O mundo está globalizado, o que significa que não existem mais fronteiras para fazermos contato com pessoas do exterior. Seja para estudar, trabalhar ou até mesmo para viajar a lazer, dominar uma língua pode ser um diferencial, concorda? Então, que tal começar a utilizar apps para aprender idiomas?

Você pode fazer as lições diretamente do seu celular, tablet ou desktop — ou seja, você escolhe o melhor horário ou local para estudar.

Quer conhecer os melhores aplicativos para aprender inglês, espanhol ou outras línguas? Vem com a gente e descubra ainda o que fazer para estudar um idioma pela internet e os benefícios desse aprendizado para sua vida.

Imagem de uma mulher acompanhando uma aula de inglês pelo notebook.

Como aprender um idioma do zero?

Muitas pessoas têm vontade de aprender um novo idioma, mas pela falta de tempo em frequentar uma escola ou até por achar que já passou da hora, deixam esse desejo de lado.

No entanto, apesar de vários apps para o aprendizado lúdico de crianças, saiba que nunca é tarde para estudar uma nova língua, mesmo que você tenha que começar do zero. Existindo a vontade de aprender, basta se planejar.

Uma dica para encaixar esse compromisso na rotina é utilizar os apps para aprender idiomas. Com esse recurso, você tem mais flexibilidade para fazer as lições. Sem contar que, com a tecnologia, você fica craque não apenas na leitura, mas também melhora sua habilidade para escrever, falar e ouvir. 

Porém, apesar de ser um método mais flexível, o importante é ter disciplina para estudar, separando um período no seu dia para aprender o idioma. A ideia é que seja um local tranquilo e em um momento que você não seja interrompido.

Ilustração de pessoas construindo um painel "o que quero aprender" com bandeiras de vários países.

Como aprender línguas pela internet?

Assim como você pode se exercitar no conforto da sua casa, dá também para estudar uma língua estrangeira sem precisar ir a lugar algum. No entanto, apesar da facilidade de contar com um aplicativo para fazer as aulas, para muita gente pode ser difícil aprender um idioma online. 

Saiba que os apps contam com recursos interativos que, além de ajudarem a fixar melhor as lições, tornam o momento mais descontraído. Então, aos poucos, você vai assimilando novas palavras e regras gramaticais, além de treinar seu ouvido para entender uma nova língua.

E é preciso destacar que, junto às aulas pelo aplicativo, existem outras estratégias para ajudar você a dominar outro idioma. Veja abaixo:

  • Assistir a filmes e séries em inglês ou espanhol com atenção à forma como os atores falam e, depois de um tempo, sem legenda;

  • Ouvir músicas no idioma que você está aprendendo, acompanhando a letra;

  • Ler notícias e artigos na internet na língua que você está estudando;

  • Treinar conversação com um amigo que também esteja aprendendo o mesmo idioma, enviando áudio pelo WhatsApp.

Por que estudar um novo idioma?

Agora que você já viu que é possível estudar uma língua online, precisa descobrir as vantagens de correr atrás desse aprendizado. Confira!

Facilidade para estudar

Basta fazer o download do app e reservar um tempinho no seu dia para acompanhar as aulas. Você estuda em qualquer lugar, utilizando seu tablet, smartphone ou computador, sem comprometer as outras atividades da sua rotina.

Imagem de um homem acompanhando uma aula pelo tablet usando fones de ouvido.

Baixo custo

A gente sabe que, nas escolas de idiomas, é preciso arcar com matrícula, mensalidade e livros. Assim, pode ser caro aprender uma nova língua. Sem contar os gastos necessários para se deslocar até o local de ensino.

Por outro lado, com o app para aprender uma língua estrangeira, os custos são mais baixos, pois você encontra planos de assinatura com valores acessíveis.

Crescimento na carreira

Dominar um novo idioma ajuda quem está procurando um emprego ou quem pretende ser promovido. Muitas empresas, especialmente as que fazem negócios em outros países, buscam profissionais com essa habilidade.

O aprendizado traz ganhos para sua carreira, também, porque permite fazer cursos e treinamentos online em outros idiomas, o que, certamente, somará pontos ao seu currículo.

Aumento da sua bagagem cultural

Você aprende novas palavras e expressões utilizadas em outros países, o que amplia sua bagagem cultural. Além disso, pode aproveitar melhor uma viagem internacional ou, se for o caso, pode trabalhar no exterior ou fazer um intercâmbio com mais tranquilidade.

Qual o melhor aplicativo para aprender um novo idioma?

Animado para começar as aulas online? Então, anote os apps para aprender idiomas que você encontra na Vivo App Store e veja como funciona cada um.

Babbel

Logo do aplicativo Babbel.

Compatível para Android, iOS ou desktop, com o Babbel você pode aprender 14 idiomas. Isso mesmo! São eles:

  • Inglês;

  • Alemão;

  • Espanhol;

  • Chinês;

  • Italiano;

  • Francês;

  • Sueco;

  • Russo;

  • Norueguês;

  • Dinamarquês;

  • Polonês;

  • Indonésio;

  • Turco; 

  • Holandês.

