05.05.2021

Tecnologia traz novas possibilidades para o mercado pet

Coleira com GPS, monitoramento a distância e reconhecimento facial invadem o mercado pet e trazem facilidades para donos de animais de estimação.

Ser pai já é uma tarefa e tanto, o mesmo vale para os milhões de brasileiros que são pais e mães de animais de estimação. É pensando nesse cuidado que o mercado pet está sempre em constante crescimento e melhoria para oferecer o que há de mais útil para os filhos de quatro patas.

No Brasil, o IBGE estima que há mais de 132 milhões de animais de estimação, sendo que 62% das casas têm pelo menos um cachorro ou gato entre seus moradores. E, com tanto bichinho, é normal que existam diversos serviços e produtos para entretê-los.

Por exemplo, quem nunca deixou o cachorro em uma creche durante o dia e, ao sentir saudade, abriu o aplicativo do local para ver o seu bichinho interagindo com os dogs? Essa é apenas uma das diversas maneiras da tecnologia invadir o mercado pet e o deixar ainda melhor. 

Ao longo do texto, você vai descobrir diversas tendências para cuidar do seu animal de estimação com ainda mais inovação.

Mercado pet: facilidades que a tecnologia traz

Existem duas startups que estão melhorando a vida de muitos pais de pets. A Zee.Dog, que tem o aplicativo Zee.Now, é uma delas e oferece entrega de ração e remédios 24 horas por dia.

Ela conta não só com produtos próprios, como também aqueles comprados diretamente da indústria, e tudo é entregue a partir de centros de distribuição. Prático, não?

A outra empresa é a Vetsmart, que ajuda a facilitar a vida dos veterinários por meio da tecnologia. Com conteúdo acadêmico e educação contínua, a startup libera ferramentas que auxiliam os profissionais a prestar um atendimento melhor.

Coleira com GPS é tendência do mercado pet

Cachorro olhando para notebook

Uma das melhores partes de ter um animal de estimação, como cachorro, é o momento de passar um tempo de qualidade com ele, e a tecnologia pode ajudar e muito nessa hora. Com a coleira com GPS, além de você garantir a todo momento onde está o seu cachorro, algumas delas também fazem a medição das atividades do dog para ver se ele está saudável.

A Link AKC, por exemplo, é uma solução tudo em um para o seu melhor amigo. Além de rastrear o cachorro, também permite configurar “zonas seguras”, então, se o seu bichinho gosta de dar passeios sozinho, você vai receber um alerta se ele sair da rota que sempre faz.

Essa coleira também acompanha os passos do animal, verifica se a temperatura está ideal e conta até com luzes de LED para passeios à noite. 

A Xiaomi é outra que tem uma solução bem interessante chamada de PetBit. É uma coleira com GPS, tem resistência contra chuva e o acessório conta com um código que traz as suas informações, caso o pet se perca.

Companhia para toda hora

A gente ama ficar com os bichinhos, mas temos o trabalho e outras obrigações no dia a dia. É por isso que a tecnologia pode ajudar a manter o seu animal de estimação entretido.

Então, o primeiro passo é ter uma boa conexão de internet. Só assim você garante que vários dispositivos fiquem conectados, sem ter nenhum problema de atraso ou mau funcionamento. Abaixo, confira alguns dos brinquedos mais legais e tecnológicos do momento.

Câmera conectada

Você trabalha o dia todo fora de casa e não passa tanto tempo com o seu bichinho como gostaria? Então, o investimento em uma câmera conectada é a solução para suas preocupações. 

Com ela, é possível ficar de olho no seu pet, mesmo a distância, por meio de aplicativos no smartphone ou computador. 

Dá até mesmo para interagir com ele por meio do microfone. Sim, é isso mesmo, ele consegue ouvir a sua voz! Muito bom, não é?

Aibo

Um dos sonhos de qualquer pessoa que conhece o mercado pet é o cachorro-robô da Sony. Ele é todo fofinho, usa inteligência artificial e sua personalidade se desenvolve de acordo com as experiências que o produto recebe do proprietário. Se a gente já se apaixona só em olhar para ele, imagina o seu bichinho interagindo com esse filhotinho de cachorro-robô.

Gato olhando para notebook

Little Cat

Esse dispositivo funciona como uma roda de hamster, só que é focado para o seu gato. Ele dispara pontos de laser no chão e faz com que o gato fique correndo atrás dele nesse espaço e se exercite. Interessante, não é?

Sensor de abertura

De um modo geral, os gatos gostam de dar uma “escapulida” de casa sempre que possível. Quem é mãe/pai desses bichinhos sabe bem como é. 

Se você quer ter mais controle sobre esses passeios, então o sensor de abertura é o seu produto. 

Com ele é possível registrar os horários em que as portas e as janelas são abertas ou fechadas. E o melhor, você recebe as notificações pelo celular. Ideal para quem mora em casa e tem aquelas portinhas de pet na porta da frente.

Mookie

Essa dica é para quem tem mais de dois gatos em casa que comem rações diferentes. Esse pote todo moderno usa reconhecimento facial para deixar sempre que o animal correto coma a comida dele. Ou seja, o gato branquinho não come a ração do laranjinha e vice-versa.

Lâmpada inteligente

Para quem chega muito tarde em casa e não quer deixar seu pet no escuro, um bom investimento são as lâmpadas inteligentes. 

Com elas, dá para colocar um sensor de presença ou programar horários específicos para que as luzes sejam ligadas ou desligadas.

E o melhor, as lâmpadas inteligentes são super econômicas. Chega de deixar seu bichinho no escuro!

Controle universal

O controle universal ou smart plug é para você que se preocupa só de imaginar o quanto o seu pet está sofrendo nos dias de calorão. 

Essa tecnologia permite controlar eletrodomésticos como ar-condicionado e ventiladores à distância ou por sensor de presença. Com isso, é possível garantir o bem-estar do seu bichinho, mesmo quando estiver fora de casa. 

Além disso, se seu pet gosta de assistir a Dog TV, essa solução permite você ligar, desligar ou alterar o volume da televisão remotamente. 

Assim, seu bichinho aproveita e você economiza na conta de luz!

Futuro é agora com reconhecimento facial

Já que citamos um produto com reconhecimento facial, existe uma solução brasileira que é muito interessante. Antes de tudo, projeta a carteira, não porque é caro, mas pelo fato de que o seu pet agora vai poder comprar o que quiser.

A rede voltada para bichinhos de estimação Petz lançou um e-commerce para cachorros. Com reconhecimento da face e inteligência artificial, o animal pode escolher o que mais gosta.

O Pet Commerce conta com uma escala de cores em tons amarelo e azul que facilitam a detecção pelo cachorro. Todos os produtos são animados, o que facilita o entendimento do dog.

Em entrevista para o Consumidor Moderno, a CCO da agência Ogilvy, Del Valle, que esteve por trás dessa novidade, conta um caso curioso de um cachorro.

“Tivemos surpresas curiosas, como um dog que comprou apenas pelúcias e o tutor disse que ele realmente adora pelúcias. Outros cachorros lamberam a tela do celular ou desktop de tão felizes que estavam”, revelou.

Ação online de adoção de pets

De acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde, o Brasil tem cerca de 30 milhões de animais sem lar. Pensando nisso, a Vivo está promovendo, por meio da plataforma de relacionamento Vivo Valoriza, a adoção de pets.

Funciona assim:  quem mora nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e regiões metropolitanas poderá procurar por um novo amigo acessando o Vivo Valoriza, pelo aplicativo Meu Vivo. 

Ao acessar a aba do programa, você consultará as ONGs cadastradas — são mais de 20 opções —, escolhe a que mais se identifica e inicia o contato para a adoção. Tudo de maneira virtual! Demais, não é?

Entre as ONG participantes estão Adote um Amicão, Adote um Gatinho, Vito e Carmela, Clube dos Vira-Latas, Catland e Amigos de São Francisco. E a expectativa é que a iniciativa seja ampliada para outras cidades brasileiras ao longo de 2021.

Você tem ou conhece uma ONG que se interessa em fazer parte desse movimento? A instituição que tiver interesse em participar, pode se inscrever no nosso canal. Nos ajude a fortalecer ainda mais essa iniciativa!

Conclusão

A verdade é que não faltam opções para os animaizinhos de estimação. Desde a melhor ração até os melhores brinquedos e maneiras de mantê-los protegidos. Existe até canal de TV voltado para os animais não se sentirem sozinhos em casa!

Independentemente do cuidado que você for ter com o seu cachorro ou gato, só com uma boa conexão com a internet é possível acessar tudo rapidinho, seja para pedir um petisco de última hora para o seu animal ou até postar aquela foto incrível dele nas redes sociais. 

No fim, tudo o que a gente quer é que os bichinhos tenham uma vida boa e possamos curtir com eles. O mercado pet está aquecido – ainda bem, agora é só encontrar o que melhor se aplica para o seu dia a dia e combinar com um excelente plano de internet.

E para quem ainda não é pai ou mãe de um pet, a Vivo está com uma iniciativa online de adoção de animais. É a tecnologia promovendo amor, unindo e apoiando a adoção responsável. Venha fazer parte desse movimento.