Você se lembra de como era a vida antes das gigantes Netflix, Amazon Prime Video, Spotify e HBO Max fazerem parte da nossa rotina? Essas plataformas trouxeram tanta praticidade e diversidade para o nosso entretenimento que a gente nem sequer recorda como fazia antes para assistir a filmes de qualidade e descobrir novidades do mundo da música, não é mesmo?

Também pudera, afinal, com o streaming, não faz mais sentido olhar para o passado. Com ele, é possível assistir a vídeos e ouvir áudios sem precisar esperar o download dos arquivos. Já o live streaming é o uso dessa tecnologia para transmissões ao vivo e online. 

Atualmente, existe uma grande variedade de plataformas que oferecem serviços de streaming. Como você bem sabe, há desde as redes sociais, como Facebook, Instagram e YouTube, até empresas especializadas em música, como o Spotify. 

Mas, vem cá, você já ouviu falar das streaming parties? É isso mesmo o que você deve estar deduzindo: o uso da tecnologia de distribuição de conteúdo multimídia pela internet para curtir com a galera simultaneamente. Meio confuso ainda? Então, segue com a leitura que a gente explica essa onda!

Ilustração de um grupo de amigos dançando Ilustração de um grupo de amigos dançando

O que é streaming party?

Uma streaming party nada mais é do que um encontro virtual de amigos e familiares em uma plataforma de streaming, para assistir a um filme ou seriado, curtir playlists de músicas, podcasts etc. Ou seja, todos os convidados podem aproveitar o mesmo programa, de qualquer lugar em que estejam, basta que tenham acesso à internet.

Talvez você esteja se perguntando “Ué, mas não é mais simples combinar o horário do evento com o pessoal e assistir?”. Claro que você pode só avisar que vai assistir tal filme em tal hora, mas percebe que é bem diferente de marcar um encontro com o intuito de se divertirem juntos, ao mesmo tempo?

No fim das contas, é como funciona nas plataformas de streaming de jogos, em que os gamers se encontram online para — tcharam — jogar. Isso porque, nas streaming parties, os participantes podem interagir entre si dentro do próprio programa, no chat. Entendeu?

Então, resumindo: algumas plataformas e redes sociais permitem que você sincronize o conteúdo que está assistindo ou ouvindo com os seus amigos. Ou seja, você pode assistir a uma série da sua casa, enquanto seu amigo assiste da residência dele, e é possível, ainda, comentar em tempo real. 

Bem diferente de indicar uma série para o amigo, por exemplo, e ficar esperando que ele assista para, só então, vocês comentarem as coisas todas, não é mesmo?

Imagem de mãe e filha dançando K-Pop na sala Imagem de mãe e filha dançando K-Pop na sala

O que é streaming party K-pop?

Uma streaming party K-pop é a mesma coisa que uma streaming party de sertanejo, de trip-hop, de funk etc. Qualquer conteúdo multimídia que você esteja usufruindo em uma plataforma que conta com essa tecnologia e que possa compartilhar com alguém para aproveitá-lo em tempo real recebe esse nome. 

Porém, esse termo também é usado quando os fãs se unem para impulsionar as músicas dos seus artistas favoritos, como aconteceu com Anitta e EXO. Assim, o fandom se encontra virtualmente para aumentar as métricas dos artistas nos streamings.

Quais são as plataformas que fazem streaming party?

Como você deve imaginar, diversas empresas permitem o compartilhamento simultâneo de conteúdo em aparelhos diferentes. 

Com a transformação digital que estamos presenciando, não é de se surpreender que entretenimento e lazer tenham lugares garantidos no mundo virtual, concorda?

Muito bem, saiba agora quais são as plataformas de streaming e redes sociais que já aderiram à tendência.

Netflix Party

Netflix Party é uma extensão para Google Chrome que permite sincronizar e assistir aos conteúdos da plataforma remotamente com amigos. 

A tela de abertura do programa simula uma sala de cinema. É possível adicionar os amigos, selecionar a programação e usar o bate-papo para conversar em tempo real.

Watch Party

Watch Party é a nova ferramenta do Facebook, que permite que você veja vídeos com os amigos da rede social e comente em tempo real.

Imagem de uma menina ouvindo música em um headfone. Imagem de uma menina ouvindo música em um headfone.

Twitter Party

Twitter Parties são eventos organizados por pessoas que usam muito o Twitter, para se reunirem e conversarem sobre determinados tópicos que estão em alta.

YouTube Party

O YouTube Party também é uma extensão para o Google Chrome. Para usar, você e seus amigos precisam baixá-la e decidir qual conteúdo será assistido simultaneamente.

Party Streaming

Alguns dispositivos da marca Sony já contam com a função “Party Streaming”, que permite que você ouça e compartilhe o mesmo conteúdo de áudio em salas diferentes, ao mesmo tempo que outras pessoas.

Imagem de um menino mexendo no computador Imagem de um menino mexendo no computador

Stream Party

No site do Stream Party, você baixa a extensão para Google Chrome que permite assistir, em grupos, aos conteúdos das plataformas Netflix, YouTube, Disney+ e Amazon Prime.

Discord

O Discord serve tanto para jogar quanto para aproveitar uma sessão de cinema com os amigos. Em uma mesma sessão, até 50 convidados podem participar em conjunto.

Kast

O Kast é outra plataforma que se dedica ao streaming de filmes e séries. A boa notícia é que o app suporta outras plataformas, como o YouTube. Ah! Também tem um aplicativo para desktop.

Rave

O Rave é mais uma alternativa para compartilhar conteúdo simultaneamente com a galera pelo smartphone ou pelo tablet. 

Essa streaming party está disponível para Android, iOS (iPhone e iPad) e, ainda, para óculos de realidade virtual. Bacana, não é?

Reparou que o conceito é o mesmo para todas as plataformas? A diferença está simplesmente no conteúdo que será compartilhado. Afinal, se você quer curtir uma playlist com os amigos, não é no Twitter que você vai procurar isso, certo? 

Além das plataformas que citamos, também existem as plataformas de jogos online que mencionamos alguns tópicos acima também. Entre elas, estão as seguintes:

  • Twitch;
  • Nimo TV;
  • BOOYAH!
Imagem de um homem ouvindo música enquanto canta. Imagem de um homem ouvindo música enquanto canta.

Como fazer uma streaming party no Spotify?

Se a ideia é compartilhar uma playlist no Spotify com os amigos, é só seguir o passo a passo que a própria empresa disponibilizou no site. Eles chamam de “Sessão em grupo”, veja só:

  1. Abra o Spotify e toque uma música;
  2. Clique no ícone , na parte de baixo da tela;
  3. Clique em “Iniciar sessão” e em “Iniciar uma sessão de grupo”;
  4. Clique em “Convidar amigos”. 

Depois disso, você pode:

  • Compartilhar a sessão em qualquer uma das redes sociais ou aplicativos de mensagens listados;
  • Selecionar “Copiar link” para compartilhar o link da maneira que preferir;
  • Mostrar um código do Spotify para seus amigos escanearem e entrarem na sessão.

Ah! Na streaming party do Spotify, todos os participantes podem controlar o que está tocando, mesmo que não estejam ouvindo as músicas no mesmo dispositivo.

Qual a internet ideal para streaming party?

Você já deve imaginar que para assistir às séries e ouvir as músicas com sua turma, é preciso ter conexão, não é? Ok, internet todo mundo tem, mas, para curtir de verdade o compartilhamento, sem se aborrecer com o conteúdo que fica travando toda hora, é importante ter uma rede com uma boa velocidade de download. 

Se quiser descobrir se sua internet é rápida, é só fazer o teste de velocidade. É simples: quanto mais ágil a velocidade de download, mais veloz será o carregamento do conteúdo, e você nem sequer percebe que está aproveitando um recurso online.

Vale lembrar que, seja qual for a velocidade da internet para aproveitar os serviços de streaming que você tenha em casa, a tecnologia da fibra óptica é a melhor opção. Por não sofrer interferências no caminho até o modem de internet, ela é mais veloz e estável.

E quando o assunto é alta velocidade e estabilidade na conexão da internet, já sabe, não é? Ninguém entende melhor disso do que a Vivo. 

Com a tecnologia Vivo Fibra, você monta o combo do jeitinho que você precisa e escolhe a ultravelocidade que mais se adéqua ao seu perfil e ao da sua família. 

Muito bem, agora você já sabe o que é uma streaming party e o que precisa para aproveitar as sessões de filmes, séries, músicas e jogos com os amigos, ao mesmo tempo. Não deixe de conferir as promoções e facilidades da Vivo e comece a desfrutar dessa tendência também.

Até a próxima!

LEIA MAIS: