Início de ano é complicado para a maioria das pessoas, afinal, chegam IPTU, IPVA, a lista do material escolar, entre outras contas. Isso tudo seguido de um mês em que os gastos também costumam ser altos, com presentes de Natal, ceia, encontros e viagens de Ano Novo. É nesse momento que ecoa mais alto a pergunta: como economizar?

Mesmo que você ainda não receba o salário dos seus sonhos e não sobre muito no fim do mês, é possível somar uma quantia ao fazer pequenas mudanças no dia a dia, sem que isso signifique fazer muitos sacrifícios. 

Não acredita? Então, veja as sugestões que a gente selecionou para você entender de vez como economizar!

Menina analisando contas, parecendo ser bem pensativa para economizar dinheiro. Menina analisando contas, parecendo ser bem pensativa para economizar dinheiro.

Como economizar no dia a dia?

Sabe aquele ditado “de grão em grão, a galinha enche o papo”? A mensagem é simples: aos poucos, mesmo em pequenas porções, dá para juntar uma quantia bem bacana no fim do mês.

Se você acha impossível com a sua renda atual, pense que, se você conseguir economizar qualquer valor após colocar em prática alguma dessas dicas, é sinal de que ela funciona, concorda? 

Então, confira as dicas que a gente selecionou para economizar dinheiro em pouco tempo. 

Caso você ache que não rola mudar tantos hábitos de uma só vez, escolha um para começar e parta daí 😉

Anote seus gastos

O tempo vai passando, a vida vai acontecendo loucamente e, quando vê, o dinheiro foi embora, você nem sabe como. Esse é o primeiro deslize que quem quer economizar não pode cometer.

Afinal, como poupar dinheiro, se você não sabe com o que gasta? Por isso, controle os seus consumos da maneira que melhor se adaptar. Em práticas planilhas, modernos softwares e apps de anotações ou no velho caderninho, anote com detalhes todos os custos.

Para visualizar melhor esses dados, separe as contas em gastos:

  • Fixos;

  • Variáveis;

  • Emergenciais.

Mulher sentada fazendo suas anotações durante o dia para economizar dinheiro. Mulher sentada fazendo suas anotações durante o dia para economizar dinheiro.

Adie as compras

Aqui, temos outro bom ditado que resume de forma categórica este conselho: “vontade dá e passa”. Bateu o olho naquele tênis lindão que pipocou no seu feed e já está colocando o item no carrinho de compras? Segura o impulso, deixa a ideia descansar e veja o que acontece depois.

Há especialistas que aconselham esperar sete dias para efetuar uma compra, mas diversos gastos desnecessários podem ser evitados apenas deixando a aquisição para amanhã. 

Passou o tempo e você ainda quer adquirir o produto? Maravilha, é bem provável que seja uma compra consciente e bem planejada. Percebe o click?

Separe o que é desejo e o que é necessário

Planejar os seus gastos e economizar dinheiro também significa avaliar o porquê de estar fazendo a compra. 

Não precisa entrar numa jornada de autoconhecimento e transcender para chegar nessa resposta, basta começar com uma pergunta simples: você precisa disso?

Seja qual for a sua resposta, sempre tente controlar seus impulsos, lembrando da dica anterior. 

Mãos negras como se tivessem "protegendo" uma círculo rosa de moedas. Mãos negras como se tivessem "protegendo" uma círculo rosa de moedas.

Use dinheiro vivo

Hoje em dia, é muito fácil fazer qualquer transação financeira, não é mesmo? Afinal, com tantos benefícios da conta digital, não é de se surpreender que a gente use bem menos o dinheiro em papel, certo?

Apenas lembre-se de que, se você for usar cartão de crédito, terá de pagar as taxas do mercado. Então, dê preferência ao dinheiro vivo para efetuar compras simples.

Foque as promoções

Pesquise antes de adquirir algo e foque nas promoções e descontos. Muitas vezes, eles são oferecidos para pagamentos à vista, ou quando a compra é maior (naqueles casos de “Leve 16, pague 12”, por exemplo). 

Também é bom lembrar que aquisições maiores realizadas em um mesmo lugar costumam sair mais em conta.

Corte os gastos

Refeições fora de casa, cafezinho e sobremesa depois do almoço, lanchinho no meio da tarde no trabalho, delivery etc. costumam drenar bastante o nosso rico dinheirinho. 

Depois de ter organizado a sua lista de gastos (lá da nossa primeira dica), você deve ter percebido isso, não é?

Então, depois de enxergar o quanto exatamente você está gastando, você poderá fazer uma lista de prioridades e mudar alguns hábitos. Levar o almoço de casa pode economizar uma boa quantia no fim do mês. 

Pague à vista

Sempre que possível, prefira fazer o pagamento à vista. Se você não tem o valor agora, planeje-se para juntar o dinheiro antes e só depois comprar o que deseja ou precisa pagando na hora, já que assim a chance de conseguir um bom desconto é maior.

Homem de cabelo grisalhos analisando suas contas no notebook para economizar dinheiro. Homem de cabelo grisalhos analisando suas contas no notebook para economizar dinheiro.

Como economizar dinheiro mesmo ganhando pouco?

Você deve ter percebido que, mesmo ganhando pouco, é possível juntar dinheiro, certo? Isso porque é necessária uma pequena mudança de pensamento para, então, mudar os hábitos que vão trazer mais prosperidade para a sua vida. 

Se as sugestões que demos no tópico anterior ainda não te convenceram, veja só estas dicas de como economizar:

Tenha em mente seus objetivos

Quando você sabe aonde quer chegar, fica mais fácil trilhar o caminho, concorda? Então, organize os seus objetivos em:

  • Metas de curto prazo (para acontecerem num período de seis meses a dois anos);

  • Metas de médio prazo (geralmente entre dois e cinco anos);

  • Metas de longo prazo (mais de 10 anos).

Além de fazer esse planejamento, veja quanto precisa economizar todos os meses para conseguir atingir os seus objetivos.

Os consultores costumam aconselhar que se guarde de 10% a 15% do valor que se ganha mensalmente. Mas, se essa quantia for alta para a sua renda atual, estipule um número confortável para você começar, nem que seja 5%.

E lembre-se: economize no pequeno para gastar no grande.

4 dicas para sair do vermelho

Tenha uma renda extra

Todo mundo sabe fazer algo que possa ajudar e solucionar o problema de outra pessoa. Pense em alguma coisa que você faz com facilidade e ofereça isso ao mundo. 

Sabe costurar, cozinhar ou fazer algum artesanato? Prefere dar aulas particulares, revisar textos ou fazer pequenos consertos domésticos? As possibilidades são infinitas, basta olhar para si e prestar atenção no que o mercado (ou as pessoas) está pedindo.

Silhueta de tempo e moedas ao lado. Silhueta de tempo e moedas ao lado.

Converta o item em horas trabalhadas

Se você acha que nada do que dissemos até aqui vai mudar o seu jeito de pensar as finanças, talvez isto faça cair a ficha: veja quanto tempo você precisaria trabalhar para pagar o que você pretende comprar.

Dessa forma, você vai tomar decisões mais conscientes e menos impulsivas, além de enxergar direitinho quanto precisará para alcançar o seu objetivo. Para o sim ou para o não, fazer esse cálculo é sempre uma boa pedida.

Pague as dívidas

Esta é nossa última dica, mas nem de longe é menos importante que as demais. Se há uma dívida em questão, é importante quitá-la, pois os juros costumam ser bastante altos. Tente renegociar a dívida para conseguir valores mais acessíveis e concentre-se em pagá-las.

Aqui, um detalhe bem importante: só depois de organizar as suas finanças e encontrar um modo de economizar dinheiro pense em investir parte da sua renda, ok? 

Depois de já ter uma quantia guardada — que não pode ser o montante reservado para emergências — é que você pode pensar em fazer investimentos.

Até lá, você pode abrir uma conta em um banco digital, que não cobre taxas e permita o investimento no Tesouro Direto, por exemplo. É um ótimo começo!

Homem e mulher negros sorrindo ao fazer as contas juntos. Homem e mulher negros sorrindo ao fazer as contas juntos.

Como a Vivo pode te ajudar a economizar?

Sabia que a Vivo pode te ajudar a economizar dinheiro? Sim! E oferecendo serviços bem simples. 

Um deles é o Vivo Pay, uma conta digital que facilita a sua vida, para que você não perca tempo nem… Dinheiro! Com as finanças em dia e as contas organizadas, a chance de você se atrapalhar nos números é bem menor. 

Além das facilidades da conta digital Vivo Pay, você acumula gigas de internet para usar como quiser. E sabe o que isso significa? Economia, claro!

O outro serviço que vem para aumentar a sua comodidade é o Vivo Money, o nosso empréstimo pessoal. Lembra daquela dívida ou conta atrasada que tira o seu sono? O Vivo Money pode ser a solução para o momento.

É só fazer uma simulação com a gente, enviar os documentos para a análise e receber o dinheiro na sua conta. Dissemos que era simples, não é?

Pronto! Agora você já sabe como economizar dinheiro pensando no futuro, sem deixar de curtir as coisas boas da vida. Bora fazer a listinha de gastos e começar a organizar as finanças? 😉

Até a próxima!

Leia também: