Cada vez mais populares para quem trabalha com imagens ou para o lazer, os drones se tornaram objetos de desejo de quem quer ter uma aeronave com controle remoto. Porém, apesar de parecer um brinquedo, é necessário avaliar diferentes critérios na hora de comprar um drone.

Nas lojas, você vai se deparar com opções que apresentam variações de modelo, peso, tecnologia empregada e também de preço. Então, tenha em mente qual é o uso que você pretende dar ao produto para fazer a melhor escolha. 

Para ajudar você a comprar um drone, seja para recreação ou finalidade profissional, separamos algumas dicas. Não perca!

Imagem de um drone sendo controlado. Imagem de um drone sendo controlado.

O que é um drone e para que serve?

O drone é um veículo aéreo não tripulado que pode ser controlado de forma remota. Em um primeiro momento, podemos comparar com um brinquedo de controle remoto. No entanto, apesar de ter um amplo uso para o lazer, o objeto também é uma ferramenta profissional importante como mostraremos adiante.

Composto por hélices (4, 6 ou 8), motor e bateria, os drones caíram no gosto popular e é possível encontrar aeronaves com diferentes tecnologias, algumas conectadas a aplicativos para você acompanhar o voo pelo seu celular. 

O drone recebeu esse nome por conta do som característico do aparelho enquanto está voando: a palavra em inglês significa zangão.

Como funciona um drone?

O drone chama a atenção de muita gente, mas afinal, como é que ele consegue voar? Eles são objetos leves, que funcionam com motores elétricos movidos a baterias pequenas. 

Esses motores fazem as hélices girarem, possibilitando que a aeronave se sustente no ar e percorra distâncias, desde 50 metros até uns poucos quilômetros. As informações do controle são transmitidas via rádio.

Os aparelhos contam, ainda, com uma placa de computador com os sistemas para navegação, visto que há modelos equipados com GPS.

Imagem de um homem mexendo em um drone. Imagem de um homem mexendo em um drone.

O que se pode fazer com um drone?

Os drones ganham cada vez mais espaço em momentos de lazer na sua casa, em ambientes com amigos e nas viagens. Além disso, podem ser utilizados para fazer performances de voos e para competições de velocidade entre os robôs aéreos.

Contudo, é preciso destacar que esses eletrônicos se tornaram uma ferramenta de trabalho para fotógrafos e cinegrafistas, para captar imagens aéreas de:

  • Eventos (casamentos, formaturas, festivais e outros);

  • Atividades esportivas;

  • Natureza;

  • Cenas para filmes e novelas, entre outras. 

Os aparelhos podem ser utilizados ainda para uso militar e fiscalizações policiais e ambientais ou até para controle da Covid-19, identificando aglomerações, por exemplo. 

Falando em questões de saúde, os drones auxiliam em salvamentos, identificando pessoas que estão se afogando e entregando boias. Podem ainda enviar medicamentos e itens de sobrevivência para quem está em situação de perigo.

Na área da segurança, o equipamento faz o monitoramento de diferentes locais, como estradas e grandes eventos. Os eletrônicos também ganham espaço na agricultura, mapeando áreas de plantação e na identificação de pragas, por exemplo, e na área da engenharia civil, realizando inspeção de obras.

Há ainda a possibilidade de utilizar essa tecnologia no varejo para entrega de comida, medicamentos ou até mesmo outras mercadorias (leves e de pequeno porte). Isso mesmo! Em breve, você poderá pedir um lanche que será entregue pelo ar, chegando na sua casa em poucos minutos. Interessante, não é mesmo?

Imagem de um rapaz controlando um drone. Imagem de um rapaz controlando um drone.

É preciso registrar o drone?

Uma dúvida comum de quem tem interesse em comprar drone é sobre o registro do produto. 

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) exige o registro de equipamentos dessa categoria que tenham mais de 250 gramas.

Como usar drone no celular?

Você pode utilizar esses equipamentos aéreos para diferentes finalidades. Se for comprar drone para o lazer, saiba que muitos modelos permitem que o controle seja feito pelo seu smartphone ou tablet.

Para isso, é preciso fazer o download do aplicativo (geralmente disponível para sistemas Android e iOS), que seja compatível com a marca da aeronave. 

Assim, você consegue pilotar pela tela do dispositivo, tornando a atividade ainda mais dinâmica, visto que pode acompanhar a captação das imagens em tempo real, possibilitando fazer fotos e vídeos mais interessantes.

Para isso, é preciso conectar o celular ou tablet ao controle com um cabo USB e acionar o modo Wi-Fi no drone. No seu dispositivo, você precisa conectar à rede do drone e colocar a senha (que você pode modificar pelo app).

Como comprar o melhor drone?

Depois de conhecer alguns detalhes sobre como funciona esse robô voador, chega o momento de saber quais critérios levar em consideração para comprar o drone. Veja abaixo:

Finalidade de uso

Caso o drone seja utilizado apenas para o lazer, talvez não seja preciso fazer um alto investimento. Mas, se o uso for profissional, vale a pena ter mais funcionalidades, como câmeras mais potentes.

Autonomia do drone

Verifique o que você espera da autonomia da bateria e da distância máxima do voo. Se o desejo é fazer vídeos curtos e em locais próximos, escolha modelos que suportam voos de poucos minutos e que contam com um valor mais enxuto.

Qualidade da câmera

Se você pretende fazer imagens e vídeos profissionais, escolha câmeras com resolução mais alta. Há modelos que produzem fotos com maior nitidez e vídeos em 4K, o que traz mais qualidade ao seu trabalho.

GPS

Uma dica é verificar se o drone tem GPS integrado. Assim, o equipamento pode retornar ao ponto de decolagem quando a bateria está fraca. O GPS permite, ainda, localizar o aparelho pelo smartphone.

Recursos de voo

Para quem está começando a usar drones, é interessante contar com alguns recursos, como manobras pré-definidas e sensores para desviar de obstáculos. 

Tamanho da aeronave

Por fim, analise o tamanho e peso do equipamento. Se a ideia for usar o drone em viagens, prefira modelos mais leves e compactos, ou seja, fáceis de serem transportados.

Quais são os drones indicados para iniciantes?

Se você vai comprar um drone pela primeira vez, é importante considerar alguns pontos. O primeiro deles é verificar quais recursos o eletrônico oferece para tornar a pilotagem mais fácil, afinal você vai fazer os seus primeiros voos com ele.

A dica é aproveitar modelos menores (chamados de mini drones) e com preços mais acessíveis, já que a ideia é aprender as funcionalidades mais básicas da aeronave. Dessa forma, caso haja algum dano no aparelho por conta de uma queda, o prejuízo será menor. 

Falando nisso, escolher um aparelho que tenha estrutura reforçada, proteção para hélices e trem de pouso também são fatores que podem proteger melhor o seu robô voador, especialmente contra colisões. Há, inclusive, mini drones que são à prova d'água.

Apesar de ser indicado a compra de modelos mais simples, escolha drones com GPS para que o aparelho possa voltar ao ponto de decolagem ou ser localizado pelo celular.

Quais as melhores marcas de drones?

Quer conferir algumas sugestões para comprar seu drone com mais segurança? Descubra, a seguir, as melhores marcas:

Drone Multilaser Bird

Imagem do drone Multilaser Bird Imagem do drone Multilaser Bird

O drone Multilaser Bird com câmera HD e controle remoto alcança 80 metros de distância e a bateria tem autonomia para 22 minutos de voo. 

Tem a função flip 360°, permitindo fazer giros radicais com o drone. É leve, compacto e vem com uma câmera com resolução HD de 3MP. Possui protetor de hélices e suporte de pouso.

Drone Multilaser Fênix

Imagem do drone Multilaser Fenix Imagem do drone Multilaser Fenix

O drone Multilaser Fênix permite ver, pela tela do seu celular, o que está sendo fotografado ou gravado. 

Tem câmera HD de 5MP, alcance de até 300 m, autonomia de 16 minutos e GPS integrado. Possui a função auto retorno para que o drone retorne a um local determinado quando a bateria está baixa.

Mini Drone Xiaomi

Imagem do mini drone Xiaomi Imagem do mini drone Xiaomi

Com uma câmera de 720p HD de 2MP, você controla seu mini drone Xiaomi pelo smartphone. 

Ele faz gravações panorâmicas em 360° e conta com G Sensor Mode, que controla a direção do voo com a inclinação do seu celular. Tem bateria que dura 10 minutos, proteção de hélices e chega a uma distância de até 50 metros.

Drone Multilaser Hawk

Imagem do drone Multilaser Hawk Imagem do drone Multilaser Hawk

Com câmera de 5MP, o drone Multilaser Hawk permite ajuste da angulação pelo controle e atinge uma distância de até 150 m. 

Possui GPS integrado, bateria com autonomia de 10 minutos e função de auto retorno. Tem ainda um estabilizador, tornando a pilotagem mais fácil.

Drone New Shark

Imagem do drone New Shark Imagem do drone New Shark


drone New Shark é dobrável e fácil de ser transportado. Tem bateria que dura até 20 minutos e alcance de até 80 m.

Possui câmera Full HD com resolução 1080p, função que permite ver as imagens em tempo real do celular e botão de emergência: caso o usuário perca o controle pilotando, o drone pousa imediatamente.

Drone DJI Mini 2 Fly More Combo 4K

Imagem do combo drone dji mini 2 fly more 4k Imagem do combo drone dji mini 2 fly more 4k

Se você busca um drone para uso profissional, o DJI Mini 2 Fly More Combo 4K, com GPS integrado, atinge até 10 km de distância, permitindo acompanhar os vídeos em tempo real. 

Tem um design compacto e dobrável, estabilizador, além de suportar vídeos de até 4K e fotos de 12MP. A bateria tem autonomia de até 31 minutos.

Drone DJI Mini 2 Fly More

Imagem do drone DJI Mini 2 Fly More Imagem do drone DJI Mini 2 Fly More

Com 249 gramas e câmera com resolução de 12MP, o drone DJI Mini 2 Fly More é compacto, ou seja, ótimo para viagens. 

Resiste a ventos de nível cinco e pode atingir uma altitude máxima de 4 mil metros. O equipamento faz vídeos em 4K e tem duração de bateria de até 31 minutos.

Drone DJI CP.MA.00000031.01 Mavic 2 PRO

Imagem do drone DJI CP.MA.00000031.01 Mavic 2 PRO Imagem do drone DJI CP.MA.00000031.01 Mavic 2 PRO

Indicado para uso profissional, o drone DJI CP.MA.00000031.01 Mavic 2 PRO tem câmera Hasselblad, fabricada na Suécia, de 20MP e que faz vídeo HDR de 10 bits com suporte para 4K. 

Além disso, o equipamento tem autonomia de até 31 minutos de tempo de voo, conta com quatro motores e atinge velocidade máxima de 72 km/h.

Onde comprar um drone?

Se você está procurando uma loja que tenha drones de marcas, modelos e tecnologias variadas, a dica é a Loja da Vivo. Temos diferentes opções de eletrônicos, como smartphones, tablets, smartwatches, além de drones e muito mais.

Deu para perceber que, ao decidir comprar um drone, você vai encontrar modelos bem variados entre si? Então, tenha clareza sobre a finalidade de uso do equipamento e quais recursos são essenciais para você aproveitar o melhor da sua aeronave.

Quer escolher com tranquilidade o seu drone? Dá uma espiada na vitrine da Loja da Vivo e encontre o equipamento ideal para você.

Bons voos e até breve!

LEIA MAIS: