Se você busca melhorar o som da sua TV, notebook e até celular, pode contar com um dispositivo: o soundbar. Só que na hora de comprar, você vai se deparar com modelos simples e outros mais sofisticados, então, como escolher o melhor soundbar?

É uma dúvida comum, já que existem diferentes tipos de soundbar que variam de tamanho, potência, funções e preço.

E aí? Se interessou em saber como comprar o melhor soundbar? Fica com a gente e anote as dicas que separamos para você escolher o equipamento ideal.

Índice

O que é um soundbar?

É um dispositivo de som em formato de barra, compacto e com design elegante. Nele, estão embutidos vários alto-falantes para aumentar a potência de som da sua TV. Há ainda modelos que oferecem conexão via Bluetooth, permitindo o uso em seu celular e notebook.

É possível encontrar dispositivos com a tecnologia surround, que oferece a imersão 360°, fazendo com que você se sinta dentro de um filme, como se estivesse em uma sala de cinema. Para os gamers, é a possibilidade de deixar as partidas ainda mais emocionantes.

Foto da Samsung Soundbar HW-Q800B.

Como funciona o soundbar?

Ele tem caixas na frente e nas laterais, e, com isso, dá a sensação de que o som completa todo o ambiente (som imersivo ou surround), porque o áudio dispara em diferentes direções.

O recomendado é colocar o aparelho centralizado, logo abaixo da TV e não escondido, pois a ideia é propagar o áudio no ambiente. 

O dispositivo se conecta com sua TV pelo cabo HDMI ou cabo óptico. Existem também modelos que vêm com controle remoto ou com conexão Bluetooth e/ou Wi-Fi, assim você permite que eles se conectem a outros aparelhos sem fio, inclusive com assistentes virtuais, como a Alexa. Além dos modelos com entrada USB e MP3.

E na hora de procurar o melhor soundbar, você vai encontrar modelos mais básicos, que têm dois alto-falantes embutidos, até os mais potentes, que vêm com subwoofer — caixas que devem ser instaladas no chão e têm a função de reproduzir o som grave.

Quais as vantagens do soundbar?

Ter um soundbar conectado à sua TV torna a experiência ainda melhor, porque ele traz algumas vantagens, olha só:

  1. Qualidade do áudio: ele vai melhorar a qualidade do som da sua TV, não tão nítido quanto um home theater, mas ainda assim melhor;
  2. Design: por ser somente um dispositivo em formato de barra, o soundbar é mais fino, compacto e discreto, ou seja, não vai ocupar tanto espaço ou chamar atenção na sua sala;
  3. Instalação: soundbars têm instalação mais fácil e simples, bastando conectar à TV por um fio ou até usando Bluetooth;
  4. Preço: soundbar é uma ótima opção para melhorar o som da sua TV sem precisar gastar muito, ainda mais com todas as novas opções que estão surgindo no mercado.

Qual a diferença entre soundbar e home theater?

Um soundbar é igual a um home theater? Na verdade, são equipamentos diferentes, apesar de terem a mesma finalidade de aumentar a capacidade de som da sua TV.

home theater tem um preço mais elevado, pois é considerado um sistema de som (podendo ter até sete caixas de som), assim a qualidade de áudio é melhor. Além disso, ele sempre vem com um ou mais subwoofers.

Já o soundbar é mais simples, pois é apenas uma barra de som com os alto-falantes acoplados, podendo ou não ter subwoofers.

Por isso, o soundbar é uma opção interessante para ambientes pequenos já que ele também proporciona a experiência de som 360°, ou seja, a de som surround.

Por fim, o soundbar tem a vantagem da praticidade de ser instalado, não exigindo várias tomadas e cabos, como o home theater.

Imagem de um grupo diverso de amigos sentados no sofá da sala assistindo televisão.

Como escolher o melhor soundbar?

Se você curte a casa automatizada, vai gostar de ter um aparelho desses. Mas, diante da diversidade de modelos, é legal saber como escolher aquele que vai atender suas expectativas. Confira:

Formas de conexão

A conexão do soundbar com sua TV pode ser com o cabo HDMI ou óptico. Mas também existem versões Bluetooth ou com conexão Wi-Fi se quiser conectá-lo com notebook, smartphone etc.

Com ou sem subwoofer

Para que você tenha uma experiência de som mais completa, o recomendado é ter subwoofer, mas verifique se seu ambiente tem espaço, pois ele deve ser posicionado em um local central em relação à TV.

Potência do equipamento

Para entender qual potência é a ideal para você, verifique o tamanho do espaço onde o dispositivo será colocado. Por exemplo: salas com até 15 m² precisam de um soundbar com potência entre 60W e 100W. 

Número de canais

Veja a quantidade de canais no modelo. As nomenclaturas para essa característica aparecem como dois números: 2.0 ou 3.1.  O primeiro número é quantidade de alto-falantes embutidos, e o segundo se refere ao subwoofer, e o terceiro indica se tem Dolby Atmos.

Largura do equipamento

Um ponto a observar é o tamanho. Para deixar sua sala mais bonita, a dica é encontrar um equipamento que tenha largura similar ou menor que a sua TV.  E não se preocupe, pois o tamanho do dispositivo não tem relação com a potência.

Onde comprar o melhor soundbar?

Para encontrar o melhor soundbar para você é preciso levar em consideração o que procura em um aparelho:

  • Potência;
  • Conexão;
  • Subwoofer;
  • Canais;
  • Preço.

Depois disso, você precisa pesquisar qual marca mais lhe agrada, como um soundbar JBL, Samsung, etc. Isso tudo vai influenciar na sua decisão para escolher qual o melhor soundbar para a sua casa.

Para ajudar você a escolher o aparelho ideal para o que precisa, nós separamos uma lista na loja Vivo com algumas opções de soundbar que variam de potência e valores. Até a próxima!

Pessoa apontando controle para TV. Na tela, os canais ao vivo da Globoplay desfocados

Leia também: