Você viu ou recebeu uma foto, uma cena de um vídeo ou uma informação interessante e quer preservar o momento, mas não sabe como? Não se preocupe, vamos te ensinar a como tirar print da sua tela, seja pelo celular ou computador. 

Dessa forma, você pode armazenar esses dados ou compartilhar com alguém, por meio das redes sociais. No entanto, existem diversos comandos para cada plataforma e sistema operacional. 

Pensando nisso, preparamos um conteúdo com os principais atalhos e recursos nativos para tirar print, além de alguns aplicativos que cumprem essa função. Se interessou? Então continue com a gente e saiba mais!

Homem utilizando o teclado de um notebook com as duas mãos para tirar um print de tela. Homem utilizando o teclado de um notebook com as duas mãos para tirar um print de tela.

Como faço para tirar print no PC?

A maioria dos sistemas operacionais para computador contam com recursos nativos para print. A seguir, veja como fazer isso em cada um deles:

Windows

No Windows, é possível fazer um print de diferentes maneiras, utilizando comandos do teclado que acionam a função sem a necessidade de buscar pelo recurso nas opções de programas. Veja as opções:

  • Print Screen: basta apertar essa tecla específica que, automaticamente, o computador vai registrar a imagem da tela. Essa é a forma mais fácil no Windows;
  • Alt + Print Screen: essa função desconsidera a barra de tarefas e captura apenas a tela ativa do monitor;
  • Windows + Print Screen: o comando faz captura e salva o registro diretamente na sua pasta de imagens;
  • Windows + Shift + S: será exibido um pequeno menu na parte superior do monitor, no qual você pode determinar a área específica da tela que deseja registrar;
  • Windows + G: ao acionar essa função, se abrirá o programa nativo Xbox Game Bar. Além de tirar print, esse recurso também faz a gravação de tela do PC;
  • Alt + D: não faz o print na hora em que é acionado, mas sim após um a cinco segundos da ação, funcionando como um timer;
  • Ctrl + P: além de imprimir, como essa função também é possível registrar a imagem e salvá-la como PDF.

Além desses comandos, você pode utilizar a ferramenta de captura do Windows, que também é nativa do PC, e oferece alguns recursos, como: 

  • Recorte livre da tela;
  • Print da imagem completa;
  • Recorte retangular;
  • Registro de janela.

Para abrir essa ferramenta, basta que você aperte a tecla “Windows” e escreva “Ferramenta de captura” que o programa será executado.

Mac

O sistema operacional macOS também conta com algumas formas de atalhos para registrar a imagem da tela. Conheça todos, a seguir:

  • Shift + Command + 3: faz a captura da tela inteira;
  • Shift + Command + 4: permite selecionar uma área específica para capturar, arrastando o cursor. Pode, ainda, realizar o comando após abrir o menu e selecionar alguns itens da tela;
  • Shift + Command + 4 + Barra de espaço: você pode tirar um print de uma janela específica ou da barra de menu;
  • Shift + Command + 5: ao pressionar essas teclas, o programa de captura de tela será executado;
  • Shift + Command + 6: esse é o atalho para tirar print da “Touch Bar” do macOS.

Linux

As opções de atalhos são mais limitadas para registrar um print. Olha só:

  • Print Screen: serve para tirar um print da área de trabalho do sistema Linux;
  • Alt + Print: é feito um registro da tela que estiver ativa no monitor;
  • Shift + Print: você pode selecionar a área que deseja capturar.
Mão sobre um teclado de notebook e aplicando os comandos de print nas teclas. Mão sobre um teclado de notebook e aplicando os comandos de print nas teclas.

Qual é a tecla de atalho para print?

Para os sistemas operacionais Windows e Linux — que utilizam os teclados convencionais de diferentes marcas — a principal tecla para tirar um print da tela é o botão “Print Screen” ou “Prt Scr”, como abreviação.

Quanto ao macOS, ele tem à sua disposição um teclado específico. Nele, a principal tecla utilizada é a “Command”. 

Se você usa ou for utilizar um teclado universal no seu Mac, não se esqueça de configurar o acessório para que as funções sejam utilizadas corretamente, como é o caso do “Command”.

Como tirar print do celular?

Os principais sistemas também contam com recursos nativos para registrar a tela. Veja mais detalhes, a seguir:

Android

Para tirar print com o Android sem depender de aplicativos específicos, basta tocar no botão de bloqueio + diminuir volume. 

A partir desse comando, o sistema fará o registro da imagem e ela apresentará opções de ações para:

  • Editar;
  • Compartilhar;
  • Excluir;
  • Salvar o print na galeria do seu smartphone.

Para utilizar essa função, é necessário que o usuário aperte as duas teclas juntas. Caso contrário, você irá apenas abaixar o volume ou bloquear o aparelho.

Dependendo da versão do seu Android ou da interface do seu aparelho, você pode acessar essa função pela barra de tarefas. Para descobrir, deslize o dedo de cima para baixo na tela e busque pela opção “Captura de Tela”.

iOS

Nos iPhones, o comando é realizado de duas maneiras, a depender do modelo do aparelho. 

Para os dispositivos que contam com o botão touch ID, é preciso tocar no botão lateral + botão de início.

Para quem tem um aparelho com Face ID, o procedimento é: botão lateral + aumentar volume.

Após fazer o registro, você terá acesso a uma miniatura da imagem. É importante destacar que, para que a captura seja feita, os botões têm que ser apertados simultaneamente, assim como nos dispositivos Android.

Mulher num estúdio de música, utilizando um celular e feliz enquanto tira print no celular Mulher num estúdio de música, utilizando um celular e feliz enquanto tira print no celular

Tem algum aplicativo para tirar print?

Se você deseja contar com recursos extras ou está com alguma falha nas teclas, saiba que tem como tirar print por meio de aplicativos ou programas encontrados na internet.

A seguir, conheça boas opções disponíveis para cada dispositivo:

LightShot

O software LightShot está disponível tanto para Windows quanto para macOS. Essa ferramenta conta com recursos personalizáveis, como programação de tecla de atalho, escolha da extensão da imagem, entre outros.

Além disso, é de fácil uso e, por sobrepor a maioria dos programas executados, o programa se torna bastante eficiente, já que o acesso é facilitado.

Kazam

O Kazam é exclusivo para o sistema Linux e serve tanto para capturar imagens quanto para gravar vídeos do computador. 

Com ele, é possível fazer o print da página inteira ou apenas de uma área específica.

Screen Master

O Screen Master é uma das ferramentas de captura de tela mais conhecidas por quem utiliza Android. Inclusive, conta com recursos que não são encontrados nas soluções nativas dos aparelhos. 

Portanto, além de registrar as imagens do celular, com ele, por exemplo, é possível editar a captura, escrevendo ou desenhando sobre ela. 

Já para facilitar o print, o aplicativo exibe um menu flutuante, ou seja, basta que você toque no ícone para acionar o comando. 

SShot: Captura de tela

Para quem tem iPhone e não quer utilizar o recurso nativo do aparelho, uma boa solução é o app SShot. 

Entre os destaques desse recurso, temos o gerenciamento das capturas, ideal para quem tem muitos screenshots ou combinação de mais de uma imagem.

Agora que você já sabe como tirar print nos principais sistemas operacionais de computador e celular, basta utilizar os comandos nativos ou baixar um aplicativo que mais combine com você para começar a fazer as capturas.

Para tirar seus prints usando as dicas apresentadas, que tal combinar com Vivo Fibra? A internet dá estabilidade e velocidade para você tirar, enviar e fazer muito mais com seus prints.

Até a próxima!

Leia também: