Não é de hoje que o smartphone é uma das principais ferramentas para otimizar o dia a dia da maioria das pessoas. Ele é capaz de oferecer diversos recursos, que podem ser acessados em poucos cliques e na palma da mão.

E uma das soluções que pode facilitar sua vida na hora de tentar ingressar no mercado de trabalho é saber como fazer currículo pelo celular. Assim, você pode criar o documento a qualquer hora, sem depender de computadores de outras pessoas, caso você não tenha o seu.

Portanto, confira o conteúdo a seguir, em que explicaremos como realizar esse processo e daremos dicas de aplicativos que podem ser muito úteis, facilitando sua vida quando for fazer seu currículo. Vamos lá?

Duas pessoas mexendo no celular conferindo as formas de fazer currículo pelo celular. Duas pessoas mexendo no celular conferindo as formas de fazer currículo pelo celular.

Como criar currículo pelo celular?

Saiba que existem diversas formas de fazer isso. A seguir, confira cinco dicas importantes:

1. Procure uma base na internet

O primeiro passo é procurar por uma base de currículo na internet que seja mais fiel possível aos padrões utilizados atualmente. 

Assim, você evita fazer um documento que não contenha as informações necessárias relacionadas ao seu perfil.

2. Preencha seus dados corretamente

Isso é fundamental na hora de fazer um currículo pelo smartphone, ainda mais quando diz respeito aos meios de contato. Se eles estiverem errados, você perderá ótimas oportunidades de emprego.

Também é importante saber que não se deve utilizar informações falsas para se enquadrar em alguma atividade que você não domina. Caso contrário, você corre o risco de se queimar no mercado.

3. Atenção ao português

Não adianta apenas saber como fazer um currículo pelo celular. Também é preciso ficar atento ao uso correto da língua portuguesa, demonstrando o domínio necessário para se comunicar de forma clara. 

Se você não tiver tanto domínio com a escrita, peça ajuda para alguém que entenda melhor do assunto ou conte com um serviço de revisão antes de distribuir os documentos.

4. Mantenha o currículo sempre atualizado

Esse passo é importante para incluir novos cursos, habilidades ou recursos que você aprimorou, aumentando suas chances no mercado. Portanto, faça uma análise frequente de suas informações.

Mulher seguindo o passo a passo de como fazer currículo pelo celular em PDF. Mulher seguindo o passo a passo de como fazer currículo pelo celular em PDF.

Como fazer currículo pelo celular em PDF?

Ao fazer ou converter o documento em PDF, você garante mais segurança para seus dados. Para isso, siga o passo a passo:

  1. Utilize o aplicativo de texto de sua preferência;

  2. Crie o currículo;

  3. Certifique-se que está tudo preenchido corretamente;

  4. Acesse a área de salvamento no app utilizado;

  5. Clique em “Salvar como” ou “Exportar”;

  6. Na hora de escolher um formato, coloque como PDF;

  7. Pronto! Seu documento será convertido para esse formato.

Como fazer currículo no Word pelo smartphone?

O Microsoft Word é um dos principais programas de textos do mercado e muito utilizado para fazer currículo por dispositivos móveis

Porém, algumas pessoas ainda não sabem como utilizar essa ferramenta para criar seu currículo. Se esse é o seu caso, então confira o passo a passo, a seguir:

  1. Baixe o aplicativo Microsoft Word na sua loja online (Android ou iOS);

  2. Abra o app e faça seu registo ou login, caso você já tenha uma conta;

  3. Clique no ícone representado por um sinal de “+”, no canto superior da tela;

  4. Escolha o modelo “Currículo básico” para facilitar o processo;

  5. Preencha as informações solicitadas no documento;

  6. Salve seu currículo no formato que desejar e acesse-o na pasta de download do seu celular.

Também é possível contar com alguns recursos do app, para deixar seu currículo ainda melhor, como:

Mulheres conversando e mostrando quais são os melhores apps para fazer currículo pelo celular. Mulheres conversando e mostrando quais são os melhores apps para fazer currículo pelo celular.

Quais os melhores aplicativos para fazer currículo pelo celular?

Para fazer currículo pelo smartphone é importante contar com os melhores aplicativos. Até porque isso facilitará na hora de criar o documento corretamente. Por isso, a seguir, confira algumas opções:

1. Google Docs

O Google Docs está disponível para Android e iOS e é um dos principais aplicativos de criação de texto. Com ele, é possível utilizar várias funcionalidades de edição e ainda salvar seus documentos diretamente na nuvem, dando mais segurança ao processo. 

Essa integração também permite que você possa acessar os arquivos de qualquer lugar, seja pelo computador ou outros dispositivos.

2. Microsoft Word

O Word também é uma ótima ferramenta de escrita, que oferece diversas funcionalidades e modos de edição. Um diferencial é que ele apresenta uma lista de páginas pré-configuradas, que facilitam na criação de vários tipos de arquivos.

Um desses modelos é justamente o de currículo básico, que apresenta as informações mais comuns e que geralmente são utilizadas no documento. 

3. Pages

Este aplicativo está disponível apenas para dispositivos iOS e já vem instalado de forma nativa nos aparelhos iPhones e iPad, sendo um grande aliado de quem quer fazer currículo pelo celular. 

Ele disponibiliza 10 modelos diferentes já pré-configurados, o que facilita na hora de produzir os diferentes tipos de textos, inclusive os currículos. 

Além disso, os arquivos são armazenados no iCloud e você pode acessar de onde estiver, mesmo que não esteja com o celular em mãos.

4. Meu Currículo

O app Meu Currículo está disponível apenas para dispositivos Android e também é muito eficiente na criação de documentos.

Ele disponibiliza uma boa variedade de modelos pré-definidos, exclusivamente voltados à criação de currículos. 

Dessa forma, você pode escolher o que mais te agradar, preencher os dados e, assim que terminar, o documento será salvo em PDF.

5. Canva

O Canva está disponível tanto para Android quanto iOS e já é um velho conhecido dos usuários, devido à sua capacidade de personalização dos arquivos.

Com ele, você pode contar com diversos modelos personalizáveis de currículo, adicionando cores, imagens e layouts de acordo com seu gosto. 

Além disso, sua interface é intuitiva, o que facilita ainda mais a edição dos documentos.

Mão de menino segurando um celular conferindo qual o melhor plano móvel  da Vivo. Mão de menino segurando um celular conferindo qual o melhor plano móvel  da Vivo.

Qual a melhor internet móvel?

Para fazer currículo pelo celular, é necessário contar com uma internet de qualidade, que não te deixe na mão na hora de criar seus arquivos, seja em casa ou quando estiver na rua.

Para garantir uma conexão estável e rápida, com cobertura em todas as regiões do país, a melhor opção é assinar um dos planos móveis da Vivo, que garante uma internet de qualidade e diversos pacotes.

Os principais planos disponíveis são: 

  • Vivo Selfie: com muita internet e acesso gratuito a uma assinatura da sua preferência;

  • Vivo Pós Família: oferece pacotes com muitos gigas, ideais para dividir com todos na sua casa;

  • Vivo Controle: disponibiliza valores mais em conta com a segurança de uma franquia mensal e diversos recursos;

  • Vivo Easy: você pode montar sua configuração do jeito que preferir e, quanto maior o pacote, maior o desconto;

  • Vivo Pré Turbo: com possibilidade de recargas semanais ou quinzenais e com navegação em alta velocidade com a tecnologia 4.5G.

Além dessas vantagens, todos os planos contam com diversos recursos, como: 

  • Acesso a serviços digitais;

  • WhatsApp sem descontar da franquia;

  • Ligações e SMS grátis para qualquer operadora do Brasil; 

  • Entre outros.

Como você pôde ver, saber como fazer currículo pelo celular é ideal para ter mais praticidade no seu dia a dia, criando um documento de forma rápida e eficiente para enviar às empresas de seu interesse.

Portanto, baixe seu app preferido, escolha os melhores modelos e se certifique de preencher todos os dados corretamente, aumentando suas chances de conseguir uma oportunidade de emprego.

Até a próxima!

Leia também: