Com os avanços da tecnologia e as necessidades de mudanças que a sociedade enfrenta ano a ano, é natural que surjam ferramentas inovadoras, que ajudam a nos adaptarmos às tendências. E uma dessas evoluções, sem dúvida, é a teleconsulta — que consiste na realização de atendimento médico pela internet.

Isso tem revolucionado o universo da medicina, pois consegue oferecer uma interação entre médico e paciente, mesmo que eles estejam a quilômetros de distância um do outro. Porém, da mesma forma que beneficia, o método pode empregar algumas limitações para quem adota esse modelo.

Para te ajudar a entender um pouco melhor como funciona a teleconsulta, preparamos um artigo com diversas informações importantes, como: 

  • Como são feitos os atendimentos?

  • Quais as diferenças entre cada categoria?

  • O que é necessário para que essa ferramenta funcione com excelência?
     

Quer saber mais? Então, vem com a gente!

Imagem de uma mulher numa teleconsulta pelo celular na sala de casa. Imagem de uma mulher numa teleconsulta pelo celular na sala de casa.

O que é teleconsulta?

A teleconsulta é um atendimento online, que consiste em conectar o médico ao paciente, sem que haja a necessidade de uma avaliação presencial. 

Essa ferramenta tem modernizado a área médica e serve para ajudar a desafogar as unidades físicas de saúde, permitindo um atendimento mais otimizado para quem chega com um problema mais grave e que não pode ser tratado online. 

Esse recurso se mostrou mais efetivo durante os momentos mais críticos da pandemia. Com a teleconsulta, foi possível manter os pacientes em casa, solicitando o atendimento presencial apenas nos casos em que o diagnóstico necessitava de uma avaliação física. 

A princípio, a teleconsulta passou a ser a melhor triagem para evitar que pessoas com suspeita de Covid-19 e sintomas brandos fossem ao hospital sobrecarregar o sistema. 

Porém, a medida deu tão certo que foi além e passou a abranger outros casos, como:

  • Pacientes com doenças crônicas que precisam de acompanhamento frequente;

  • Pessoas que necessitam de ajustes de medicamento;

  • Aqueles que fazem retornos com exames;

  • Ou problemas médicos mais simples e que não precisam do exame físico. 

A partir daí, o modelo foi tomando proporções tão grandes, que passou a ser utilizado por qualquer especialidade médica, desde as que cuidam da saúde física até as atuantes na saúde mental, como psicoterapia e psiquiatria.

Vale lembrar que a teleconsulta não é recomendada para todos os casos, e que em algumas situações o diagnóstico médico deve ser feito pessoalmente. Por isso, é importante buscar orientação médica para avaliar se a teleconsulta é apropriada para cada caso.

Imagem de um médico avaliando exames de imagem em seu computador Imagem de um médico avaliando exames de imagem em seu computador

Como funciona a teleconsulta?

Como explicado, o modelo funciona de maneira virtual, com os médicos atendendo os pacientes online ou se comunicando com outros profissionais, onde quer que eles estejam. Porém, para que o procedimento possa ser executado, algumas regras precisam ser seguidas, tais como:

  • O paciente precisa estar de acordo com esse modelo de atendimento;

  • O sigilo de qualquer informação trocada durante o processo deve ser mantido;

  • Todos os resultados devem ser armazenados no sistema das clínicas.

Além disso, é recomendado que a teleconsulta seja feita após uma primeira avaliação presencial. Assim, o médico poderá ter uma opinião mais bem formada sobre quais os problemas de saúde e como realizar o tratamento.

Com tudo isso definido, a consulta online pode ser agendada. O atendimento ocorrerá normalmente, com a mesma atenção de quando se faz uma consulta presencial, inclusive com fornecimento de atestado médico, caso necessário.

Quanto aos exames, eles também podem ser entregues virtualmente, para que não haja a necessidade de comparecer ao consultório.

Como é feita uma consulta online?

Primeiramente, é necessário que todas as partes, tanto médicos e especialistas quanto pacientes, tenham em mãos os aparatos tecnológicos necessários para um bom funcionamento: computador, tablet ou smartphone.

Além disso, todos devem ter acesso a um canal para transmissão, como programas de videoconferência, aplicativos voltados a essa área — como o Vale Saúde Vivo — ou uma plataforma disponibilizada pela própria clínica.  

E para que tudo ocorra da melhor maneira possível, é necessário contar com uma internet de qualidade, que garanta uma boa conexão e reduza os riscos de travamentos ou quedas durante o atendimento. Nesse sentido, a internet Vivo Fibra é uma grande aliada das teleconsultas. 

Devido a sua estrutura de fibra ótica, o sinal chega com mais estabilidade ao modem, já que essa tecnologia não sofre com variações causadas por fatores externos, como ondas eletromagnéticas da rede elétrica ou ações do tempo.

Assim, é possível fazer essa ponte entre médico e paciente de maneira mais eficiente.

Quais os tipos de teleconsulta?

Imagem de uma pessoa mostrando o termometro numa teleconsulta pelo celular. Imagem de uma pessoa mostrando o termometro numa teleconsulta pelo celular.

Síncrona

A consulta síncrona é quando você agenda uma conversa por vídeo ou telefone com o especialista e ele reserva aquele tempo exclusivo para te atender. 

As clínicas costumam oferecer duas opções de atendimento síncrono: 

  • Eletivas: pelas quais você marca a hora com o médico escolhido;

  • Urgência: na qual você entra em uma fila eletrônica de atendimento e aguarda sua vez para conversar com o profissional disponível.

Assíncrona

Esse modelo não se dá em tempo real e é uma forma bastante praticada por médicos que acompanham um paciente já há algum tempo. 

A troca é feita por meio de mensagens, em que o paciente envia um questionamento e aguarda resposta do especialista, sabendo que o profissional poderá ler e responder em seu tempo. Por isso, vale ressaltar que esse formato só é empregado em casos que não pedem urgência.

Por fim, é importante destacar que a consulta virtual e o atendimento presencial são complementares. 

O médico é quem vai dizer qual é o limite do uso da tecnologia e indicar a necessidade de encaminhamento para avaliação presencial em uma clínica ou hospital. Nessas horas, o melhor a se fazer é seguir as orientações do especialista.

Qual a diferença entre teleconsulta e telemedicina?

Apesar de parecerem a mesma coisa, essas duas categorias têm características diferentes. 

A telemedicina está em um contexto mais amplo e abrange diversos segmentos, como: assistência médica, educação, pesquisa, prevenção de doenças e promoção da saúde se utilizando de meios tecnológicos.

Já a teleconsulta é um dos componentes da telemedicina, um dos serviços que ela pode nos ofertar. 

Ela ainda conta com o apoio da categoria para que seja possível utilizar ferramentas importantes, tornando o atendimento mais eficiente e otimizado, já que a tecnologia permite agilizar alguns processos, como envio de laudos médicos e exames pela internet.

Quando usar a teleconsulta?

Como o intuito é desafogar as unidades de saúde, a melhor maneira para utilizar esse modelo é para resolver problemas que não são tão urgentes ou ainda para tratamentos que não necessitam de atendimento presencial.

É importante lembrar que essa decisão deve partir do seu médico, pois é ele quem vai poder determinar se é possível manter o monitoramento e tratamento de suas condições dessa forma. 

Ainda assim, os atendimentos virtuais e presenciais devem andar lado a lado, sendo um o complemento do outro. Com isso, será possível aplicar mais praticidade ao processo, ao mesmo tempo em que se mantém a qualidade da prestação de serviço.

Como receber os documentos na teleconsulta?

Mais do que o atendimento para solução de problemas, a teleconsulta ainda conta com a telemedicina apoiada na tecnologia, para que o médico possa receitar medicamentos, fazer solicitações de exames e emitir atestados, sem sair de casa. Tudo regulamentado por meio da Portaria nº 467, de 20/03/2020. 

Para tanto, o profissional precisa estar atento aos critérios da Anvisa e deve ter Certificado Digital ativo, com assinatura eletrônica validada por certificados e chaves emitidos pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras – ICP – Brasil.

Outra ferramenta importante da consulta online é o prontuário eletrônico. Ele fica armazenado em nuvem e o médico pode acessá-lo a qualquer momento, de qualquer local e dispositivo, conseguindo realizar o atendimento com mais conhecimento sobre o histórico do paciente.

Imagem de uma médica sorrindo de braços cruzados em um consultório. Ao lado lê-se Vale Saúde. Imagem de uma médica sorrindo de braços cruzados em um consultório. Ao lado lê-se Vale Saúde.

Por que a Vivo apoia a teleconsulta?

A Vivo, trabalhando para conectar pessoas e tornar o mundo mais humano, se tornando cada vez mais parte da família brasileira, criou o Vale Saúde.

A proposta é facilitar o acesso das pessoas à saúde de qualidade, por meio da tecnologia, com custo bem mais acessível. 

Os planos de assinatura mensal têm valores baixos e você conta com:

  • Telemedica e o Ligue Saúde 24 horas por dia;
  • Desconto em consultas presenciais;
  • Exames laboratoriais e de imagem a preços reduzidos;
  • Medicamentos com descontos.

Como você pôde ver, a teleconsulta surgiu para inovar o campo da medicina, gerando mais conforto e praticidade, além de manter tanto a segurança das informações quanto a qualidade no atendimento. 

Com o auxílio das tecnologias envolvidas nesse processo, é possível tornar as rotinas cada vez mais eficientes, seja na área da saúde pública ou privada. O futuro da saúde também é digital.

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