Esqueça a era das princesas belas e intocáveis que esperavam ser salvas por um príncipe encantado com o desfecho do felizes para sempre. Tempos modernos, princesas modernas. Ainda bem! Nada indefesas, protagonistas das próprias histórias, heroínas, independentes, empoderadas são algumas das características dessas novas personagens da Disney, que chegam rompendo barreiras, chutando o machismo para escanteio e inspirando as novas gerações. 

Graças ao empoderamento feminino, movimentos que têm levado às mudanças no comportamento da sociedade e ao novo olhar para o protagonismo das mulheres, as histórias de conto de fadas também estão evoluindo. E a Disney tem papel fundamental nessa exposição.

As princesas modernas da Disney representam as mulheres contemporâneas reais e são espelho para as meninas que crescem entendendo que podem ser o que quiserem, que têm força, voz e poder de transformação.

Conheça as princesas modernas da Disney

Mulan

Imagem do filme "Mulan".

Em 1998 a Disney começava seu processo de rompimento com as frágeis princesas ao estrear a animação Mulan, baseada em uma famosa lenda chinesa. 

A protagonista é uma jovem guerreira habilidosa, corajosa e poderosa, e que não se encaixa nos padrões esperados para uma asiática da época. 

No começo, ela é desajeitada e atrapalhada, mas aprende a manejar uma espada como ninguém e se torna especialista em luta. 

Filha de um herói de guerra já idoso, ela foge de casa, finge ser um homem para poder ocupar o lugar de seu pai em um recrutamento e, a partir daí, mostra toda sua força e inteligência em um papel fundamental para o desfecho da história. 

Mulan é a primeira princesa da Disney que não vem da realeza – não faz parte de alguma família real, nem é casada com um príncipe. A heroína é princesa por merecimento, por ter salvado a China e o Imperador.

Há duas animações disponíveis: “Mulan” (1998) e “Mulan 2: A Lenda Continua” (2005), além da live action Mulan (2020).

Merida

Imagem do fillme "Valente".

Apesar das tentativas da mãe da princesa escocesa de 16 anos em transformá-la em uma dama, Merida não se curva. Cheia de personalidade, coragem e rebeldia, ela pratica arquearia e hipismo, e nunca esperou ser salva. Por isso, está entre as princesas da Disney modernas!

A protagonista de Valente, que está prometida para o cavalheiro que ganhasse um concurso de arco e flecha, decide vencer a competição para ficar sozinha. Sem sucesso, foge e se mete em uma enrascada, da qual ela mesma vai dar conta de sair depois das muitas aventuras e perigos que enfrenta. Liberdade define essa princesa moderna e inteligente. 

O filme “Valente”, da Pixar, foi lançado em 2012.

Elsa e Anna

Imagem do filme "Frozen".

As irmãs da animação Frozen quebram paradigmas. Anna é uma princesa avoada, que sonha com o amor verdadeiro, mas descobre que o real significado dele não está no casamento. No início ela quer se casar com um príncipe que acabou de conhecer, mas essa loucura é proibida pela irmã. 

Já Elsa, coroada rainha, quebra os clichês, não se apaixona, parte em busca da autoaceitação e do autoconhecimento. Sempre recatada e obrigada a se esconder, por fim, entende sua potência e assume seu protagonismo. 

O amadurecimento de Anna também é notável durante a trama. Ela arrisca a vida para salvar a irmã e seu novo parceiro acaba sendo um coadjuvante nessa história. Por fim, uma das mensagens mais importantes é a de que não é preciso esperar o amor verdadeiro vindo de um príncipe encantado. Nesse caso, o amor entre as duas irmãs é o final feliz. 

Além dos filmes “Frozen: Uma Aventura Congelante”(2013) e “Frozen 2” (2019), há curtas e especiais – “Frozen: Febre Congelante” (2015), “Olaf em uma Nova Aventura Congelante de Frozen” (2017), “Natal em Arendelle” (2020) e “Era uma Vez um Boneco de Neve” (2020).

Moana

Imagem do filme "Moana".

O filme tem como protagonista Moana Waialiki, uma jovem de 16 anos, corajosa, decidida, senhora de seu destino e sem um par romântico na história. Totalmente girl power e, por isso, está na nossa lista de princesas da Disney modernas. 

Filha de um chefe de tribo na Oceania, de família de navegadores, ela parte numa viagem em busca de seus ancestrais em uma ilha mítica desconhecida. 

Destemida, ela desbrava o mar, enfrenta tormentas e criaturas terríveis, faz e acontece, e ainda mergulha em uma bela jornada de autoconhecimento. 

Segundo os próprios diretores da animação, Moana é a heroína mais feminista da Disney.

“Moana: um Mar de Aventuras” estreou em 2016.

Pocahontas

Imagem do filme "Pocahontas".

Ela representa a força feminina, tem espírito livre, confiante, escolhe seu destino e dá belas lições de respeito e igualdade. 

Pocahontas é filha de um chefe de uma tribo indígena e acaba fazendo a função de mediadora da paz com ingleses que podem ser uma ameaça ao seu lar e à natureza. 

Com muita espiritualidade, ela é dona de uma grande sabedoria e de uma conexão ímpar com a natureza. 

No segundo filme, a princesa está ainda mais madura e segura do que no primeiro. 

Há duas animações disponíveis no streaming: “Pocahontas” (1995) e “Pocahontas 2: uma Jornada para o Novo Mundo” (1998).

Raya

Imagem do filme "Raya e o último dragão".

Fecha essa lista das com chave de ouro a mais nova princesa asiática da Disney. Raya é uma líder forte e foi criada com esse fim.

Guerreira, filha de um corajoso chefe, sai à procura do último dragão vivo. A personagem é cheia de qualidades e defeitos, erra algumas vezes e, por isso, é tão real. 

Raya é muito habilidosa nas lutas e sabe se virar sozinha perfeitamente, provando que mulheres independentes podem salvar o mundo. 

A questão da representatividade pesou muito na escolha dessa nova princesa – a roteirista Adele Lim cresceu na Malásia e o corroteirista Qui Nguyen tem origens vietnamitas. 

“Raya e o Último Dragão” acabou de ser lançado e já está disponível no streaming.

E aí, gostou da nossa seleção com as princesas modernas da Disney? As tramas estão cada vez mais ricas, agradando a públicos de todas as idades. 

Quer conhecer melhor as jornadas das princesas modernas da Disney que inspiram tantas meninas? Todos os filmes dessas protagonistas estão disponíveis no Disney+. 

Você sabia que pode ativar o Disney+ no seu plano Vivo? Seja com Vivo Fibra ou Vivo Selfie, a assinatura é uma vantagem e tanto. Não perca mais tempo e escolha a melhor forma para você e sua família.

Ou ainda pode assinar o aplicativo Disney+ de forma avulsa na Vivo App Store.

Até breve!

LEIA MAIS: