Está difícil manter o foco no trabalho ou nos estudos? Você sente que vai ler algo e sua mente está distante? Isso é mais comum do que você imagina, porém, precisamos buscar formas de ter atenção nas atividades que estamos realizando, ainda mais as profissionais. Então, o que fazer? Que tal aproveitar o poder da música para concentração?

Você pode fazer uma playlist justamente para ajudar a ter foco na leitura ou para terminar aquele projeto importante. Assim, colocar um som para te acompanhar no trabalho ou para estudar para uma prova pode aumentar seu rendimento.

Quer entender melhor como a música pode ser utilizada para a concentração? Vem com a gente e descubra também como montar uma seleção de faixas perfeita para essa finalidade utilizando o Spotify.

Rapaz sentado em uma mesa estudando usando um fone de ouvido Rapaz sentado em uma mesa estudando usando um fone de ouvido

O que fazer para melhorar a concentração?

Você se senta na frente do computador e se esforça para direcionar toda a sua atenção para a tela? Muita gente se distrai com facilidade, sendo um desafio ter concentração na hora de trabalhar, estudar ou ler um livro. 

Para quem faz home office ou estuda à distância, a dificuldade pode ser ainda maior, visto que sempre há algum barulho na casa, alguém da família que quer conversar ou até mesmo seu pet querendo brincar.

O que fazer para driblar esse cenário? A dica é colocar em prática meios para se concentrar. Fazer meditação, dormir bem e realizar exercícios físicos com regularidade ajudam a diminuir a ansiedade e o estresse, e ainda dão aquela força para você ter mais atenção em suas atividades. 

Mas, além disso, é possível também utilizar a música para concentração. Pode parecer contraditório, mas colocar o som na caixa pode ser o que faltava para ter foco para trabalhar.

Por que a música pode aumentar a concentração, foco e inteligência?

Talvez você já tenha ouvido que o ideal é ficar em silêncio para se concentrar nos estudos ou trabalho. Isso é verdade, mas não se aplica para todas as pessoas. Para muita gente, o ideal é ter uma música para melhorar a atenção. 

E a explicação para isso é científica, visto que, ao escutar músicas que gostamos, estimulamos o córtex auditivo e áreas do cérebro relacionadas ao processamento das emoções. Assim, temos uma performance superior nos processos cognitivos, ajudando no raciocínio, aprendizagem, memória e foco.

Uma pesquisa britânica apontou que alunos tiveram um desempenho 12% maior nas provas de matemática quando estudaram ouvindo música clássica. É que, nesse processo, é possível relaxar a mente ao mesmo tempo em que ficamos ativos e em alerta, o que auxilia na retenção de informações.

Moça em uma livraria lendo um livro sentada em um sofá e ouvindo música para concentração no fone de ouvido Moça em uma livraria lendo um livro sentada em um sofá e ouvindo música para concentração no fone de ouvido

Que tipo de música aumenta a concentração?

Existem diferentes tipos de sons que podem aumentar a concentração e esse aspecto é bastante pessoal, pois cada um pode responder de maneira diferente a um determinado estímulo musical. 

Enquanto algumas pessoas melhoram o foco escutando a trilha sonora de um filme ou da sua banda favorita, mesmo que seja um rock mais pesado, outras preferem músicas instrumentais.

No entanto, é importante destacar que a música com letra (ainda mais daquele artista que você é super fã) pode, em muitos casos, atrapalhar, pois você acaba dividindo sua atenção entre o que está lendo e o que diz a canção. Isso porque a parte do cérebro para processar a linguagem é demandada duas vezes.

É preciso acrescentar que tem gente que consegue se concentrar com o chamado ruído branco, que emite frequências em uma mesma potência, servindo, assim, para abafar os barulhos no ambiente que podem atrapalhar a concentração. É o tipo de som que escutamos quando um ventilador ou ar-condicionado estão ligados, por exemplo.

Por fim, quem precisa se concentrar para trabalhos criativos pode se dar bem ao escolher músicas agitadas para conseguir se concentrar.

Qual o melhor tipo de música para estudar?

Quando temos que estudar para uma prova do dia seguinte ou nos preparar para o vestibular, temos que lidar, muitas vezes, com a ansiedade e falta de atenção. Nessa situação, músicas clássicas podem auxiliar a ter foco por um período mais longo, sendo indicadas, portanto, para os dias em que você precisa se concentrar nas leituras e exercícios. 

Já os sons de natureza, como de chuva, pássaros, vento ou mar, podem acalmar o cérebro, ajudando a direcionar ainda mais a sua atenção.

Se os clássicos ou sons da natureza não são a sua praia, apostar no jazz também é uma boa pedida para que você consiga se concentrar e, dessa forma, fixar o conteúdo no momento de estudar.

Menino com headphone ouvindo música para concentração estudando com notebook, caderno e lápis Menino com headphone ouvindo música para concentração estudando com notebook, caderno e lápis

Como montar a playlist perfeita para a concentração?

Ainda bem que podemos selecionar as melhores músicas para nossa concentração e escutar direto do celular, computador ou da sua caixa de som. E nessa hora dá para contar com o Spotify, serviço de streaming em que você encontra milhares de músicas e os melhores podcasts.

A primeira dica é fazer um teste com os estilos de músicas que ajudam você a ter mais foco. Você pode colocar uma música clássica, sons da natureza, jazz ou outro tipo de som na hora de ler um livro, por exemplo. Com isso, dá para descobrir quais os efeitos desses estímulos para o seu cérebro. 

Pegar dicas com seus amigos de playlists para melhorar a atenção também pode te ajudar. Porém, vamos repetir: o tipo de música que ajuda a concentrar é algo pessoal, por isso é interessante saber o que mais se adequa a você. 

Quais as melhores músicas para concentração?

Se você não tem tempo ou não quer ficar testando os estilos e tipos de músicas que melhoram sua concentração, pode aproveitar as sugestões do Spotify. 

A plataforma conta com playlists prontas para quem quer melhorar a concentração, seja para leitura, nos estudos em geral ou para o momento do trabalho. Bacana, né? 

Confira, a seguir, algumas seleções disponíveis no serviço de streaming com essa proposta:

Moça deitada no sofá e lendo um livro enquanto escuta música para concentração no headphone Moça deitada no sofá e lendo um livro enquanto escuta música para concentração no headphone

Qual o melhor plano de internet para o Spotify?

Viu só como o Spotify — além de trazer as melhores músicas para você se divertir, se exercitar e relaxar —, também traz faixas e playlists para aumentar sua concentração? Mas como assinar a plataforma?

Se você quer ter um pacote de internet veloz, pode aproveitar o Vivo Selfie com Spotify, um plano de celular no qual você já leva junto a assinatura do Spotify Premium. É um jeito prático e econômico de curtir suas músicas e podcasts sem comerciais, podendo pular quantas músicas quiser.

Outra forma descomplicada de ter a plataforma de streaming musical na versão Premium é fazer a assinatura do serviço diretamente pela Vivo App Store.

Se o seu objetivo é ter mais foco e, assim, melhorar seu rendimento nos estudos e trabalho, esqueça o silêncio. A dica é apostar na ideia da música para concentração, fazendo playlists com as faixas que transmitem mais tranquilidade, ajudando sua mente a relaxar e a ter a atenção necessária nas suas atividades.

E aí? Busca a melhor relação custo-benefício com seu plano de celular? A dica é aproveitar todas as vantagens do Vivo Selfie, que traz incluída a assinatura da sua plataforma de streaming favorita, como o Spotify Premium.

Até a próxima! 

Leia também: