Passar muito tempo no trânsito ou encarar várias horas de viagem — seja qual for o seu trajeto — fica mais agradável quando é possível ouvir uma música, concorda? Mas, enquanto estamos dirigindo, não dá para ficar procurando as faixas do smartphone, visto que as mãos precisam estar no volante, e o olho na estrada. Por isso, é interessante contar com o Bluetooth para carro.

Com essa tecnologia ou com apps, você faz o pareamento do seu celular com o som do carro de forma simples e pode dirigir com tranquilidade — curtindo sua playlist, podcasts e até atendendo suas ligações com o viva voz. Pode ainda acessar o GPS, o que ajuda bastante a encontrar o melhor trajeto.

E aí? Se interessou em saber como conectar o Bluetooth no estéreo do seu veículo? Vem com a gente e veja como é simples utilizar esse recurso!

Mão segurando celular conectado ao Bluetooth do carro Mão segurando celular conectado ao Bluetooth do carro

Como conectar meu celular no som do carro?

Você tem várias playlists no seu celular e quer aproveitar suas músicas preferidas quando está no carro? Existem diferentes maneiras de conectar seu celular ao som do veículo. Veja a seguir:

Conexão com fio

Um jeito bem simples de acessar as músicas do seu celular pelo estéreo do carro é utilizando um cabo auxiliar. Aqui, não tem segredo: basta conectar uma ponta do cabo na entrada do som e a outra na entrada para fone de ouvido do seu smartphone.

Depois, é só escolher a opção “Auxiliar” ou outra correspondente no equipamento de som para ouvir sua seleção de música ou podcasts.

Existem ainda diferentes modelos de som que vêm com entrada USB e permitem a conexão com o seu smartphone. Porém, é preciso ver se o equipamento suporta a reprodução de áudio do celular pelo USB.

Mulher conectando o celular com o rádio através do Bluetooth Mulher conectando o celular com o rádio através do Bluetooth

Conexão sem fio: Bluetooth

No entanto, uma opção para quem quer se ver livre de cabos são as centrais multimídias e aparelhos de som veiculares com conexão Bluetooth. Com eles, é muito simples fazer o pareamento do seu celular. Confira:

  1. Ative o Bluetooth do seu smartphone;
  2. Procure pelo som do carro entre os dispositivos Bluetooth;
  3. Digite no celular o código que aparece no som do carro;
  4. Pronto! Os aparelhos estão pareados.

Vale ressaltar que a forma de configurar pode variar de acordo com o dispositivo do seu carro.

São diversos equipamentos que contam com esse tipo de recurso, como:

O mais interessante é que, mesmo que o seu carro não tenha o som com conectividade Bluetooth, você ainda pode desfrutar dessa tecnologia. 

Isso porque existem acessórios bem fáceis de instalar, que você conecta na entrada de cabo de áudio do som do automóvel, e que permitem o pareamento com o seu celular pelo Bluetooth.

Para conectar seu celular com esses acessórios, basta procurar pelo dispositivo ao ativar o Bluetooth no seu smartphone.

Android

Em celulares com sistema operacional Android, é possível usar o Bluetooth para o carro das formas como mostramos anteriormente. Então, se o som do carro tiver essa conexão, dá para fazer o pareamento dos dois dispositivos.

Agora, caso o equipamento de som não possua Bluetooth ou se você quiser utilizar outros recursos, como atender chamadas, pode instalar acessórios que fazem essa conexão. Basta verificar se o dispositivo é compatível com o sistema Android.

Por último, é possível se valer do Android Auto ou outros aplicativos que têm essa função, como vamos explicar mais adiante.

iOS

Se você tem um iPhone e quer ouvir seu streaming de música diretamente pelo som do carro, pode se valer das opções que mostramos anteriormente. 

Além disso, quem usa o sistema operacional iOS pode dirigir com tranquilidade e ouvir suas playlists com o Apple CarPlay (no tópico seguinte, você conhece os detalhes do app).

Celular em um suporte no painel do carro conectado ao Bluetooth Celular em um suporte no painel do carro conectado ao Bluetooth

Quais as tecnologias que fazem a conexão?

Quer saber como conectar o Bluetooth do seu celular no aparelho de som do seu veículo? Descubra as principais tecnologias que permitem o espelhamento do seu smartphone no dispositivo do seu carro:

Mirror link

É um aplicativo, compatível com dispositivos Android, que permite espelhar a tela do seu smartphone na central multimídia do seu automóvel. 

Além de ouvir músicas, você pode acessar mapas e o GPS.

Apple CarPlay

O aplicativo Apple CarPlay é exclusivo para iPhones. O programa deixa a direção mais segura, pois permite ouvir as músicas do celular no equipamento multimídia do carro, além de exibir dados de navegação. 

Você também pode receber e fazer chamadas. É só conectar seu smartphone ao sistema de som do automóvel.

Em alguns equipamentos mais recentes, é possível utilizar o Apple CarPlay associado à assistente virtual Siri.

Android Auto

Os aparelhos Android também contam com um programa que traz mais segurança para dirigir: o Android Auto. Ao conectar seu celular na central multimídia, o programa do Google leva a tela do seu celular para o painel do seu carro.

Com ele, você acessa facilmente o Google Maps, Waze e o Spotify, podendo obter os melhores trajetos e curtir suas músicas favoritas. 

Dá também para fazer e receber chamadas pelo viva voz. Se quiser, é só falar para enviar uma mensagem de texto. Interessante, né?

Em alguns modelos de veículos, é possível associar o Android Auto ao Google Assistente.

Amazon Alexa

A Alexa também pode ser sua companheira no trânsito ou viagens. Ela recebeu atualizações e já conta com o modo Auto, porém é compatível apenas com alguns modelos de automóveis.

Olha que legal: a assistente virtual pode ajustar o ar-condicionado, ligar luzes e dar partida no carro. Basta ter o seu smartphone, Android ou iOS, por perto em um suporte magnético para carro, que você fixa no vidro com uma ventosa e tem seu dispositivo sempre visível.

Duas mulheres dentro do carro cantando Duas mulheres dentro do carro cantando

Quais as vantagens de conectar?

Com o Bluetooth para automóvel e outras tecnologias, você pode acessar diferentes funcionalidades do seu celular sem tirar o olho da estrada. 

Portanto, é uma maneira mais segura de dirigir, visto que usar o smartphone na direção é uma infração gravíssima pelo CTB (Código Brasileiro de Trânsito) e que rende sete pontos na carteira de habilitação.

É preciso acrescentar que dirigir utilizando o dispositivo móvel é perigoso, pois diminui a atenção e reflexo do motorista. Logo, pode provocar graves acidentes.

Diante disso, ao conectar o celular pelo Bluetooth ou por outros aplicativos, você prioriza a segurança no trânsito. E ainda pode acompanhar as músicas da sua banda preferida sem mexer no smartphone! 

Não consigo emparelhar e agora?

Caso você não tenha sucesso em emparelhar seu celular com o dispositivo de som do carro, verifique, em primeiro lugar, se o:

  1. Aparelho oferece conexão Bluetooth;
  2. Bluetooth do seu smartphone está ativado. 

Saiba também que, apesar de ser uma conexão sem fio, o seu celular precisa estar próximo ao painel do automóvel.

Outro aspecto importante é que o Bluetooth pode desligar automaticamente se a bateria do aparelho estiver acabando.

Por fim, caso escolha utilizar um aplicativo para essa função, veja se é compatível com o sistema operacional do seu celular. 

Agora você já sabe como é simples usar o Bluetooth para o carro e outras tecnologias que permitem acessar suas músicas e algumas funcionalidades do seu celular, seja Android ou iOS. Além de escutar suas playlists, você dirige de um jeito seguro e evita multas no trânsito.

Busca dispositivos para fazer a conexão Bluetooth do seu celular com o som do carro? Descubra os equipamentos que fazem esse pareamento, como rádios com conexão Bluetooth e centrais multimídia, no Vivo Shopping. Lá, você tem as melhores condições de pagamento. Confira! 

Até breve! 

Leia também: