Saber como gravar a tela do PC é interessante em diversas situações. Para quem é professor, por exemplo, e deseja criar uma aula sobre as ferramentas, esse recurso se torna uma excelente opção.

Além disso, com essa solução, é possível apresentar slides no computador durante uma videoconferência e registrar atividades da sua máquina.

Muitas pessoas ainda não sabem como gravar a tela do computador. Portanto, para ajudar, preparamos um tutorial que ensina a fazer isso nos principais sistemas operacionais, e uma lista com aplicativos que podem ajudar nesse processo. Confira!

Imagem do notebook aberto com uma tela de um homem explicando como gravar a tela do PC Imagem do notebook aberto com uma tela de um homem explicando como gravar a tela do PC

Como gravar a tela do PC de graça?

Basicamente, existem duas formas: 

  1. Utilizando o recurso nativo do seu sistema operacional;

  2. Baixando softwares gratuitos, disponíveis na internet.

1. Nativamente

A maneira mais simples é acessar a função nativa do computador. Porém, é preciso ter atenção às versões de cada plataforma, pois, nas mais antigas, esse recurso não está presente.

Na Microsoft, por exemplo, a gravação nativa está disponível somente a partir do Windows 10. Já no Linux, é necessário utilizar o ambiente “GNOME Shell” para gravar sem o auxílio de ferramentas externas.

2. Por programas

Para quem não tem acesso a uma versão operacional que permita a gravação de tela do computador, ou simplesmente queira utilizar mais recursos, a solução está no download de softwares.

Existem várias opções disponíveis e adequadas para cada sistema operacional. Algumas são pagas, porém, ao pesquisar com um pouco mais de calma, você encontra ótimas soluções gratuitas.

É importante destacar que, em último caso, é possível usar o smartphone para fazer a gravação da tela. Basta colocá-lo em algum suporte virado para seu monitor ou pedir para alguém segurá-lo. 

Porém, essa solução não é a mais indicada. Até porque, a gravação não terá a mesma qualidade dos recursos apresentados.

Mão morena teclando em um notebook. Mão morena teclando em um notebook.

Qual é o comando para gravar a tela do PC?

A seguir, entenda como gravar tela do PC de forma nativa, executando os comandos em cada sistema operacional:

Windows

O recurso nativo do Windows está presente a partir da versão 10. A solução é um programa que já vem integrado ao sistema, chamado “Xbox Game Bar”. 

Para acioná-lo, basta utilizar o comando: Windows + G. 

O programa se abrirá e você pode aproveitar os recursos disponíveis, como a gravação de imagem e som da tela do seu computador. 

É importante destacar que, por se tratar de uma solução nativa, ela não oferece tantos recursos interessantes. Portanto, se você precisa de algo mais completo, terá que recorrer a outras soluções. 

Mac

As versões mais atuais do macOS contam com um software nativo que, além de reproduzir conteúdos — como vídeos e fotos —, também possibilita a gravação da tela. 

O nome do programa é “QuickTime Player” e, para acioná-lo, basta acessar a barra de programas ou utilizar o atalho: Command + Shift + 5.

A partir disso, uma barra se abrirá na tela, apresentando as funções de gravação. Inclusive, é possível gravar o conteúdo com áudio, caso seja necessário dar alguma instrução durante o uso do recurso. 

Linux

Apesar do recurso não ser muito divulgado, dá para gravar a tela do PC, desde que você utilize o ambiente “GNOME Shell” no seu sistema operacional — seja ele o Ubuntu, Fedora ou Pop!_OS.

Essa funcionalidade fica oculta e, para acioná-la, é necessário utilizar o comando: Ctrl + Alt + Shift + R.

A tela começará a ser gravada automaticamente. Para cancelar a operação, basta utilizar o mesmo atalho e o arquivo estará disponível na sua pasta de vídeos. 

Tela preta com azul do midia player Tela preta com azul do midia player

Quais aplicativos podem gravar a tela do computador?

Existem diversos programas que podem gravar a tela do seu dispositivo. A seguir, confira algumas opções:

1. Apowersoft Screen Recorder

O Apowersoft é uma das melhores opções, é gratuito e está disponível para Windows e macOS. 

Um dos recursos mais interessantes é permitir que você selecione uma parte específica da sua tela e faça a gravação apenas da área selecionada. 

Além disso, é possível fazer a publicação da gravação diretamente em algumas plataformas — como o Youtube e Twitch —, logo após o fim da filmagem. 

Os formatos que o software disponibiliza são: 

  • MP4;

  • AVI;

  • MPEG;

  • FLV;

  • WMV;

  • VOB;

  • ASF;

  • GIF.

2. Movavi Screen Recorder

O Movavi, além de oferecer uma ótima qualidade na gravação de tela, entrega muito desempenho para quem precisa de uma ferramenta mais robusta, inclusive com suporte à edição de vídeos.

Esse programa está disponível para Windows e macOS e, apesar de oferecer pacotes de assinatura — com suporte a resoluções Full HD e 4K —, o usuário pode optar pela versão gratuita da ferramenta, com algumas limitações.

3. OBS Studio

O BS Studio é gratuito e está disponível para Windows, Linux e macOS. Se destaca por oferecer uma plataforma de transmissão online muito eficiente com gravações em Full HD, ideal para quem gosta de transmitir suas partidas de jogos no PC gamer.

Além disso, o software é bastante intuitivo e oferece recursos interessantes, como tutorial para novos usuários, possibilidade de personalizar a gravação com faixas de áudio e vídeo separadas, entre outros.

Qual é a internet mais estável para PC?

De nada adianta saber gravar, se você não tiver uma internet residencial de qualidade para fazer upload dos seus arquivos ou realizar uma transmissão ao vivo.

A Vivo Fibra é uma excelente opção para quem quer uma conexão estável e rápida — com ultravelocidade —, para que não fique sofrendo com travamentos ou quedas durante as gravações. 

A operadora consegue garantir a melhor qualidade possível, pois trabalha com a tecnologia de fibra ótica, que reduz a incidência de interferências causadas por fatores externos, como condições climáticas ruins ou a alta frequência das redes elétricas.

Agora que você já sabe como gravar a tela do PC, escolha a maneira que mais se encaixa no seu perfil e comece a utilizar o recurso agora mesmo. 

Ah, e não se esqueça de conferir os planos de internet que a Vivo tem, para que você possa aproveitar melhor essa função.

Até a próxima! 

Leia também: