Diversos serviços se expandiram no mundo digital durante a pandemia, já que os encontros presenciais precisaram ser reduzidos para contermos a disseminação do coronavírus. Pequenas, médias e grandes empresas veem ótimos resultados com o e-commerce, e restaurantes encontram no delivery a solução para não fechar as portas e uma oportunidade para ampliar os negócios.

Porém, a transformação digital impulsionada pela pandemia também evidenciou uma prática que, antes, era menos comum: a terapia online. No contexto desafiador e delicado pelo qual estamos passando, o atendimento online de psicólogos tornou-se uma das ações de autocuidado mais relevantes para garantir a saúde em casa.

Mas você sabe como funciona a terapia virtual e quais são as vantagens desse modo de atendimento? Vamos explicar tudo isso por aqui e ainda dizer o que você precisa para ter sessões de qualidade em qualquer lugar em que você esteja. Boa leitura!

Imagem de uma videochamada onde uma mulher está chorando.

O que é terapia online?

A terapia online é uma forma de fazer terapia com o auxílio da internet. Ou seja, é uma maneira de tratar os problemas mentais, emocionais e comportamentais com o atendimento de um profissional da área, por meio de videoconferências que substituem os encontros presenciais. 

Em outras palavras, a terapia nos ajuda a conhecer a si próprios para lidarmos melhor com o mundo e com as pessoas ao nosso redor, com o intuito de termos uma vida mais tranquila e mais equilibrada. Feita de modo virtual, a terapia segue esse mesmo objetivo: o de aumentar o nosso bem-estar.

A modalidade de atendimento virtual já é há bastante tempo aprovada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), uma vez que não compromete o tratamento, nem perde eficácia se comparada aos atendimentos presenciais. Os psicólogos apenas têm mais cautela quanto aos casos mais graves, que precisam de acompanhamento diferenciado.

Ilustração representando uma sessão de terapia realizada pelo celular.

Quais são os benefícios da terapia online?

Fazer terapia traz muitos benefícios para todas as pessoas. Ao contrário do que muita gente pensa, o tratamento psicoterápico não é apenas para quem tem algum distúrbio mental mais grave. 

A terapia é para qualquer pessoa que queira entender melhor os próprios pensamentos e sentimentos para, dessa forma, lidar melhor com as dificuldades que a vida apresenta. Durante as sessões, aprendemos a ser observadores de nós mesmos e a controlar de maneira mais racional e serena as nossas emoções.

Assim, deixamos de ser simplesmente levados pelas emoções do momento e passamos a tomar as rédeas da situação, contornando com sabedoria a ansiedade, a raiva, o medo e a tristeza, por exemplo. Em meio a uma pandemia, esses sentimentos são extremamente comuns na população.

Embora a Geração Z (dos nascidos após 1996, também conhecidos como Centennials) seja a que reporta maior nível de estresse e pior saúde mental, um relatório da OMS de 2017 já alertava para os números crescentes de depressão e ansiedade no mundo.

Sabia que os brasileiros apresentam o maior índice percentual de pessoas ansiosas no mundo? Pois é! Esse dado nos mostra a importância e a urgência de darmos mais atenção à nossa saúde mental, concorda? 

Afinal, mesmo os transtornos mentais comuns afetam a rotina e a funcionalidade das pessoas. Esse é o termo que os psicólogos dão quando o paciente não apresenta sintomas suficientes para ter o diagnóstico de doenças psíquicas, mas a ansiedade, a insônia, a fadiga, a irritabilidade, a falta de memória e a dificuldade de concentração atrapalham significativamente a realização das tarefas do cotidiano.

Como a pandemia chegou de repente, alterando profundamente a nossa vida, todos estão sentindo os seus impactos na saúde mental, em maior ou menor grau. E aí entra a terapia online para nos ajudar.

Imagem de um homem em uma sessão de terapia online.

Vantagens da terapia online

A primeira grande vantagem de fazer terapia virtual é o fato de não precisar sair de casa para encontrar o psicólogo. Em um momento em que a redução da mobilidade e o distanciamento social são fundamentais para superarmos a Covid-19, uma chamada de vídeo com o terapeuta é uma ótima solução para conversar e desabafar a respeito das angústias da vida.

Mas não para por aí. Entre os benefícios da terapia online podemos destacar:

  • Comodidade: não é preciso se deslocar para o encontro, podendo ser realizado no local que for mais confortável para você;

  • Sigilo: ninguém, além de você e o terapeuta, precisa saber das consultas online, e você tem total intimidade para se abrir com o psicólogo;

  • Liberdade de escolha: é possível fazer atendimentos online com profissionais de outros estados, ampliando as possibilidades de escolha do paciente e fugindo dos ciclos de amizade;

  • Valores mais acessíveis: os atendimentos virtuais costumam ser bem mais em conta do que os presenciais, e é possível encontrar profissionais que estão atendendo gratuitamente durante a pandemia.

Como é a terapia online?

De modo geral, a terapia virtual funciona da mesma forma que a modalidade tradicional, com encontros presenciais. Caso você já faça acompanhamento com um psicólogo, é só conversar com ele para viabilizarem os encontros online.

Agora, se ainda não tem um terapeuta para chamar de seu, é só buscar um psicólogo habilitado e agendar um horário. Na hora marcada, você e psicólogo se encontrarão numa videochamada privada e ali ficarão até o término da sessão. 

Os encontros normalmente acontecem em plataformas como Skype, Google Meet e Zoom, mas há aplicativos que conectam diretamente os pacientes aos profissionais. O andamento da sessão vai de acordo com a linha terapêutica que você escolheu para si (Psicanálise, Terapia Cognitiva Comportamental, Análise Junguiana, Behaviorismo etc.).

Imagem de uma sessão de terapia online via tablet.

Como encontrar um psicólogo online?

Se você tem vontade de fazer terapia onlinel, mas não sabe por onde começar, se liga nos sites que disponibilizam esse serviço com muita segurança e qualidade:

Tem algum psicólogo online gratuito?

Se você está com o orçamento apertado, mas não quer deixar de lado a terapia, é possível encontrar profissionais que disponibilizam atendimento gratuito ou a valores mais em conta. Nos aplicativos, dá para encontrar psicólogos que atendam a partir de R$ 50 ou valores menores se você fizer um plano.

Como o momento da pandemia é delicado para todos, é possível encontrar centros, universidades, organizações não-governamentais e associações de psicólogos que oferecem terapia gratuita à população. 

Cada Estado e município têm suas ofertas, então, pesquise pelo serviço que possibilite atendimento online no seu caso, ok?

Ah! É importante lembrar que é essencial que o psicólogo tenha registro no Cadastro Nacional de Psicólogos. Basta inserir o nome completo do profissional ou o número no conselho.

Imagem de uma mulher em videochamada pelo notebook.

Como fazer terapia online?

Muito bem, ditos os benefícios de fazer terapia, o que é preciso para ter sessões de terapia virtual de qualidade?

Em primeiro lugar, é preciso ter um dispositivo eletrônico que tenha acesso à internet. Pode ser o notebook, o tablet ou até mesmo o smartphone, depende do que você preferir.

Depois de escolhido o dispositivo, tenha sempre à mão um bom fone de ouvido. Por quê? Por três razões bem simples: 

  • A primeira é que os fones dão um up na conexão da chamada (melhorando o microfone e a entrada e saída de áudio); 

  • A segunda é que os itens evitam a sua distração com barulhos locais; 

  • E a terceira é que os fones te dão mais privacidade (ninguém vai ouvir os conselhos do seu terapeuta).

Por falar em privacidade, se você não consegue ficar só em casa para fazer a terapia online, fica aqui mais uma dica: feche a porta do quarto e ligue o seu Spotify ou Apple Music em um volume agradável, apenas para abafar a sua voz no resto da casa!

Além dos recursos físicos, para fazer terapia online é superimportante ter uma boa conexão com a internet. Já imaginou perder parte do tempo de sessão com imagens travadas e áudios cortados? Não queremos isso!

Então, para ter uma boa experiência durante o atendimento, uma internet de qualidade em casa é primordial. Se a sua dúvida é qual plano de internet residencial escolher, aqui vai mais uma sugestão: Vivo Fibra. Com uma internet banda larga e com fibra ótica, você não precisa se preocupar se a videochamada da terapia vai ser estável. 

Mas para ter ainda mais liberdade e poder escolher o local onde fazer a terapia virtual (caso você não esteja em casa, ou prefira realizar as sessões em outro lugar), basta garantir um bom plano de internet móvel. 

Além do Vivo Turbo, que te dá ligações, SMS e WhatsApp ilimitados, temos outros planos de internet para celulares que se encaixam direitinho naquilo que você precisa. 

Entre tantas mudanças que a pandemia trouxe para a gente, o cuidado com a saúde mental talvez seja um dos grandes aprendizados do momento, não é mesmo? A terapia online se expandiu, e, com as ferramentas certas, é possível encontrar alívio e conforto onde você estiver.

Querendo dar um up na sua vida digital? Visite a Loja Vivo e encontre as soluções que você precisa.

Até a próxima!

LEIA MAIS: