Quando você vai equipar sua cozinha, tem alguns eletrodomésticos que não podem faltar. Um deles é o fogão, que vai permitir preparar suas receitas de diferentes maneiras. Porém, existem vários modelos de fogão, então como saber qual é o mais adequado para você?

Além da quantidade de queimadores, que podem variar de apenas um até seis, há diferenças quanto à forma de funcionamento do eletrodoméstico, que pode ser a gás, elétrico ou por indução. 

Para que você consiga escolher entre os modelos de fogão com tranquilidade, a dica é explorar as informações que reunimos para você. Vamos lá?

Senhora feliz na cozinha cozinhando macarrão em um fogão Senhora feliz na cozinha cozinhando macarrão em um fogão

Quais são os tipos de fogões?

Na cozinha, a geladeira tem um lugar especial, mas ela não está sozinha, pois, para ter praticidade e preparar pratos deliciosos, nada melhor do que contar com um fogão, certo? 

Mas, se no passado, não encontrávamos eletrodomésticos com muitas variações, saiba que hoje há modelos de fogões para todos os gostos, necessidades e bolsos. Confira:

Fogão de piso

Esse é o modelo mais conhecido das pessoas, pois é aquele que fica diretamente sobre o chão. 

Nesse equipamento, o forno já vem acoplado, e você encontra opções com duas, quatro, cinco ou seis bocas, com funcionamento a gás, que podem ter o acendimento automático.

Fogão de embutir

Para quem quer que o fogão se encaixe nos móveis planejados da cozinha, precisa escolher o modelo de embutir.

Ele pode ter quatro, cinco ou seis queimadores, apresentando as mesmas funcionalidades do fogão de piso, ou seja, já conta com o forno no mesmo eletrodoméstico.

Fogão de mesa

É um tipo de fogão compacto, de uma ou duas bocas, para ser colocado sobre uma bancada. Não vem com o forno e tem a vantagem de poder ser transportado facilmente para qualquer lugar. Sendo perfeito para viagens

É um modelo que pode funcionar a gás, com eletricidade ou ser de indução — uma tecnologia em que o funcionamento é bem seguro, pois ele só esquenta através de ondas magnéticas ao ter contato com o fundo da panela.

Duas mulheres sorridentes em na cozinha enquanto uma corta ingredientes e a outra cozinha no cooktop Duas mulheres sorridentes em na cozinha enquanto uma corta ingredientes e a outra cozinha no cooktop

Cooktop a gás

É instalado diretamente sobre uma bancada, oferecendo os mesmos recursos que um fogão de piso a gás, porém, nesse caso, não tem o forno.

Cooktop de indução

Se você é ligado em inovações, como os dispositivos IoT, vai gostar desse tipo de cooktop, porque ele é o mais tecnológico: funciona por indução (como explicamos anteriormente) e fica instalado sobre uma bancada. 

Não conta com o forno e exige panelas específicas para o funcionamento. Além da rapidez para esquentar as preparações, é fácil de limpar e deixa a sua cozinha mais elegante.

Cooktop elétrico

É instalado em uma bancada, sendo que a eletricidade esquenta a chapa, que vai aquecer a panela. Também não vem com o forno. 

Fogão a lenha

Você não leu errado! Apesar de tanta tecnologia que temos atualmente, você ainda encontra fogões a lenha, como nos tempos antigos, porém repaginados e cheios de estilo para sua cozinha. 

Close de uma boca de fogão acesa Close de uma boca de fogão acesa

Como saber se a chama do fogão é boa?

Falamos do fogão a indução, elétrico e até a lenha, porém o mais tradicional mesmo é o a gás, que esquenta a panela com uma chama. 

Nesse modelo, uma dúvida comum é saber se o queimador é realmente forte. Isso porque ninguém quer perder tempo na hora de cozinhar, né?

Você encontra equipamentos que têm uma chama mais intensa, pois um dos queimadores tem uma dimensão maior, aceitando aquelas panelas grandes. 

Além disso, tem eletrodomésticos com o diferencial de ter a tripla chama, oferecendo mais potência que os queimadores comuns, ou ainda os chamados queimadores rápidos, que trazem agilidade para cozinhar.

Como escolher o melhor modelo de fogão?

Para  saber qual é o mais adequado para você, espie as dicas a seguir: 

Número de bocas

Uma dica é verificar como é o seu comportamento na cozinha e a quantidade de pessoas que moram com você. 

Para quem faz as próprias refeições, o ideal é ter, no mínimo, um fogão com quatro bocas. Caso você cozinhe para muita gente ou tem outras pessoas que gostam de cozinhar com você, um modelo com seis queimadores pode ser mais adequado.

Homem em uma cozinha tirando um prato de dentro do forno usando pano para segurar Homem em uma cozinha tirando um prato de dentro do forno usando pano para segurar

Tamanho e potência do forno

Se você é uma pessoa que costuma fazer preparações assadas ou outras receitas maiores no forno, veja se ele oferece o espaço e a potência que vai atender suas necessidades.

Local onde será instalado

Contudo, de nada adianta ter um fogão de seis bocas, se o seu espaço não o comporta. Então, verifique o local disponível (considerando, se necessário, o local para o botijão de gás). 

Muitas vezes, é preciso ter um fogão de embutir ou cooktop para aproveitar melhor o espaço da sua cozinha.

Forma de funcionamento

Quem gosta de ter gadgets conectados à internet vai querer uma cozinha mais tecnológica, certo? Nesse caso, o fogão a indução é indicado, porém saiba que ele exige panelas compatíveis, por isso considere esse custo.

Homem cozinhando em um cooktop com cinco panelas com receitas diferentes Homem cozinhando em um cooktop com cinco panelas com receitas diferentes

O que é melhor: cooktop ou fogão?

Acho que deu para perceber que o cooktop acaba sendo apenas a parte de cima do fogão. Então, caso você faça essa escolha, tem que ter em mente que não terá o forno acoplado. 

Muitas pessoas optam por esse modelo pela praticidade de instalar o eletro na bancada ou ainda por não ter a necessidade de ter um forno em casa.

Por outro lado, a escolha pelo cooktop pode se dar justamente para quem busca um forno elétrico, que seja mais potente que o forno convencional.

Quais os melhores fogões?

Na hora de equipar a nossa casa, principalmente se for em um novo endereço, a gente precisa escolher os melhores eletrodomésticos. E se o assunto é fogão ou cooktop, você vai gostar das nossas sugestões abaixo: 

Fogão de Embutir Automático Electrolux

Foto de Fogão de Embutir Automático Electrolux 4 bocas Foto de Fogão de Embutir Automático Electrolux 4 bocas

O fogão de embutir Electrolux vem com quatro bocas e com vidro removível, que auxilia na hora da limpeza. 

Tem timer mecânico, grill elétrico, para assar e gratinar suas preparações, e porta full glass, que dá uma boa visão do forno. 

Os queimadores são selados, sendo um mais potente (tripla chama), e o acendimento é seguro, pois o sistema corta o gás se a chama apaga.

Fogão Brastemp

Foto de Fogão Brastemp 4 bocas Foto de Fogão Brastemp 4 bocas

O fogão Brastemp é de piso com quatro bocas, que conta com timer digital e vidro panorâmico no forno para você ter uma boa visualização dos preparos. 

As grades são individuais, facilitando a limpeza, a prateleira do forno é deslizante e os botões são anatômicos.

Fogão de Piso Consul

Foto de Fogão de Piso Consul Foto de Fogão de Piso Consul

O fogão de piso Consul vem com acabamento em inox e cinco bocas, sendo um dos queimadores de dupla chama, agilizando o preparo das receitas. Além disso, tem timer digital e o forno é fácil de limpar. 

Fogão a Lenha Barcelona

Foto de Fogão a Lenha Barcelona Foto de Fogão a Lenha Barcelona

Busca ter um aconchego na sua casa na hora de cozinhar? Com o fogão a lenha Barcelona, você pode voltar ao passado. 

O modelo tem um sistema de controle de combustão e não solta fagulhas. É feito em aço carbono e a chapa superior é de vidro termo cerâmico.

Fogão Elétrico Mondial Fast Cook FE-04

Foto de Fogão Elétrico Mondial Fast Cook FE-04 Foto de Fogão Elétrico Mondial Fast Cook FE-04

Quer ter um fogão elétrico eficiente e compacto? O modelo da Mondial tem uma boca e pode ser levado para qualquer lugar. 

É feito de aço inoxidável, tem seis níveis de temperatura e sua chapa de ferro fundido tem 1000 W de potência.

Cooktop de Indução Electrolux

Foto de Cooktop de Indução Electrolux Foto de Cooktop de Indução Electrolux

O modelo de cooktop de indução Electrolux é para quem busca potência e sofisticação na cozinha. Tem a função timer, trava de segurança, recurso de potência turbo e painel touch.

Além disso, vem com a tecnologia Unicook, que permite usar duas zonas de cocção simultaneamente. Sua mesa de vidro tem um design diferenciado e é fácil de limpar.

Cooktop a Gás Philco

Foto de Cooktop a Gás Philco Foto de Cooktop a Gás Philco

O cooktop da Philco é de inox e funciona a gás. São cinco queimadores, sendo que um é mais potente com a tripla chama, dois são semirrápidos, um é rápido e o outro é auxiliar. Os botões são removíveis, auxiliando a limpeza.

Cooktop por Indução Oster Touch Screen

Foto de Cooktop por Indução Oster Touch Screen Foto de Cooktop por Indução Oster Touch Screen

Fogão pequeno de duas bocas, que é 2 em 1, pois você pode usar como um fogão portátil ou embutir na bancada. 

O modelo da Oster oferece 14 níveis de potência e função booster, que eleva a potência, agilizando os preparos. Tem painel touch screen, timer e trava de segurança.

Ficou mais fácil entender as diferenças entre os modelos de fogão? Verifique o seu espaço, a necessidade de uso do eletrodoméstico e se você prefere ou não ter um cooktop.

Para encontrar o fogão ideal para você, não perca as diferentes opções de modelos e marcas que a Loja da Vivo oferece.

Até a próxima! 

LEIA MAIS: