13.05.21

Telefone fixo: o que você precisa saber antes de ter um

Nunca foi tão vantajoso ter esse clássico que pode te ajudar a economizar e dar uma força no trabalho remoto.

O telefone fixo é uma das invenções mais convenientes da história, não é? Ele foi criado em 1875 por Graham Bell e seu auxiliar Thomas Watson. Sabe quanto tempo demorou pra chegar ao Brasil? Apenas dois anos.

O aparelho chegou aqui relativamente rápido por causa de Dom Pedro 2, que era um entusiasta da tecnologia, e foi instalado no Palácio Imperial de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Em 1878 foram feitas as primeiras demonstrações do telefone em São Paulo e já em 1879 foi feita a primeira concessão de linha telefônica no Brasil.

Por mais que o dispositivo tenha aparecido cedo no país, até pouco mais da metade do século passado ter uma linha telefônica ainda era considerado um artigo de luxo. Na época era comum, por exemplo, vender uma carta de telefone para dar entrada em um carro ou apartamento. Já pensou?

Hoje, tudo isso ficou para trás. O telefone fixo se difundiu e se popularizou. Inclusive, com a chegada dos celulares, muitas pessoas têm optado por uma linha móvel ao invés da fixa. 

No entanto, há muitos motivos para escolher essa opção. São diversas vantagens que vão desde combo a descontos em planos especiais. Vamos conhecê-las?

Imagem de homem usando telefone fixo

Vantagens de ter um telefone fixo em casa

Listamos cinco vantagens de ter uma linha fixa e por que escolher essa modalidade:
 

  • Confiabilidade: as linhas fixas têm um serviço bem mais estável e não te deixam nunca na mão quando você precisa;

  • Ligações locais e DDD para telefone fixo: com uma linha fixa, você pode ter ligações ilimitadas para fixos locais ou DDDs com planos bem mais baratos do que os planos de linha móvel;

  • Receber ligações: tanto linhas fixas como móveis pagam valores mais em conta para realizar ligações para fixos. Tá sentindo falta da ligação de um amigo ou parente? A linha fixa pode ser a solução;

  • Ligue 0800 com mais tranquilidade: a maioria das empresas oferece números 0800 com ligações gratuitas. Porém, algumas delas, só aceitam chamadas desse tipo de um aparelho fixo, já que são elas que pagam por essas ligações;

  • Descontos no combo: ao fazer um plano de telefonia fixa com internet e TV a cabo, você pode pagar muito mais barato por esses serviços do que se escolhê-los à parte. 

Imagem de mulher usando telefone fixo

Quais os melhores planos de telefone fixo?

Você sabia que ao assinar um combo com a Vivo TV, internet e telefonia fixa, é possível economizar até 30% da mensalidade?

Além da economia, que é um ótimo motivo, por que ter um combo? 

Bem, com o Vivo Fibra, você fica preparado para qualquer reunião por vídeo, assiste filmes e séries por streaming ou joga online sem instabilidades ou conteúdos travando.

A Vivo TV oferece mais de 100 canais em HD com diversão para toda a família, perfeito para esse período de isolamento social. 

Já, com o Vivo Fixo, você fala à vontade com celulares Vivo e números fixos de todas as operadoras.

Além disso, o plano garante:

  •  Secretária eletrônica; 
  • Identificador de chamadas;
  • Redirecionamento de chamadas;
  • Atendimento simultâneo para falar com duas pessoas ao mesmo tempo. 

É ou não é muita vantagem? E tem mais! Quem tem plano móvel Vivo, ao contratar o Vivo Fibra, ganha até 50 GB extras de internet.


LEIA MAIS 

Ilustração de Whatsapp

Como usar um número de telefone fixo no WhatsApp

Quer saber mais uma vantagem incrível ? É possível usar o WhatsApp com ele. Sim, é isso mesmo! 

Sabe aquela mania empresarial de que a gente passa mais credibilidade com um cartão de contato e um telefone fixo? Pois é. Nesses tempos em que o trabalho remoto ganhou mais destaque, ter uma linha fixa é uma maneira também de dividir o seu momento de lazer com o celular do seu trabalho.

Com um aparelho fixo, você pode, por exemplo, criar uma conta business para usar o WhatsApp com o número de casa. Ou seja, dá para mandar mensagens no WhatsApp pelo número do seu fixo. E é bem simples: 

  • Primeiro, baixe o WhatsApp Business para iPhone ou para Android. Depois, siga o seguinte passo a passo:

  • abra o aplicativo e concorde com os termos;

  • toque em “Usar outro número” no final da tela e digite o número fixo com o código do país (55 para o Brasil), o código de área (em São Paulo é o 11, por exemplo) e o seu número;

  • toque em “Ok” e depois em “Me Ligue”;

  • ao atender a ligação do WhatsApp, você receberá um código de seis dígitos. Insira o código e pronto.

Viu como é fácil? E agora dá para usar o seu telefone fixo para falar no WhatsApp. Além de dar um ar muito mais profissional, você separa o seu pessoal do trabalho.

Imagem de mulher usando telefone fixo

Qual telefone fixo escolher?

Agora que você já sabe de tudo isso, está na hora de escolher um dispositivo para chamar de seu. 

A dica é: escolha um aparelho sem fio, pois garante maior mobilidade para o usuário. Ou seja, se você precisa fazer várias coisas ao mesmo tempo, esse tipo de dispositivo garante que você nunca esteja preso ou parado em apenas uma ligação.

Escolher modelos com telas grandes e teclados luminosos também ajuda na hora de discar o número correto, além de evitar o cansaço da vista ao digitar. 

Pensando nisso, separamos essas opções:

  • Panasonic DECT 6.0: este telefone sem fio traz identificador de chamada, além de uma boa tela. Ele também traz uma função que ajuda a encontrar o telefone perdido pela casa, chamada de “Localizador do monofone”;
  • Elgin TSF 7500: com teclado iluminado, este modelo traz várias funções, entre elas, o registro e o bloqueio de chamadas. Você pode escolher cinco sons diferentes para quando os seus contatos ligarem, assim associa os números da família com um toque e os do trabalho com outro. Bacana, né?
  • Intelbras TS3130: este aparelho é bom para quem precisa trabalhar e tem uma pequena ou média empresa. Ele oferece a possibilidade de interligar até sete ramais, incluindo a base e a secretária eletrônica.

Outra opção também é o telefone com fio. Ele acaba sendo bem mais barato e pode ser uma boa opção para deixar perto do computador, por exemplo. 

O Intelbras Pleno pode ser colocado na mesa ou instalado na parede e apresenta dois tipos de toque e três níveis de volume. É simples, mas faz exatamente o que você precisa.

Já se você precisar de um telefone mais completo, tem o Ibratele New Capta Phone Top, que traz armazenamento de até 99 chamadas recebidas, conta com data e hora no display LCD, função de espera, chave bloqueadora, além de viva-voz e ajuste de volume. É muito mais eficiente trabalhar, não é mesmo?

Gostou dessas dicas? Agora que você já sabe tudo sobre telefone fixo, é só passar no site da Vivo e escolher o plano que mais combina com a sua casa!

Até a próxima!