Para que a gente possa utilizar todas as funcionalidades do nosso smartphone é preciso contar com um sistema operacional. E, quando se trata desse assunto, não tem como não falar do sistema Android.

Utilizado em mais de 90% dos aparelhos do Brasil, sendo também o queridinho no mundo, a tecnologia do Google é conhecida por sua praticidade. Isso mesmo: a interface é muito fácil de usar, atendendo a diferentes perfis de público.

Quer conhecer mais sobre o sistema Android? Não perca as informações que reunimos a seguir e fique por dentro de todas as vantagens de contar com o famoso robozinho verde no seu smartphone!

O que é sistema Android e como funciona?

O Android é um sistema operacional utilizado em dispositivos móveis — smartphones e tablets — além de outros aparelhos, como smart TVs. Trata-se de um software cujo objetivo é gerenciar as atividades do nosso aparelho, oferecendo uma interface intuitiva e simples de utilizar. Garante, assim, uma boa experiência ao usuário.

Então, por meio do Android, você pode aproveitar tudo que o seu celular oferece, ou seja, pode se comunicar, jogar, tirar fotos, descontrair, ver vídeos, trabalhar, entre outras atividades.

É por meio dessa tecnologia que você acessa suas redes sociais, o WhatsApp, assiste às séries, entra no seu banco e realiza outras tarefas que fazem parte da sua rotina. E, para utilizar o sistema Android, só é preciso ter uma conta Google.

Imagem de uma mulher usando um smartphone e sorrindo.

Quem é o dono do sistema Android?

Agora que você já viu o que é o sistema Android, deve estar curioso para saber quem é o dono da tecnologia. Para essa resposta, é preciso conhecer um pouco da história do robozinho verde.

Tudo começou em 2003 quando Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e Chris White deram início à empresa Android Inc., focada no desenvolvimento de sistemas para celulares. A ideia era competir com outros sistemas na época, como o Windows Mobile.

Quando o Android foi adquirido pelo Google?

Somente em 2005 é que o Google passou a ser o detentor do sistema com o objetivo de desenvolver um software aberto — tendo como base o kernel, do Linux. Seu protótipo surgiu em 2006 e a ideia da empresa era oferecer uma tecnologia flexível.

Porém, o mundo só viu o sistema Android em um aparelho em 2008: era HTC T-Mobile G1, que já estava integrado ao Gmail. Tinha ainda o Android Market para baixar apps.

Imagem de uma pessoa usando um celular.

Quais são as características do sistema Android?

O primeiro diferencial é ser um sistema aberto, o que permite que diversos desenvolvedores possam aperfeiçoar a tecnologia.

Outra característica do Android é a particularidade de suas primeiras versões, todas com nomes de doces e que seguiam uma sequência alfabética:

  • Cupcake;

  • Donut;

  • Eclair;

  • Froyo;

  • Gingerbread;

  • Honeycomb;

  • Ice Cream Sandwich;

  • Jelly Bean;

  • KitKat;

  • Lollipop;

  • Marshmallow;

  • Nougat;

  • Oreo;

  • Pie.

A tradição de usar nomes de doces foi até 2019. Depois, o próprio número da versão serviu de denominação, como Android 10 e Android 11.

É importante destacar ainda o fato de o sistema permitir o melhor uso dos serviços do Google, como Gmail, Google Chrome, Google Drive, Google Maps, Google Now e outros. Dessa forma, esses recursos, que são utilizados para diversas atividades no nosso dia a dia, têm um melhor desempenho com o Android.

Um aspecto interessante que conquista muitos usuários é também a possibilidade de personalizar a tela do aparelho. Então, você não fica engessado com a interface padrão do recurso. 

Além disso, é bem fácil modificar a imagem de fundo, inserir imagens interativas ou ainda ocultar um ou mais aplicativos na tela inicial.

Como atualizar o sistema Android?

E, para baixar aplicativos (inclusive para customizar seu celular) e fazer as atualizações, basta entrar na Google Play e ter acesso a todas as novidades de um jeito fácil.

Imagem de uma mulher usando um tablet Android.

Por que o Android é o mais usado?

Como dissemos no começo deste artigo, 90% dos smartphones no Brasil contam com o robozinho verde. Mas por que isso acontece? Uma das razões é que — diferentemente do sistema operacional iOS, que é exclusivo para a Apple (iPhones e iPads) — é uma tecnologia que faz parte de aparelhos de diferentes fabricantes.

Com isso, é possível ter o sistema em smartphones de diferentes faixas de preços e com funcionalidades variadas. Ou seja, você conta com Android em muitos modelos de celulares — dos mais básicos aos mais avançados. 

De acordo com uma pesquisa da consultoria Bain & Company, divulgada em 2020, o sistema Android acaba sendo uma peça importante para as pessoas terem acesso à internet no país. 

Olha que interessante: o levantamento indica que 24 milhões de brasileiros começaram a usar a Internet pela primeira vez por meio de um aparelho com o sistema Android entre 2015 e 2020.

Ele permite, portanto, um acesso mais democrático ao mundo digital, tendo como reflexo um maior número de pessoas que podem utilizar a tecnologia.

Além de ser o sistema operacional mais encontrado nos aparelhos — por ser utilizado em diversas marcas — o Android também se destaca por rodar de forma rápida e ser de fácil usabilidade. Tem ainda outros benefícios, como você acompanha no próximo tópico.

Como instalar Android no PC?

Se você quer aproveitar alguns apps e jogos no seu desktop, pode instalar o Android no PC. Isso mesmo! O sistema operacional pode ser adaptado para ser utilizado em computadores e emuladores.

Você pode instalar o sistema operacional do Google em um desktop mais antigo, que rode com Linux, por meio do Android x86, que serve para processadores Intel e AMD. Veja o passo a passo:

  • Crie uma pendrive de boot;

  • Entre em android-x86.org e faça o download a imagem do sistema para o seu processador (32 ou 64 bits);

  • Entre em pendrivelinux.com e faça o download do Universal USB Installer;

  • Conecte no desktop um pendrive que esteja limpo e que tenha, pelo menos, 4 GB de espaço;

  • Acesse o Universal USB Installer e em “Step 1”, escolha “Android”;

  • Na parte “Step 2”, sinalize para o arquivo de imagem do Android x86;

  • No “Step 3”, indique para a unidade do pendrive (o software só mostrará unidades removíveis. Tenha cuidado e não selecione a opção “Show all Drives”);

  • Aperte “Create” e, na sequência, “Sim”;

  • Reinicie o seu computador e acesse a BIOS para alterar a ordem de boot dos drives. É preciso colocar o pendrive como a primeira unidade lida pelo sistema;

  • Conecte o pendrive, salve as mudanças nas configurações da BIOS e reinicie o computador para prosseguir com a instalação do sistema.

Para quem tem Windows e quer rodar os apps e jogos do Android no computador, pode contar com os emuladores, como:

  • Bluestacks (bluestacks.com);

  • Nox Player (bignox.com);

  • Memu Play (memuplay.com).

Basta acessar sua conta Google e utilizar o desktop como se fosse um tablet ou smartphone.

Quais os benefícios do sistema Android?

Gostou de saber por que o sistema Android é o mais utilizado? Então, vem com a gente e fique por dentro de outras vantagens dessa tecnologia!

Imagem de uma mulher fotografando um prato com o celular.

Celular multitarefa

Quer deixar vários apps abertos e resolver diferentes atividades ao mesmo tempo? Com o Android é bem fácil gerenciar os aplicativos e até mesmo ver um vídeo do YouTube em uma janela pop-up. 

Com o Android 11, por exemplo, as conversas que você recebe do WhatsApp aparecem em um balão flutuante. Permite, assim, que você responda e interaja sem precisar sair da rede social ou de outro app que esteja usando.

Vínculo dos contatos com o Gmail

Como há sincronização com os serviços do Google, os contatos do Gmail são vinculados automaticamente como contatos do seu celular.

Backup no Google Drive

O sistema tem ainda o diferencial de contar com o backup automático no Google Drive das suas fotos, vídeos e outros arquivos.

Novidades chegam primeiro na Google Play

E, se você não quer ficar de fora das tendências dos aplicativos, saiba que, na Google Play, eles chegam primeiro. Então, você não perde nenhuma novidade.

Imagem de um homem usando um celular, de onde saem vários ícones representando aplicativos.

Apps Google gratuitos que facilitam a sua vida

Por último, temos que listar os principais apps gratuitos do Google que estão no Android:

  • Google Assistente: é um assistente pessoal que permite fazer diversas solicitações por voz, agilizando atividades em sua rotina;

  • Google Agenda: para organizar seus compromissos, com o envio de lembretes, e salvamento online dos eventos. Além disso, é integrada ao Gmail;

  • Google Lens: utiliza a inteligência artificial para identificar textos, objetos e lugares. Pode trazer a tradução, comentários, informações de produtos, onde encontrar, um comparativo de preços e muito mais;

  • Waze: guia com mapas, sugestão e instrução de trajetos, alertas de incidentes nas ruas ou estradas. Conta ainda com a função de compartilhamento de caronas.

Com o sistema Android, você tem diversos recursos do Google e muito mais! Usa uma interface que pode ser customizada do seu jeito e que se destaca pela simplicidade. É, portanto, a tecnologia que não pode faltar para você aproveitar ao máximo seu smartphone.

Está procurando um aparelho com sistema Android? Confira diferentes opções na Loja da Vivo.

Até a próxima!

Leia também