21.05.21

BTFIT: melhore a sua qualidade de vida sem sair de casa

Veja como se manter ativo e garantir a saúde física e mental com atitudes simples e uma ajudinha da tecnologia.

O isolamento social necessário por conta da pandemia da Covid-19 deixou bem claro que nada será como antes. E provou que nossa antiga rotina pode – e deve – ser bem diferente daqui para frente. Se as empresas eram receosas com o trabalho remoto, agora têm certeza de que ele é uma medida eficiente. O mesmo se comprovou em relação à prática de exercícios em casa. Isso graças aos aplicativos focados em treinos online, a exemplo do BTFIT, que permite acesso a programas de treinamento e aulas online de onde estiver. E quer saber? Nesta quarentena, muita gente passou a mexer mais o corpo do que antes!

A verdade é que já faz um bom tempo que entendemos a importância da prática constante de exercícios físicos, seja para se manter em forma ou garantir a saúde mental. Entretanto, esse tempo de isolamento em casa reforçou ainda mais essa necessidade. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 150 minutos de exercício moderado por semana são a medida adequada para se ter uma vida saudável. 

Entretanto, o cenário da pandemia não contribuiu. Com o fechamento de academias, clubes, parques e áreas de lazer dos condomínios, foi preciso mesmo usar a criatividade e treinar da porta de casa para dentro. 

Por outro lado, acabaram as desculpas de falta de tempo, já que o deslocamento não é mais necessário. E os ganhos foram de todos os lados, principalmente para a manutenção do bem-estar, amenizando a ansiedade, os medos e o estresse que assombram o período de confinamento.

Nesse sentido, aprendemos a cuidar de nossa saúde física e mental sem sair. E os resultados foram muito positivos. 

A seguir, listamos 10 dicas para você incluir na sua rotina e ganhar ainda mais qualidade de vida. Vamos lá?

Imagem de tutorial do app BTFIT

1. BTFIT: baixe um app de treino online

Praticar exercícios em casa não significa que você possa dispensar as orientações profissionais. Pelo contrário! É importante ter um acompanhamento para saber que está no caminho certo. Por isso, os aplicativos que possuem treinamento e aulas online são as melhores opções. 

O Vivo BTFIT oferece treinos personalizados, preparados por um personal de acordo com os objetivos e tempo disponível de cada aluno. 

Além disso, o app ainda dá acesso a programas de treinamento (que você pode baixar e assistir offline) e permite que você faça aulas coletivas de yoga, pilates, ballet fitness e outras modalidades. 

Tudo isso a preços muito acessíveis: você pode escolher o plano semanal ou mensal. Entre na página e confira! 

2. Tenha uma rotina bem estabelecida

Trabalhar em casa pode ser gostoso e o dia rende muito mais, já que você não perde tempo com deslocamentos, mas eis aí também uma armadilha para se perder no tempo e acabar trabalhando demais. 

Para evitar isso e tornar o dia produtivo, a dica é seguir o horário de trabalho estabelecido e se empenhar em realizar o que planejou para fazer antes e depois do expediente. 

Comprometa-se com você, estipulando e cumprindo os horários de treinamento em casa, de alimentação, de lazer e tentando manter a hora de ir para cama.

Imagem de uma mulher dormindo

3. Durma bem

Sono em dia faz toda a diferença! Dormir bem ajuda a melhorar o metabolismo, previne doenças e dá mais disposição. 

Por outro lado, noites maldormidas podem ter consequências na atenção, enfraquecimento do sistema imunológico, problemas de memória, risco de obesidade e por aí vai.

Portanto, crie uma rotina de sono: estipule uma hora para desconectar-se das telas e começar a relaxar. Coma alimentos mais leves, faça algo relaxante (como meditação) e tente dormir por oito horas seguidas. 

4. Beba muita água

Hidratação é fundamental para manter corpo e mente sãos. Assim como costumamos fazer quando trabalhamos em escritório, vale separar uma garrafa de água e deixar sobre a mesa para lembrar de beber água e acompanhar a quantidade ingerida por dia.

Homem meditando ao lado de cachorro

5. Medite

É comprovado cientificamente o benefício da meditação para o cérebro. Em tempos de isolamento social, a prática é uma aliada e tanto para acabar com o estresse, ativar a mente, melhorar o foco e reduzir a ansiedade. 

E se você nunca tentou porque acha muito complicado manter a mente limpa, saiba que há aplicativos que ajudam a guiar essa jornada e a chegar lá.

6. Entretenha-se usando a tecnologia

Hoje em dia, temos o mundo na palma da mão, literalmente. Com acesso à internet, você navega por onde quiser, pode ler os jornais do mundo todo, assistir aos filmes mais variados, às melhores séries, ler livros, ter videoaulas e até mesmo fazer visitas virtuais a museus. Tudo sem sair do sofá. 

E você pode optar por assinaturas exclusivas, que dão acesso a tudo o que você gosta, ou procurar por conteúdos gratuitos – e tem muita coisa boa de graça na internet.

7. Também fique longe das telas por um tempo

Se elas são sensacionais para nos entreter, também podem ser um problema se usadas em excesso. Ache a medida ideal para você, de acordo com sua rotina. O importante é encontrar um equilíbrio, desligando um pouquinho, principalmente antes de dormir. 

Vale tudo para se distrair sem a tecnologia: fazer palavras cruzadas, leitura, conversas com quem mora na sua casa ou mesmo a boa e velha espiada no movimento pela janela.

8. Filtre as notícias

Principalmente em tempos de caos, as notícias ruins chegam como avalanches e acabam interferindo na nossa saúde mental. Não é que você deva fugir delas ou ignorar o que está acontecendo – pelo contrário, informação é essencial –, mas a dica é filtrar o que chega até você. 

Escolha o noticiário que vai assistir pela TV, evite deixar o aparelho ligado em canais de notícia 24 horas, navegue em sites confiáveis e abra as reportagens que realmente interessam, fuja das fake news e jamais compartilhe informações que não tenham comprovação ou que não sejam de fonte confiável.

Imagem de legumes e vegetais

9. Alimente-se direitinho

A quarentena mudou bastante os hábitos alimentares. Muita gente redescobriu a cozinha e passou a preparar aquela comidinha caseira tão importante e mais saudável. Que tal fazer disso um hábito? A dica é manter a despensa cheia de alimentos e ingredientes saudáveis, ter muita fruta na geladeira e menos porcarias no armário. 

Na hora de cozinhar, a tecnologia dá de novo aquela mãozinha: diversos sites de receitas ensinam o passo a passo dos pratos mais variados. Vale a pena colocar a mão na massa!

10. Esteja próximo de quem ama

E isso não tem a ver com a presença física. O bom e velho telefone pode ser a saída para manter as relações com quem está em outro lugar. As chamadas de vídeo são ainda mais eficientes para matar a saudade. E há ainda as mensagens de texto e de voz para se fazer presente e manter “perto” as pessoas que importam. 

E aí, curtiu as nossas dicas? Viu como é possível ser mais saudável sem sair de casa? Por isso, não perca mais tempo, baixe o app Vivo BTFIT e inicie sua caminhada ao bem-estar físico e mental. 

Até a próxima!