A gente carrega o smartphone para todo lugar e não é difícil nos distrairmos e deixarmos o aparelho cair no chão ou bater em algo. O problema é que a tela é bastante sensível e, para não ter um grande prejuízo e danificar o equipamento, o recomendo é ter a película para celular.

Entretanto, na hora de comprar esse acessório, você pode encontrar modelos com materiais diferentes. Então, qual escolher? Qual a película que vai, de fato, oferecer a proteção que você precisa?

Para entender melhor sobre as características da película para celular, não perca nosso artigo, a seguir. Boa leitura!

Imagem de mão pegando o celular após cair no chão com a tela toda trincada. Imagem de mão pegando o celular após cair no chão com a tela toda trincada.

O que é película de celular?

Você compra seu smartphone para tirar fotos, fazer vídeos e usar seus aplicativos com a tela touch. Aí, em um descuido, deixa o equipamento cair no chão. Acho que todo mundo já passou por essa situação, né?

Só que quando o aparelho tem película, há uma proteção extra, pois o acessório funciona como uma segunda tela, sem afetar o uso do smartphone ou atrapalhar sua visão.

A mais comum é a película frontal de celular, mas saiba que existe também a película traseira.

Para que serve a película para celular?

Quando tiramos nosso smartphone novo da caixa, verificamos como está a bateria e é até gostoso utilizá-lo sem o uso da película, concorda? Mas o risco de andar com o equipamento assim é grande. 

Imagine ter a tela quebrada e precisar levar na manutenção? O custo é alto e você fica sem o celular, o que vai pesar no bolso e atrapalhar a sua rotina. Já imaginou não ter o aparelho para o trabalho ou para ver sua série favorita? Não dá, né?

Assim, a película tem a função de proteger a tela do seu dispositivo contra quedas, que podem ocasionar rachaduras no visor, ou outros impactos, como arranhões. Ela confere, ainda, maior durabilidade do seu equipamento.

É claro que o acessório pode ficar danificado com o tempo e até rachar (no caso da película de vidro), mas, nessas situações, basta trocá-lo e continuar usando seu celular normalmente.

Imagem de mostruário de películas tradicional e de telas expostas. Imagem de mostruário de películas tradicional e de telas expostas.

Quais os tipos de película de celular?

Tirando os celulares dobráveis, o restante dos modelos fica com as telas expostas, exigindo um cuidado maior do usuário. Nesse momento, entra a importância da película, que pode ser de diferentes materiais, como:

PET

São as películas de celular feitas de plástico, sendo opções mais acessíveis. Como são mais fininhas, não aparecem no seu smartphone. 

Contudo, a resistência oferecida pelo material é menor, protegendo sua tela apenas de arranhões.

Vidro

São películas que protegem seu aparelho contra quedas e danos, absorvendo o impacto. Assim, caso ele caia, é o vidro que trinca e não a tela do seu aparelho. 

São acessórios que têm uma espessura maior e, com isso, se destacam na tela do seu celular. Além disso, não cobrem totalmente o display.

Nessa categoria, existem as películas de vidro temperado, que apresentam uma boa resistência a acidentes.

Há ainda as chamadas películas de vidro 3D, 4D, 5D, 6D, 8D ou 10D, desenhadas para se adaptar à curvatura do display do aparelho. 

Nessa categoria, existem modelos em que as partes superior e inferior apresentam a mesma cor da do design original do seu equipamento, podendo apresentar borda em carbono ou metal.

Gel

Você encontra também as películas em gel, feitas de silicone, um material resistente e maleável para proteger a tela do seu celular. São modelos que se adequam a smartphones com display arredondado ou com tela curva.

Além disso, sua cobertura atinge toda a tela, e a película quase não aparece no equipamento. 

Apesar de proteger contra impactos, ela pode ficar marcada no contato com itens pontiagudos, como pontas de chave, por exemplo. O custo desse material é superior ao da película de vidro.

= =

O que é película hidrogel?

São feitas com partículas nano, sendo um material ultrafino, flexível e que tem boa absorção contra impactos, arranhões e perfurações.

Apresentam transparência e oferecem uma boa experiência de uso da tela do celular, pois não há perda de sensibilidade touch (inclusive na leitura da impressão digital).

Tem ainda a propriedade de se autorregenerar de pequenos riscos. Devido a essas vantagens, tem um preço mais alto quando comparada às películas feitas de outros materiais.

Qual a película mais resistente para celular?

Ao comprar um aparelho, você precisa se precaver contra possíveis danos. No entanto, é importante reforçar que nenhuma película vai proteger seu smartphone totalmente de uma queda.

Contudo, a tecnologia desses acessórios não para de evoluir, com materiais mais finos e duráveis. Assim, a película com maior resistência atualmente é a de hidrogel.

Mão segurando uma tela preta trincada. Mão segurando uma tela preta trincada.

Qual película protege mais: vidro ou gel?

A película de vidro temperado absorve bem os impactos, assim ela pode rachar caso você derrube o aparelho, mas mantém a tela intacta. Tem ainda uma boa resistência a arranhões. 

Logo, por ter um preço acessível, torna-se uma boa opção para celulares com tela plana. Já, para proteger melhor as bordas, a dica é utilizar as de vidro 5D, 6D ou outras dessa categoria.

A película de gel também oferece boa proteção, sendo de um material mais flexível quando comparado ao vidro e com a vantagem de proteger totalmente o display. 

No entanto, é preciso ter atenção com o celular que fica na bolsa em contato com chaves ou outros objetos, pois esse modelo em gel pode ficar com marcas.

Quais os melhores modelos de película?

Agora você já sabe que, além de ter uma boa internet para celular, é necessário se preocupar em comprar itens de proteção para o seu aparelho. 

Confira, a seguir, as nossas sugestões de melhores modelos de película para o seu celular:

Película de Vidro Antibactéria para iPhone 12 Pro Max

Modelo de película de vidro do iphone 12 pro max. Modelo de película de vidro do iphone 12 pro max.

Película de vidro que protege seu celular e sua saúde com a tecnologia antibactéria, eliminando microrganismos, além das manchas e odores. Combate 99,9% das bactérias mais comuns por um ano de uso.

Customic Película Vidro 3D Iphone XR

Modelo de película de vidro 3D, do iphone 12 XR preto. Modelo de película de vidro 3D, do iphone 12 XR preto.

Película de vidro 3D, produzida com matéria-prima japonesa, que cobre totalmente a tela do seu celular, garantindo um encaixe perfeito. Tem a vantagem de não alterar a sensibilidade touch do display.

ccc

Modelo de película de vidro contra impactos e arranhões. de fácil aplicação. Modelo de película de vidro contra impactos e arranhões. de fácil aplicação.

Proteção contra impactos e arranhões no seu celular, sendo uma película de vidro de fácil aplicação e que se adapta à tela do aparelho.

Película de Vidro Dupla para Xiaomi Mi 8 - Gorila Shield

Embalagem amarela da película Gorila Shield para Xiomi Mi 8. Embalagem amarela da película Gorila Shield para Xiomi Mi 8.

Película de vidro bastante resistente, com 0,27 mm de espessura para proteger seu equipamento sem alterar a sensibilidade da tela. 

A embalagem vem com duas películas para que você tenha uma reserva quando precisar.

Película Nano Gel dupla para Motorola Moto X Force - Gorila Shield

Embalagem amarelo da película Gorila Shield dupla para o aparelho Motorola Moto X Force. Embalagem amarelo da película Gorila Shield dupla para o aparelho Motorola Moto X Force.

Feita com a tecnologia hidro nano pet, o acessório é bem fino e se encaixa às extremidades curvadas da sua tela, cobrindo o visor por completo. 

A embalagem conta com duas películas para reposição.

Película Traseira para LG Q7 Plus - Gorila Shield

Imagem da película traseira para LG Q7 Plus. Imagem da película traseira para LG Q7 Plus.

Feita de fibra de carbono, garante proteção contra riscos e arranhões na parte traseira do smartphone. A proteção fica maior quando usada em conjunto com as capas do mesmo fabricante.

Película Defender Glass Para Samsung Galaxy A71 - Gshield

Embalagem da película Defender Glass e/para Samsung Galaxy A71. Embalagem da película Defender Glass e/para Samsung Galaxy A71.

Feita de polietileno e reforçada com microfilamentos de fibra de vidro, essa película da Gshield garante boa proteção à sua tela. Tem acabamento nas laterais para cobrir toda a extremidade do equipamento.

Como aplicar a película no celular?

Para aplicar a película no celular, é preciso paciência para que o acessório seja colocado na posição certa e fique sem bolhas. O ideal é sempre seguir as instruções da embalagem:

  1. Limpe bem a tela, de preferência com álcool isopropílico para retirar poeira, gorduras ou sujeiras;

  2. Depois, seque a superfície, passando uma flanela;

  3. Na hora de colocar o acessório, retire a camada de proteção da película e procure não encostar na parte colante para não deixar marcas;

  4. Coloque a película na posição correta do display e vá apertando de baixo para cima.

Vale destacar que a película de vidro é mais fácil de ser encaixada no seu celular do que a de gel.

Proteger o smartphone nunca é demais, concorda? Por isso, escolha a película de celular adequada para o seu aparelho e no material que irá oferecer, além da boa resistência, uma ótima experiência de uso do touchscreen.

Está na dúvida sobre qual modelo escolher? Confira as diversas opções do acessório na Loja da Vivo e no Vivo Shopping.

Até mais! 

LEIA MAIS: