Não é exagero dizer que temos uma vida digital: nossos dados, documentos, planilhas, fotos e vídeos importantes ficam armazenados em dispositivos eletrônicos. Nesse sentido, é fundamental proteger essas informações, ou seja, é necessário entender como fazer backup.

Desse modo, você evita perder esses registros por qualquer razão, como uma pane no próprio celular ou computador. 

Quer saber como fazer backup no seu smartphone ou PC? Acompanhe as dicas a seguir e mantenha seus arquivos protegidos e sempre à mão. Vamos lá?

Imagem de um smartphone fazendo backup de dados em nuvem. Imagem de um smartphone fazendo backup de dados em nuvem.

O que é backup e qual sua importância?

É uma cópia de segurança que você faz de um determinado dispositivo, como seu celular ou notebook, para outro local, como pendrive, HD externo ou nuvem — armazenamento online que pode ser feito no Google Drive, iCloud, Dropbox, OneDrive, entre outros.

Esse procedimento é importante porque deixar suas informações e registros digitais guardados em apenas um equipamento é um risco. 

Imagine ter trabalhado semanas em um projeto profissional ou em uma apresentação da faculdade e, por alguma pane no seu notebook, não conseguir abrir o arquivo?

Ou perder um álbum de fotos do seu filho ou daquela viagem inesquecível porque seu smartphone não liga mais?

Logo, é fundamental fazer backup, ou seja, ter uma cópia de segurança em outro local, podendo ser em mídia física ou na nuvem. 

Com isso, você tem acesso a seus documentos mesmo que seu dispositivo seja atacado por vírus ou tenha algum problema técnico.

Nuvem e Backup - Descomplicando a Tecnologia Online

#vivoguru

Como fazer backup do celular?

Se você é uma daquelas pessoas que usa o celular para tudo, especialmente registrar os melhores momentos com a sua família e amigos em fotos e vídeos, precisa saber como fazer backup no smartphone.

Vale ressaltar que, além de ser uma medida para manter seus arquivos protegidos, ao liberar armazenamento do celular, você garante um desempenho mais rápido, já que o processador usa o espaço livre para funcionar adequadamente.

A seguir, veja como fazer backup nos sistemas operacionais Android e iOS:

Android

  1. Abra “Configurações” (ícone em formato de engrenagem);
  2. Clique em “Google”;
  3. Vá em “Backup”;
  4. Escolha “Fazer backup”;
  5. Pronto! Seus dados ficam arquivados em servidores do Google (ficam salvos na nuvem) e, para sua segurança, são criptografados para que só você possa acessá-los.

É possível configurar seu armazenamento com login e senha do Google no Google One ou diretamente no Google Drive.

Logo Android

iOS

  1. Abra “Ajustes” e clique no seu nome;
  2. Vá em “iCloud”;
  3. Ative “Backup do iCloud”;
  4. O backup do iPhone passa a ser feito todos os dias quando o aparelho estiver carregando, bloqueado e com conexão Wi-Fi.

Para localizar e gerenciar os backups feitos no iCloud pelo iPhone é simples:

  1. Abra “Ajustes” e clique no seu nome;
  2. Vá em “iCloud”;
  3. Clique em “Gerenciar Armazenamento”;
  4. Escolha “Backups”.
Logo IOS

Como fazer um backup do WhatsApp?

Você sabia que também consegue fazer backup das mensagens trocadas via WhatsApp? É bem simples fazer a cópia de segurança do aplicativo. Veja só:

  1. Clique nos três pontinhos no canto superior direito;
  2. Vá em “Configurações”;
  3. Entre em “Conversas”;
  4. Selecione “Fazer Backup”.

Para gerenciar o backup do WhatsApp no celular Android:

  1. Entre no Google Drive;
  2. Depois, clique em “Armazenamento”;
  3. Selecione "Backups". Ali estará a cópia de segurança das conversas do mensageiro.

Para gerenciar o backup do app em um iPhone, é preciso acessar o iCloud: 

  1. Entre em “Ajustes”;
  2. Clique no seu nome;
  3. Vá em “iCloud”;
  4. Selecione “Gerenciar Armazenamento”;
  5. Por fim, escolha “Backups”.

Como fazer backup do computador?

O computador é, muitas vezes, nosso companheiro inseparável de trabalho e estudos, por isso, é necessário que a gente realize backup das informações para não perder nenhum documento ou dado importante. Veja como fazer backup em um notebook ou PC:

Windows

Se você usa Windows no seu computador, o passo a passo de como fazer backup é o seguinte:

  1. Abra “Configurações” (você pode digitar a palavra na caixa de pesquisa no canto inferior esquerdo da tela);
  2. Clique em “Backup”;
  3. Aí é só escolher a opção do local para fazer a cópia de segurança no  armazenamento na nuvem, como OneDrive para salvar seus arquivos e acessá-los com login e senha de qualquer outro dispositivo, ou em um dispositivo de armazenamento externo, como pendrive ou HD externo.

MacOS

Desde a versão 10.5 do sistema, é possível fazer backup nos computadores da Apple de uma forma bem prática com o Time Machine:

  1. Conecte um HD externo com espaço igual ou maior ao do seu computador no Mac;
  2. Vá ao menu Apple;
  3. Entre em “Preferências do Sistema”;
  4. Acesse o “Time Machine”;
  5. Clique em “Fazer Backup Automaticamente”;
  6. Selecione o disco onde quer fazer a cópia de segurança.

De um PC para HD Externo

Caso você queira salvar suas informações em um HD externo, pode seguir o passo que apresentamos para o Windows ou MacOS. 

Se preferir selecionar apenas alguns vídeos, imagens ou documentos, basta conectar o HD externo na entrada USB do seu PC e arrastar os arquivos que deseja guardar.

Imagem com informações do Vivo Cloud. Lê-se: "Seus arquivos mais seguros em apenas um clique". Imagem com informações do Vivo Cloud. Lê-se: "Seus arquivos mais seguros em apenas um clique".

Como funciona o Vivo Cloud?

Para você não correr o risco de perder documentos, o ideal é o armazenamento na nuvem. Imagine ter suas fotos salvas no pendrive e o dispositivo ter um problema e não abrir? Você pode também perder essa mídia física. E aí? O que fazer?

Por isso que o mais recomendado é salvar tudo na rede, pois você fica mais tranquilo e pode acessar suas informações de qualquer dispositivo conectado à internet. 

Um jeito simples de ter todos os seus arquivos organizados é usar o Vivo Cloud, serviço de nuvem da Vivo.

Assim, seus dados ficam protegidos e você pode guardar fotos e vídeos utilizando pastas e álbuns. Se quiser, também consegue compartilhar tudo com seus amigos.

A ideia do Vivo Cloud é simplificar sua vida digital, permitindo que você salve seus arquivos online e possa sincronizá-los com seus dispositivos. 

O mais legal é que o app da plataforma é intuitivo, permitindo que você acesse o que quiser e na hora que preferir, sem complicação.

Documentos pessoais e financeiros, projetos do seu trabalho ou da faculdade ou mesmo fotos e vídeos de momentos inesquecíveis: é preciso cuidado para não perder algo tão importante, concorda? 

Por isso, é fundamental saber como fazer backup e, para não ter qualquer risco, a dica é utilizar o armazenamento na nuvem.

Se você busca um serviço seguro e prático de armazenamento na nuvem, pode contar com a Vivo. 

Conheça as vantagens do Vivo Cloud e fique sossegado com seus arquivos digitais, pois estarão muito bem organizados e poderão ser acessados com um clique!

Mantenha suas informações seguras sempre e até a próxima!

Leia também