Ao se tratar do smartphone, todo cuidado é pouco, não é mesmo? Só de pensar em perder o dispositivo ou causar algum dano no aparelho já bate aquele desespero. Isso porque o utilizamos o dia todo e para diversas atividades. Pensando nisso, surge a dúvida: celular atrai raio?
O que é preciso fazer no caso de uma tempestade com relâmpagos e trovoadas? Acontece alguma coisa? Isso é mito ou verdade? A cada dia, aparecem rumores diferentes sobre o smartphone e até de perigos que eles poderiam causar, inclusive aos usuários.
Mas chega uma hora que a gente tem que passar tudo isso a limpo para que você possa aproveitar o máximo dessa tecnologia sem se preocupar, concorda? Então, vem com a gente e conheça algumas lendas que envolvem o celular!
Quais os maiores mitos e verdades sobre celular?
Começou a chover forte e você está doido para usar o smartphone. Só que, na hora, pensa: será que celular atrai raio? Ué, mas por que isso aconteceria? Vamos acabar de vez com esses mitos? Continue conosco e saiba mais!
Celular atrai raio?
Você está sempre com o smartphone na mão, seja para tirar fotos, trabalhar, ver séries ou usar as redes sociais. Aí, o tempo muda e começam os raios e trovões. Será que é preciso ficar longe do celular?
Não, você não precisa ficar longe do seu aparelho, simplesmente porque o celular não atrai raio. Apesar do medo de muitas pessoas, trata-se de um grande mito.
A chance de você ser atingido por um raio com um celular na mão é a mesma de ser atingido se estivesse sem o equipamento. Ou seja, uma em cada um milhão, em média, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Posso carregar quando estiver chovendo?
Outra dúvida que pode surgir é se existe algum perigo em deixar o celular carregando em dias de chuva. Olha, o melhor é evitar deixar os eletrônicos na tomada quando começa a chuvarada.
Isso porque uma tempestade com ventos pode danificar a rede elétrica, sem contar que os raios podem fazer com que uma descarga elétrica maior seja conduzida até as casas. Assim, o celular pode sim queimar.
Mas, calma, não é preciso ter medo de colocar o dispositivo para carregar, caso esteja uma garoa fina. Fique de olho somente quando o tempo muda bruscamente e vem aquela chuva forte, pois isso pode causar variações na corrente elétrica.
Posso usar o celular quando estiver chovendo?
Você pode usar seu smartphone normalmente em dias de sol ou de chuva para ver seus apps, baixar músicas, entre outras atividades.
O legal é não utilizar o equipamento caso você esteja embaixo da chuva (obviamente) ou caso ele esteja carregado na tomada enquanto chove, devido aos riscos de uma sobrecarga na corrente elétrica.
Aliás, não é recomendado usar o celular na tomada, independentemente do tempo lá fora. Isso porque o equipamento pode aquecer e, com isso, danificar a bateria.
Preciso carregar sempre até 100%?
E se o assunto é bateria, você já sabe que tem que tomar alguns cuidados, né? É claro que, nos equipamentos atuais, a bateria não vicia, mas será que é preciso chegar sempre nos 100%?
A resposta é não. O recomendado é não deixar o celular zerar a carga, porque para a bateria funcionar, ocorre um processo químico, em que os elétrons se movimentam de um pólo ao outro. São os chamados ciclos de carregamento, sendo que a vida útil do acessório corresponde a um determinado número de ciclos.
Logo, quando você completa esses ciclos de carregamento, vai, aos poucos, reduzindo a autonomia da bateria, pois pode haver comprometimento desse processo químico.
Hoje as baterias possuem maior resistência e durabilidade no uso diário por serem de Lition, sendo assim se você remover o celular antes de chegar em 100% não causará nenhum dano ao aparelho. Além disso, muitos ficam se perguntando se pode deixar o celular carregando a noite toda e a resposta é sim.
Ao chegar 100% o carregador do aparelho não irá transmitir mais energia, ou seja, não irá causar nenhum dano ao aparelho. Mas, se o seu lema é o tempo de carregamento, dependendo do circuito elétrico da resistência isso pode influenciar.
Prevenir de qualquer problema é sempre importante e alguns fabricantes de celular recomendam uma série de cuidados ao carregar, como por exemplo: não deixar o aparelho em coberta, sofá e outros, debaixo do travesseiro, não utilizar fios descartados ou tomadas com mau contato e o uso de adaptadores.
Se cair na água, pifa?
Não é novidade para ninguém que eletrônicos e água não combinam, né? Então, caso leve o celular junto na hora de ir ao banheiro ou para curtir uma piscina, tome cuidado!
Se o seu smartphone não for à prova d 'água, é preciso ser ágil, caso você o derrube na água, para que ele não pife. Veja o que fazer para minimizar os danos:
Tire da água e seque o smartphone com uma toalha;
Desligue o equipamento (caso ainda esteja ligado);
Retire o cartão de memória e chip com cuidado para a água não entrar;
Pegue um papel-toalha, coloque sobre a mesa e deixe esses componentes em cima para que o papel absorva a água;
Coloque o celular em uma vasilha ou saco de arroz e deixe-o lá por dois ou três dias, a fim de que a umidade seja eliminada. O ideal é manter o pote ou saco bem fechado.
Logo, como você vê, se o celular cair na água, ele pode pifar sim, caso você não tome os cuidados listados.
E se o aparelho não voltar a funcionar mesmo após passar dias no pote de arroz, a dica é levá-lo para uma assistência técnica.
Tela rachada prejudica o desempenho?
Você não quer nem lembrar da cena de um celular caindo, né? Quando isso acontece, a primeira coisa é ver se houve algum estrago na tela.
Se, infelizmente, você não tinha uma película de proteção de qualidade, e a sua tela rachou, será que é recomendado continuar usando o aparelho?
A gente sabe que o custo para consertar pode ser alto. Mas, a tela trincada atrapalha o uso, dificulta a leitura, a gravação da tela, entre outros aspectos, além de ser muito ruim fazer um vídeo ou foto.
A rachadura não vai, de cara, prejudicar o desempenho do celular, mas ela pode aumentar de tamanho, deixar o equipamento mais exposto às ações do tempo e trazer danos ao display, atrapalhando o touch e uso geral.
Dessa forma, caso a queda tenha provocado mais que um simples arranhão, o ideal é procurar a assistência técnica e substituir a tela quebrada.
Pasta de dente tira risco na tela?
Apareceu um risquinho na tela do seu celular e você correu para o banheiro para solucionar o arranhado com a pasta de dente? Será que funciona?
O creme dental não tem nenhuma propriedade que poderia eliminar qualquer arranhão na sua tela. O que pode ocorrer, como mostram alguns vídeos no YouTube, é apenas suavizar riscos bem levinhos, ou seja, não se trata de nenhuma solução mágica, ok?
Mas, tenha cuidado, pois o uso do creme dental, que é abrasivo, pode danificar o verniz da tela do seu equipamento.
Capinhas interferem no sinal?
A gente sabe que as capinhas protegem o celular e até trazem um estilo diferente ao aparelho. Algumas pessoas, inclusive, colecionam o acessório. Mas será que ela interfere no sinal do celular, atrapalhando o uso da internet?
Isso é mito! Então, fique tranquilo para usar o acessório de plástico, silicone ou couro, pois ele não causa qualquer problema para a recepção ou emissão de sinal do aparelho.
O mesmo não podemos dizer das capinhas de metal: essas podem sim se comportar como um espelho, desviando o sinal.
E aí? Descobriu se o celular atrai raio? Gostou de conhecer os mitos e verdades que estão relacionados com o uso do smartphone?
Agora você já sabe o que responder quando alguém perguntar se o celular atrai raio ou trouxer outras dúvidas sobre os rumores que rondam esses eletrônicos.
Até logo!
Leia também: