Conhecer novos lugares, relaxar, se divertir e guardar boas lembranças na memória e na câmera do celular: viajar é muito bom! Só que é difícil achar um destino que caiba no nosso bolso, certo? Será mesmo? Com algumas dicas, você pode fazer uma viagem barata.

Além de escolher locais em que é possível ter gastos menores, há alguns pontos que você pode ter atenção para que o passeio não estoure seu orçamento.

Quer saber como encontrar uma viagem barata? Confira as informações que reunimos a seguir e se programe para turista.

Família de 4 pessoas, organizando a mala no quarto em clima de alegria. Família de 4 pessoas, organizando a mala no quarto em clima de alegria.

Como fazer uma viagem boa e barata?

Está louco para arrumar as malas, mas o dinheiro está curto? Veja como reduzir as despesas com nossas dicas de viagem:

Fuja da alta temporada

Para conseguir passagens com preços mais acessíveis, bem como a hospedagem, não tem jeito: o ideal é fugir da alta temporada, especialmente os meses de férias, como janeiro e julho, bem como os grandes feriados, como carnaval e réveillon.

Caso você não tenha tanta flexibilidade para escolher a melhor data da viagem, use outra estratégia: evite visitar lugares de praia no verão e destinos de montanha no inverno.

Verifique a hospedagem em pousadas e hostel

Os hotéis, geralmente, têm um preço salgado. Mas você pode economizar escolhendo pousadas, especialmente aquelas mais afastadas de pontos turísticos, ou, se quiser gastar ainda menos, optar por um hostel.

Utilize transporte público no local visitado

Quando você viaja pode usar táxi, app de transporte ou alugar um carro. Mas a conta pode sair cara no final do passeio. Então, sempre que der, aproveite o transporte público, como ônibus e metrô, para se deslocar sem gastar muito.

Mãe e filha dentro de um transporte público com máscaras. Mãe e filha dentro de um transporte público com máscaras.

Verifique os dias de entradas gratuitas

Muitas vezes, museus, mostras de arte e outros eventos têm um dia da semana em que a entrada é gratuita ou com valor reduzido. Por isso, não deixe de pesquisar essas alternativas para que você possa visitar os locais nos dias que oferecem vantagens.

Descubra locais em que é possível viajar de carro

Um fator que encarece a viagem são as passagens de avião. Então, pesquise por destinos em que você possa viajar de carro. É uma possibilidade de economizar, apreciar uma bela paisagem na estrada e ainda conhecer vários lugares no caminho.

Prepare sua própria refeição

Por último, em vez de comer em restaurantes, bares e lanchonetes, que podem ser mais caros, a dica é dar um pulinho no supermercado e preparar a própria refeição. Dependendo da pousada escolhida, é possível utilizar o micro-ondas.

Qual a viagem mais barata do Brasil?

Mulher com passaporte na mão olhando para os aviões pelo vidro no aeroporto. Mulher com passaporte na mão olhando para os aviões pelo vidro no aeroporto.

Se você quer uma viagem barata, precisa ficar por dentro de alguns destinos incríveis aqui no Brasil. Nosso país tem atrações turísticas para todos os gostos, sendo que algumas são bastante acessíveis. Descubra para onde viajar:

Foz do Iguaçu – PR

Entre as sete maravilhas mundiais da natureza estão as Cataratas do Iguaçu, que você pode conhecer viajando até Foz do Iguaçu, no Paraná. Preparado para apreciar a grandiosidade desse conjunto de quedas d 'água?

Ouro Preto – MG

Para quem quer fazer uma viagem barata e ainda conhecer um local histórico, a dica é Ouro Preto, em Minas Gerais. Além de entender mais sobre o período colonial brasileiro, os turistas encontram belas paisagens, as ruas de pedra, muita arte e a deliciosa culinária mineira.

Casal sorridentes saindo de casa com malas de rodinhas pretas. Casal sorridentes saindo de casa com malas de rodinhas pretas.

Jalapão – TO

Quer fazer uma viagem surpreendente sem gastar muito? Visite o Jalapão, no Tocantins. Você pode conhecer as dunas, chapadões, rios com águas cristalinas, quedas d'água e outras belezas naturais do cerrado em uma área com mais de 30 mil km².

Caldas Novas – GO

O destino imperdível do Centro-Oeste é, sem dúvida, Caldas Novas, que fica localizada ao lado de Rio Quente. Essa é a grande atração de Goiás, já que a cidade tem uma estância hidrotermal com fontes e piscinas de água morna para você passear e relaxar.

Lençóis – BA

Lençóis, na Bahia, abriga a Chapada Diamantina. É o destino ideal para quem busca uma natureza exuberante, com cachoeiras, trilhas, grutas e grandes formações rochosas. Assim, atrai tanto quem busca a paz em um cenário natural como quem curte grandes aventuras.

Menina com mochila, pulando em areia de uma praia deserta. Menina com mochila, pulando em areia de uma praia deserta.

Qual o litoral mais barato do Brasil?

E como estamos falando de Brasil, acho que você sentiu falta das praias entre os destinos mais econômicos, certo? Confira nossas sugestões:

São Miguel do Gostoso – RN

Um destino do Rio Grande do Norte que oferece preços mais acessíveis do que Natal é São Miguel do Gostoso, que fica a duas horas da capital. É uma cidade simples, que ainda não está entre os destinos mais procurados pelos turistas, mas que oferece dunas e praias com cenários de tirar o fôlego.

Aracaju – SE

Entre os destinos do Nordeste, Aracaju pode oferecer opções para quem busca economizar. Além das lindas praias, você vai se encantar com uma capital que mescla modernidade com ares de cidade do interior.

Ilha do Mel – PR

Quem busca uma praia para relaxar e renovar as energias vai gostar de viajar até a Ilha do Mel, no Paraná. Lá, você chega de barco e pode passar bons momentos em contato com a natureza.

Ubatuba – SP

Ubatuba fica no litoral norte de São Paulo e tem mais de 100 praias, entre aquelas mais agitadas e outras mais desertas, com natureza exuberante. A cidade conta ainda com muitas pousadas, que oferecem boas acomodações a preços acessíveis.

Dá para economizar em viagens internacionais?

Imagem em formato de ícones com passaporte, avião, celular, mala e mundo. Imagem em formato de ícones com passaporte, avião, celular, mala e mundo.

Com o dólar caro e o preço das passagens aéreas nas alturas, será que dá para economizar nas viagens internacionais? Além de fugir da alta temporada, como já comentamos, outras formas de economizar são:

Utilize o Vivo Travel

Ninguém quer viajar e ficar desconectado. Mas como utilizar seu plano do celular no exterior sem que a conta fique uma fortuna? Uma super dica é contar com o Vivo Travel, que permite você usar a sua própria linha de celular da Vivo para fazer ligações e utilizar a internet em 175 países.

Trata-se de um pacote que inclui diárias de 50 minutos de ligação, SMS ilimitado e conexão para você se comunicar do exterior e utilizar serviços com seu smartphone. Você pode contratar o Vivo Travel rapidinho pelo app Vivo ou ligando para *8486.

Compre a passagem aérea com antecedência

Além de fazer a sua lista de viagem com tudo o que não pode faltar para os seus passeios, programe-se com bastante antecedência para comprar as passagens de avião. É uma maneira de garantir preços mais atrativos do que quando deixamos para comprar de última hora.

Imagem de cima com seis pessoas andando em linha reta em cima do mapa mundo no chão. Imagem de cima com seis pessoas andando em linha reta em cima do mapa mundo no chão.

Leve pouca bagagem

Nas viagens aéreas internacionais, há o custo das bagagens, por isso, se possível, leve apenas o necessário e, de preferência, na bagagem de mão.

Alugue um quarto ou apartamento

Em relação à hospedagem, você pode verificar possibilidades mais em conta em aplicativos que alugam apartamentos ou quartos para turistas. O melhor é que dá para ver a avaliação de outros hóspedes para não ter surpresas ao chegar no local.

Não exagere nas compras

Turista adora comprar, né? Mas, muitas vezes, compramos coisas sem nenhuma importância. É claro que você pode levar uma lembrança do local e até presentear aquele amigo mais próximo, mas não deixe sua viagem cara por conta de comprar em exagero.

Onde encontrar ofertas de viagem?

Se você vive conectado, uma maneira de acompanhar ofertas de viagem é ficar ligado nas agências de viagens online. São sites que reúnem boas opções de preços de pacotes turísticos, passagens aéreas e hospedagem.

Você consegue comparar preços e ainda fazer a reserva de hotéis, em muitos casos, com o cancelamento grátis. Você obtém informações detalhadas sobre os destinos, descobrindo, inclusive, se é um lugar legal viajar com cachorro, caso você pense em passear com seu pet.

Você merece curtir bons momentos de lazer e descanso, mesmo que esteja com o orçamento apertado. Aproveite as opções de viagem barata para desbravar novos destinos e recarregar suas energias.

E aí? Gostou de conhecer as vantagens do Vivo Travel para economizar no exterior ao usar o celular? Conheça os planos do roaming internacional que oferecemos para você e para toda sua família.

Boa viagem!

LEIA MAIS: