Imagine que você está sem celular e tem que pedir emprestado o aparelho de alguém ou precisa fazer uma ligação urgente e não tem crédito para isso. Nessas horas, é importante saber como telefonar a cobrar. Dessa maneira, os custos da ligação irão para a pessoa para a qual você está ligando.

Telefonar desse modo era bem comum antigamente, especialmente quando não existia celular e dependíamos dos telefones públicos, conhecidos popularmente como Orelhão.

Caso você tenha vivido essa época, talvez se recorde de como era o ritual de ligar a cobrar (e do peso das fichas de metal no bolso). Mas, se já se esqueceu ou nunca precisou telefonar assim, descubra como é fácil fazer um telefonema desse jeito.

Duas mulheres na rua tentando ligar a cobrar no celular Duas mulheres na rua tentando ligar a cobrar no celular

Qual é o número para ligar a cobrar?

Carregamos nossos celulares para cima e para baixo. E quando precisamos contatar alguém, o mais comum é utilizarmos aplicativos, como o WhatsApp. Cheio de recursos e facilidades para enviar mensagens de texto ou áudio, o app faz parte da lista dos indispensáveis.

No entanto, quando por acaso estamos sem o nosso smartphone ou quando a bateria acaba e temos algo urgente a resolver, é possível pedir emprestado o aparelho de outra pessoa, sem que ela tenha que custear a chamada. 

Como? Fazendo uma ligação a cobrar: quem recebe a chamada é que arca com os custos da ligação.

O procedimento para discar o número muda um pouquinho, pois é preciso acrescentar alguns dígitos antes do número para o qual você pretende telefonar.

A sequência numérica varia dependendo se a ligação é local ou interurbana. E ainda muda de acordo com a operadora de celular escolhida para a ligação. 

Mas, não se preocupe. É bem simples.

Homem sentado no sofá ligando a cobrar Homem sentado no sofá ligando a cobrar

Como ligar a cobrar em 2022?

Dependendo da cidade ou da operadora de quem vai receber a chamada, o método para fazer a ligação a cobrar muda um pouco.

Como ligar a cobrar para celular?

Se você precisar realizar uma chamada a cobrar para um celular da mesma cidade em que você está, é muito simples: basta digitar 9090 antes do número do telefone. Por exemplo: 9090 21 99999-9999.

Ao discar assim, você ouvirá a mensagem: “chamada a cobrar, diga seu nome e a cidade de onde está falando”. 

Já a pessoa que recebe a ligação vai ouvir: “Chamada a cobrar: para aceitá-la, continue na linha após a identificação”.

Essa mensagem é importante, pois quem atende saberá que está recebendo uma ligação a cobrar. Desse modo, pode ou não aceitar a chamada.

Mão segurando um telefone fixo Mão segurando um telefone fixo

Como ligar a cobrar para telefone fixo?

O procedimento para fazer uma ligação a cobrar para um telefone fixo também é descomplicado.

Se for para um número da mesma cidade, é o mesmo que explicamos acima. Você digita 9090 e, na sequência, o número do telefone fixo. Por exemplo: 9090 21 2222-2222.

Como ligar a cobrar para outro DDD?

Caso precise realizar uma chamada desse tipo para outros municípios (mesmo que possua DDD igual, o que pode ocorrer com cidades vizinhas), é necessário digitar: 90 + código DDD do município + o número de telefone (fixo ou celular).

Para entender melhor, veja estas duas combinações:

Caso queira ligar a cobrar para Belo Horizonte (MG), digite 90 + 31 + o número do telefone. Por exemplo: 90 31 2222-2222.

Agora, se for para São Paulo (SP), ligue 90 + 11 + o número do telefone. Por exemplo: 90 11 99999-9999.

Fácil, né?

Como ligar a cobrar para outro município?

Como explicamos, quando a chamada a cobrar não é para a mesma cidade, podendo ser para outro município ou outro estado, é preciso inserir o número do DDD (que significa discagem direta a distância). 

Assim, basta digitar 90 + DDD + o número do telefone, como no exemplo a seguir, simulando uma ligação para o Distrito Federal: 90 61 99999-9999.

Foto de um telefone fixo Foto de um telefone fixo

Como ligar a cobrar para a Vivo?

Uma dica importante para reduzir ou evitar custos para a pessoa que recebe a ligação a cobrar é saber qual operadora ela utiliza. Isso porque os planos de telefonia costumam ter valores especiais quando realizamos esse tipo de chamada utilizando o código da empresa de destino.

Dessa maneira, se você precisar fazer uma chamada a cobrar para um telefone da Vivo, utilize o código 015:

  • Se a ligação a cobrar for para um local com o mesmo DDD, utilize 90 + 015 + número do telefone;
  • Se a ligação a cobrar for para um local com outro DDD, utilize 90 + 015 + DDD + número do telefone.

Como ligar a cobrar para outra operadora?

Da mesma forma que a Vivo, as outras operadoras também têm um código próprio. Mas não se preocupe, o procedimento de chamada é o mesmo. Basta trocar o código da Vivo pelo da empresa desejada:

  • Para regiões que tenham o mesmo DDD, utilize 90 + código da operadora + número do telefone;
  • Agora, se a ligação a cobrar for para um local que tenha outro DDD, utilize 90 + código da operadora + DDD + número do telefone.

Como habilitar o celular para receber chamadas a cobrar?

Se você escolheu o plano pós-pago da Vivo para toda sua família, aproveitando a melhor relação custo-benefício para que todos fiquem sempre conectados, ou outros planos, como o Vivo Easy, saiba que seu celular está habilitado para receber ligações a cobrar. Caso você não consiga receber esse tipo de chamada, entre em contato.

No entanto, se você tiver um plano de celular pré-pago e notar que não recebe as chamadas a cobrar, verifique, em primeiro lugar, se possui crédito no aparelho. Como você terá que pagar pela chamada, caso não tenha saldo, seu celular ficará impedido de atender esse tipo de ligação.

Como fazer recargas na Vivo?

A Vivo sempre oferece vantagens para os clientes, como o Vivo Combo, que possui aquele precinho especial para os pacotes de internet, TV e celular. 

Porém, se o seu plano for pré-pago, você pode fazer recargas de diferentes maneiras:

  • Site Recarga Vivo;
  • App Vivo, disponível no Android ou iOS;
  • Aura, assistente virtual do WhatsApp;
  • Aplicativo dos principais bancos e sites parceiros;
  • Ligação grátis para o *321#;
  • Ligação para *7000, selecionando a opção 2;
  • SMS com a palavra RECARGA para 321;
  • Diversos pontos de venda, como supermercados, lotéricas, bancas de jornais, farmácias, padarias, entre outros locais.

Viu só como fazer a ligação a cobrar é simples, seja para um celular ou para telefone fixo? Para que você não precise realizar chamadas desse tipo, conte com planos completos e repletos de vantagem para o seu aparelho, como os que a Vivo oferece!

Se você deseja um plano de celular sem surpresas na fatura, conte com o Vivo Controle: você paga um valor fixo, tem muita internet, WhatsApp à vontade e muito mais. 

Imperdível, né?

Até a próxima! 

Leia também: