Passear com o pet é tudo de bom, mas é preciso que essa atividade seja realizada com segurança e conforto para o seu bicho de estimação. Por isso, é importante conhecer os tipos de coleira para cachorro para escolher o melhor acessório, de acordo com o porte do animal e considerando outros aspectos.

Para ajudar você a comprar um item que se adapte às necessidades do seu amigão, não perca as informações que reunimos a seguir. Vem com a gente e descubra o que considerar ao comprar a coleira do seu cão!

Cachorro com o rosto caramelo segurando sua coleira na boca pronto para o passeio. Cachorro com o rosto caramelo segurando sua coleira na boca pronto para o passeio.

Qual o melhor material para coleira de cachorro?

Uma das recomendações para quem ganhou, comprou ou adotou um pet é passear regularmente. É uma atividade importante para o cachorro se movimentar, gastar energia e passar momentos agradáveis com você.

Então, no passeio, além de se preocupar com a hidratação do amigão, levando um bebedouro pet portátil, é interessante conhecer os tipos de coleira.  E uma das características que você deve avaliar na hora de comprar esse item é em relação ao material. 

Se, no passado, o comum eram os acessórios de couro e metal, hoje, com a tecnologia no mercado pet, você encontra coleiras mais leves, confortáveis e resistentes, feitas de nylon ou poliéster e com fivela plástica. A vantagem delas é que são fáceis de colocar, de regular e de lavar.

Quais os tipos de coleira?

Existem diferentes modelos de coleira e, na hora de adquirir uma para o seu amigão, é preciso considerar não apenas o tamanho do animal, mas também o comportamento. Enquanto alguns pets são mais calmos, outros são mais agitados e podem sair correndo de repente no meio de uma caminhada. 

Imagine se você está viajando com o seu cachorro e ele sai correndo em um lugar desconhecido? Todo cuidado é pouco para que ele se mantenha sempre seguro, né? Para isso, a dica é ter uma coleira adequada.

Veja, a seguir, os principais tipos de coleira para cachorro:

Coleira tradicional

Filhote de cachorro branco com coleira tradicional de pescoço. Filhote de cachorro branco com coleira tradicional de pescoço.

É o tipo mais comum de coleira, que tem o formato plano, como uma tira que envolve o pescoço do cachorro. 

Geralmente, é um acessório que está sempre com o animal, seja filhote ou cachorro idoso, podendo, inclusive, ser utilizado para colocar uma plaquinha com o nome do pet e dados do tutor.

O legal é que você encontra o item em diferentes tamanhos, cores e estampas e, nesse modelo, tem ainda os tipos de coleira antipulga ou anticarrapato, que protegem a saúde do seu amigão.

Para cachorros tranquilos para passear, basta essa coleira e uma guia. No entanto, para os pets que costumam correr, essa coleira não é adequada, podendo não ser resistente o suficiente ou ainda machucar seu bichinho, caso ele dê um arranque forte.

Coleira peitoral

É um tipo de coleira que envolve o peitoral do cachorro e costuma ser o modelo ideal para os cachorros menores, evitando desconfortos para o pescoço. 

No entanto, você encontra a coleira peitoral mesmo para seu amigão de médio porte. É um acessório bastante confortável para os passeios.

Cachorro branco com coleira peitoral rosa Cachorro branco com coleira peitoral rosa

Coleira peitoral “anti-puxão”

Se o seu amigo de quatro patas é mais agitado na hora das caminhadas, o recomendado é a coleira peitoral anti-puxão, conhecida como easy walk. 

Aqui, o gancho da guia se encaixa na frente do animal, então ele não consegue puxar o tutor, o que traz mais segurança e tranquilidade no passeio.

Coleira de obediência

Para cães que estão sendo adestrados, uma opção é utilizar a coleira da obediência. Nesse modelo, o colar e a guia são uma coisa só, assim, caso o animal tente avançar em outra pessoa ou puxar a coleira, ela é tensionada, causando um desconforto.

É importante ter cuidado com esse acessório, conhecido também como enforcador, sendo recomendado o uso apenas para adestradores com experiência ou tutores que saibam como colocá-la no pescoço do animal, a fim de evitar sofrimento. Além disso, não é indicada para cães de pequeno porte.

Coleira de cabresto

Por último, há ainda o tipo de coleira para cachorro conhecido como cabresto. Ela passa por cima do focinho do animal, porém não impede que o cachorro beba água, coma ração e possa latir. 

É um acessório indicado para cachorros mais fortes, mas não é uma coleira recomendada para pets com focinho mais achatado. A ideia é educar o animal a ter um bom comportamento durante os passeios.

Qual o melhor tipo de coleira para cachorro pequeno?

Se o seu cachorro é de pequeno porte, confira as nossas sugestões de coleira:

Kit Guia + Coleira em Nylon Piticas Pantera Negra

 Kit Guia + Coleira em Nylon Piticas Pantera Negra  Kit Guia + Coleira em Nylon Piticas Pantera Negra

O Kit Guia + Coleira em Nylon Piticas Pantera Negra acompanha guia para raças mini. Acessório estiloso e resistente por conta da costura reforçada para que você possa passear com tranquilidade com seu pet.

Peitoral com Guia para Cães Emporium Distripet Azul

 Peitoral com Guia para Cães Emporium Distripet Azul  Peitoral com Guia para Cães Emporium Distripet Azul

A coleira do tipo peitoral Emporium Distripet acompanha guia e é produzida com poliéster aerado. Vem com regulagem em velcro para melhor ajuste, segurança e conforto para o cachorro, além do fechamento triplo.

Colete Aerado Grid São Pet Azul

Colete Aerado Grid São Pet Azul Colete Aerado Grid São Pet Azul

O colete Grid São Pet é um tipo de coleira que fica confortável no seu amigão, além de ter um tecido aerado bastante leve, ideal para dias mais quentes.

Qual o melhor tipo de coleira para cachorro médio?

Agora, se o seu amigão é de tamanho médio, tem alguns itens mais indicados para ele. Veja abaixo:

Peitoral Texas AMF Vermelha

 Peitoral Texas AMF Vermelha  Peitoral Texas AMF Vermelha

Feita de nylon, jeans e enchimento em espuma, a coleira peitoral Texas é um acessório para quem quer ter segurança na hora de dar uma volta com o pet. É um item que oferece conforto ao animal, porque não pressiona o pescoço.

Kit Guia + Peitoral em Nylon Piticas Marvel

Kit Guia + Peitoral em Nylon Piticas Marvel Kit Guia + Peitoral em Nylon Piticas Marvel

Indicado para quem é fã da Marvel e quer ter um acessório da marca para o pet. A coleira da Piticas é de nylon, acompanha a guia, além de ser leve e resistente.

Coleira Simmer São Pet

Coleira Simmer São Pet Coleira Simmer São Pet

Produto que une design moderno, segurança e funcionalidade para o momento de caminhada com seu pet.  A coleira Simmer São Pet é regulável, além de vir com o fecho e meia argola para prender o mosquetão e a guia.

Qual o melhor tipo de coleira para cachorro grande?

Acha difícil passear com um cachorro de porte grande? Dá uma olhada nos acessórios recomendados para animais maiores:

Coleira Cães Athletic Air Doco Verde

 Coleira Cães Athletic Air Doco Verde  Coleira Cães Athletic Air Doco Verde

A coleira Athletic Air Doco oferece segurança por ter costura reforçada e anel de metal soldado para fixação da guia. 

Conta com tecido leve e respirável, sendo recomendada para passeios e exercícios com o pet. Tem fecho plástico de liberação rápida e fivelas de regulagem.

Enforcador Redondo Rosa

Enforcador Redondo Rosa Enforcador Redondo Rosa

Para adestrar seu cão, é uma coleira do tipo enforcador que evita danos aos pelos do cachorro e não belisca. Tem alta resistência e durabilidade.

Coleira Arco Íris Alvorada

 Coleira Arco Íris Alvorada  Coleira Arco Íris Alvorada

A coleira Arco Íris Alvorada é do modelo tradicional com estampa diferenciada. Tem uma fivela curva que garante mais conforto para o seu amigão.

Onde comprar a melhor guia para cachorro?

Para você encontrar diferentes tipos de coleira, as melhores rações e outros acessórios para os cuidados do seu pet, a dica é acessar a seção Vivo Pets. Você vai se surpreender com a variedade de marcas e produtos!

Na hora de passear com o seu amigo de quatro patas, é preciso que ele se sinta confortável. Por isso, agora que você conhece os diferentes tipos de coleira para cachorro, pode comprar sem erro a melhor para o seu pet.

Você não pode perder uma vitrine completa com tudo o que você precisa para o seu bicho de estimação: vem para a Vivo Shopping e descubra como é fácil oferecer os melhores cuidados para o seu companheiro fiel. 

Até breve!

Leia também: