O refrigerador é um dos itens indispensáveis em uma casa. Sem ele, não é possível guardar diversos mantimentos que precisam ser armazenados em temperaturas mais baixas, para que se mantenham próprios para consumo. Porém, conhecer os tipos de geladeira é fundamental na hora de comprar uma que atenda às suas necessidades.

No conteúdo a seguir, vamos apresentar os diferentes modelos disponíveis no mercado e explicar as diferenças entre cada uma delas para que você não erre na escolha. 

Com isso, além de contar com a praticidade ao optar pelo item ideal, você consegue economizar, já que não correrá o risco de comprar algo além do que precisa. Confira!

Mulher pegando algo na geladeira french door Mulher pegando algo na geladeira french door

Quais são os tipos de refrigeradores?

Existem diversos tipos de geladeira no mercado e cada uma delas têm suas particularidades. 

Algumas entregam mais tecnologia, enquanto outras oferecem mais espaço e ergonomia durante o uso. Confira os principais modelos a seguir:

Geladeira de porta única

Esse é o modelo mais comum e está presente na maioria das residências há décadas. Como o nome diz, ela tem apenas uma porta externa e conta com um freezer embutido para congelar alimentos. 

Devido ao seu tamanho mais reduzido, ela é indicada para ambientes menores e para quem mora sozinho ou famílias de poucas pessoas. 

Além de ser compacta, o modelo também se destaca pelo preço, que costuma ser mais barato que os outros tipos de geladeira, dependendo da tecnologia utilizada.

Refrigerador Electrolux RE31

Foto de Refrigerador Electrolux RE31 Foto de Refrigerador Electrolux RE31

Este modelo da Electrolux tem um design moderno e vem com a tecnologia Cycle Defrost, que proporciona um resfriamento natural dos alimentos, além de tornar o degelo manual mais prático e de menor frequência — duas vezes por ano, em média. 

Sua capacidade é de 240 L e seu interior conta com prateleiras resistentes, porta-latas reversível, gaveta extra fria e um controle de temperatura externo, gerando mais economia e praticidade.

Alguns outros modelos de geladeira com uma porta são:

Geladeira duplex

As geladeiras duplex são famosas por terem duas portas, sendo uma embaixo para refrigerar os alimentos e outra em cima exclusiva para o freezer, que é externo. 

Este modelo necessita de mais espaço em sua cozinha, já que elas são maiores que os de uma porta.

Elas são ideais para quem tem uma família maior ou deseja armazenar mais alimentos congelados, pois o freezer é mais espaçoso. 

Outro diferencial dessas geladeiras é a possibilidade do uso da tecnologia Frost Free, que está presente na maioria dos itens e faz o degelo automaticamente, sem deixá-lo acumular.

Geladeira Duplex Continental TC41S

Foto de Geladeira Duplex Continental TC41S Foto de Geladeira Duplex Continental TC41S

Este modelo da Continental faz parte da família duplex, sua capacidade total de armazenamento é de 370 L. 

Ela tem um design moderno em aço na cor platinum e seu interior espaçoso é composto por prateleiras resistentes e bem distribuídas, além de iluminação em LED, gerando economia de energia.

Essa geladeira ainda tem um dispenser de gelo, prateleira porta-latas, porta-ovos, gavetão para guardar frutas e legumes, e um eficiente controle de temperatura interno, permitindo que você utilize a certa para armazenar os alimentos. 

Conheça outros modelos de geladeiras duplex:

  • Geladeira Electrolux TF39 310 L;
  • Geladeira Consul CRM39 340 L.

Geladeira inverse

Os modelos inverse tem o seu design invertido, ou seja, o freezer embaixo e o refrigerador em cima. 

Essa construção tem como objetivo facilitar a vida do usuário, tendo em vista que costumamos usar o refrigerador com mais frequência do que o freezer. 

Com isso, não precisamos ficar nos abaixando para pegar algum alimento na caixa de frutas e legumes, por exemplo.

Geladeira Brastemp Inverse

Foto de Geladeira Brastemp Inverse Foto de Geladeira Brastemp Inverse

Este modelo inverse da Brastemp tem capacidade de 460 L e é duplex, ou seja, conta com duas portas. 

A geladeira vem com a tecnologia frost free, e o freezer possui controle de temperatura em seu compartimento exclusivo, para que seja possível manter os alimentos da maneira correta.

As prateleiras são reforçadas e permitem múltiplas configurações para que se adequem à disposição dos itens dentro dela, inclusive na porta. 

Ela também tem um compartimento especial para gelar mais rápido as bebidas, que pode ser utilizado tanto no freezer quanto no refrigerador.

Geladeira Side by Side

Este tipo de geladeira conta com duas portas, mas, diferentemente dos modelos anteriores, elas ficam uma ao lado da outra. Isso permite com que o espaço interno seja bem maior e melhor utilizado, tanto para o refrigerador quanto para o freezer. 

Essa geladeira é para quem tem uma família maior e precisa guardar os mais variados itens dentro dela, além da necessidade de congelar muitos alimentos. 

Refrigerador Philco Side By Side Eco

Foto de Refrigerador Philco Side By Side Eco Foto de Refrigerador Philco Side By Side Eco

O refrigerador da Philco tem 434 L e permite um melhor aproveitamento de espaço, devido ao seu armazenamento vertical. 

Ele vem com a tecnologia Smart Cooling integrada, que otimiza a distribuição da temperatura dentro do eletrodoméstico, gelando de maneira uniforme.

Além disso, o compressor Eco Inverter promove uma economia significativa de energia, pois evita que o equipamento sofra com picos de funcionamento. 

O equipamento conta ainda com um controle de temperatura externo em touch screen, de fácil utilização e que pode ser configurado com poucos toques.

Conheça alguns outros modelos de geladeiras Side by Side:

Geladeira French Door

Este modelo é bastante parecido com o modelo inverse, com o refrigerador em cima e o freezer na parte de baixo. 

A principal diferença entre eles é que a versão French Door tem três portas, sendo duas para o refrigerador e uma para o freezer — ou até quatro portas, com duas para cada compartimento. 

Com isso, o usuário tem mais espaço para guardar os alimentos, facilitando a organização. 

Refrigerador French Door Samsung

Foto de Refrigerador French Door Samsung Foto de Refrigerador French Door Samsung

A geladeira French Door da Samsung entrega tecnologia e design em um único equipamento, garantindo mais flexibilidade com suas três portas. 

Ela tem uma capacidade de armazenamento de 530 L e conta com um dispenser de água na porta, que sai na temperatura certa, evitando que você tenha que acessar o interior para matar a sede, consequentemente, ajudando a economizar energia.

Ainda é possível manter seus alimentos por muito mais tempo, devido à tecnologia Twin Cooling Plus, que otimiza o controle de temperatura de todos os compartimentos de maneira independente, fazendo com que os itens conservem melhor seus aromas e gostos naturais.

 Veja outras opções de geladeiras modelo French Door:

Qual o melhor tipo de geladeira?

É aquele que oferece o melhor custo-benefício, ou seja, consegue entregar o máximo de recursos que você precisa, a preços que se encaixam no seu orçamento.

Na hora de escolher, é interessante observar o tipo de tecnologia integrada ao eletrodoméstico para saber se ele atende às suas exigências. 

Por exemplo, ao decidir por uma geladeira duplex, é bom optar pelos modelos com tecnologia Frost Free, tendo em vista que você terá menos trabalho com o degelo.

Há modelos também que são ideais para casas menores e outros para quem tem uma família grande. 

Existem, inclusive, geladeiras smart, que funcionam com controle remoto, acesso à internet e até mesmo executam funções por comando de voz.

Homem na cozinha com uma xícara na mão usando o painel touch e bluetooth da geladeira Homem na cozinha com uma xícara na mão usando o painel touch e bluetooth da geladeira

Qual a diferença entre a geladeira Frost Free e Defrost?

Tanto a tecnologia Frost Free quanto a Cycle Defrost estão relacionadas ao degelo da geladeira. 

Com o acúmulo de gelo que se forma durante o tempo de uso, devido às baixas temperaturas do equipamento, é necessário realizar esse procedimento para que ele se mantenha em suas plenas funções. 

Quanto mais gelo acumulado, mais energia o eletrodoméstico precisará para gelar os alimentos, aumentando o consumo.

A diferença entre esses dois termos está na maneira como esse degelo é feito. Enquanto nos modelos Frost Free o usuário não precisa se preocupar em descongelar os compartimentos — pois isso é feito automaticamente e a seco —, no modo Defrost é necessário fazer isso manualmente, em média, duas vezes por ano.

Qual a diferença entre a geladeira duplex e a não duplex?

A diferença entre esses dois modelos de geladeira está no fato da duplex contar com duas portas, sendo uma para o refrigerador e outra para o freezer, enquanto a não duplex tem uma porta apenas, com um congelador embutido. 

Além de proporcionar mais espaço para guardar os alimentos, a duplex permite um melhor controle da temperatura em cada compartimento, tendo em vista que eles são independentes. 

Por outro lado, a geladeira de uma porta é mais compacta, sendo possível instalá-la em diversos tipos de cozinha, por menor que ela seja.

Homem guardando comida na geladeira inverse Homem guardando comida na geladeira inverse

Como escolher o melhor tipo de geladeira para minha casa?

Antes de definir isso, é necessário avaliar tanto o ambiente quanto os recursos que você espera encontrar no equipamento. 

Se você mora sozinho e não precisa armazenar tantos alimentos, uma geladeira de uma porta pode ser a solução ideal para atender sua demanda. 

O mesmo vale para o caso de cozinhas pequenas, que exigem a instalação de itens menores para se adequarem ao ambiente. 

Se você faz parte de uma família maior e precisa armazenar diversos alimentos no refrigerador e maiores quantidades de alimentos no freezer, optar por uma duplex ou até mesmo uma inverse será mais interessante. 

Há ainda os que exigem o máximo de tecnologia e modernidade que o mercado tem a oferecer, com uma otimização no armazenamento e um controle de temperaturas aprimorado. 

Nesse caso, as geladeiras no modelo French Door ou Side by Side certamente vão atender às suas necessidades.

Onde comprar a melhor geladeira?

Na hora de buscar por uma geladeira que atenda às suas exigências, é necessário procurar por locais que entreguem os melhores produtos, com preços e condições acessíveis. 

E na Loja Vivo você encontra todos os modelos mencionados neste artigo, para que possa escolher aquele que mais te agradar.

Além disso, na Loja Vivo você conta com os mais variados produtos, com tudo que você precisa para sua casa, desde os diferentes tipos de geladeiras e outros eletrodomésticos a itens de tecnologia e entretenimento. 

Tudo com preços que cabem no seu bolso e condições especiais. Acesse agora mesmo e confira as ofertas. 

Até breve!

Leia também: