Dividir a tela do PC é uma solução interessante para quem deseja acessar mais informações simultaneamente. Ao fracionar a área de trabalho da maneira correta, o usuário tem diversos ganhos, como melhora na ergonomia e maior organização das tarefas. Ou seja: é tudo de bom!

Se você deseja conhecer os benefícios de fazer essa manipulação e, de quebra, aprender a configurar a função em diferentes sistemas operacionais, então veio ao lugar certo.

Imagem de um homem acessando redes sociais gamers pelo computador Imagem de um homem acessando redes sociais gamers pelo computador

Quais as vantagens de dividir a tela do computador?

Dividir a tela do PC pode ser vantajoso para o usuário. O bom é que a operação pode ser feita tanto com um monitor só, sem a necessidade de acessórios complementares, quanto utilizando outro dispositivo. 

A função pode ajudar o usuário no trabalho ou até mesmo na hora do lazer, quando o recurso pode ser utilizado em jogos. Como sabemos, muitos gamers adoram ter múltiplas telas à disposição.

Mas, afinal, quais são os reais benefícios de dividir a tela do PC?

Aumento da área útil

Uma das vantagens em dividir a tela do PC é o aumento de sua área útil, possibilitando a utilização de mais programas simultâneos e facilitando a organização da rotina. Para quem necessita acessar variados documentos ou programas, essa solução pode dar mais dinamismo às tarefas, já que não será necessário ficar trocando de aplicativo a todo momento.

Melhora da ergonomia e do conforto

A divisão da tela do PC pode trazer benefícios em ergonomia e conforto, principalmente quando são utilizados dois monitores. Essa mudança pode fazer o trabalho e o estudo fluírem de forma mais organizada e rápida, ajudando a evitar picos de estresse.

Quem trabalha com tradução, por exemplo, pode colocar o arquivo original de um lado e o traduzido do outro, ganhando em produtividade e eliminando a necessidade de ficar trocando de documento a todo momento.

Aprimoramento da comunicação

A comunicação entre colegas de trabalho também pode ser beneficiada. Com o recurso, é possível utilizar uma tela para as tarefas a serem executadas e a outra para abrir o chat online, o e-mail ou um programa de mensagem. Dessa maneira, é mais fácil manter a concentração. 

Além disso, essa ação também pode beneficiar o cliente, proporcionando um atendimento mais eficaz e a entrega de informações com mais rapidez, já que todos os dados necessários ao suporte estarão presentes e visíveis na outra metade da tela. Ou no segundo monitor.

Imagem de um homem fazendo uma reunião com a equipe via video conferência. Imagem de um homem fazendo uma reunião com a equipe via video conferência.

É preciso dois monitores para dividir a tela do PC?

Não necessariamente, mas é melhor.

Como já dito acima, é possível dividir a tela do PC utilizando um monitor só. Porém, os aplicativos ficarão mais “espremidos” na tela, fazendo com que você tenha que se esforçar mais para ver todos os conteúdos abertos. 

E isso pode ser ainda mais problemático quando o monitor utilizado é pequeno, como nos notebooks, cujas telas costumam ter entre 15 e 17 polegadas. Nesses casos, a melhor maneira de tornar o recurso eficiente é utilizando dois ou mais monitores independentes.

Ao escolher conectar dois monitores, entretanto, é necessário verificar se sua placa de vídeo é potente o suficiente para suportar ambos os dispositivos. E não se engane: uma boa placa de vídeo também será necessária no caso da divisão de uma tela única, pois a exigência de desempenho será dobrada. Do contrário, seu computador provavelmente sofrerá com travamentos e lentidão.

O mesmo vale para outros componentes do computador, como memória e processador, também mais exigidos durante a utilização do recurso. Uma queda de desempenho poderá ocorrer quando o usuário usa a solução para jogos, que exigem intenso processamento da máquina. 

Dessa maneira, para poder aproveitar plenamente da divisão da tela, ou da conexão de um monitor suplementar, o ideal é ter um computador moderno e atualizado.

Imagem de um menino jogando em um computador. Imagem de um menino jogando em um computador.

Mas, enfim: como dividir a tela do PC?

É possível realizar a manipulação em diversos sistemas operacionais. Cada um deles tem procedimentos específicos. 

Como abrir duas janelas no Google Chrome?

O navegador Google Chrome permite a abertura de duas janelas ao mesmo tempo, facilitando o acesso a diversas informações sem precisar ficar trocando de aba a todo instante:

  1. Abra o Google Chrome;

  2. Clique em “Restaurar tamanho", ao lado da opção de fechar a aplicação (representada por um “X”);

  3. Mova a tela para área desejada do computador;

  4. Utilize as bordas da página para ajustar seu tamanho na tela;

  5. Abra outra janela do Google Chrome;

  6. Repita o processo e mova a página até que ela fique ao lado da já aberta.

Como abrir duas janelas no Linux?

É também possível dividir a tela do PC no sistema operacional Linux, permitindo o uso de mais de um recurso ao mesmo tempo: 

  1. Abra a aplicação desejada;

  2. Pelo mouse, clique sobre a barra de título, segure e arraste para a direita ou esquerda — você verá metade da tela se realçar;

  3. Pelo teclado, pressione a tecla “Super” e aperte a seta direita ou esquerda, dependendo do lado que deseja posicioná-la.

  4. Abra outro aplicativo e repita o procedimento.

Como abrir duas telas no Mac?

Dispositivos Mac também oferecem a função de dividir tela de maneira bem simples:

  1. Abra a aplicação desejada;

  2. No canto superior esquerdo, clique e segure sobre a bolinha verde;

  3. Escolha entre fixar do lado direito ou esquerdo da tela;

  4. Abra o outro programa e execute o mesmo procedimento.

Como usar duas telas com cabo HDMI?

Essa função é utilizada, principalmente, em notebooks, mas também funciona com desktops. Assim, é possível utilizar uma tela maior, melhorando a visualização das tarefas. Para fazer isso, acompanhe o procedimento a seguir:

  1. Conecte o cabo HDMI no notebook e no monitor;

  2. Na área de trabalho, clique com botão direito e acesse a opção “Resolução de tela”;

  3. Escolha entre as opções “Duplicar tela”, “Estender tela” ou “Segunda tela somente” (a tela do notebook se apagará, ficando apenas a imagem do monitor);

  4. Clique em “Ok”, para finalizar a operação;

  5. Aguarde a tela ser duplicada.

Imagem de uma mulher trabalhando em um notebook com uma segunda tela ao lado. Imagem de uma mulher trabalhando em um notebook com uma segunda tela ao lado.

Como trabalhar com duas telas ao mesmo tempo?

Para trabalhar com duas telas simultaneamente, a melhor opção é utilizar o recurso “Estender tela”, explicado no tópico acima. Dessa forma, é possível abrir programas distintos em ambos os monitores, com cada um executando uma tarefa.

Vale lembrar que não será necessário instalar outro mouse e teclado já que, para acessar a segunda tela, basta mover o cursor até a borda e os comandos passarão automaticamente para o outro monitor ou TV

Esse recurso é muito utilizado por gamers, para terem uma visualização maior do cenário. Mas também é bastante eficiente no ambiente de trabalho, otimizando o tempo e o acesso às informações.

Agora, que tal colocar a mão na massa e utilizar esse super recurso para jogar seus jogos favoritos, estudar ou trabalhar? Você vai se sentir multitarefa!

Até a próxima! 

Leia também