As aulas são desenvolvidas por especialistas e voltadas para quem vai iniciar os estudos da língua estrangeira do zero ou para quem já tem um nível de conhecimento. Com uma assinatura, você tem acesso a recursos interativos, como o reconhecimento de voz para aprimorar a pronúncia, diálogos para treinar a conversação e muito mais.

No Babbel, você pode aprender o idioma também com podcasts, histórias, jogos e até receitas. Uma ferramenta completa para você assimilar bem as lições e arrasar falando um novo idioma.

Busuu

Imagem promocional do app Busuu.

O app Busuu tem a proposta de o aluno aprender um novo idioma com 10 minutos por dia. Além do Português, com a assinatura, você pode escolher entre 11 línguas, tais como:

  • Inglês;

  • Alemão;

  • Espanhol;

  • Chinês;

  • Italiano;

  • Francês;

  • Japonês;

  • Russo;

  • Árabe

  • Polonês;

  • Turco.

Disponível para Android, iOS e desktop, o Busuu é uma rede social em que você pode praticar a língua estrangeira, escrevendo ou falando, com mais de 90 milhões de pessoas.

Você encontra lições temáticas e pode acessar o aplicativo no modo offline e ainda utilizar os diferentes recursos, como o treinador de vocabulário.

Kantoo Inglês

Imagem promocional do app Kantoo Inglês.

Se você tem interesse em dominar a língua inglesa, precisa conhecer o app Kantoo Inglês. Ele tem a proposta de trazer flexibilidade ao aluno, permitindo que você aprenda no seu ritmo. 

Por meio de uma assinatura, você pode estudar quando e onde quiser e ainda monitorar seus resultados. Para começar, basta fazer o teste de nivelamento e descobrir se você vai começar no nível básico, intermediário ou avançado.

Nas aulas, você vive uma aventura com quatro estudantes que estão em Nova York, acompanhando suas aulas de inglês. Dessa forma, aprende o idioma em situações corriqueiras do dia a dia.

Kantoo Vocabulário Inglês

Imagem promocional do app Kantoo Vocabulário Inglês.

Para complementar ainda mais o aprendizado, você pode fazer o download do Kantoo Vocabulário Inglês em um dispositivo com Android ou iOS para estudar. Fazendo a assinatura, você participa de jogos e exercícios descontraídos para você assimilar rapidamente 1.000 palavras em inglês.

Kantoo Espanhol

Imagem promocional do app Kantoo Espanhol.

Para quem quer ou precisa aprender espanhol, a dica é utilizar o aplicativo Kantoo Espanhol, compatível com Android e iOS. Dá para escolher entre o plano mensal ou semanal e estudar a língua espanhola no lugar e horário mais convenientes para você.

São lições desenvolvidas por especialistas, desde o nível básico até o avançado, para que você aprenda ou aprimore a escrita, leitura, fala e compreensão no idioma.

Você acompanha a aventura de jovens que vivem em Madri e estão aprendendo o idioma em momentos do cotidiano. O app conta com exercícios ilustrados e você pode gravar áudios para treinar a pronúncia.

Kantoo Vocabulário Espanhol

Imagem promocional do app Kantoo Vocabulário Espanhol.

E, para ampliar seu vocabulário em espanhol, você pode aproveitar o aplicativo Kantoo Vocabulário Espanhol. A ideia é que você aprenda palavras novas de um jeito leve e divertido, podendo treinar a conversação com o recurso de reconhecimento de voz. A assinatura deste app está disponível para Android e iOS.

Kantoo Italiano

Imagem promocional do app Kantoo Italiano.

Tem ainda um aplicativo para quem quer aprender a falar italiano: o Kantoo Italiano, compatível com os sistemas Android e iOS. Você pode escolher entre os planos semanais ou mensais para aprender, de forma rápida e dinâmica, a língua italiana.

Nas lições, você embarca na viagem de três jovens que estão em Roma e têm lições de italiano em situações rotineiras. Assim, as aulas trazem diálogos de momentos comuns do dia a dia.

Você pode fazer exercícios, treinar a escrita e o ouvido por meio do ditado e ainda gravar sua própria pronúncia. O melhor é que o Kantoo Italiano é voltado para alunos que estejam em qualquer nível de conhecimento do idioma.

Inglês Mágico

Imagem promocional do app Inglês Mágico.

Nossa última sugestão de app para aprender idiomas é o Inglês Mágico, voltado para as crianças. Elas podem aprender a língua inglesa, do nível básico ao avançado, com os personagens da Disney.

É um mundo de magia para que elas possam explorar as lições de inglês com muita diversão. A assinatura está disponível para celulares e tablets Android e iOS.

Aproveite toda a facilidade dos aplicativos para aprender idiomas e aprimore suas habilidades em uma língua estrangeira. Com disciplina de estudar um pouco por dia, você vai ver que, em pouco tempo, pode ficar craque em inglês, espanhol, francês ou qualquer outro idioma.

Como você viu, há diferentes aplicativos para a aprendizagem interativa e até divertida de diferentes idiomas. Conheça as opções para você dominar uma nova língua na Vivo App Store.

Boas aulas e até a próxima!

LEIA MAIS: