Se você tem curiosidade em saber o que é um podcast, deve começar aprendendo sobre suas origens. Eles surgiram em 2004, caíram no gosto popular e passaram a ocupar um espaço importante na internet e nas plataformas de streaming

Entretanto, foi durante a pandemia e por causa do isolamento social que esses conteúdos viraram as melhores companhias e atingiram um crescimento ainda mais significativo. 

Uma pesquisa da Kantar Ibope, encomendada pela Globo, apontou que, em 2020, o número de ouvintes regulares desse tipo de mídia aumentou 33%. Hoje, são mais de 28 milhões de pessoas no país que criaram esse hábito.

A seguir, vamos falar um pouco mais sobre o assunto para que você fique por dentro desse modelo de conteúdo de áudio, vamos apresentar alguns dos que são considerados os melhores podcasts da atualidade. Se interessou? Então, vem com a gente!

Moço usando headphone e ouvindo podcast com headphone enquanto limpa o chão Moço usando headphone e ouvindo podcast com headphone enquanto limpa o chão

O que é um podcast?

Basicamente, é um programa de áudio online, que você pode baixar ou acessar a reprodução por meio de um streaming. O melhor dessa mídia é que ela é on demand (sob demanda), ou seja, você pode:

  • Acessar a hora que quiser e de onde estiver;
  • Baixar e depois ouvir offline;
  • Avançar ou retroceder o conteúdo;
  • Ter mais controle sobre o que deseja escutar.

O formato se assemelha ao de um programa de rádio ou mesmo a uma cena de mesa de bar, com conteúdos informais, que fazem parecer que podemos puxar uma cadeira e entrar em uma conversa entre amigos.

Geralmente, são compostos de uma série de episódios e tratam sobre assuntos muito distintos — é possível encontrar temas como: política, saúde, cinema, atualidades, noticiário, esportes, educação, sexualidade etc.

Assim como no rádio, os episódios são, comumente, apresentados por um âncora. Muitas das vezes, eles contam com convidados que incrementam e deixam a conversa ainda mais interessante. Na mesma linha das mídias mais tradicionais, segue-se uma periodicidade e cada um tem um limite de tempo definido.

Como surgiu o podcast?

Tudo começou há 17 anos, nos Estados Unidos, quando Adam Curry e Dave Winer criaram o conceito a partir de um programa, o IPodder, que baixava transmissões da internet para os aparelhos IPod.

Pegando esse gancho, a Apple logo percebeu o potencial desse tipo de mídia e lançou o iTunes 4,9 com suporte a podcast. Imediatamente, George W. Bush, presidente norte-americano naquela época, começou a fazer transmissões semanais nesse formato. Pronto! O mundo todo passou a conhecer os primeiros conteúdos em forma de podcast.

Moço gravando podcast no notebook com microfone, mesa de edição e headphone Moço gravando podcast no notebook com microfone, mesa de edição e headphone

Onde ouvir um podcast?

Para ouvir, você pode utilizar algum dos agregadores disponíveis na internet e criar suas playlists, com destaque para duas plataformas que oferecem os mais variados conteúdos para seus usuários: Spotify e TIDAL.

TIDAL

O TIDAL está disponível na Vivo AppStore e é uma plataforma streaming lançada em 2014. 

O acervo do aplicativo conta com mais 70 milhões de arquivos entre músicas e podcasts, além de mais de 250 mil vídeos, permitindo que você possa escutar seus conteúdos favoritos e ainda descobrir muita coisa nova.

Por meio do algoritmo aprimorado da plataforma, o usuário tem uma experiência única, recebendo sugestões relacionadas aos podcasts que costuma ouvir e de outros apresentadores que falam sobre o mesmo assunto. 

Assim, você pode aumentar o acervo de seus conteúdos favoritos e ser apresentado a outros temas que talvez possam te interessar.

Fazendo a contratação do TIDAL por meio do site da Vivo, você ganha três meses de assinatura grátis. 

Existem diversas configurações de planos, que vão desde pacotes semanais a acesso ao app para toda a família. Com certeza, você encontrará o que mais se encaixa em suas necessidades.

Spotify

O Spotify é uma das plataformas de streaming de áudio mais utilizadas no mundo. O seu acervo é gigantesco e todos os dias milhares de novos conteúdos chegam ao aplicativo. 

Por lá, é possível encontrar os melhores podcasts, que abrangem todos os assuntos possíveis, garantindo bastante tempo de entretenimento.

Na plataforma, o usuário tem acesso a sugestões de novos conteúdos relacionados ao que você mais ouve, aumentando suas opções e agregando à sua lista de programas favoritos.

E, com o Vivo Selfie, você configura da maneira que deseja, podendo escolher entre diversos serviços de streaming — inclusive o Spotify — e receber o dobro da internet contratada, exclusivamente para utilizar na plataforma. 

Além disso, você conta com diversos outros benefícios, tais como:

  • Bônus promocional;
  • WhatsApp sem descontar da franquia de internet;
  • Ligações e SMS ilimitados para qualquer operadora do Brasil;
  • Ligações e internet grátis nas Américas, diariamente;
  • Acesso a conteúdos digitais.

Ou se preferir, você pode baixar o Spotify na Vivo App Store de maneira avulsa e aproveitar os melhores conteúdos.

Moça deitada na cama ouvindo um podcast no headphone Moça deitada na cama ouvindo um podcast no headphone

Qual o podcast mais famoso do Brasil?

Devido aos inúmeros novos conteúdos que aparecem todos os dias nas plataformas de streaming, é difícil dizer com precisão qual é o mais famoso atualmente. 

Outro ponto que dificulta essa definição, é o fato de alguns dos podcasts não serem distribuídos em todas as plataformas, o que acaba limitando o acesso de alguns usuários que não têm a assinatura.

Porém, um dos programas de áudio que mais faz sucesso atualmente é o "Mano a Mano", disponível no Spotify e apresentado pelo famoso rapper Mano Brown. Lá, ele recebe diversos convidados polêmicos para debater sobre os mais variados assuntos, mas principalmente sobre questões sociais do Brasil. 

 

Quais os melhores podcasts?

Segundo a Associação Brasileira de Podcasters, existem mais de 7 mil podcasts brasileiros e a maioria pode ser acessada sem custos. 

Para se ter ideia da dimensão da mídia no mundo, dados do Podcast Insights apontam que, só no Apple Podcast, há mais de 500 mil conteúdos ativos. Com tantos programas disponíveis, dá para imaginar a infinidade de assuntos debatidos, não é? 

A seguir, confira a lista com os conteúdos mais ouvidos da atualidade:

  1. Paciente 63;
  2. Mano a Mano;
  3. Podpah;
  4. Não Inviabilize;
  5. Histórias em Inglês com Duolingo;
  6. Flow Podcast;
  7. O Assunto;
  8. Essenciais;
  9. Nerdcast;
  10. Não Ouvo.
Ilustração de um homem ouvindo fone. Ilustração de um homem ouvindo fone.

Quais os melhores podcasts do Spotify?

Entre os destaques, temos:

  1. Paciente 63;
  2. Mano a Mano;
  3. Café da Manhã;
  4. Podpah;
  5. Não Inviabilize;
  6. Vidas Negras;
  7. Trago Boas Notícias;
  8. Hoje Tem Podcast;
  9. Próxima Parada;
  10. Primocast.

Quais os melhores podcasts do Tidal?

Aqui, podemos citar: 

  1. Tidal Flooding Talk;
  2. Tidal League FC: MLS;
  3. CEBL Life;
  4. No Pump Fakes;
  5. The Tidal Year;
  6. Tipping The Scale;
  7. Raptors 905 Podcast;
  8. The Winning Podcast;
  9. Court-side Moms;
  10. Inked NBA.

Como fazer um podcast?

Todo mundo pode fazer um podcast e não precisa de grandes investimentos financeiros para isso. Você só vai precisar de um bom microfone e um lugar isolado para que o som seja audível e sem ruídos externos. Há diversos programas e aplicativos que ajudam nessa tarefa.

A partir daí, é só escolher o tema, preparar um roteiro interessante e, se for o caso, escolher um convidado relevante para a discussão. 

Depois, basta usar ferramentas simples para editar e publicar. Por fim, você precisa ter um local para hospedar em Feed RSS, para que possa ser lido pelos aplicativos agregadores.

Agora que você conseguiu entender o que é um podcast e como essa modalidade cresce cada dia mais no Brasil — se tornando uma tendência que veio para ficar —, basta que você baixe sua plataforma de streaming de áudio preferida e comece agora mesmo a ouvir os melhores conteúdos da internet. 

Até a próxima e divirta-se!

Leia também: