina XDR de 5,4 polegadas, resistente a quedas. Faz vídeos com efeito cinema, criando efeitos incríveis de profundidade.
iPhone 12
O iPhone 12 tem a tela Super Retina XDR brilhante de 6,1 polegadas, bastante resistente a quedas.
O chip é o A14 Bionic e tem 64 GB de memória interna. Além disso, tem o sistema de câmera dupla avançado de 12 MP e permite gravar e editar vídeos 4K HDR em Dolby Vision.
iPhone 11
No iPhone 11, a tela é a Liquid Retina de 6,1 polegadas, o sistema de câmera dupla é de 12 MP, e você pode fazer vídeos em 4K.
O chip é o A13 Bionic e tem 256 GB de memória interna. O celular é resistente à água e à poeira.
Se o Face ID não funcionar, é preciso checar diversos aspectos no aparelho, especialmente alguma obstrução na câmera e nas configurações da autenticação.
Você vai ver como pode ser simples resolver o problema e voltar a desbloquear seu celular com facilidade.
Agora, se acha que chegou a hora de ter um smartphone novo, confira as opções que temos na Loja da Vivo.
Até mais!
Leia também: