Já ouviu falar em crimpagem? É o termo para o ato de fazer adaptações nos cabos de rede e os adequarmos às nossas necessidades. Afinal, embora seja fácil encontrar cabos já prontos, montar um em casa pode ser mais barato e mais simples do que você imagina. 

Mas, para fazer isso sem perder a qualidade da conexão, é bom saber como crimpar o cabo de rede (ou cabo ethernet). Elaboramos este guia prático para descomplicar o assunto para você. Boa leitura!

Vários cabos de internet azul desconectados. Vários cabos de internet azul desconectados.

O que é crimpagem?

Crimpagem designa o processo de junção de duas peças, como os fios e conectores de um cabo ethernet, por meio de uma construção mecânica. Ou seja: crimpar um cabo é montá-lo.

Apesar de ser fácil encontrar cabos de ethernet prontos para comprar, há ocasiões em que é preciso ter um que se adeque ao que você necessita.  

Por exemplo: se você deseja conectar dispositivos que estejam longe do roteador, crimpar um cabo para essa finalidade pode ser uma boa alternativa. 

Desse modo, a crimpagem serve para prolongar ou encurtar o cabo de rede, sem danificar os fios nem perder a qualidade da conexão, deixando-o exatamente como fica bom para você. 

Qual é a importância da crimpagem?

Uma boa crimpagem mantém a qualidade e a velocidade da conexão com a internet. Afinal, a ligação via cabo ethernet é mais rápida do que por Wi-Fi, especialmente se o sinal é compartilhado com muita gente.

Além disso, a conexão sem fio está mais sujeita a sofrer interferências do que uma via cabo, que é mais rápida e perde menos dados no meio do caminho.

Leia mais:

Qual é o padrão da crimpagem de cabos para rede?

Antes de começar a crimpagem, você vai precisar escolher um dos padrões de sequência para unir as pontas. 

Há dois mais utilizados: EIA/TIA 568A e EIA/TIA 568B.

É claro que cada padrão tem as suas características, mas ambos funcionam perfeitamente e nada diferem em desempenho. A diferença entre eles é a posição dos seus pares na hora de crimpar.

Roteador prata disponível para conectar o cabo de internet . Roteador prata disponível para conectar o cabo de internet .

Qual é o material necessário para fazer a crimpagem?

Para fazer a crimpagem dos cabos de rede, você vai precisar de:

  • Um alicate especial;

  • Estilete;

  • Dois conectores RJ-45 (tenha sobressalentes, caso algo dê errado);

  • Um cabo de rede, do comprimento suficiente para as suas necessidades.

Cabo branco com os quatro pares de fios trançados. Cabo branco com os quatro pares de fios trançados.

Como crimpar um cabo?

Agora que você já tem os materiais necessários para a tarefa, acompanhe o passo a passo:

1. Corte o cabo de rede

O alicate de crimpagem tem uma lâmina própria para isso, use-a para cortar o cabo no comprimento que deseja. Lembre-se de deixar uma sobra, pois não será possível fazer uma emenda caso o cabo fique curto demais.

2. Exponha os fios do cabo

Com a ajuda de um estilete, remova pouco mais de 2 cm da capa das duas pontas do cabo. Depois, exponha os quatro pares de fios trançados

Atenção: não use tesouras nem facas nessa hora, para não cortar ou danificar os fios. Alguns alicates de crimpar já têm um furinho específico para desencapar cabos. Se o seu não tiver, o estilete serve. 

3. Separe os fios trançados

Agora, separe os fios trançados. Se conseguir, deixe-os bem planos. Isso vai facilitar o processo.

Cada par tem um fio de uma cor (azul, laranja, marrom e verde) combinado com outro de cor branca. As cores podem ser sólidas ou listradas, dependendo do cabo.

4. Posicione os fios corretamente

Depois de separados, posicione os fios na ordem correta. Essa ordem vai depender do padrão que você escolheu: EIA/TIA 568A ou EIA/TIA 568B. 

5. Segure os fios na ordem

Mantenha os fios um do lado do outro, na ordem correta do padrão de crimpagem. Segure-os firmemente entre os dedos e pegue o alicate.

6. Corte os fios

Coloque os fios na lâmina do alicate de crimpagem e corte as pontinhas, para que todas fiquem alinhadas. Isso é muito importante para que a nova conexão funcione.

Nesse momento, meça o comprimento dos fios com o conector RJ-45. E corte as pontas em um comprimento não muito curto, apenas o suficiente para o início do cabo encapado ficar dentro do conector. Esse detalhe aumenta a durabilidade da crimpagem.

7. Segure os fios na posição correta

Com os fios alinhados, segure-os com firmeza novamente, para mantê-los na ordem correta.

8. Posicione o cabo no conector RJ-45

Pegue o conector RJ-45, de modo que a parte superior fique voltada para você, e posicione o cabo dentro dele. Lembre-se de que a ordem das cores vai depender do padrão de crimpagem.

Agora, empurre o cabo até que as pontas dos fios alcancem o fim do conector. Certifique-se de que os fios continuam na ordem correta e, caso algum deles tenha saído da posição, remova o cabo e alinhe os fios novamente.

9. Faça a crimpagem

Pegue o alicate outra vez, posicione o conector na entrada para crimpagem e empurre-o na ferramenta. Pressione o alicate com força para fazer a crimpagem.

10. Repita o procedimento na outra ponta

Uma ponta do cabo está montada! Agora, é só repetir o procedimento na ponta oposta.

Pronto! Para testar e ver se a sua crimpagem deu certo, é só conectar uma ponta do cabo no seu roteador e a outra no dispositivo que tenha porta ethernet (computador desktop, notebook, TV, videogame etc.). 

Se as luzes do seu roteador acenderem e piscarem e a internet funcionar como o esperado, significa que a crimpagem deu certo.

Roteador branco com seis cabos de internet conectados. Todos estão crimpados Roteador branco com seis cabos de internet conectados. Todos estão crimpados

Qual é a relação da crimpagem com jogar online?

No início do post, comentamos que uma conexão cabeada é mais rápida e confiável do que uma rede Wi-Fi, lembra?

Pois bem, se você curte jogos online, o ideal é usar uma conexão com fio. Isso porque a experiência do jogo depende (e muito!) da estabilidade da internet. Afinal, nada mais aborrecedor do que quando tudo trava no meio do game.

Qual é a melhor internet para sua casa?

Agora, de nada adianta fazer uma crimpagem de qualidade se a internet não está entregando tudo o que você precisa, convenhamos. 

Mesmo montando um cabo de rede do comprimento ideal para a sua necessidade, se a velocidade e a estabilidade do sinal são insuficientes, está na hora de mudar o plano de internet residencial.

Com tantas atividades rotineiras dependendo da internet, não dá mais para ficar com um pacote limitado, que toma seu tempo e interfere na experiência online. Por exemplo, fechar um combo TV e internet pode valer mais a pena, tanto para a economia quanto para a praticidade.

E quando o assunto é internet de qualidade, você já sabe: a Vivo Fibra sempre se destaca. Afinal, a banda larga é com fibra ótica, o Wi-Fi é grátis e você pode montar o combo do jeito que quiser.

E aí? Tudo certo para fazer a crimpagem no cabo de rede?

Até a próxima!

Como assinar Vivo Fibra

Leia também :