A hora de declarar o Imposto de Renda não é uma tarefa tão simples, muitas pessoas acabam tendo dificuldades para fazer o documento e, nessas horas, os apps de controle financeiro podem ser de grande ajuda. Assim, você já começa a se organizar para a próxima declaração.

Além de auxiliar na organização das finanças, eles colaboram para que você faça as consultas adequadamente, reduzindo os riscos de enviar informações erradas no IR e cair na malha fina.

A seguir, vamos dar mais detalhes sobre o assunto, explicando os benefícios em controlar suas finanças, além de apresentar alguns dos melhores aplicativos e suas principais funções. Confira!

Senhora usando o notebook para fazer o controle financeiro das suas contas Senhora usando o notebook para fazer o controle financeiro das suas contas

Qual a importância de controlar suas finanças?

Saber controlar as finanças é fundamental para que você consiga manter sua saúde financeira ou da sua família em dia. Com esse controle, é possível identificar quais os gastos mensais e se o dinheiro que entrará será suficiente para suprir todas as necessidades do orçamento.

Além das contas a pagar, durante esse processo você conseguirá saber quanto de dinheiro vai sobrar para investir em outros projetos — como aquela viagem em família, uma poupança para a faculdade dos filhos ou até mesmo realizar sonhos mais ambiciosos — sem correr riscos de acabar se endividando.

Por que colocar as contas em dia para o Imposto de Renda?

Manter um bom controle financeiro também é importante para facilitar na hora de fazer o IR, já que você precisa preencher todas as informações solicitadas corretamente.

E as dívidas também fazem parte desse processo, pois elas devem ser declaradas juntamente com os rendimentos anuais. Se não houver uma organização, o risco de negligenciar algum dado importante é grande.

O melhor caminho para simplificar isso é reduzindo ao máximo suas dívidas, e uma boa saída é o Vivo Money, que oferece empréstimos pessoais que podem chegar a R$ 50 mil, com até 36 meses para pagar. 

Além disso, as taxas de juros são baixas e de acordo com o seu perfil financeiro, sendo a partir de 0,86% ao mês. Mas sempre vale prestar atenção nessas taxas, porque podem variar.

Depois de aprovada a sua análise, o dinheiro entrará na conta em até dois dias úteis, para que você possa acertar suas contas.

Mulher em uma mesa com notebook, calculadora, boletos e fazendo o controle financeiro pelo celular Mulher em uma mesa com notebook, calculadora, boletos e fazendo o controle financeiro pelo celular

Como fazer o controle financeiro adequado?

Para manter uma boa gestão de suas finanças pessoais, o ideal é seguir algumas boas práticas, para que seja possível se organizar e não passar perrengue. 

E os processos vão desde eliminar as dívidas, até o uso de algum app de controle financeiro. A seguir, veja algumas dicas:

Avalie sua situação financeira

O primeiro passo para conseguir controlar as finanças é identificando todos os gastos e todo dinheiro que entra mensalmente. Para isso, é necessário fazer o registro de cada entrada e saída.

Com isso, você poderá avaliar com mais precisão o cenário atual, se: 

  • A entrada é insuficiente;
  • Estão ocorrendo gastos excessivos;
  • Está sobrando dinheiro;
  • Entre outros.

Reduza ao máximo as dívidas

O acúmulo de dívidas é um dos fatores que mais pode prejudicar a saúde financeira. Portanto, é necessário se organizar para eliminar o máximo possível, fazendo com que o rombo no orçamento seja menor.

Caso você tenha muitas dívidas a juros altos, uma boa solução é pegar um empréstimo pessoal com taxas menores para quitar essas pendências. Assim, além da redução dos juros, é possível conseguir descontos com a quitação e economizar uma grana.

Homem usando um aplicativo de controle financeiro no celular e vendo gráficos no notebook Homem usando um aplicativo de controle financeiro no celular e vendo gráficos no notebook

Veja onde pode economizar

Para que sobre mais dinheiro no final do mês, é importante saber onde se pode economizar. Com o controle financeiro, é possível identificar os gastos excessivos e eliminá-los. 

Cortar a TV a cabo, mudar o modelo de alimentação e readequar a mesada dos filhos são só algumas das práticas que podem ser adotadas.

Trace objetivos

Definir objetivos é uma boa saída para conseguir economizar dinheiro. Seja para fazer aquela viagem de final de ano, para investir em um automóvel ou na casa própria.

Até porque ter em mente o que fazer com a grana terá um impacto positivo no orçamento, já que você e sua família buscarão formas de se readequar para conseguirem cumprir a meta.

Use a tecnologia a seu favor

Às vezes pode ser complicado gerenciar as finanças de maneira eficiente, principalmente se você não tem muita experiência ou apreço pelo assunto. 

Atualmente, a tecnologia é uma grande aliada nessa tarefa, com diversos apps de controle financeiro que simplificam a vida dos marinheiros de primeira viagem e até mesmo quem já tem experiência, oferecendo recursos importantes para que essa gestão seja completa.

Homem sentado no sofá anotando no caderno os gastos para seu controle financeiro Homem sentado no sofá anotando no caderno os gastos para seu controle financeiro

Caderno x aplicativo: o que é melhor?

Para quem é mais tradicional e não é tão acostumado a contar com a tecnologia, utilizar o bom e velho caderno para controlar as finanças pode ser o suficiente para se manter organizado. 

Porém, é necessário já ter familiaridade com o assunto para não correr o risco de preencher a planilha com informações erradas, comprometendo o planejamento.

Para quem é mais antenado e gosta de tecnologia, existem diversos apps de controle financeiro que fazem todo o “trabalho pesado” para você, facilitando o registro das informações, criando categorias e até mesmo fazendo os cálculos à medida que os dados são preenchidos.

Qual o melhor app de controle financeiro?

A seguir, confira alguns apps de controle financeiro que vão te auxiliar a manter a saúde de suas finanças em dia:

Mobills

O Mobills é um dos apps de controle financeiro mais conhecidos. Ele está disponível para Android e iOS e conta com uma interface simples e intuitiva, permitindo que você divida seus gastos e entradas em categorias.

Entre suas funcionalidades, os destaques são a possibilidade de cadastrar seus cartões de crédito para organizar as faturas e a definição de metas de gastos, para que a economia de dinheiro seja ainda maior.

Spendee

O Spendee também ajuda a controlar as finanças simplificando o preenchimento de dados e categorizando as informações para melhorar a organização. A ferramenta está disponível para dispositivos Android e iOS.

Um de seus diferenciais é que o usuário pode sincronizar as suas contas bancárias com o aplicativo para acompanhar as movimentações todas por ele, concentrando os dados em um só lugar. 

Organizze

O Organizze pode ser baixado tanto no Android quanto no iOS e um dos seus principais diferenciais é a possibilidade de integrar várias contas em uma só, para que tudo possa ser analisado mais facilmente. 

Ele também permite que você crie categorias e subcategorias para melhorar a organização e visualização das informações, além de apresentar relatórios otimizados. 

Outro atrativo é a opção de acesso offline, permitindo que as finanças possam ser controladas mesmo quando o dispositivo estiver sem acesso à internet. 

Guiabolso

O Guiabolso permite que o usuário sincronize o app com os principais bancos nacionais, concentrando as informações em um só lugar. 

Também é possível configurar relatórios mensais, com informações detalhadas sobre as movimentações financeiras de forma simples e prática.

Além disso, ele oferece sistema de categorização automática, facilitando a organização dos dados e permitindo um acesso rápido aos registros de entrada e saída. O app está disponível para Android e iOS.

Orçamento Fácil

O Orçamento Fácil é mais uma opção de app de controle financeiro que oferece uma boa experiência ao usuário. A ferramenta, disponível para Android e iOS, permite a customização da sua página inicial com as informações que você mais acessa.

Nele, você encontra relatórios, gráficos e até mesmo cria alarmes para que não se esquecer dos registros dos gastos ou entradas do dia. Também é possível integrar o app com suas contas bancárias e sincronizar com mais cinco dispositivos.

Casal fazendo o controle financeiro dos gastos mensais no notebook Casal fazendo o controle financeiro dos gastos mensais no notebook

Money Lover

O app Money Lover pode ser encontrado para Android e iOS. Com ele, o usuário pode criar categorias baseadas em suas necessidades para facilitar o controle financeiro e acesso às informações.

Um diferencial, é a opção de “Modo Viagem”, no qual você cadastra o país que está viajando e o app faz a simulação de conversão do seu dinheiro para a moeda local, permitindo que o controle seja feito nesse novo cenário.

Vivo Pay

O Vivo Pay é a carteira digital da operadora, que permite que você gerencie suas finanças com eficiência, além de oferecer diversas outras funcionalidades, sendo um app de controle financeiro completo.

Ao criar sua conta, você terá acesso a diversas transações financeiras, como:

  • Pagamentos de boletos;
  • Transferências de dinheiro;
  • Realização de compras com cartão virtual;
  • Entre outros. 

E tudo isso de maneira simples, rápida e sem burocracia. 

Além de todos esses recursos, é possível recarregar o seu celular e ainda aproveitar bônus de internet para a sua linha Vivo, acumulando pontos através de campanhas no aplicativo — por exemplo, cadastrar e ativar conta, realizar recargas etc. 

Com todos esses benefícios, o Vivo Pay é mais que um app de controle financeiro, ele é uma solução completa para facilitar o seu dia a dia.

Utilizar a tecnologia dos apps de controle financeiro é uma das melhores soluções para manter as contas equilibradas e ainda conseguir economizar dinheiro no fim do mês. 

Dessa forma, além de ter todas as informações necessárias em mãos na hora de declarar o Imposto de Renda, você consegue planejar a realização de seus objetivos, como aquela viagem dos sonhos.

Conte com a Vivo nesse momento e até breve! 

Dicas para colocar as contas em dia

Leia também: