O ensino a distância é uma das modalidades que mais cresceu nos últimos anos. Por conta das vantagens do EAD (Ensino a Distância), os alunos têm buscado essa solução como uma forma de tornar os estudos mais práticos. 

Um levantamento conduzido pelo MEC (Ministério da Educação) no último Censo, mostra que, em 2019, mais de 60% das vagas ofertadas foram para essa categoria, o que significa mais de 10 das 16 milhões de oportunidades disponíveis.

Isso mostra que o EAD é uma tendência que veio para ficar e que vai ganhar cada vez mais espaço no mercado. Praticamente todas as instituições já disponibilizam seus cursos nesse modelo, alguns são, inclusive, gratuitos. 

E para te ajudar a entender as vantagens do EAD, preparamos um conteúdo com os pontos que devem ser levados em consideração na hora de decidir se esse método vale ou não a pena para você. Quer saber mais? Então, continue com a gente!

Imagem de uma mulher estudando em casa por EAD Imagem de uma mulher estudando em casa por EAD

O que o EAD proporciona?

O EAD proporciona ao aluno inúmeros benefícios, e um dos mais benéficos é o fato de poder estudar em horários alternativos, sem a necessidade de comparecer às salas de aulas em horários determinados pela instituição. 

Essa praticidade atrai, principalmente, quem tem uma rotina muito dinâmica, seja porque trabalha a maior parte do dia e não tem tempo hábil para chegar à unidade ou para quem realiza outras atividades e precisa de flexibilidade de horário.

E quem pensa que essa modalidade não tem a mesma qualidade que os moldes tradicionais, pode se surpreender positivamente. 

Até porque, todas as aulas são ministradas por professores gabaritados e especialistas no assunto, assim como acontece na aula presencial. 

Inclusive, dependendo da dinâmica da instituição, é possível tirar dúvidas ao vivo ou solicitar aulas de reforço e atendimento presencial na instituição escolar.

Esse tipo de estudo também colabora para o conhecimento em tecnologia, seja para fazer pesquisas ou até mesmo acompanhar as aulas, interagir com os participantes e realizar projetos.

Outro benefício proporcionado pelo EAD é a possibilidade de estudar em qualquer lugar, utilizando o notebook, tablet ou seu próprio smartphone

Isso tudo gera mais conforto e praticidade na vida dos estudantes, que não precisam ficar reféns desse compromisso, conseguindo conciliar com mais facilidade os estudos às outras atividades diárias.

Imagem de um menino estudando em casa com o notebook Imagem de um menino estudando em casa com o notebook

Quais as vantagens do EAD?

Além de tudo que foi citado, estudar no modelo EAD pode trazer diversos outros benefícios, colaborando não só para o seu aprendizado, mas também para apresentar novas experiências. A seguir, conheça mais pontos positivos desse modelo:

1. Adaptação a um novo método de estudo

Com o EAD, você vai descobrir uma nova dinâmica de ensino. Uma boa forma para se adaptar a esse novo conceito é fazer alguns cursos online gratuitos, para descobrir se você se encaixa nesse tipo de perfil. 

Afinal, estudar sozinho na frente do computador, sem a companhia física de professores e alunos pode ser um grande desafio para quem não está acostumado, pois exige muita disciplina e foco.

2. Mais flexibilidade no dia a dia

O Ensino a Distância vai proporcionar mais flexibilidade na sua rotina, permitindo que você estude na hora que achar melhor, sem ter aquele compromisso de participar das aulas em horários determinados. 

Com isso, você consegue administrar seu tempo para trabalhar melhor e conciliar os estudos com seu período de lazer e descanso.

Por poder fazer a aula de qualquer lugar e sem deslocamentos, você também ganha mais  tempo no seu dia. E atualmente, tempo é tudo, não é mesmo? 

Imagem de uma menina estudando em casa com um notebook Imagem de uma menina estudando em casa com um notebook

3. Acesso fácil aos conteúdos

Além de escolher o melhor horário para assistir às aulas, no EAD você também pode checar os conteúdos de estudo sempre que achar necessário. 

Todo o material fica disponível na plataforma 24h e sete dias da semana. Basta estar conectado à internet para acessá-lo.

4. Reconhecimento do diploma

Se você acha que os cursos EAD não têm a mesma equivalência das aulas presenciais, se engana. Inclusive, esse sempre foi um dos motivos de desconfiança de quem não conhece muito bem esse modelo de ensino. 

Com o crescimento da oferta por universidades renomadas, a modalidade é cada vez mais respeitada e, hoje, recebe o mesmo reconhecimento das aulas presenciais no MEC. 

Porém, antes de receber esse reconhecimento, a instituição passa por uma avaliação rigorosa do governo federal, em que são analisados diversos fatores importantes para atestar se aquele curso é de qualidade, tais como:
 

  • Grade de ensino;

  • Currículo dos professores;

  • Recursos tecnológicos e pedagógicos;

  • Estrutura física;

  • Suporte aos alunos;

  • Entre outros.

5. Dinâmica de aprendizado

Quem apenas frequenta aulas presenciais, está acostumado a um tipo diferente de aprendizado, no qual os alunos não participam tanto das aulas e ficam mais limitados às exposições dos professores. 

Com o EAD, esses estudantes encontram mais possibilidades de interação — tanto entre si quanto com os docentes. 

Isso se deve muito pela existência das ferramentas utilizadas para aprendizagem e troca de ideias (fóruns e chats, por exemplo), que incentivam essa interação a todo momento.

Esse cenário também colabora para que os alunos tenham mais autonomia sobre o ensino, já que o estudo passa a seguir uma linha mais colaborativa. Assim, todos conseguem se desenvolver mais rapidamente e absorver as matérias com mais facilidade.

Imagem de uma mulher dando aula EAD Imagem de uma mulher dando aula EAD

6. Profissionais capacitados

Por ser um modelo que vem recebendo cada vez mais investimento por parte das universidades, hoje é possível encontrar excelentes professores que lecionam a distância.

O corpo docente costuma se preparar para esse tipo de ensino, que exige dinâmicas diferentes dos moldes tradicionais.

O desafio é conseguir tanto transmitir o conteúdo de uma forma que os alunos consigam entender a matéria quanto manter o estudante focado na aula, sem se deixar levar pelas distrações que uma aula em casa pode oferecer.

7. Preços mais acessíveis

Essa é uma das vantagens que mais atraem os alunos para o EAD. Dependendo do curso escolhido, os preços aplicados podem chegar a até 50% do valor da mesma matéria no formato presencial.

Além disso, o custo das mensalidades são mais acessíveis e o aluno economiza com transporte, pois não há deslocamentos, e alimentação, uma vez que estará em casa e não precisará gastar com lanches nos intervalos da aula.

Qual a melhor internet para EAD?

Para que você consiga estudar com mais eficiência durante as aulas EAD, é necessário contar com uma internet de qualidade, para não sofrer com lentidão ou quedas em sua conexão. 

E os planos Vivo Fibra garantem o que você mais precisa: um ótimo sinal com estabilidade e a velocidade para acompanhar suas aulas com tranquilidade.

Isso é possível devido à tecnologia de fibra ótica responsável por levar o sinal até sua casa. Essa estrutura não sofre oscilações causadas pelas ondas eletromagnéticas presentes na rede externa, nem com as alterações climáticas, diferentemente das outras opções. 

Isso faz com que os dados sofram o mínimo de perda possível durante o trajeto, garantindo a melhor experiência possível para você e sua família.

Como você pôde ver, as vantagens do EAD são inúmeras, permitindo um ensino de qualidade, sem precisar se desdobrar para conseguir chegar a tempo nas aulas. 

Além disso, a economia gerada pode pesar positivamente no seu orçamento. Portanto, analise os benefícios apresentados e decida se vale a pena investir nesse modelo.

Bons estudos e até breve!

LEIA MAIS: