Você quer saber como ler um QR Code com seu smartphone? Sem problemas, o processo é bem simples. Porém, antes de mais nada, é importante entender o que é esse código que aparece cada vez mais em nosso dia a dia.

O QR Code é um código bidimensional composto por padrões de pixels em duas cores, preta e branca. Sua sigla significa "quick response code" (em português, código de resposta rápida). Para acessar o conteúdo que ele codifica, basta apontar a câmera do celular para o símbolo e, assim, ver revelada a informação, sem a necessidade de digitar nenhum tipo de endereço eletrônico ou acessar aplicativos. 

E que tal agora saber tudo sobre o assunto e aproveitar o melhor dessa prática funcionalidade?

Mulher lendo informações no QR Code na sua encomenda com o celular Mulher lendo informações no QR Code na sua encomenda com o celular

Como ler um QR Code no celular?

É simples! Basta abrir o aplicativo de câmera e apontá-la para o código. Em questão de segundos, a informação desejada é exibida no seu celular. Você pode ser direcionado para sites, imagens, conteúdos específicos, pagamentos, convites e muito mais. 

Além da câmera nativa, há também aplicativos específicos para a leitura de QR Codes. São bem úteis para aparelhos que não possuem o recurso integrado e ainda permitem guardar o histórico de acessos. Algumas das opções mais utilizadas são o Kaspersky QR Scanner, disponível para Android e iOS, e o QR Code Reader, também para Android e iOS.

No entanto, se você prefere usar a sua câmera sem instalar nenhum recurso extra, então é necessário verificar se o seu dispositivo está habilitado para ler esse tipo de código. 

Como habilitar a câmera para ler QR Code no Android?

O primeiro passo é confirmar se o seu modelo de celular tem essa função nativa — alguns modelos Android não possuem. Para isso, abra a câmera do seu dispositivo e a aponte para o QR Code que deseja escanear.

Caso o seu smartphone seja habilitado para a leitura, você verá na tela uma notificação relacionada ao conteúdo. Toque em "Abrir", para ser direcionado. No entanto, caso nada aconteça, será necessário instalar aplicativos específicos, como os indicados no tópico anterior.

Se a função estiver disponível de modo nativo, também é possível acessá-la por um atalho: deslize a barra de status do seu celular para baixo e verifique se aparece um ícone referente a um QR Code. Se sim, toque sobre ele e comece a escanear.

Como habilitar a câmera para ler QR Code no iPhone?

O primeiro passo é abrir o aplicativo da câmera, nativamente instalado no iPhone. Todos os celulares da marca possuem o recurso de leitura integrado. Ou seja, não há a necessidade de baixar um app específico, pois o único benefício de tê-lo é justamente a questão do histórico, mencionada anteriormente.

Em seguida, mire a câmera diretamente no QR Code. Atenção: tente posicioná-la bem, sem inclinar, para escanear certinho. Rapidamente, o celular fará a leitura das informações e direcionará para o conteúdo desejado, que pode ser um aplicativo, um cardápio de restaurantes, um site promocional, entre outras tantas possibilidades.

Em modelos de iPhone mais recentes (a partir do 12), nem é preciso abrir a câmera. Ao colocar o dedo no topo da tela e deslizar para baixo, aparecerá na Central de Controle do iOS um ícone de código de barras. Toque sobre ele para começar a fazer a leitura.

Caso o ícone não esteja disponível, basta habilitá-lo. Em seu telefone, acesse "Ajustes", depois "Central de Controle" e, em seguida, "Personalizar Controles". Por fim, abra a seção "Mais Controles" e, dentro dela, encontre a opção "QR Code Reader". Toque no ícone verde de "+" e pronto!

Duas pessoas usando celulares para ler QR code de um menu Duas pessoas usando celulares para ler QR code de um menu

Por que minha câmera não lê QR Code?

Depois de seguir os passos indicados, ainda não consegue escanear os códigos? Isso pode acontecer quando o smartphone é mais antigo. Alguns desses modelos não contam com o recurso integrado. 

Para resolver o problema, pode ser necessário substituir o celular por um novo. Na loja da Vivo há várias opções com valores atrativos e condições especiais, principalmente para quem já é cliente. Assim, é possível atualizar o seu smartphone sem impactar o bolso!

Pessoa lendo QR code com celular Pessoa lendo QR code com celular

Quais os principais usos do QR Code?

É possível usar os códigos para diversos fins. Entre eles: 

Fazer contatos

Sabia que é possível gerar QR Codes que direcionam aos seus perfis do LinkedIn ou no WhatsApp? Uma vez feito, é fácil compartilhá-lo com as pessoas — ou grupos — que deseja adicionar. Ou então mostrá-lo quando estiver com elas, que podem escaneá-lo em questão de segundos.

Pagar contas

Muitos pagamentos, sobretudo via Pix, são feitos com QR Code. Ao finalizar uma compra, algumas lojas oferecem a opção de escanear o código para finalizar a transação dentro do aplicativo do banco. É bastante prático, principalmente porque não é necessário digitar muitas informações.

Acessar conteúdos

É comum empresas usarem QR Code para facilitar o acesso a conteúdos específicos. Aliás, isso virou uma prática comum durante a pandemia, para fins como visualização dos cardápios de restaurantes ou realização de pagamentos em lojas. 

Fazer recarga da Vivo

Também é possível usar QR Code para fazer a sua recarga de um jeito muito fácil. Primeiro, acesse o site Recarga Digital ou o app Vivo. Em seguida, selecione o valor desejado e escolha "Pix" como opção de pagamento. Agora, aponte a câmera do seu celular para o QR Code gerado e finalize o pagamento pelo aplicativo do seu banco ou carteira digital.

Leia mais:

Pessoa pagando compras usando o QR no celular por aproximação na máquina de cartão Pessoa pagando compras usando o QR no celular por aproximação na máquina de cartão

Como criar um QR Code?

É possível criar um QR Code de diversas maneiras. Todas igualmente simples.

Como dito anteriormente, redes sociais como LinkedIn e WhatsApp permitem gerar o código.

No WhatsApp:

  • basta ir a "Configurações" e, em seguida, tocar no símbolo de QR Code que está disponível ao lado do seu nome.

No LinkedIn, o processo é semelhante:

  • Abra o aplicativo e, depois, toque na caixa de pesquisa. Você verá o símbolo do código à esquerda dela;
  • Clique nele para gerar automaticamente seu QR Code.

Mas se a ideia for ter um QR Code para conteúdos gerais, como cardápios e sites, você pode usar aplicativos específicos. Um deles é o QR Code & Barcode Scanner, disponível para iOS e Android. Para começar a usar:

  • Abra o app e vá à aba "Meus códigos";
  • Toque em "Criar código";
  • Insira o seu link ou arquivo e escolha a opção "Criar".

Também é possível realizar o mesmo procedimento via desktop, usando sites como o QR Code Generator

Deu para perceber que o QR Code é um ótimo aliado para quem deseja simplicidade e agilidade, não é mesmo? É possível usar esse prático código para diversos fins, como pagar contas, fazer contatos e até mesmo ficar em dia com a recarga da Vivo! Tudo acessível pelo simples gesto de apontar a câmera do celular para esses símbolos. 

Aliás, falando em celular, aproveite para saber quais estão em alta, com os mais modernos recursos e, claro, câmeras habilitadas para você ler QR Codes quando quiser.

Até a próxima! 

Leia também: